.

Diversos Caraúbas-RN volta a registrar tremor de terra 10/08/2021 09h05

JBelmont

10Ago2021

Por Belmont às 10h16

Foto: Reprodução/LabSis

Nessa segunda-feira (9), às 19h48 UTC (16h48, hora local), um evento sísmico, de magnitude preliminar 1.9 mR, foi registrado pelas estações sismográficas, pertencentes à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Caraúbas(distante 296 km de Natal), no estado do Rio Grande do Norte. Diversos moradores da região relataram, através de mensagens via Whatsapp, sentir o evento.

O último evento registrado no município ocorreu no início do mês (02/08), às 16h41 UTC, de magnitude preliminar calculada em 1.5 mR. Segundo informações de uma moradora da localidade de Miranda, ela não foi capaz de sentir o tremor de terra, mas escutou um barulho anormal. Anteriormente, mais precisamente no dia 17/07, às 19h31 UTC, outro evento também foi sentido por diversos moradores da região de Caraúbas, desta vez de magnitude preliminar 1.3 mR.

No dia 14 de julho, o Laboratório Sismológico da UFRN, juntamente com a Prefeitura do município de Caraúbas, e a Defesa Civil municipal, instalou uma estação sismográfica no município. O objetivo da ação é estudar e mapear a atividade sísmica recente que vem ocorrendo na região. A prefeitura contribuiu com a infraestrutura local (instalação física no local), assim como a segurança do local e o fornecimento da conexão, para que o LabSis consiga, em tempo real, analisar mais rapidamente os eventos que venham a ocorrer na região.

O LabSis/UFRN permanece monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país e do estado do Rio Grande do Norte em tempo real.

Com LabSis

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +