.

Após cinco dias de chuvas intensas, Açude Dourado transborda no Seridó do RN

JBelmont

03Mar2020

Por Belmont às 09h37

O açude Dourado tem capacidade para até 10 milhões de metros cúbicos de água, e é responsável pelo abastecimento de Currais Novos.

A última sangria, tinha acontecido em 2016

Sangria foi comemorada pelos moradores de Currais Novos, que se reuniram nas margens do açude.


O Açude Dourado em Currais Novos, no Seridó potiguar, transbordou na madrugada desta terça-feira (3). A sangria foi comemorada pelos moradores da cidade, que se aglomeraram nas margens do reservatório. As fortes chuvas que caíram na região encheram o açude em 5 dias. Na segunda-feira (2), o açude estava 81% cheio.

De acordo com o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), na quinta-feira (7), o reservatório registrava apenas 1,71% de sua capacidade hídrica. O relatório do órgão classificava o açude como região em "nível de alerta". Segundo moradores da região, a sangria do Açude Dourado não acontecia desde 2011. A capacidade total do Açude Dourado é de 10.321.600 m³.

Segundo o Instituto, outros reservatórios que receberam “recargas consideráveis” foram: Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, que passou de 4,34% da sua capacidade total para 9,92%; Riacho da Cruz, que passou de 65,68% para 76,91% e Santo Antônio de Caraúbas, que passou de 35,47% para 47,99%.

G1RN

Deixe seu comentário
Insira os caracteres conforme a imagem acima.

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +