Mossoró celebra 167 anos de resistência, liberdade e progresso

16 Mar2019

Por Jbelmont às 10h18

Mossoró carrega uma história de resistência e bravura ao longo dos seus 167 anos de existência. Durante esses anos, foram várias situações de coragem do povo mossoroense, tendo a resistência ao bando de Lampião como um dos momentos mais marcantes da história da cidade, que tem como padroeira Santa Luzia.

A história de Mossoró começou em 15 de março de 1852, quando o povoado de Santa Luzia de Mossoró passou à categoria de vila, através do decreto provincial 246, sancionado por José Joaquim da Cunha, presidente da província do Rio Grande do Norte. Essa medida estabeleceu a criação da Câmara, desvinculando a vila do município de Assú, a quem pertencia antes desta data.

A ideia da criação do Município de Mossoró partiu dos habitantes da ribeira do rio Mossoró. Entre os principais incentivadores, destacavam-se o vigário Antônio Joaquim e o padre Antônio Freire de Carvalho, que organizaram em Mossoró o núcleo Saquarema, que era o Partido Conservador.

Eles foram os responsáveis pela organização de um abaixo-assinado que seria dirigido à Assembleia Provincial, que pedia a criação da vila e município de Mossoró e do Tribunal de Jurados. Esse abaixo-assinado chegou à Assembleia Municipal na sessão do dia 13 de janeiro de 1852, com 350 assinaturas.

O vigário Antônio Joaquim e o padre Antônio Freire de Carvalho justificaram para a criação do município de Mossoró a existência de mais de duas mil casas, população estimada em mais de seis mil pessoas, ruas bem organizadas, comércio abastado, terras apropriadas para criação, proximidade com praias e com salinas, proporcionando uma possibilidade de negócio.

O projeto foi ao plenário na sessão de 8 de março de 1852, para a primeira discussão, e foi aprovado sem emendas. Na segunda sessão, também obteve aprovação. E na terceira, realizada no dia 11 de março, foi aprovado, seguindo para a Comissão de Redação Final. O presidente da província fez a sanção a 15 de março de 1852, da lei 246, de onde nascia o município de Mossoró.

Há 167 anos, Mossoró realizava sua primeira eleição

Após a emancipação política de Mossoró, em 1852, ela foi a nona cidade do estado do Rio Grande do Norte a se tornar emancipada politicamente. Antes de Mossoró, outras oito cidades já tinham sido emancipadas. Foram elas: Acari, Arês, Assú, Martins, Touros, São José de Mipibu, Nísia Floresta e Apodi.

Após criado o município, ocorreu a primeira eleição para vereadores de juiz de paz de Mossoró. Nelas, figuravam o vigário Antônio Joaquim como representante do Partido Conservador e o capitão João Batista de Souza como representante do Partido Liberal.



Anúncio do resultado da primeira eleição ocorrida em Mossoró ( Foto Blog do Gemaia)



A eleição foi vencida pelos conservadores, que era comandada pelo vigário Antônio Joaquim e encabeçada pelo padre Antônio Freire de Carvalho. Este, como presidente eleito, juramentou-se perante à Câmara do Assú, tomando posse no dia 24 de janeiro de 1853, na vila de Mossoró, tomando juramento aos demais vereadores e declarando em seguida instalada a nova Câmara.

A primeira eleição de Mossoró foi marcada por disparos de tiros, deferidos por representantes do Partido Liberal. Na ocasião, os conservadores procederam a votação no interior da igreja de Santa Luzia, enquanto os liberais permaneceram numa casa da Rua Domingos da Costa.

Os disparos ocorreram durante a tentativa por parte dos liberais de tomar o livro de atas. Apesar da ocorrência dos disparos durante a eleição, os conservadores assumiram o poder e, num período de tranquilidade, fizeram um governo de paz, sem ódio e sem vingança.


Mossoró como símbolo de resistência ao bando de Lampião


Um dos importantes atos de coragem da população de Mossoró ocorreu no ano de 1927, quando o bando de Lampião invadiu a cidade. Até hoje, esse momento é lembrado pelos mossoroenses, através do espetáculo Chuva de Balas no País de Mossoró, encenado durante as festividades do Mossoró Cidade Junina (MCJ).

No ano de 1927, o município experimentava um crescimento no comércio e na indústria. O bando entrou no Rio Grande do Norte pelo município de Luís Gomes, entre os dias 9 de 10 de junho, percorrendo várias cidades do Oeste do Rio Grande do Norte, chegando até Mossoró poucos dias depois. Já em 13 de junho, Lampião e seu bando chegaram ao sítio Saco. Lá, ele enviou um bilhete, que pedia uma quantidade total de 400 réis em dinheiro, para poupar a cidade de Mossoró.

O então prefeito de Mossoró, Rodolfo Fernandes, negou e depois recebeu um segundo bilhete ameaçador. O ataque a Mossoró só começou de fato às 16 horas, quando o líder do bando dividiu seus cangaceiros em três grupos diferentes, cada um com a função de atacar um local diferente: o primeiro grupo atacou a casa do prefeito, que hoje abriga a sede da Prefeitura; o segundo grupo atacou a estação ferroviária de Mossoró, enquanto o terceiro teve a função de atacar o cemitério. Uma hora depois, o bando recuou, deixando Colchete (morto no momento do confronto) e Jararaca para trás.

Preso e morto três dias depois do ataque, o corpo de Jararaca encontra-se enterrado no mesmo cemitério que havia sido invadido pelo bando de Lampião. Hoje, o túmulo do integrante do bando é um dos mais visitados por mossoroenses e turistas, principalmente no feriado do Dia de Finados.

*Via Jornal De Fato / Imagens: Reprodução

Deixe seu comentário

Pai, madrasta e outros dois réus são condenados pela morte do menino Bernardo em Três Passos

15 Mar2019

Por Jbelmont às 20h28

Tribunal do Júri considerou Leandro Boldrini, Graciele Ugulini e Edelvânia e Evandro Wirganovicz culpados. Cabe recurso. Menino foi morto há cinco anos por conta de uma superdosagem de medicação e teve o corpo enterrado em uma cova no interior de Frederico Westphalen.



Veja as penas

Graciele Ugulini, madrasta de Bernardo, teve a pena mais alta: 34 anos e sete meses de reclusão em regime inicialmente fechado, por homicídio quadruplamente qualificado e ocultação de cadáver. Ela não poderá recorrer em liberdade.

Leandro Boldrini, pai da criança, recebeu 33 anos e oito meses de prisão por homicídio doloso quadruplamente qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica.

Edelvânia Wirganovicz, amiga de Graciele, foi condenada a 23 anos por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Evandro Wirganovicz, irmão de Edelvânia, pegou nove anos e seis meses em regime semiaberto por homicídio simples e ocultação de cadáver.
O G1 transmitiu o julgamento ao vivo.



Cabe recurso (entenda abaixo). Os quatro já estavam presos e retornariam às penitenciárias após o julgamento.

 

Matéria completa Clique Aqui

Deixe seu comentário

Juiz nega liminar contra instituição de Verba de Gabinete

15 Mar2019

Por Jbelmont às 20h18

Do Blog Saulo Vale

O juiz Pedro Cordeiro Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró, negou liminar solicitada pelos advogados Jeferson Santos e Joathan Robério, que pedia a suspensão imediata da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar Municipal (CEAPM), a conhecida Verba de Gabinete, na Câmara Municipal de Mossoró.

No entanto, o mérito dessa ação ainda não foi julgado.

O magistrado levou em conta o argumento da Procuradoria da Câmara: o benefício não é pago desde 2016 e só será retomado depois do mérito ser julgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que foi quem orientou a suspensão.

O juiz não viu a necessidade de urgência para apreciação e também não julgou legalidade ou ilegalidade.

A verba de gabinete foi aprovada pelos parlamentares no dia 23 de janeiro deste ano e sancionada logo no dia seguinte. O valor é de R$ 4,5 mil/mês, por vereador.

Deixe seu comentário

Sessões da Câmara e da Assembleia celebram aniversário de Mossoró

15 Mar2019

Por Jbelmont às 20h09

Cidade de Mossoró, a segunda maior do Rio Grande do Norte 

Duas sessões solenes marcam os 167 anos de emancipação política de Mossoró nesta sexta-feira, 15. A primeira será realizada pela Câmara Municipal, às 9h, no plenário do Palácio Rodolfo Fernandes. A segunda, da Assembleia Legislativa do RN, que se instalará no Teatro Estadual Lauro Monte Filho, às 19h.

A cerimônia na Câmara Municipal contará com conferência do historiador Olismar Lima e homenagens, propostas pelos 21 vereadores, a pessoas de diversos segmentos sociais, em reconhecimento simbólico ao trabalho de cada mossoroense, de nascimento e de adoção, em favor de Mossoró.

A solenidade faz parte do calendário oficial do Poder Legislativo e valoriza data fundamental no município. Foi em 15 de março de 1852, segundo historiadores, que foi sancionado o decreto provincial 246, ao desvincular Mossoró de Assú e dar-lhe autonomia política (veja reportagem no caderno Mossoró).

A sessão da Assembleia Legislativa é uma iniciativa do deputado estadual Alysson Bezerra (SDD). O evento contará com a presença de diversas autoridades locais, como políticos e representantes de universidades e instituições de ensino.

Entre os homenageados estão: padre Sátiro Cavalcante (foto acima); poeta Antônio Francisco; escritor Davi Leite; jornalista Emery Costa; servidor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Francimar Honorato dos Santos; médico Cure de Medeiros, pastor José Dantas Filho; membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM) Maria Lúcia Escóssia e ex-jogador de futebol Odilon Gomes de Almeida.

 

De Fato

Deixe seu comentário

Dr. Bernardo tem reconhecimento com a Medalha Duarte Filho

15 Mar2019

Por Jbelmont às 20h04

 

Dr. Bernardo Rosado recebeu homenagem na Sessão Solene da Câmara Municipal de Mossoró
O médico cardiologista Bernardo Américo Miranda Rosado recebe a Medalha de Mérito na Saúde "Dr. Duarte Filho", concedida pela Câmara Municipal de Mossoró, por indicação do vereador Francisco Carlos (PP).

A honraria foi entregue na Sessão Solene dos 167 anos de emancipação política de Mossoró, realizada na manhã desta sexta-feira (15).

É o reconhecimento à sua valorosa contribuição à saúde, na sua especialidade e no seu Hospital Wilson Rosado.

Dr. Bernardo, como é popularmente conhecido é Médico Formado pela Universidade Federal de Pernambuco/PE, em 1978, possui o Título de Especialista em cardiologia conferido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

É formado em Ecocardiografia na empresa Ecolab do Rio de Janeiro e Médico concursado do Ministério da Saúde; Profissionalmente residência de cardiologia no hospital Osvaldo Cruz de Recife; Hospital Unicardio de Recife – Urgência e Emergência cardiológica; Hospital restauração de recife – UFI.

Dr. Bernardo fundou juntamente com Dr. Rosado Cantídio a 1ª UTI de Mossoró/RN, na APAMI, Sócio fundador do Hospital Unicardio de Mossoró/RN – emergência cardiologia e fundador do Hospital Wilson Rosado. Para além disso, Sócio fundador do Instituto do Coração Wilson Rosado e Sócio fundador do Hospital Policlínica Médica de Açu. 

Deixe seu comentário

Previdência sem gordura

15 Mar2019

Por Jbelmont às 19h53

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse hoje (15), que a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo federal “não tem gordura” e que seria a última janela de oportunidade que o país tem para não afetar direitos adquiridos.

“O projeto não tem gordura. Ele foi apresentado dentro do que nós achamos adequado, do que nós achamos ideal para recuperar as finanças públicas do país”, disse o secretário, no seminário A Nova Economia Liberal, na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Marinho afirmou que, considerando as despesas primárias, o Brasil investe hoje 64% dos recursos em assistência e previdência. O secretário também minimizou eventuais indícios de dificuldades de aprovação do projeto. “Esse é um governo novo, com um Congresso novo. Estão se conhecendo”.

Informações da Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Deixe seu comentário

36º Homicidio em Mossoró 2019: Popular é morto na Entrada do Conjunto Cidade Oeste na RN 117

15 Mar2019

Por Jbelmont às 12h36

 

A violência em Mossoró continua crescente e a cidade registra mais um homicídio a bala, o trigésimo sexto do ano.

O crime aconteceu por volta das 11h00min na entrada do Conjunto Cidade Oeste aa margens da RN 117 saída para Governador Dix Sept Rosado.

A vítima identificada, como Cleomar Teixeira da Silva conhecido como "Pantera" 42 anos morador do Bairro Belo Horizonte.

Do Fim da Llnha

Deixe seu comentário

Sargento da PM é preso suspeito de participação em morte de universitária em Caicó

15 Mar2019

Por Jbelmont às 09h55

Zaira Cruz tinha 22 anos — Foto: Arquivo Pessoal 


Uma operação da Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (15) em Currais Novos, município do Seridó potiguar, um sargento da Polícia Militar suspeito de motar a universitária Zaira dos Santos Cruz, de 22 anos. A estudante foi encontrada morta na manhã do sábado de carnaval dentro de um carro em um condomínio na cidade de Caicó, que fica na mesma região.

Zaira, o sargento e mais um grupo de amigos alugaram uma casa para passar o carnaval em Caicó. Segundo o delegado Leonardo Germano, da DP de Caicó, Zaira foi assassinada pelo PM por asfixia mecânica, ou seja, foi estrangulada. Porém, a motivação ainda não foi revelada.

Ao G1, o delegado contou que foi o próprio PM quem chamou a polícia. "Ainda na manhã do sábado de carnaval, em um primeiro depoimento, ele disse que teve relação sexual com a jovem dentro do carro, antes de chegarem ao condomínio. E que ela 'apagou' dentro do veículo, e que ele a deixou dormindo no carro porque não quis acordá-la. E quando amanheceu, ele foi no carro vê-la, e ela estava morta. Porém, acreditamos que ele já chegou na casa com ela morta dentro do carro, e que em algum momento antes ele a violentou e a matou", ressaltou o delegado, revelando haver indícios fortes de que a moça foi estuprada.

Ainda de acordo com Germano, ao ser preso nesta manhã, o policial se reservou ao direito de permanecer em silêncio e só falar em juízo. "Eles não eram namorados, mas estavam tendo um relacionamento. Foi o que disseram os amigos", complementou.

Natural de Currais Novos, Zaira morava em Mossoró, onde cursava Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Ela deveria se formar ainda este ano.

Há 15 anos na PM, o sargento é lotado no Fórum de Currais Novos. Ele foi preso em casa, sob força de um mandado de prisão preventiva. 

G1RN

Deixe seu comentário

Coaf aponta depósito de R$ 100 mil na conta de Ronnie Lessa; MP pede bloqueio de bens

15 Mar2019

Por Jbelmont às 09h45

Transferência, na boca do caixa, foi sete meses após o crime. Os dois denunciados devem depor nesta sexta-feira.

Caso Marielle: R$ 100 mil foram depositados na conta de suspeito, diz Coaf


Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou um depósito de R$ 100 mil, em dinheiro, na conta do policial reformado Ronnie Lessa, denunciado pelo assassinato de Marielle e Anderson.

O Ministério Público citou esse relatório em um pedido de bloqueio dos bens de Lessa e do ex-PM Élcio Queiroz, também preso.

O depósito foi feito na boca do caixa, no dia 9 de outubro de 2018, sete meses depois do crime.

O MP pediu o bloqueio para garantir a indenização por danos morais e materiais às famílias da vereadora e do motorista.

Além do relatório, o MP cita no pedido a lancha, apreendida em Angra dos Reis em nome de uma pessoa que seria “laranja” de Ronnie Lessa, os automóveis do PM reformado (um deles, um Infinity avaliado em R$ 150 mil), e a casa dele, localizada em um “condomínio luxuoso na Barra da Tijuca”.

Tudo isso, segundo o Ministério Público, seria incompatível com a renda de um policial militar reformado.

O pedido de arresto foi aceito pelo juiz Gustavo Kalil, da 4ª Vara Criminal, na mesma decisão em que recebeu a denúncia do MP e decretou a prisão de Ronnie Lessa e Elcio Queiroz.



Ronnie Lessa e Élcio Queiroz vão a audiência de custódia — Foto: Reprodução/TV Globo

Depoimento e transferência

essa e Queiroz devem ser levados para depor nesta sexta-feira (15) sobre o atentado a Marielle. Na quinta (14), ambos foram levados para audiência de custódia em Benfica por terem sido presos em flagrante, na terça-feira (12), por posse ilegal de arma.

Na casa de um amigo de Ronnie a polícia encontrou 117 fuzis incompletos desmontados. Já Queiroz foi preso com uma pistola, e Lessa tinha armas em casa.

Após o depoimento desta sexta, Lessa e Queiroz devem ser levados para Bangu 1, onde aguardarão transferência para um presídio federal, como determinado pela Justiça.

Passo a passo da dupla no dia do crime, de acordo com a investigação:

Às 16h59, o celular de Élcio Queiroz é detectado por antenas no condomínio de Lessa, o Vivendas da Barra
Entre 17h e 22h não é possível captar sinais dos telefones de Élcio e Lessa;
Às 17h24, câmeras filmaram o Cobalt prata utilizado no assassinato de Marielle e Anderson próximo ao Quebra-Mar, na Barra;

Às 18h45, câmeras de segurança mostram o Cobalt chegando à Rua dos Inválidos, onde Lessa e Élcio aguardaram pela saída da vereadora de um evento na Casa das Pretas, de acordo com a investigação;
Por volta das 21h10, Anderson e Marielle são assassinados na Rua Joaquim Palhares, no Estácio;
Às 22h11, antenas de telefonia voltaram a captar um deslocamento do celular de Élcio.

O movimento indica que o suspeito foi do condomínio Vivendas da Barra para o restaurante Resenha e Grill, onde chegou às 22h30.

Às 23h18, o telefone de Lessa foi detectado no mesmo local que o de Élcio. Para a polícia, essa é uma prova de que os acusados continuaram juntos após o crime.

Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz negam qualquer envolvimento nas mortes de Marielle e Anderson.

G1

Deixe seu comentário

Governadores criam Consórcio Nordeste e fecham pauta de unidade

14 Mar2019

Por Jbelmont às 21h09

Governadores do Nordeste numa pose para marcar a criação do Consórcio do Nordeste
Redação

A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto participaram nesta quinta-feira, 14, em São Luís do Maranhão, da segunda edição do Fórum dos Governadores do Nordeste.

Os oitos governadores da região foram recebidos no Palácio dos Leões pelo governador Flávio Dino, quando foi elaborada uma agenda a ser discutida a nível nacional para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

“O Fórum de Governadores do Nordeste é um espaço muito importante de articulação política dos chefes de Estado com vistas exatamente a definir aquilo que é comum à região, as políticas voltadas, principalmente, para o desenvolvimento com justiça e inclusão social”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Para a agenda nacional, os governadores debateram pontos considerados inaceitáveis da reforma da Previdência, a não concordância com a ideia de desvinculação de recursos orçamentários – proposta que vem sendo apresentada como inauguradora do novo pacto federativo –, a defesa do estatuto do desarmamento e a preservação de instrumentos como Banco do Nordeste, Chesf e Sudene, considerados órgãos fundamentais para a superação das desigualdades regionais, em consonância com a Constituição Federal.

“Apoiamos o debate sobre a reforma da Previdência como sendo necessário para o país, mas há pontos incompatíveis com o diálogo que nós desejamos. Em unanimidade, somos contrários à ideia de tirar da contribuição as regras da Previdência Social, ao regime de capitalização e às medidas restritivas de direitos dos mais pobres, notadamente destacamos os trabalhadores rurais, no caso a aposentadoria rural e o benefício de prestação continuada (BPC), assim como a situação das mulheres”, enfatizou o governador do Maranhão, Flávio Dino, sobre uma das questões em discussão. Ele disse ainda que esses itens devem ser retirados para que os governadores possam dialogar mais amplamente com o Governo Federal.

Consórcio

Os governadores assinaram também o protocolo que cria o Consórcio Nordeste e decidiram, em consenso, que o governador da Bahia, Rui Costa, seria o primeiro presidente, responsável neste ano por garantir o funcionamento do consórcio. A gestão será feita em forma de rodízios anuais.

“O dia de hoje marca um momento histórico para o Nordeste. Criamos uma iniciativa capaz de articular políticas de atuação conjunta entre os nove estados para uma otimização das gestões em prol do desenvolvimento de toda a região”, disse Fátima Bezerra.

“O Consórcio se iniciará como uma grande ferramenta de gestão, de compartilhamento de projetos, de ideias, de apoios mútuos. Uma importante ferramenta de redução de custos para cada Estado, uma vez que a partir do Consórcio formalizado, nós poderemos fazer licitações e mudaremos o patamar de escala da licitação”, defendeu Rui Costa, primeiro presidente do Consórcio Nordeste, sobre a inovadora ferramenta que proporcionará uma gestão de redução de custos.

Vantagens do Consórcio

Economia de recursos

A possibilidade de compras coletivas entre os nove estados nordestinos é certeza de economia bruta de recursos na aquisição de insumos, equipamentos, materiais escolares e prestação de serviços (por exemplo, contratação de consultoria para melhor gestão do sistema prisional ou gerenciamento das fronteiras).

Cooperação

Ter como estratégia a utilização de estruturas e recursos já existentes nos estados consorciados, como a cessão de servidores e de veículos, evitando a criação de despesas adicionais. Esse processo envolve avanços na área de transporte, fornecimento de energia, recursos hídricos e outros setores que estruturam as cidades, seja na região metropolitana, rural ou litoral.

Vender mais

Os estados nordestinos têm atividades que podem ser exploradas em conjunto, como artesanato, produtos alimentícios regionais (farinha de mandioca, goma), fruticultura, extrativismo, e juntos podem aumentar o poder de venda para outros estados ou para outros países. Ou seja, gerar ganhos em escala.

Articulação política

A junção da força política dos nove estados nordestinos amplia as possibilidades de atendimento das demandas estaduais e regionais, a partir de uma atuação em bases comuns.

Atração de investidores

Nem sempre os estados têm legislação parecida para fins semelhantes. Dessa forma, alguns se sobressaem nas vantagens para atração de novos investidores. Com a integração por meio do consórcio, os estados podem alinhar suas propostas para atrair empresas até mesmo concomitantemente, gerando mais empregos e renda para todos.

Intercâmbios

São nove estados parecidos em algumas situações e muito diferentes em outras. Dessa forma, ações e parcerias na educação como intercâmbio de estudantes e acadêmicos podem ajudar na troca de culturas e conhecimentos na busca por inovações e soluções.

Projetos conjuntos

Tanto o comércio, quanto a indústria e a prestação de serviços podem se desenvolver e gerar mais economia para os estados se houver uma maior integração entre eles. Exemplo: o Porto do Itaqui (MA) bem como Suape (PE) e Pecém (CE) não abrangem apenas seus estados de origem, mas vários estados e, se houver projetos em conjunto, podem ser estabelecidos corredores de exportação. No tocante ao turismo, se forem criadas demandas para a malha aérea regional, o turismo vai trazer ainda mais divisas para a economia.

Troca de tecnologia e conhecimento

O consórcio é uma oportunidade de compartilhar experiências, acessar cases de sucesso e descobrir soluções que podem ser aplicadas em situações análogas entre os participantes. Essa premissa vale para pesquisas acadêmicas, projetos e programas sociais bem sucedidos (compartilhamento de experiências – cessão de “know-how” e “expertise”). Um exemplo: RN utiliza software para regulação da frota, que ajuda a otimizar os custos com combustível.

Criação de fundos

O consórcio deverá promover a integração social e econômica dos Estados do Nordeste. Com a possibilidade de criação de diversos tipos de fundo para facilitar financiamentos e obtenção de recursos, eles poderão servir, por exemplo, para construção de casas, realizar projetos sociais ou promover a circulação de espetáculos, fomentando a cultura regional.

Parques e polos tecnológicos

Ao mesmo tempo em que o consórcio terá capacidade de desenvolver parques industriais interestaduais, aumentando o interesse dos investidores, há outras possibilidades de uso integrado de tecnologias até mesmo na área de Saúde ou Educação.

Deixe seu comentário

MPRN denuncia policial pela morte do filho de Benes Leocádio

14 Mar2019

Por Jbelmont às 20h50

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou o policial militar Luiz Carlos Rodrigues pela morte do estudante Luiz Benes Leocádio de Araújo Junior, ocorrida no dia 15 de agosto do ano passado, em Natal. O tiro que matou o jovem saiu da arma do policial, conforme consta no laudo de exame necroscópico anexado ao processo. A denúncia foi recebida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Natal nesta quinta-feira (14).

Luiz Benes, filho do deputado federal Benes Leocádio, estava dentro de um carro da família dele, sendo mantido refém em um sequestro-relâmpago. Para o MPRN, os quatro policiais militares envolvidos na operação agiram assumindo o risco de atingir a vítima, o que de fato aconteceu, já que estavam cientes de que o rapaz se encontrava no interior do veículo.

 

TN

Deixe seu comentário

35° Homicídio em Mossoró 2019: Popular é morto a tiros em via pública nas Barrocas

14 Mar2019

Por Jbelmont às 12h24

 

Mossoró cidade localizada na região oeste Potiguar, registra nesta manhã de quinta-feira 14 de março de 2019 mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo, o 35° ano de 2019.

o crime aconteceu na Rua Emílio Castelar no bairro Barrocas e segundo informações a vítima identificada como Dênis Matos Barbosa, 28 anos executado em via pública.

Populares informaram que o jovem saía de casa em uma motocicleta Traxx quando um carro Siena branco,com cerca de 4 individuos se aproximou e os ocupantes passaram a efetuar disparos contra a vítima que morreu no local. 

Cápsulas de pistola e revólver estão espalhadas pelo chão


Do Fim da Linha

Deixe seu comentário

Pesquisa mostra que homens e mulheres nem sempre são completamente honestos com seus parceiros; confira as mentiras mais comuns entre eles

14 Mar2019

Por Jbelmont às 12h15

Foto: shutterstock

Mentir nunca vai ser a melhor saída. Mas, independente de ser certo ou errado, as mentiras acontecem. Seja para evitar causar um sentimento ruim em outra pessoa, ou por falta de coragem para encarar a realidade, elas podem aparecer nos relacionamentos, e isso inclui os amorosos.

Uma nova pesquisa feita com mais de 2 mil homens e mulheres, conduzida pelo IllicitEncounters.com , principal site de encontros do Reino Unido para pessoas casadas, apontou quais as mentiras mais ditas entre os casais, de acordo com o gênero.

Ao confessarem qual a afirmação falsa que já usaram em um encontro ou flerte, homens e mulheres mostraram a diferença entre eles na maneira de lidar com relacionamentos .

A principal inverdade que as mulheres contam é sobre o número de parceiros sexuais que já tiveram. Mais da metade das entrevistadas, o equivalente a 52%, admitiu não ser tão honesta na hora de dizer com quantos caras saíram antes do atual. Diminuir o número de amantes do passado foi uma das frases mais apontadas por elas.

O curioso é que aumentar o número de amantes anteriores foi a quinta mentira mais comum entre os homens. O resultado pode ser visto como um reflexo da maneira como mulheres e homens são vistos pela sociedade em relação a esse assunto.

Para elas, ter tido muitos parceiros pode causar uma má reputação, enquanto eles acham que quanto maior a quantidade de “ex” de um homem, melhor será sua reputação.

Mentiras entre homens e mulheres são diferentes

Já a principal mentira dita pelos homens, com quatro entre dez admitindo usá-la, é dizer que nunca foi infiel . Os culpados revelaram que isso acontece porque eles acreditam que a infidelidade anterior pode afastar uma possível nova parceira.

Além disso, homens e mulheres confessaram ter dito “eu te amo” sem sentir isso de verdade. Essa foi, inclusive, a terceira no ranking das mentiras mais usadas por elas. Já a segunda inverdade mais citada pelas mulheres foi fingir orgasmo – essa, no entanto, não foi nem citada na lista masculina.

IG

Deixe seu comentário

TJRN determina que pelo menos 70% dos servidores da Saúde trabalhem durante greve

14 Mar2019

Por Jbelmont às 12h07

Em assembleia nesta quinta-feira (14), categoria decidiu atender a determinação, mas continuar paralisação. Sindicato recorreu.
Por G1 RN

14/03/2019 11h49 Atualizado há 18 minutos

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que pelo menos 70% dos servidores da Saúde, que estão em greve, voltem a atuar nas unidades públicas do estado. A decisão do desembargador Amílcar Maia atendeu, parcialmente, o pedido do Estado, que queria a declaração de ilegalidade da paralisação. O magistrado ainda estabeleceu multa diária de R$ 10 mil, em caso de descumprimento.

Apesar de a determinação ter sido feita no plantão do dia 1º de março, a sexta-feira anterior ao carnaval, o sindicato só foi notificado nesta quarta (13) e marcou uma assembleia de urgência para a manhã desta quinta (14). No fim da manhã, a categoria decidiu atender a decisão, mas seguir com a greve. O sindicato recorreu com um agravo de instrumento, protocolado ainda na quarta (13).

"Defiro parcialmente o pedido de antecipação de tutela de urgência, determinando que o sindicato garanta um contingente de pelo menos 70% dos servidores públicos estaduais da área da saúde em todas as regionais, unidades de atendimento de saúde e para todas as especialidades, garantindo, assim, a continuidade da prestação desse serviço público essencial, sob pena de multa diária de R$ 10.000 a ser suportada tão somente ao sindicato demandado, em caso de descumprimento da presente decisão", determinou o desembargador.

A Procuradoria Geral do Estado argumentou que, embora exista direito à greve, algumas categorias e serviços essenciais não podem parar. Além disso, argumentou que a situação piorava o quadro do sistema público, que está em calamidade, e que os serviços eram mais demandados no período de carnaval.

Além de pedir a ilegalidade, o governo pediu que, na hipótese de ser admitida a paralisação parcial da categoria, fosse mantido o contingente mínimo de 80% do quadro de servidores da saúde em atividade durante a greve, "de modo a assegurar a continuidade da prestação dos serviços públicos", além de multa diária de R$ 100 mil ao sindicato e R$ 5 mil para os membros dos sindicatos e servidores que descumprissem a decisão.

O desembargador, porém, considerou que não havia ilegalidade no movimento. "Além de observar a legislação (...) e tendo presente, ainda, como realidade, a necessidade de assegurar a esses servidores os instrumentos e possibilidades de discutir suas relações de emprego, condições de trabalho e remuneração, estou por me posicionar pelo acolhimento parcial do pedido liminar formulado na presente ação, para, ao menos neste momento e considerando o caráter interlocutório da decisão, declarar a inexistência de ilegalidade e/ou abusividade no movimento grevista, mas que deve ser exercido com a presença de 70% dos filiados ao sindicato em trabalho, para que não haja solução de descontinuidade nem prejuízo à população deste Estado", disse o desembargador.

Para a diretora do Sindsaúde, Vanessa Cabral, o pedido do governo contradiz um discurso popular e favorável ao trabalhador. "O mais grave é o argumento utilizado pelo Governo de que a saúde é um serviço essencial e por este motivo não podemos sequer exercer o direito de greve nos igualando ao serviço de Segurança, que possui um Estatuto especifico da época da ditadura que lhe retirou esse direito. O Governo Fátima esquece que vivemos numa democracia e, constitucionalmente, temos direito a greve para receber nosso salário. Receber pelo que foi trabalhado", considerou.

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Potiguar

13 Mar2019

Por Jbelmont às 23h34

5ª Rodada 

Palmeira de Goianinha 0x1 Força e Luz
ASSU 0x3 Santa Cruz-RN
Globo 1x0 América-RN
ABC x Potiguar-M 27/03/2019 20:30

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG
ÚNICO

1 Globo 11 5 3 4
2 Potiguar-M 9 4 3 6
3 América-RN 9 4 3 6
4 Força e Luz 7 5 2 -2
5 ABC 4 3 1 -2
6 Santa Cruz-RN 3 5 1 -2
7 Palmeira de Goianinha 3 4 1 -6
8 ASSU 2 4 0 -4

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.133: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 11 milhões

13 Mar2019

Por Jbelmont às 21h31

Veja as dezenas sorteadas: 19 - 20 - 26 - 51 - 52 - 57. Quina teve 32 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 58.792,56.



Mega-Sena, concurso 2.132: prêmio acumulou — Foto: Marcelo Brandt/G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.133, realizado na noite desta quarta (13) em Itupeva (SP). O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 19 - 20 - 26 - 51 - 52 - 57.

A quina teve 32 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 58.792,56. Outras 2.790 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 963,31.

O próximo concurso (2.134) será no sábado (16). O prêmio é estimado em R$ 11 milhões.

Deixe seu comentário

Bandidos explodem dois carros-fortes e roubam dinheiro em estrada do interior do RN

13 Mar2019

Por Jbelmont às 20h50

Veículos foram interceptados em estrada que liga as cidades de Caicó e São João do Sabugi, na região Seridó. Ninguém ficou ferido e valor levado ainda não foi contabilizado. 


Por G1 RN

Bandidos explodiram e roubaram dinheiro de dois carros-fortes em uma estrada que liga as cidades de Caicó e São João do Sabugi, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A ação aconteceu por volta das 16h30 desta quarta-feira (13).

Segundo informações da assessoria da Polícia Militar, a quadrilha interceptou os veículos na estrada antes de fazer a explosão. Na sequência, levaram o dinheiro. Na fuga, eles colocaram fogo em um ônibus que passava na estrada para dificultar o acesso ao local. Ninguém ficou ferido.

A PM informou também que os vigilantes que estavam nos carros-fortes não foram machucados e estão bem. O valor roubado não foi contabilizado até o momento.

Após a ação, a Polícia Militar foi acionada e seguiu até o local, com o apoio da PM da Paraíba, em busca dos assaltantes.

Deixe seu comentário

TERROR: Dois atiradores invadem escola em Suzano-SP, matam 8 e tiram própria vida

13 Mar2019

Por Jbelmont às 13h15

Subiu para dez o número de mortos na escola estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, a 50 km de distância de São Paulo, após dois adolescentes invadirem o estabelecimento de ensino e dispararem na direção de estudantes e funcionários na manhã desta quarta-feira (13). As informações foram confirmadas pela Polícia Militar e pelo Governo do Estado de São Paulo. Segundo a corporação, Atualizando, oito pessoas morreram no local e outras duas após serem levadas para o hospital.

Os atiradores estavam encapuzados e teriam invadido a escola atirando, de acordo com apuração da Record TV. Cinco jovens morreram, além de uma funcionária da escola. Os suspeitos teriam se matado na sequência. As informações do centro de comunicação da PM de São Paulo.




Familiares de alunos da escola Raul Brasil buscam informações sobre massacre. Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo – 13.03.2019

Segundo a Polícia Militar, todo o efetivo da 1ª Companhia do 32º Batalhão de Suzano foi destacado para ir até o local. As equipes da Guarda Civil Metropolitana e do Samu foram enviados para a escola.

Muitas crianças se feriram e não resistiram aos ferimentos. Não se sabe, porém, o número exato de atingidos. Os helicópteros Águia 15 e 17, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, também foram deslocados à ocorrência.


Ocorrência

A Polícia Militar informou que foi acionada para atender a ocorrência de disparo de arma de fogo de pequeno porte e vítimas no local, mas ainda não tem mais detalhes. Inicialmente, estão no local seis unidades de resgate, três unidades do Samu, duas unidades de suporte avançado e dois helicóptero Águia.

Governador no local

O governador João Doria informou, por meio de nota que, assim que foi informado que havia alunos ferido dentro da Escola Estadual Raul Brasil, cancelou a agenda e se dirigiu ao local para acompanhar o trabalho de resgate e atendimento aos feridos.

Reprodução Record TV

EM FRENTE A COBAL - UMA FARMÁCIA COMPLETA - ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO

Deixe seu comentário

Emparn informa previsão de chuvas intensas, relâmpagos e trovões em Natal e interior nesta quarta

13 Mar2019

Por Jbelmont às 09h59

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte informa, através das redes sociais, a previsão de chuvas intensas, relâmpagos e trovões no Litoral Leste e da Costa Branca, e à tarde no interior do RN.

Segundo a Emparn, tudo provocado pela Zona de Convergência Intertropical que está atuando fortemente sobre a região Nordeste.

Deixe seu comentário

Governo Bolsonaro extingue 21 mil cargos comissionados e gratificações; corte gera economia anual para os cofres públicos de cerca de R$ 195 milhões

13 Mar2019

Por Jbelmont às 09h56

 

O presidente Jair Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto – Sergio Lima – 12.mar.19/AFP

O governo federal publicou nesta quarta-feira (13) decreto que extingue 21 mil cargos, funções comissionadas e gratificações no serviço público federal.

Com o corte, a economia anual para os cofres públicos é estimada em R$ 195 milhões. A medida faz parte do pacote de metas para os primeiros 100 dias de governo do presidente Jair Bolsonaro.

Na prática, a maior parte dos cargos extintos não vai gerar demissão de trabalhadores. Isso porque muitas vagas são uma espécie de adicional pago ao servidor público que passa a exercer determinada função.

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial da União, eventuais ocupantes das vagas ficam automaticamente dispensados ou exonerados.

O governo não informou qual o número de postos que já estava desocupado. O documento também não traz exatamente as áreas atingidas pelos cortes.

Hoje, a administração federal tem cerca de 120 mil cargos em comissão, funções e gratificações. O decreto estabelece a extinção de 17,5 mil postos. Desse total, 5.100 serão eliminados imediatamente. Outras 12,4 mil deixarão de existir em 31 de julho.

O texto ainda barra ocupação de outras 3,5 mil vagas na administração federal —1.500 de imediato, 2.000 em 30 de abril e outras 4.000 em 31 de julho.

Folha de São Paulo

Deixe seu comentário

Jovem é morto a tiros no muro de uma residência no bairro Boa Vista em Mossoró

12 Mar2019

Por Jbelmont às 23h34

A cidade de Mossoró registrou no inicio da noite de hoje, 12 de março, mais uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo. Foi a 34ª na cidade no ano de 2019.


O crime aconteceu na Rua Paulo de Albuquerque, próximo a Lanchonete do Marrom no bairro Boa Vista e teve como vitima Rodrigo da Costa Araújo, de 25 anos de idade.

Agentes da Guarda Civil do município chegaram primeiro ao local e receberam informações que a vítima estava sentada em um bar, quando foi surpreendida por dois homens que chegaram numa motocicleta e sem qualquer discussão, começaram a atirar.

Tentando escapar da morte, Rodrigo conseguiu pular o muro de uma casa, mas foi perseguido e executado dentro do quintal. Segundo informações, logo após o crime, os criminosos foram perseguidos por um policial que passava pelo local no momento do crime.

De acordo com a polícia, a cerca de dois anos, Rodrigo teve um irmão assassinado em uma lanchonete na mesma rua onde ele foi morto na noite de hoje.

Do Câmera

Deixe seu comentário

Por 13 votos a 7, Câmara de Mossoró aprova reajuste salarial dos servidores municipais

12 Mar2019

Por Jbelmont às 23h14

Vereadores governistas votaram a favor do projeto de lei que reajuste salários em 3,75%, que corresponde a inflação de janeiro de 2018 a janeiro de 2019. Já os de oposição votaram contra o reajuste. Projeto segue para sanção da prefeita Rosalba

 


Plenário da Câmara Municipal de Mossoró


Por 13 votos a 7, a Câmara Municipal de Mossoró aprovou, neste dia (12), o Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) nº 138/2019, que reajusta em 3,75% o salário dos servidores da Prefeitura. A aprovação da matéria, que segue à sanção do Executivo, ocorreu em quatro etapas.

Começou com admissão do plenário, para que o projeto fosse apreciado em urgência especial. Isto é, com apresentação e votação, oral, dos pareceres das comissões temáticas já na sessão desta terça-feira, sem necessidade da tramitação normal, o que poderia levar semanas.

O segundo passo foi a votação de destaques ao projeto, apresentados por vereadores de oposição, com objetivo de ampliar o reajuste previsto no texto original para os servidores gerais, professores, agentes comunitários de saúde e de endemias. Os destaques foram rejeitados pela maioria.

Em seguida, o plenário aprovou os pareceres, favoráveis ao projeto, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade; Comissão de Educação Cultura, Esporte e Lazer. O parecer Comissão de Saúde e Meio Ambiente, contrário, foi derrubado.

Assim, encaminhou-se à quarta e última etapa: votação do projeto em si, que recebeu votos favoráveis dos vereadores Alex Moacir (MDB), Aline Couto (sem partido), Didi de Arnor (PRTB), Emílio Ferreira (PSD), Flávio Tácito (PPL), Francisco Carlos (PP), Manoel Bezerra (PRTB), Maria das Malhas (PSD), Ricardo de Dodoca (PROS), Rondinelli Carlos (PMN), Sandra Rosado (PSDB), Tony Cabelos (PSD) e Zé Peixeiro (PTC).

Votaram contrários os vereadores Alex do Frango (PMB), Genilson Alves (PMN), Gilberto Diógenes (PT), João Gentil (sem partido), Ozaniel Mesquita (PR), Petras Vinícius (DEM) e Raério (PRB).

* Por Regy Cart/Câmara Municipal de Mossoró

Deixe seu comentário

COMUNICADO IMPORTANTE

12 Mar2019

Por Jbelmont às 22h54

"Dr. Williams Rebouças informa que desde o dia 11 de março de 2019 voltou a atender na sua Clínica Endogastro, localizada na Rua José Otávio, 224, Centro, Mossoró/RN.



Inicialmente, atenderá somente consultas ao plano de saúde Unimed e particulares.



Para marcação de consultas: (084) 99639-4896"

Deixe seu comentário

Projeto de Rafael Motta torna obrigatório destinação de recursos para compra de livros

12 Mar2019

Por Jbelmont às 22h38

 

O Projeto de Lei 391/19, de autoria do deputado federal Rafael Motta (PSB), torna obrigatória a destinação de no mínimo 3% dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola para a compra de livros para as bibliotecas escolares. A proposta altera a Lei 11.947/09, que trata do programa, e vai ao encontro da Lei 12.244/10, que determina que até 2020 todas as escolas brasileiras – públicas e privadas – deverão ter as suas bibliotecas escolares em funcionamento.

“Nosso projeto visa assegurar os meios necessários para a universalização das bibliotecas escolares, tornando os espaços instrumentos estratégicos de apoio à educação de qualidade e dando amplo acesso aos livros”, destacou o parlamentar, que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Biblioteca.

De acordo com o Censo Escolar de 2016, num total de 183.376 escolas de educação básica, públicas e privadas, apenas 37% (67.088 escolas) já possuíam bibliotecas. Se considerarmos apenas as instituições de ensino públicas, o número cai para 31% (45.681 escolas).

Quando se analisa a quantidade de bibliotecas nas etapas iniciais da educação básica – a ausência desse equipamento dá maior gravidade. Segundo o mesmo levantamento de 2016, há bibliotecas em apenas 18% das escolas públicas de educação infantil e em 34% das escolas públicas de ensino fundamental.

No cenário local, a 11ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler, realizado em 2017, em uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e Instituto C&a, apontou que cerca de 20% das escolas estaduais do RN não possuem bibliotecas. “Apoiar e incentivar a leitura é fundamental para melhorar a educação e, neste ponto, as bibliotecas têm papel fundamental”, acrescentou Rafael Motta, que foi relator do projeto de lei que institui o Fundo Nacional do Livro e da Leitura.


PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

A iniciativa destina recursos financeiros, em caráter suplementar, a escolas públicas da educação básica para uso em despesas de manutenção do prédio escolar e de suas instalações; de material didático e pedagógico; e também para realização de pequenos investimentos. Os repasses são feitos anualmente em duas parcelas iguais.

Segundo dados do censo escolar de 2016, cerca de 145 mil escolas potenciais beneficiárias do PDDE, nas quais estão matriculados em torno de 39 milhões de alunos. Tomando-se a média dos últimos três anos, o programa e suas ações envolveram investimentos na ordem dos R$ 2,8 bilhões anuais.


TRAMITAÇÃO
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu comentário

Bolsonaro quer saber quem mandou matar Marielle

12 Mar2019

Por Jbelmont às 15h19

Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira(12) que espera que a investigação sobre Marielle Franco chegue aos mandantes do assassinato.

“Espero que realmente a apuração tenha chegado de fato a quem foram os executores, se é que foram eles, e a quem mandou matar.”

Mais cedo, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou à imprensa o nome de dois ex-policiais, presos hoje, apontados como o atirador e o motorista do carro usado no crime.

Bolsonaro também disse que está interessado em saber quem mandou matá-lo.

O Antagonista

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +