.

Sem voto impresso em 2022, vamos ter problema pior que os EUA, diz Bolsonaro

07 Jan2021

Por Jbelmont às 15h50

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o voto impresso nas eleições 2022 nesta quinta-feira (7). “Basicamente, qual foi o problema, a causa dessa crise toda? Falta de confiança no voto. Lá o pessoal votou e potencializaram o voto pelos correios por causa da tal da pandemia e houve gente que votou três, quatros vezes. Mortos votaram. Foi uma festa lá “, afirmou, a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. “Se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos”, disse.

Matéria completa AQUI no Justiça Potiguar.

Deixe seu comentário

RN registra 604 novos casos de coronavírus; 05 óbitos nas últimas 24 horas e outros 02 após exames laboratoriais de dias anteriores

07 Jan2021

Por Jbelmont às 15h48

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (07). Foram mais 604 casos confirmados, totalizando 121.440. Na quarta-feira (06) eram 120.836 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.066 no total. Foram 05 (cinco) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, (02 em Natal, 02 em Lagoa de Velhos e 01 em Caicó ). Óbitos em investigação são 492.

A Sesap também registrou 02 (dois) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até quarta-feira (06), eram contabilizados 3.059 mortos.

Casos suspeitos somam 62.437 e descartados são 280.670. Recuperados são 68.394.

Deixe seu comentário

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN nesta quinta-feira é de 63,8%; pacientes internados são 290

07 Jan2021

Por Jbelmont às 15h45

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 63,8%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (07). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 290.

Até o momento desta publicação são 85 leitos críticos (UTI) disponíveis e 150 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 134 disponíveis e 140 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Metropolitana de Natal apresenta 58,3% dos leitos críticos ocupados, a região Seridó tem 65,7% e a Região Oeste 71,3%.

Deixe seu comentário

Genival Lacerda, o 'Rei da Munganga' morre aos 89 anos vítima da Covid-19

07 Jan2021

Por Jbelmont às 11h10

O cantor Genival Lacerda, de 89 anos de idade, morreu por complicações da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus na manhã desta quinta-feira (7). Ele estava internado na UTI desde o dia 30 de novembro e, segundo recentes comunicados da assessoria de imprensa dele, seu estado era grave e ele respirava com a ajuda de aparelhos.

Com mensagem breve em seu Instagram, o filho do cantor, Genival Lacerda Filho, revelou a informação no começo da manhã desta quinta-feira (7). "Painho faleceu", disse em seus stories.

Procurada por Quem, a assessoria de imprensa do cantor lamentou a morte e emitiu comunicado oficial com dados de sua carreira. Confira abaixo:

"O cantor Genival Lacerda morreu nessa manhã de quinta-feira (07) vitima da COVID-19. O artista deu entrada no hospital no último dia 30 de novembro para tratamento da doença e chegou até a ter uma breve melhora no quadro clínico. Aos 89 anos de idade e 68 anos de carreira, Genival, que era paraibano e cidadão recifense, seguiu lutando até o último minuto.

O Rei da Munganga, como ficou conhecido em todo o Brasil, será eterno na memória de todos que o acompanharam durante mais de meio século; Eram crianças, adolescentes, jovens e idosos que admiravam o trabalho desse artista que elevou o nome da sua cidade natal, Campina Grande, e que representou o povo do Nordeste bravamente com a irreverência que será lembrada para sempre por todos os Brasileiros.

O Paraibano ficou conhecido pelo estilo musical e pelo espírito cômico que tinha. Também com o estilo próprio de cantar, pela alegria de ser nordestino e mostrar que música pode ter bom humor. Genival começou os trabalhos como radialista nas rádios Borborema e Caturité, o programa era líder em audiência e se chamava O Forró de Seu Vavá. A música Severina Xique Xique foi um marco na carreira para os outros sucessos como Radinho de Pilha, fenômeno, que vendeu mais de quinhentas mil cópias em todo o Brasil. Emplacando logo em seguida Mate o Véio que caiu rapidamente no gosto popular. A música Quem Dera ficou em primeiro lugar de audiência nas rádios de todo o Brasil durante muitos anos"

ÚLTIMO LAUDO

No dia 3 de janeiro, o cantor apresentou piora no quadro clínico com nova infecção no pulmão. "No dia 31 de dezembro de 2020 houve uma piora no quadro de saúde de Genival Lacerda, uma queda na pressão arterial que precisou ser controlada com medicamentos e uma nova infecção no pulmão, sendo necessário novos antibióticos para combater a infecção", disse o filho de Genival, João Lacerda, que também contou, em recente entrevista para Quem, que a família chegou a tomar todos os cuidados para tentar evitar que ele fosse acometido pela doença.

"Não sabemos ao certo como meu pai contraiu a Covid, mesmo com todas as precauções e cuidados. Ele precisava realizar algumas atividades fora de casa, para manutenção de sua saúde, eram atividades essenciais e indispensáveis. Ele está internado desde o dia 29 de novembro 2020, sem poder receber visitas, sendo esta data a última vez que nos vimos", contou em recente entrevista para Quem.

Internação

No último 30 de novembro, Genival Lacerda foi internado na UTI após testar positivo para a Covid-19. Em meados de maio, o cantor já tinha passado pelo hospital e sido internado após sofrer um AVC. Segundo o Jornal do Comércio, o cantor paraibano estava em casa quando passou mal.

 O maior Show em praça pública que realizei na praça do Codó em Mossoró, foi com ele. A Difusora, completava 30 anos e o meu programa 5 anos. Genival era sucesso no Brasil inteiro com a música, Severina Xique-Xique.

Cantor Genival Lacerda tinha 89 anos
Por QUEM

Severina Xique Xique
Genival Lacerda


Quem não conhece Severina Xique-xique
Que butou uma butique para a vida melhorar?
Pedro Caroço, filho de Zé Vagamela
Passa o dia na esquina, fazendo aceno para ela
Ele tá de olho
É na butique dela
Ele tá de olho
É na butique dela
Ele tá de olho
É na butique dela
Ele tá de olho
É na butique dela
Antigamente, Severina, coitadinha
Era muito pobrezinha, ninguém quis lhe namorar
Mas, hoje em dia, só porque tem uma butique
Pensando em lhe dar trambique, Pedro quer lhe paquerar, haih
Ele tá de olho
É na butique dela, viu?
Ele tá de olho
É na butique dela
Ele tá de olho
É na butique dela
Ele tá de olho
É na butique dela
A Severina não dá confiança a Pedro
Eu acho que ela tem medo de perder o que arranjou
Pedro Caroço é insistente e não desiste
Na vontade, ele persiste, finge…

Deixe seu comentário

MUITO GRAVE: Paciente de 91 anos com Covid-19 é estuprado dentro de hospital de campanha em Natal, diz PM

07 Jan2021

Por Jbelmont às 11h03

A Policia Militar informa que um idoso de 91 anos internado com Covid-19 foi estuprado por outro paciente dentro do Hospital Municipal de Campanha na Via Costeira, na noite dessa quarta-feira (6). De acordo com o órgão, a PM foi acionada pela direção do hospital, pela suspeita de uma tentativa de estupro. O suspeito seria um paciente de 37 anos, que teria abusado de um idoso de 91 anos. O relatório da corporação registrou o crime por volta das 19h30.

Segundo a PM, uma avaliação médica teria constatado que o crime foi consumado. Ainda segundo o relatório da corporação, o suspeito, a vítima e testemunhas foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil com apoio do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Na manhã desta quinta-feira (7), agentes da Central de Flagrantes informaram que o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a ala de Covid-19 do Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da cidade.

Com acréscimo de informações do G1-RN

Deixe seu comentário

Hotel Thermas será reaberto e tem previsão de 150 novos empregos

07 Jan2021

Por Jbelmont às 08h04

O Hotel Thermas, fechado desde abril, está sendo arrendado por um grupo cearense que vai reabrir o empreendimento. A previsão é de retorno das atividades até o início de fevereiro.

A notícia foi dada pelo empresário Arikeme Barreto em reunião hoje no Palácio da Resistência com o prefeito Allyson Bezerra (SD).

A expectativa é de que sejam gerados entre 150 e 200 empregos.

Nota do Blog: uma grande notícia. O Hotel Thermas é um símbolo de Mossoró.

Saulo Vale

Deixe seu comentário

Prefeito nomeia três filhos como secretários no interior do RN

07 Jan2021

Por Jbelmont às 07h56

Doutor Airton (PDT) nomeou filhos para ocuparem cinco secretarias no município de Tangará. Publicação foi feita no Diário Oficial dos Municípios de terça-feira (5)


Dr. Airton (PDT) nomeou três filhos em Tangará — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


O prefeito da cidade de Tangará, Doutor Airton (PDT), nomeou três filhos como secretários de cinco pastas para a próxima gestão do município, que fica distante cerca de 95 quilômetros de Natal. O novo prefeito tomou posse na última sexta-feira (1º).

A nomeação foi publicada na edição de terça-feira (5) do Diário Oficial dos Municípios. Duas filhas de José Airton Bezerra, o Doutor Airton, assumiram, cada uma, duas pastas. O filho dele também fará parte do governo. As nomeações foram:

Magdiel Arilson da Silva Bezerra como secretário de Gabinete Civil
Elane Varela Bezerra Domingues como secretária municipal de Administração e secretária municipal de Finanças e Tributação
Arilane Varela Bezerra como secretária municipal de Infraestrutura e como secretária municipal de Obras.
Em nota, a Prefeitura de Tangará disse que "não há ilegalidade nas nomeações de seus secretários, tendo em vista que os cargos são tidos de natureza política, portanto de livre nomeação, conforme ampla jurisprudência em tribunais superiores".

Segundo a prefeitura, "vale ressaltar a elevada capacidade técnica dos citados e o seu ativo compromisso com a gestão pública municipal, desde o processo de transição".

De acordo com a prefeitura, Arilane Bezerra é engenheira civil de formação e Elane é dentista e há 2 anos administra o posto de saúde de Nova Jerusalém no município. Magdiel Bezerra é farmacêutico.

g1

Saldos de Balanço na ÓTICA CASA NASCIMENTO

Óculos Ray Ban, Ana Hickmann. Relógios de marcas famosas como Techons, Champion, Condor, Séculos, Mormaii, Lince, Seiko e muito mais, faça uma visita e fique encantado com as belezas das joias para você presentear a pessoa que você ama.

A vista descontos especias: Aceitamos os cartõe Visa, Master, Hiper e Forte Brasil.

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.332: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 8 milhões

07 Jan2021

Por Jbelmont às 07h45

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.332 da Mega-Sena, que foram sorteadas nesta quarta-feira (6) em São Paulo. Com isso, o prêmio para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (9), será de R$ 8 milhões.

Confira as dezenas sorteadas: 12 - 33 - 35 - 36 - 44 - 52

A Quina teve 32 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 49.795,46.
A Quadra teve 2.688 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 846,86.

Deixe seu comentário

Jornalista de 62 anos morre após complicações da Covid-19 em Bauru

06 Jan2021

Por Jbelmont às 21h07

Adão Nereu estava internado desde o dia 24 de dezembro e não resistiu às complicações da doença. Nereu apresentou o Globo Esporte em Bauru por 15 anos e atualmente era pastor evangélico.

O jornalista Adão Nereu, de 62 anos, morreu na noite de terça-feira (5) após contrair Covid-19, em Bauru (SP). Ele estava internado desde 24 de dezembro no Hospital Estadual da cidade e não resistiu às complicações da doença.

Adão, nascido em Espírito Santo do Turvo, fez carreira em Bauru, onde foi apresentador durante 15 anos do Globo Esporte na TV Globo Oeste Paulista, atual TV TEM, no tempo em que o programa era gravado na cidade.

Confira os números da pandemia de Covid-19 no centro-oeste paulista
Na cidade, Nereu também trabalhou no Diário de Bauru, Jornal da Cidade e foi assessor na Câmara de Vereadores. Depois, passou pela TV Fronteira, em Presidente Prudente, e TV TEM, em Jundiaí.

Depois de se aposentar, Adão Nereu tornou-se pastor evangélico. Ele tinha esposa e três filhos, um deles já falecido.

O corpo do jornalista foi enterrado no fim da tarde desta quarta-feira (6) no Cemitério do Ypê.

G1

Deixe seu comentário

Quina 5459: com prêmio de R$ 8,5 milhões, veja os números sorteados hoje... -

06 Jan2021

Por Jbelmont às 20h52

A Caixa realizou hoje (6), diretamente do Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, o sorteio da Quina. O concurso 5459 teve os seguintes números revelados: 22-31-37-53-71. De acordo com o banco, a premiação principal para quem cravar as dezenas é de R$ 8.587.556,49. Logo mais vai ser disponibilizada no site especial de loterias da Caixa todas as informações referentes ao concurso 5459 da Quina.

Deixe seu comentário

Centro de Atendimento à Covid-19 em Mossoró já enfrenta problemas de funcionamento

06 Jan2021

Por Jbelmont às 20h36

O novo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, precisa definir rápido ações e equipe para a Saúde.

Ontem (05), o Centro de Atendimento à Covid-19, que funciona na Escola Municipal Raimundo Fernandes, ficou fechado pela manhã por falta de…servidores.

O prefeito exonerou e ainda não renomeou os servidores.

À tarde, já estava funcionando e a promessa foi de tornar sem efeito a portaria de exoneração da equipe.

HEITOR GREGÓRIO

Deixe seu comentário

Brasil registra 1.266 mortes por Covid-19 em um dia, e total passa de 199 mi

06 Jan2021

Por Jbelmont às 20h26

País contabilizou 199.043 óbitos e 7.874.539 casos da doença desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos da imprensa. É o maior número de mortes registrado em um só dia desde agosto.

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira (6).

O país registrou 1.266 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 199.043 óbitos desde o começo da pandemia. É o maior número de mortes registrado em um só dia desde 18 de agosto. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 729. A variação foi de -1% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.874.539 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 62.532 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 36.367 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -19% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.

Oito estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes: RJ, DF, AM, RO, RR, TO, CE, PB e SE.

Brasil, 6 de janeiro
Total de mortes: 199.043
Registro de mortes em 24 horas: 1.266
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 729 (variação em 14 dias: -1%)
Total de casos confirmados: 7.874.539
Registro de casos confirmados em 24 horas: 62.532
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 36.367 por dia (variação em 14 dias: -19%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 197.956 óbitos e 7.825.616 casos confirmados.)

Estados
Subindo (8 estados + DF): RJ, DF, AM, RO, RR, TO, CE, PB e SE
Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (13 estados): RS, SP, GO, MT, MS, AC, AP, PA, AL, BA, MA, PI e RN
Em queda (5 estados): PR, SC, ES, MG e PE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

No estado de SP, que aparece com tendência de queda, a comparação com os dados de duas semanas atrás deve ser analisada com cautela. Devido a uma falha no sistema que impossibilitou a divulgação de dados no dia 16 de dezembro, os dados represados para o dia seguinte puxaram a média da semana de referência para cima. Por isso, nesta terça-feira a comparação está apontando para uma tendência de queda que pode não corresponder à realidade.

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

G1

Deixe seu comentário

RN registra 812 novos casos de coronavírus; 04 óbitos nas últimas 24 horas, e outros 09 após exames laboratoriais de datas anteriores

06 Jan2021

Por Jbelmont às 13h10

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (6). Foram mais 812 casos confirmados, totalizando 120.836. Na terça-feira (5) eram 120.024 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.059 no total. Foram 4 (quatro) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, (Mossoró, Natal, Patu e Ceará-mirim ). Óbitos em investigação são 492.

A Sesap também registrou 9 (nove) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até terça-feira (5), eram contabilizados 3.046 mortos.

Casos suspeitos somam 61.676 e descartados são 279.746. Recuperados são 68.394.

Deixe seu comentário

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN nesta quarta-feira é de 66,2%; pacientes internados são 299

06 Jan2021

Por Jbelmont às 13h08

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 66,2%, registrada no início da tarde desta quarta-feira (6). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 299.

Até o momento desta publicação são 79 leitos críticos (UTI) disponíveis e 155 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 130 disponíveis e 144 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Seridó apresenta 65,7% dos leitos críticos ocupados, a região Metropolitana de Natal tem 59,2% e a Região Oeste 77,2%.

BG

Deixe seu comentário

Delegacia de Homicídios elucida latrocínio contra servidor da UFERSA e prende acusados do crime

06 Jan2021

Por Jbelmont às 13h03

Uma Operação coordenada pela Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM) com apoio da 2ª Delegacia Regional (2ª DRPC) e Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR) deflagrada na manhã desta quarta feira 06 de dezembro de 2021, culminou com a prisão de três homens, uma mulher e apreensão de uma adolescente suspeitos de envolvimento no latrocínio em que foi vítima o servidor da UFERSA José Mário Moura Pinto.

O crime aconteceu no dia 28 de dezembro na Ilha de Santa Luzia em Mossoró. José Mário foi mnorto com um tiro no rosto depois que se agarrou e entrou em luta corporal com o assaltante. Ao todo foram detidos, cinco pessoas, que podem está envolvidas direto e indiretamente no crime.

Segundo o delegado da DHM, Valtair Camilo de Paiva o casal que participou diretamente no latrocínio e preso na operação confessou o crime. A adolescente que estava na cena do crime, apreendida hoje pela manhã, apontou a localização do parceiro que atirou e matou a vítima

Antônio Leonardo Cadete Faustino da Silva, já passagem pelo sistema prisional, foi preso logo em seguida. Os policiais prenderam um terceiro, que teria abandonado a moto usada no crime e um quarto que estava na casa onde Leonardo foi preso.

A Mulher de Leonardo Cadete também foi conduzida à delegacia. A Ocorrência ainda está em andamento.

FIM Da LINHA

Deixe seu comentário

Ganhadores de R$ 325 milhões da Mega da Virada ainda não resgataram prêmio

06 Jan2021

Por Jbelmont às 11h58

Foto: ANDRE MELO ANDRADE/ESTADÃO CONTEÚDO

Os dois ganhadores principais da Mega da Virada não foram, até a noite de hoje, buscar o prêmio de mais R$ 325 milhões. Realizado no dia 31 de dezembro pela Caixa Econômica Federal, o concurso foi vencido por uma aposta de Aracaju e outra feita pela internet por uma pessoa de São Paulo.

Cada um tem direito a R$ 162.625.108,22. Eles têm até 90 dias para resgatar o dinheiro e podem agendar o procedimento em qualquer agência da Caixa. Depois deste prazo, o prêmio vai para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). O valor foi o maior sorteado até hoje pelo banco.

A Quina teve 1.384 apostas vencedoras, com prêmio de R$ 48.978,81 para cada uma. Já a Quadra teve 105.342 apostas ganhadoras, com R$ 919,27 para cada uma.

Os números sorteados foram: 17 – 20 – 22 – 35 – 41 – 42. A Caixa informou que recebeu 260 milhões de apostas em todo o Brasil, totalizando R$ 1,17 bilhão em arrecadação nesse concurso.

As apostas ganhadoras foram simples e custaram R$ 4,50, cada uma, segundo a Caixa. A de Aracaju foi feita na casa lotérica Premium, localizada no Aracaju Parque Shopping. A outra aposta vencedora que dividiu o prêmio foi feita de forma online, em São Paulo, nos canais digitais da Caixa.

Deixe seu comentário

Bolsonaro diz que governo suspendeu compra de seringas até que preços 'voltem à normalidade'

06 Jan2021

Por Jbelmont às 11h46

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o Ministério da Saúde suspendeu a compra de seringa até que os preços "voltem à normalidade". Bolsonaro também disse que estados e municípios têm estoques de seringas suficientes para o início da vacinação contra a Covid-19.

Deixe seu comentário

Compra de vacinas da AstraZeneca vai custar R$ 59,4 milhões ao país

06 Jan2021

Por Jbelmont às 08h47

Além de importar 2 milhões de doses prontas, o governo pretende receber em janeiro ingrediente para fabricar outras 210,4 milhões de doses


Seringa de vacinação - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação

Cada unidade de um lote de 2 milhões de doses prontas da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca vai custar US$ 5,25 – ou seja, R$27,90, informou a Fiocruz nesta terça-feira 5. No total, o negócio será de cerca de R$ 59,4 milhões.

Além de importar 2 milhões de doses prontas, o governo pretende receber em janeiro ingrediente para fabricar, na Fiocruz, outras 210,4 milhões de unidades do mesmo imunizante ao longo de 2021. O laboratório brasileiro assinou um contrato de “encomenda tecnológica” com a AstraZeneca. As doses concluídas no Brasil devem ser entregues a partir de fevereiro.

Em média, o governo pagará US$ 2,3 (R$ 12,25) pelo ingrediente necessário para fabricar cada unidade da vacina. O imunizante da Pfizer, cuja cumpra também é negociada pelo governo federal, custa cerca de US$ 20 (R$ 106,52) por unidade. O valor entre a empresa e o ministério, porém, é desconhecido.

A Pfizer já disse que deve ser menor, pois o Brasil participou da pesquisa clínica de desenvolvimento da vacina contra a covid-19. Ela tem eficácia média de 95%, mas exige temperatura de armazenamento de -70 graus. No escuro A negociação para comprar doses prontas da vacina de Oxford foi feita no fim de 2020, com o governo pressionado para antecipar o calendário de imunização.

Apesar de usar a falta de registro na Anvisa como justificativa para negar a compra imediata de doses da Coronavac (chinesa) e da Pfizer (americana), o ministério aceitou a importação de doses da AstraZeneca, mesmo sem conhecer o valor do negócio. Em 29 de dezembro o ministro Eduardo Pazuello esteve com representantes da AstraZeneca, que ofereceram o produto pronto para a importação.

Em 31 de dezembro, a Fiocruz pediu à Anvisa o aval para trazer as doses. Horas mais tarde, o Ministério ainda questionava o laboratório brasileiro e a AstraZeneca sobre qual o valor de cada dose do produto. Procurado, o Ministério não se manifestou sobre a importação.

AgoraraRn

Deixe seu comentário

Governadores cobram cronograma de vacinação do Ministério da Saúde, mas saem sem data

05 Jan2021

Por Jbelmont às 22h27

Expectativa da conversa era a de que houvesse definição sobre o início da vacinação contra a Covid-19.

Governadores de diferentes estados se reuniram por teleconferência, nesta terça-feira (5), com o secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, para cobrar um plano, um cronograma de vacinação contra a Covid-19 para todo o país.

Contudo, não obtiveram uma data após a conversa.

A informação foi dada ao blog pelo governador do Piauí, Wellington Dias.

“Nossa expectativa era de que houvesse alguma definição. A reunião foi até estressante. Cobramos uma data e não nos foi fornecida. Quando chegam os insumos? Quando começa a vacinação? O secretário disse que iria levar nossa demanda ao ministro Pazuello”.

Além de Dias, participaram da reunião Ronaldo Caiado (Goiás), Helder Barbalho (Pará), Waldez Goes (Amapá) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).

Wellington Dias disse ao blog que propôs para a próxima segunda-feira (11) uma agenda conjunta entre os três Poderes -- cúpula do Congresso, do STF e o ministério da Saúde -- para discutir com as fabricantes e a Anvisa um calendário nacional de vacinação. “O Brasil está ficando no final da fila. Há um atraso inexplicável”.

Ele disse que conversou pela manhã com o governador João Doria (São Paulo) e que o plano para o início da vacinação no Estado de São Paulo está mantido para o dia 25 de janeiro.

Deixe seu comentário

Brasil tem média móvel de 723 mortes por Covid por dia; total de casos chega a 7,8 milhões

05 Jan2021

Por Jbelmont às 20h23

País contabilizou 197.777 óbitos e 7.812.007 casos da doença desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos da imprensa. Média móvel é a maior desde 24 de dezembro, antes dos feriados de fim de ano.

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta terça-feira (5).

O país registrou 1.186 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 197.777 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 723 -- a maior desde 24 de dezembro, antes dos feriados de fim de ano. A variação foi de -7% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.754.560 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 22.489 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 32.260 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -30% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.

Cinco estados apresentaram alta na média móvel de mortes: AM, PA, RR, TO e SE.

No estado de SP, que aparece com tendência de queda, a comparação com os dados de duas semanas atrás deve ser analisada com cautela. Devido a uma falha no sistema que impossibilitou a divulgação de dados no dia 16 de dezembro, os dados represados para o dia seguinte puxaram a média da semana de referência para cima. Por isso, nesta terça-feira a comparação pode estar apontando para uma tendência de queda que pode não corresponder à realidade.

Brasil, 5 de janeiro
Total de mortes: 197.777
Registro de mortes em 24 horas: 1.186
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 723 (variação em 14 dias: -7%)
Total de casos confirmados: 7.812.007
Registro de casos confirmados em 24 horas: 57.447
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 32.260 por dia (variação em 14 dias: -30%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 196.641 mortes e 7.756.861 casos confirmados.)

Estados
Subindo (5 estados): AM, PA, RR, TO e SE
Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (16 estados e o DF): RS, MG, RJ, DF, GO, MS, MT, AC, AP, RO, AL, BA, CE, MA, PB, PI e RN
Em queda (5 estados): PR, SC, ES, SP e PE
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

G1

Deixe seu comentário

RN registra 838 novos casos de coronavírus; 06 óbitos nas últimas 24 horas, e outros 29 após exames laboratoriais de datas anteriores

05 Jan2021

Por Jbelmont às 13h31

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (05). Foram mais 838 casos confirmados, totalizando 120.024. Na segunda-feira (04) eram 119.186 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.046 no total. Foram 6 (seis) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, (sendo 02 em Mossoró, 01 em Portalegre, 01 em Parnamirim, 01 em Natal e 01 em Touros ). Óbitos em investigação são 478.

A Sesap também registrou vinte e nove(29) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até segunda-feira(04), eram contabilizados 3.011 mortos.

Casos suspeitos somam 60.444 e descartados são 278.262. Recuperados são 68.394.

Abaixo boletim oficial da Sesap de segunda-feira(04/01):

 

VIA BG

Deixe seu comentário

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN nesta terça-feira é de 65,5%; pacientes internados são 286

05 Jan2021

Por Jbelmont às 13h28

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 65,5%, registrada no fim da manhã desta terça-feira(05). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 286.

Até o momento desta publicação são 81 leitos críticos (UTI) disponíveis e 154 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 134 disponíveis e 132 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Metropolitana de Natal apresenta 62% dos leitos críticos ocupados, a região Seridó tem 62,9% e a Região Oeste 72,2%.

Deixe seu comentário

Bandidos promovem arrastão no Bom Jesus e depois atiram em vítima que tentou fugir da ação criminosa

05 Jan2021

Por Jbelmont às 08h56

Criminosos armados, de motocicletas, promoveram um arrastão em uma residência, no início da noite desta segunda feira 04 de janeiro de 2021, no Bairro Bom Jesus, onde levaram pertences das vítimas e na fuga atiraram em um popular, que tentou fugir dos assaltantes.

De acordo com informações de populares, Francisco Reginaldo tentou fugir quando percebeu que ia ser assaltado. Ele não obedeceu a ordem de parada dada pelos criminosos e acabou sendo baleado. Ele foi socorrido por terceiros para o Hospital Tarcísio Maia onde foi entregue a equipe médica de plantão.

A Polícia Militar e o SAMU foram acionados para atenderem a ocorrência, mas quando chegaram no local, a vítima já havia sido socorrida. Os policiais militares realizaram diligências pelo bairro, mas não localizaram os criminosos.

FIM DA LINHA

Deixe seu comentário

Médica mexicana é internada com ‘quadro clínico grave’ após sofrer efeitos adversos da vacina contra covid-19 da Pfizer

05 Jan2021

Por Jbelmont às 08h53

Uma médica internista apresentou efeitos adversos após receber a vacina Pfizer contra covid-19, e precisou ser internada em um hospital em Monterrey, no México. A médica Karla Cecilia Pérez Osorio, de 32 anos, está consciente, mas tem sequelas como dificuldade para articular palavras e também para mover pernas e braços, relatou a família.

A prima da internista, Carolina Rivas Gallardo, disse à mídia mexicana que depois de Karla ser internada na UTI do Hospital de Alta Especialidad 25, em Nuevo León, ela não teve mais convulsões, está consciente, mas com dificuldades físicas. A médica internista do Hospital Geral da Zona 7 de Monclova, em Coahuila, do Instituto Mexicano de Previdência Social (IMSS), foi vacinada às 09:30 horas do dia 30 de dezembro, no 105 Batalhão de Infantaria de Monclova, e em poucos minutos apresentou as primeiras reações.

“Com formigamento nos lábios e nas extremidades, deram-lhe um medicamento e ela voltou ao trabalho, mas 20 minutos depois apresentou paralisia dos braços, das pernas, várias convulsões, até ficar inconsciente”, explicou Rivas Gallardo.

Ángel Palestino Gallardo, marido da médica, e sua prima relataram que embora Karla tenha evoluído, ela pode ter sequelas. Eles também pediram às autoridades de saúde que investiguem e não minimizem o caso de Karla.

Em nota, o Ministério da Saúde comentou que Karla Cecilia Pérez Osorio apresentava quadro de erupção cutânea, convulsões, diminuição da força muscular, paralisia de braços e pernas, convulsões frequentes e dificuldade respiratória.

Foi a família de Karla que pediu ajuda pelas redes sociais diretamente à diretora-geral do Instituto Mexicano de Previdência Social, Zoé Robledo. Em seguida, foi ordenada sua transferência para o referido hospital especializado em Nuevo León.

Nessa unidade médica, deram-lhe um tratamento para reduzir o inchaço cerebral apresentado e controlar as convulsões. Ela está sendo tratada com esteroides e anticonvulsivantes para reduzir o risco de sequelas.

A farmacovigilância no México determinou que o caso de Karla, que mora em Monclova há 5 anos com seu marido, também natural de Veracruz, deve ser estudado para determinar se a reação alérgica é decorrente de seu próprio estado de saúde, já que ela tem histórico de alergia a medicamentos como o trimetoprima com sulfametoxazol, usado para infecções, ou faz parte de um evento relacionado à vacinação.

Nos estudos clínicos da fase III da Pfizer, não há evidências científicas disponíveis de nenhum caso de encefalite após a aplicação da vacina, daí a importância de esclarecer as causas do quadro clínico grave.

A Direção Geral de Epidemiologia e o Centro Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente (Censia), em conjunto com o Instituto Mexicano de Previdência Social (IMSS), estudam este caso, no qual a Comissão Federal de Proteção Contra Riscos Sanitários (Cofepris) participa ativamente. Eles não deram mais detalhes.

CONEXÃO POLÍTICA

Deixe seu comentário

Governo divulga feriados e pontos facultativos de 2021

05 Jan2021

Por Jbelmont às 08h33

Portaria, assinada pelo Ministério da Economia, diz que os feriados declarados em lei estadual ou municipal também serão observados pelas repartições do governo federal nas respectivas localidades

O Governo Federal divulgou nesta quinta-feira (31) o calendário de feriados nacionais para 2021. É a chance para quem quiser – e puder – se programar para encontros familiares, viagens, passeios. Isso se o coronavírus permitir. A terça-feira é o dia em que mais feriados caem, sendo que poucos deles serão no fim de semana.

Depois de um 2020 atípico, no qual grande parte da população se perdeu no calendário durante o isolamento, sem saber qual o mês, a data e até mesmo o dia da semana em que estavam, 2021 promete trazer uma renovação no ânimo dos brasileiros.

Foram vários os memes criados depois que os internautas nas redes sociais perceberam que o antigo desejo de emendar carnaval com as festas de Natal não era um pedido tão interessante como imaginavam.

Confira:

– 1º de janeiro (sexta-feira), Confraternização Universal: feriado nacional;

– 15 de fevereiro (segunda-feira), carnaval: ponto facultativo;

– 16 de fevereiro (terça-feira), carnaval: ponto facultativo;

– 17 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas: ponto facultativo até 14 horas;

– 2 de abril (sexta-feira), Paixão de Cristo: feriado nacional;

– 21 de abril (quarta-feira), Tiradentes: feriado nacional;

– 1º de maio (sábado), Dia Mundial do Trabalho: feriado nacional;

– 3 de junho (quinta-feira), Corpus Christi: ponto facultativo;

– 7 de setembro (terça-feira), Independência do Brasil: feriado nacional;

– 12 de outubro (terça-feira), Nossa Senhora Aparecida: feriado nacional;

– 28 de outubro (quinta-feira), Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a ser comemorado no dia 1º de novembro: ponto facultativo;

– 2 de novembro (terça-feira), Finados: feriado nacional;

– 15 de novembro (segunda-feira), Proclamação da República: feriado nacional;

– 24 de dezembro (sexta-feira), véspera do Natal: ponto facultativo depois das 14 horas;

– 25 de dezembro (sábado), Natal: feriado nacional; e

– 31 de dezembro (sexta-feira), véspera do ano-novo: ponto facultativo depois das 14 horas.

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +