.

RN contabiliza 47 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 15 dentro do dia; novos casos são 1.599

30 Mar2021

Por Jbelmont às 14h05

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (30). Foram mais 1.599 casos confirmados, totalizando 195.285. Até segunda-feira (29) eram 193.686 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.474 no total, sendo 15 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (07), Parnamirim (03), São Gonçalo do Amarante(01), Serra do Mel(01), Serrinha(01) e Santa Cruz(01) e Mossoró(01).

A Sesap ainda registrou outros 32 óbitos ocorridos (entre os dias 24 e 28) e confirmados após exames laboratoriais . Até segunda-feira (29), eram contabilizados 4.427 mortos. Óbitos em investigação são 962.

Casos suspeitos somam 71.110 e descartados 410.020. Recuperados são 142.776.

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 de 96,6%

30 Mar2021

Por Jbelmont às 12h31

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 96,6%, registrada no fim da manhã desta terça-feira (30). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 655.

Até o momento desta publicação são 12 leitos críticos (UTI) disponíveis e 343 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 94 disponíveis e 312 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 95,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99% e a Região Seridó tem 97,4%.

BG

Deixe seu comentário

RN tem 72 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

30 Mar2021

Por Jbelmont às 12h29

Foto: Reprodução/Regula RN

O Rio Grande do Norte registra no início da tarde desta terça-feira(30) 72 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. Às 12h20, o estado tinha 12 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.

Deixe seu comentário

Dois frascos com 20 doses de vacina contra a Covid-19 desaparecem de UBS de Mossoró

30 Mar2021

Por Jbelmont às 11h30

Duas caixas de vacina contra a Covid-19 - com 10 doses - desapareceram da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Belo Horizonte, zona sul de Mossoró. O sumiço foi descoberto na manhã desta terça-feira (30), quando seria iniciado mais um dia de imunização de idosos com idade entre 67 a 69 anos.


A Prefeitura de Mossoró confirma o caso.

De acordo com o perfil @PrefMossoro, foram entregues na UBS, na segunda-feira (29), 60 doses de vacinas para atender o público agendado para hoje. Mas, na contagem durante a manhã, foi dada a falta de 20 doses.

O caso está sendo tratado como “furto”. O município informa que será feito um Boletim de Ocorrência e “o responsável será punido no rigor da lei.”

O Palácio da Resistência – sede do Executivo municipal – emitiu nota sobre o caso:

“A Prefeitura de Mossoró comunicou à Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (30), o desaparecimento de dois frascos da vacina Coronavac, cada um contendo 10 doses do imunizante, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Caic, localizada na Rua José Major Romão, nº 5, bairro Belo Horizonte. As vacinas foram entregues ontem (29) à UBS, que não apresenta sinais de arrombamento.

Paralelo ao inquérito policial, a Secretaria Municipal de Saúde determinou abertura de sindicância administrativa para apurar o caso. É de total interesse da gestão municipal a elucidação do fato, o qual considera crime contra a saúde pública de Mossoró.

Prefeitura Municipal de Mossoró.”

NOTA DO BLOG: O caso é grave, mais do que isso, é gravíssimo, uma vez que as doses desapareceram de dentro de uma repartição pública, que deve ser resguardada com maior zelo.

Pior ainda: os imunizantes contra a Covid-19 deveriam ser protegidos com máximo de cuidado e segurança rigorosa, uma vez que as vacinas são alvo de pessoas fora da lei, inclusive, com caso de roubo já registrado no RN.

A Prefeitura de Mossoró tem a obrigação apresentar uma resposta urgente e mais contundente do que a nota oficial acima publicada, sob pena de parecer frágil e/ou conivente com o episódio policial.

DeFato

Tags: UBS

Deixe seu comentário

RN tem previsão de chuvas durante toda a semana; confira

30 Mar2021

Por Jbelmont às 10h26

Foto: Ilustrativa

No último final de semana, a Emparn registrou ocorrência de bons volumes de chuvas em todas as regiões do estado. Na região central, o acumulado superou os 100 milímetros (mm), como no município de São José do Seridó, com 172 mm acumulados, seguido de Timbauba dos Batistas com 158 mm. No Agreste o destaque foi para Coronel Ezequiel com 112,4mm. Esse cenário é fruto da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na região Nordeste.

As análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da EMPARN revelam que as chuvas ocorridas contribuíram para amenizar a temperatura no Estado. “A temperatura durante o final de semana variou entre 26o C a 28o C e a umidade relativa do ar média do final de semana variou entre 70% a 80% e, em algumas localidades como o Litoral Leste, Agreste e Chapada do Apodi, com valores acima dos 80%”, disse o chefe do setor, o meteorologista Gilmar Bristot.

Previsão

Para esta semana, a previsão é que as chuvas continuem ocorrendo em todas as regiões do Estado, provocadas pela atuação da ZCIT que se mantém na região.

A temperatura mínima, em Natal, deverá variar entre, 24oC nas madrugadas e dos 30oC, durante as tardes. Para o interior do Estado, no Seridó por exemplo, mínimas devem variar entre 20oC a 23oC e as máximas devem sem manter em torno dos 32oC. Nas regiões Serranas, as temperaturas oscilarão entre 20oC para as mínimas, chegando a 31oC, para as máximas.

29/03/21- segunda-feira- Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

30/03/21- terça-feira- Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

31/03/21-quarta-feira- Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

01/04/21-quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

02/04/21-sexta-feira– Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

03/04/21- sábado– Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

04/04/21- Domingo– Céu parcialmente nublado a claro com chuvas durante a tarde e noite no interior. No Litoral Leste e Agreste, céu parcialmente nublado a claro com chuvas a qualquer hora.

Dados da Emparn

Deixe seu comentário

Ministério da Saúde autoriza 62 leitos de UTI covid para 7 cidades do RN

30 Mar2021

Por Jbelmont às 07h55

Ministério da Saúde autorizou, nesta segunda-feira (29), mais 62 leitos de UTI adulto ao estado do Rio Grande do Norte para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19, em caráter excepcional e temporário. A medida reforça a estrutura hospitalar e dá continuidade ao apoio que a pasta vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da pandemia.

No total, 7 municípios do Rio Grande do Norte estão sendo beneficiados, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU). O valor do repasse mensal será de R$ 2.976.000 milhões, retroativo à competência de março.

O Ministério da Saúde tem apoiado irrestritamente os estados e municípios durante a pandemia da covid-19, atendendo com ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da doença. A autorização de leitos de UTI covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

A medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país. Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas.

COMO FUNCIONA A AUTORIZAÇÃO

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Veja a lista de cidades beneficiadas:

GRANDE PONTO

Deixe seu comentário

RN registra 193.686 casos confirmados e 4.427 mortes por Covid-19

30 Mar2021

Por Jbelmont às 07h31

RN registra 193.686 casos confirmados e 4.427 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte tem 193.686 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. São 4.427 mortes provocadas pela doença neste mesmo período. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira-feira (29).

Outros 951 óbitos estão sob investigação.
Em relação ao boletim de sexta-feira (26), o último divulgado pela Sesap, são 73 mortes a mais.

O número de pessoas internadas por causa da Covid-19 no RN ainda é alto, mas caiu para 1.045, sendo 650 na rede pública e 395 na privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 87,6% na rede pública e continua em 100% na rede privada. Só nos leitos críticos, os internados são 610.

Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI em Natal
O RN tem ainda 69.044 casos suspeitos da doença e outros 408.497 descartados. O número de confirmados recuperados chegou a 142.776, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 112.948.

A Sesap destaca também que 440.312 testes de Covid-19 foram realizados no estado até o momento, sendo 236.603 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 203.709 sorológicos.

Números do coronavírus no RN
193.686 casos confirmados
4.427 mortes
69.044 casos suspeitos
408.497 casos descartados
142.776 confirmados recuperados

Deixe seu comentário

Brasil registra 10.969.247 pessoas recuperadas da covid-19

30 Mar2021

Por Jbelmont às 00h54

Foto: divulgação

O Brasil registrou nesta segunda-feira (29) mais 56.306 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 10.969.247 pessoas curadas da doença.

O número de pessoas curadas representa 87,2% do total de casos acumulados.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil é mais de oito vezes superior ao número de casos ativos (1.290.502), que são os pacientes em acompanhamento médico.

No mundo, estima-se que 103,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram, de acordo com o site Wolrdometers.

Do BG

Deixe seu comentário

Saudade

30 Mar2021

Por Jbelmont às 00h37

Saudade, muita saudade da minha querida mãezinha, Maria da Conceição "Dona Nozinha". Parece que foi ontem, mas já fazem 10 anos que Deus a chamou para a morada eterna. Se viva estivesse estaria completando hoje 99 anos.

Lembro-me como se fosse hoje, 1975 saindo de Natal para vir trabalhar em Mossoró na Rádio Difusora. Na hora que estava almoçando, ela me entrega uma oração de São Franciso e diz prá mim: meu filho coloque esta oração na sua carteira e quando pegar a estrada para Mossoró diga, vou com Deus e nossa senhora de Fátima.

Nunca me esqueci, e até hoje, 45 anos depois ainda guardo na minha carteira a oração de São Francisco. Parabéns mamãe e muito obrigado por ter me dado tanto carinho e tanto amor. Te amo mamãe.

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Ó mestre, fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado

Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna

Deixe seu comentário

Brasil registra quase 2 mil mortes por Covid em 24 horas; média móvel passa de 2.600 por dia

29 Mar2021

Por Jbelmont às 21h03

Segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa, veja os números nas últimas 24horas

País contabilizou 12.577.354 casos e 314.268 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Média de mortes voltou a bater recorde pelo 4º dia seguido.

O Brasil registrou 1.969 mortes por Covid nas últimas 24 horas e totalizou nesta segunda (29) 314.268 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 2.655, um novo recorde desde o início da pandemia pelo 4º dia consecutivo. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +34%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

É o que mostra novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h de segunda.

Já são 68 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de mil; pelo vigésimo segundo dia a marca aparece acima de 1,5 mil; e o país completa agora 13 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia. É o terceiro dia com a média acima da marca de 2,5 mil.

Veja a sequência da última semana na média móvel:

Terça (23): 2.349 (recorde)
Quarta (24): 2.279
Quinta (25): 2.276
Sexta (26): 2.400 (recorde)
Sábado (27): 2.548 (recorde)
Domingo (28): 2.598 (recorde)
Segunda (29): 2.655 (recorde)
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 12.577.354 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 44.720 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 75.105. Isso representa uma variação de +8% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

Dezoito e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: PR, SC, ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, AP, RO, TO, AL, CE, MA, PE, PI, RN e SE.

O estado de Roraima não teve atualizações em casos e mortes nesta segunda. Segundo a secretaria estadual de Saúde, o processo foi prejudicado por instabilidade nos servidores de internet de todo o estado.

Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados
Mortes e casos por cidade
Veja como está a vacinação no seu estado
Brasil, 29 de março
Total de mortes: 314.268
Registro de mortes em 24 horas: 1.969
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 2.655 (variação em 14 dias: +34%)
Total de casos confirmados: 12.577.354
Registro de casos confirmados em 24 horas: 44.720
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 75.105 por dia (variação em 14 dias: +8%)
Estados
Subindo (18 estados e o Distrito Federal): PR, SC, ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, AP, RO, TO, AL, CE, MA, PE, PI, RN e SE
Em estabilidade (5 estados): RS, GO, PA, BA e PB
Em queda (2 estados): AC e AM
Não atualizou (1 estado): RR
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Vacinação
Balanço da vacinação contra Covid-19 desta segunda-feira (29) aponta que 16.258.743 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 7,68% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 4.819.324 pessoas (2,28% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 21.078.067 doses foram aplicadas em todo o país.

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 1.660 óbitos e 38 mil casos nas últimas 24h

29 Mar2021

Por Jbelmont às 19h10

O Brasil registrou 1.660 mortes por covid e 38.927 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) nesta segunda-feira (29).

Com o balanço de hoje, o país registra um total de 313.866 mortes pela doença e 12.573.615 pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus.

R7

Deixe seu comentário

Beto Rosado testa positivo para Covid-19

29 Mar2021

Por Jbelmont às 19h02

Deputado fez comunicado em rede social


Foto: crédito não identificado

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) anunciou em sua rede social que testou positivo para Covid-19.

"Pessoal, estou passando aqui para informar que hoje pela manhã recebi a confirmação de que testei positivo para Covid-19. Estou bem e apenas com sintomas leves de uma gripe. Seguirei trabalhando de casa e em isolamento social", escreveu.

 

Do Blog: Saúde deputado são os nssos votos

Deixe seu comentário

Reservatórios da região Oeste recebem recarga das últimas chuvas; veja situações das barragens, açudes e lagoas no RN

29 Mar2021

Por Jbelmont às 18h27

Foto: ASCOM/IGARN

O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn, divulgado nesta segunda-feira (29), indica que os reservatórios da Região Oeste do Estado receberam bons aportes de água das últimas chuvas.

As reservas hídricas superficiais totais do RN atualmente acumulam 1.836.963.746 m³, percentualmente, 41,97% do volume total dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn juntos. Já no relatório divulgado no último dia 25 de março, as reservas hídricas somavam 1.833.228.915 m³, equivalentes a 41,88% da sua capacidade total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, com capacidade para 2.373.066.510 m³, acumula, 1.209.607.811 m³, que correspondem a 50,97% do seu volume máximo. Já no último relatório divulgado, o manancial represava 1.208.479.237 m³, percentualmente, 50,92% da sua capacidade.

Já a segunda maior barragem do RN, Santa Cruz do Apodi, acumula 159.384.154 m³, correspondentes a 26,58% da sua capacidade, que é de 599.712.000 m³. No relatório anterior, o reservatório estava com 158.972.425 m³, percentualmente, 26,51% do seu volume total.

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 199.263.306 m³, equivalentes a 68,05% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No último relatório, o manancial estava com 199.474.866 m³, correspondentes a 68,12% do seu volume total.

O reservatório que teve maior aumento percentual de volume foi Flechas, localizado em José da Penha, que acumula 945.300 m³, equivalentes a 10,56% da sua capacidade, que é de 8.949.675 m³. No dia 25 de março, o açude estava com 347.775 m³, percentualmente, 3,89% da sua capacidade.

Outro reservatório que recebeu boa recarga foi Encanto, localizado no município de Encanto, que acumula 3.760.048 m³, percentualmente, 72,41% da sua capacidade total, que é de 5.192.538 m³. No último relatório ele estava com 3.462.103 m³, equivalentes a 66,67% do seu volume total.

O açude Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, acumula 5.566.017 m³, correspondentes a 67,27% da sua capacidade total, que é de 8.273.877 m³. Já no relatório do dia 25 de março, ele estava com 5.278.713 m³, percentualmente, 63,80% do seu volume total.

O reservatório de Marcelino Vieira também recebeu recarga. Acumula atualmente 5.356.844 m³, correspondentes a 47,83% da sua capacidade total, que é de 11.200.125 m³. Já no último dia 25 de março, o manancial estava com 5.057.125 m³, percentualmente, 45,15% do seu volume total.

O açude Jesus Maria José, localizado em Tenente Ananias, acumula 1.975.877 m³, correspondentes a 20,5% da sua capacidade total, que é de 9.639.152 m³. Já no último relatório, ele estava com 1.798.351 m³, percentualmente, 18,66% da sua capacidade.

O reservatório de Pilões acumula 2.395.400 m³, equivalentes a 40,59% da sua capacidade total, que é de 5.901.875 m³. No último relatório divulgado, o manancial estava com 2.316.612 m³, correspondentes a 39,25% da sua capacidade.

Outros reservatórios receberam recargas, percentualmente, inferiores a 1% da sua capacidade, casos de: Bonito II, localizado em Bonito; Carnaúba e Sabugi, ambos localizados em São João do Sabugi; Esguicho, localizado em Ouro Branco; Lucrécia, localizado em Lucrécia; Morcego, localizado em Campo Grande; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz; Rodeador, localizado em Umarizal; Santana, localizado em Rafael Fernandes; Tabatinga, localizado em Macaíba e Tourão, localizado em Patu.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que permanecem com volumes inferiores a 10% da sua capacidade, e, portanto são considerados em Nível de Alerta, são: Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 1,06%; Zangarelhas, com 5,81% e Itans, localizado em Caicó, com 4,08%. Passagem das Traíras, continua em reforma.

Já os reservatórios monitorados pelo Igarn, que permanecem secos, são: Inharé, localizado em Santa Cruz e Trairi, localizado em Tangará.

Situação das Lagoas

A lagoa de Extremoz recebeu recarga das últimas chuvas e acumula 10.728.299 m³, correspondentes a 97,36% da sua capacidade total, que é de 11.019.525 m³. No último relatório o manancial estava com 10.218.654 m³, percentualmente, 92,73% da sua capacidade.

A lagoa do Boqueirão também recebeu aporte de água e acumula 9.397.301 m³, equivalentes a 84,85% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³. Já no relatório anterior, ela estava com 9.070.646 m³, correspondentes a 81,90% do seu volume total.

A lagoa do Bonfim também recebeu águas e acumula 42.014.190 m³, percentualmente, 49,86% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³. No dia 25 de março ela acumulava 41.516.589 m³, correspondentes a 49,27% do seu volume total.

Deixe seu comentário

RN contabiliza 14 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 07 dentro do dia; novos são 1.907

29 Mar2021

Por Jbelmont às 12h02

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (29). Foram mais 1.907 casos confirmados, totalizando 193.686. Até domingo (28) eram 191.779 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.427 no total, sendo 07 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (02), Parnamirim (02), Santa Cruz(01), Assú(01) e Mossoró (01).

A Sesap ainda registrou outros 7 óbitos ocorridos após a confirmação de exame laboratorial (dos quais, 04 são do dia 26/03). Óbitos em investigação são 933. Até domingo-feira (28), eram contabilizados 4.413 mortos. Óbitos em investigação são 951.

Casos suspeitos somam 69.044 e descartados 408.497. Recuperados são 142.776.

Deixe seu comentário

RN tem 96 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

29 Mar2021

Por Jbelmont às 11h58

Foto: Reprodução/Regula RN

O Rio Grande do Norte registra no início da tarde desta segunda-feira(29) 96 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. Às 11h50, o estado tinha 9 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 de 97,5%; Seridó e Oeste com 100%

29 Mar2021

Por Jbelmont às 11h50

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 97,5%, registrada no fim da manhã desta segunda-feira (29). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 645.

Até o momento desta publicação são 9 leitos críticos (UTI) disponíveis e 345 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 95 disponíveis e 300 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 95,8% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 100%.

Deixe seu comentário

Funcionária mais antiga em atividade no Hospital Santa Catarina morre vítima de Covid

29 Mar2021

Por Jbelmont às 11h00

A assistente técnica em saúde, Francisca de Assis de Souza Soares, de 61 anos, faleceu na noite desse domingo (28), em decorrência de complicações causadas pelo Covid-19. Francisquinha ou Fran, como era chamada, era servidora da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte e atuava no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, mais conhecido como Hospital Santa Catarina, desde julho de 1985, sendo a funcionária mais antiga em atividade com 36 anos de serviços prestados naquela unidade.

Internada desde o último dia 06 no Hospital do Coração, Francisca de Assis precisou ir para a UTI e, desde então, não obteve melhora no quadro. Nesse domingo, sem responder aos estímulos e medicações, os exames atestaram o óbito. Dona Francisquinha, que já havia vencido um câncer em 2018, deixa o esposo, seu José da Paixão Soares, seu Zezinho, três filhos e três netos.

Do BG

Deixe seu comentário

Bom dia heróis da saúde

29 Mar2021

Por Jbelmont às 09h23

Os grandes heróis nessa guerra que estamos vivendo são os Médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras que continuam salvando vidas e se arriscando a contrair essa doença terrível para salvar nossos vidas. Não esquecendo os outros profissionais, como motoristas de ambulâncias, maqueiros, pessoal da limpeza, enfim todos que estão nesta guerra pela vida. Só Deus!

 

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 1.656 óbitos e 44 mil casos nas últimas 24h

28 Mar2021

Por Jbelmont às 18h49

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (28):

– O país registrou 1.656 óbitos nas últimas 24h, totalizando 312.206 mortes;

– Foram 44.326 novos casos de coronavírus registrados, no total 12.534.688 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 10.912.941, com o registro de mais 33.314 pacientes curados. Outros 1.309.541 pacientes estão em acompanhamento.

Deixe seu comentário

Mais da metade dos estados brasileiros têm recorde de mortes por Covid-19 em março, apontam secretarias de Saúde

28 Mar2021

Por Jbelmont às 16h27

14 das 27 unidades federativas do país já ultrapassaram a marca; já são mais de 56 mil mortes desde o início do mês.

Foto mostra outdoor com texto 'obrigado presidente, pelos esforços e verbas destinadas ao combate a Covid-19 #fechadoscombolsonaro' ao lado do rosto do presidente Jair Bolsonaro coberto de tinta vermelha e pichado com a palavra 'genocida' em Carpina (PE), na Zona da Mata Norte pernambucana, a 45 km de Recife. — Foto: Leo Malafaia/AFP

Mais da metade dos estados brasileiros já têm recordes mensais de mortes por Covid-19 em março: em 14 das 27 unidades federativas do país, morreram mais pessoas neste mês do que em qualquer outro desde o início da pandemia.

Os dados, ainda parciais, são das secretarias estaduais de Saúde e foram apurados pelo consórcio de veículos de imprensa.

O Rio Grande do Norte foi o estado a bater o recorde mais recentemente: no sábado (27), somou 809 mortes por Covid desde o dia 1º (veja mapa abaixo). O recorde anterior era de julho, quando 783 mortes haviam sido registradas.


Os outros 13 estados com recorde são Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Goiás, Bahia, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Acre.

Só este mês, já foram registrados 56.012 óbitos pela doença no Brasil, de longe o pior número mensal desde o começo da pandemia. Antes, o maior número de mortes em um mês por Covid havia sido visto em julho de 2020, quando 32.912 pessoas perderam a vida para a doença em todo o território nacional.

Março também foi o quarto mês consecutivo em que as mortes de um mês superam as do mês anterior (veja gráfico abaixo).

CONTINUAT LENDO CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 96,4%

28 Mar2021

Por Jbelmont às 15h35

 

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 96,4%, registrada por volta das 14h30 deste domingo (28). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 649.

 

Até o momento desta publicação são 13 leitos críticos (UTI) disponíveis e 345 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 93 disponíveis e 304 ocupados.

 

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 95% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 95%.

Deixe seu comentário

RN contabiliza 19 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 14 dentro do dia; Instabilidade no sistema para registro de novos casos continua, diz Sesap

28 Mar2021

Por Jbelmont às 15h21

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (28). Foram mais 8 casos confirmados, totalizando 191.779. Até sábado (27) eram 191.771 infectados.

 

NOTA: A Sesap informa que em decorrência de instabilidades no sistema E-SUS VE não foi possível proceder com a extração de dados de novas notificações de casos confirmados nos dados parciais de hoje, assim como aconteceu também no sábado (27).

 

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 4.413 no total, sendo 14 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (06), Mossoró (03), Coronel João Pessoa (01), Parelhas (01), Extremoz (01), Tibau (01), Campo Redondo (01).

 

A Sesap ainda registrou outros 5 óbitos ocorridos após a confirmação de exame laboratorial (dos quais, 04 são do dia 26/03). Óbitos em investigação são 933.

 

Casos suspeitos somam 70.932 e descartados 405.735. Recuperados são 142.776.

Deixe seu comentário

Fila de pacientes para UTIs covid no RN diminuiu 46 pessoas em 10 dias

28 Mar2021

Por Jbelmont às 10h48

 

A fila de pacientes com covid aguardando leito de UTI no Rio Grande do Norte possui 96 pessoas, conforme dados verificados na plataforma RegulaRN por volta das 9h deste domingo (28).


São 46 pessoas a menos do que há dez dias, pelo menos.

Em 17 de março (veja aqui), a plataforma chegou a registrar 142 pessoas à espera de um leito de 

Imagem: pacientes na lista de regulação em 17/03/2021 (veja detalhes aqui)

De lá pra cá, a taxa de ocupação não diminuiu tanto, era 97,4% no dia 17 e na manhã deste domingo estava em 97,2%. Mas a quantidade de leitos de UTI disponíveis aumentou. Em 17 de março eram 340 e hoje são pelo menos 359, dez deles estão disponíveis. Também aumentou a quantidade de leitos de enfermaria. A plataforma apontava pelo menos 355 leitos no dia 17 e hoje são 398, com 87 deles disponíveis.

Deixe seu comentário

MORTES EM FILAS POR UTI, FALTA DE REMÉDIOS E ANGÚSTIA: OS RELATOS DESESPERADOS DE MÉDICOS NO INTERIOR DO PARÁ

28 Mar2021

Por Jbelmont às 10h41

Pessoas com covid-19 morrendo na fila à espera por um leito de UTI, falta de remédios e uma explosão de novos casos sem ter onde tratá-los. É assim que médicos descreveram o cenário de "colapso" no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no interior do Pará.

O hospital é referência na região e atende mais de 500 mil pessoas que vivem em nove cidades. Hoje, porém, a unidade está saturada, não tem condições de atender mais ninguém e já transfere pacientes para outros Estados em viagens que duram horas.

Covid-19: Preços de medicamentos para UTI têm alta de até 1.000 durante pandemia
Um relatório divulgado com base nas informações divulgadas pelas prefeituras e secretarias de Saúde da região do Xingu apontava que 14 pessoas estavam na fila por uma vaga na UTI às 22h de quarta-feira (24/3). Cinco pessoas morreram e outras 200 foram contaminadas com covid-19 nas últimas 24 horas.

Na terça-feira (23/3), a Prefeitura de Altamira decretou calamidade pública pelos próximos três meses. A intenção da prefeitura é agilizar a compra de insumos e equipamentos para os hospitais da região, sem a necessidade de uma licitação. Mas para que ele seja legalmente válido ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Apesar do relato dos médicos e do desespero da prefeitura, a Secretaria Estadual de Saúde do Pará diz que está tudo sob controle.

g1

Deixe seu comentário

Natal passa marca de 100 mil doses aplicadas de vacinas contra Covid-19

28 Mar2021

Por Jbelmont às 09h29

Número foi atingido neste sábado (27), após prefeitura aplicar 4.413 doses nos pontos com atendimento no fim de semana.
Por G1 RN

A Prefeitura de Natal que a cidade ultrapassou a marca de 100 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid-19. Desde o início da campanha de vacinação foram aplicadas 101.124 doses no município. Somente neste sábado (27), as equipes aplicaram 4.413 doses dos imunizantes.

As informações foram publicadas nos perfis oficiais do município em redes sociais. A imunização dos idosos com 70 anos ou mais e profissionais da saúde continua neste domingo (28) no Shopping Via Direta, Ginásio Nélio Dias (drive-thru e sala de pedestre), Arena das Dunas e Palácio dos Esportes (apenas drive-thru), das 8h às 16h.⁣

A aplicação de 100 mil doses não significa que 100 mil pessoas foram imunizadas na capital, porque a vacina é aplicada em duas doses.

Segundo o RN Mais Vacina, onde os municípios cadastram os dados de vacinação, mas os números ainda estão defasados, ⁣⁣ Natal teria 77.597 doses aplicadas e 60.873 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose.

A capital tem uma população estimada em 890.480 habitantes, portanto 6,8% dos moradores estariam imunizados.

Ao todo, ainda de acordo com o RN + Vacina, a capital recebeu 125.603 doses de vacinas desde o início da campanha de imunização.

200 vídeos
Governadora anuncia toque de recolher entre medidas do novo decreto
UFRN confirma variantes do Coronavírus no RN90% dos internados com Covid-19 em UTIs no RN usaram medicamento sem eficácia, diz médica

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +