RN é o estado com mais cidades com risco de surto de dengue, zika e chikungunya, diz Ministério da Saúde

28 Nov2017

Por Jbelmont às 21h23

São 97 municípios potiguares nessa situação. Informação foi divulgada nesta terça-feira (28) e é resultado do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

 

Mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) indica 357 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito. A maior parte dessas cidades, um total de 97, fica no Rio Grande do Norte. Ou seja, o estado potiguar tem mais de 58% dos seus municípios em situação de risco.

 

Das 167 cidades do RN, 165 enviaram os dados para o estudo. Destas, 22 tiveram desempenho satisfatório (13,3%), 73 estão em alerta (44,24%) e 97 em risco (58,08%).

 

No total, 3.946 municípios de todo o país fizeram o levantamento. Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (28), em Brasília. Na ocasião, também foi lançada a campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

Realizado de outubro até a 1ª quinzena de novembro, o LIRAa teve adesão recorde de municípios para este período do ano, com 3.946 cidades participantes, um aumento de 73% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 2.282 municípios fizeram o levantamento.

 

Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 2.450 municípios com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.

 

Entre as 17 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, estão com índices satisfatórios os municípios de Macapá (AP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO).

 

As capitais com índices em estado de alerta, são: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Vitória (ES), Recife (PE), Natal (RN), Porto Velho (RO), Aracajú (SE) e São Luis (MA). As capitais Belém (PA), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Rio Branco (AC) não informaram os dados ao Ministério da Saúde.

 

Continuar lendo Clique Aqui

Deixe seu comentário

Vereadores discursam sobre problemas enfrentados por Mossoró

28 Nov2017

Por Jbelmont às 20h51

 

Durante a sessão dessa terça-feira (28), o vereador Tony Cabelos (PSD) e a vereadora Aline Couto (PHS) fizeram pronunciamentos no pequeno expediente da Casa, tratando de assuntos de interesse de Mossoró.

O vereador Tony Cabelos agradeceu serviços solicitados que foram atendidos pela prefeitura e reforçou que continuará cobrando melhorias para a população de Mossoró. “Diversos serviços foram feitos, como o reparo das lâmpadas em uma praça no bairro Liberdade II. Uma ação de grande importância para a população local.”.

 

 

Já Aline falou sobre visita de moradores do bairro Pintos. “Recebemos esses moradores e agendamos uma visita ao bairro. Vamos cobrar melhorias para aquela região. Vamos visitar o bairro para verificar os problemas relatados pela população local.”. 

 

 Vereadores protestam contra tratamento dado aos grevistas da UERN

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Mossoró se mostraram indignados pelo tratamento que o Governo do Estado tem dado aos servidores grevistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os servidores ocuparam o Centro Administrativo do Estado e foram retirados do local com o uso de armas de efeito moral.

 

 

Ozaniel Mesquita (PR) declarou apoio aos servidores da Universidade que estão em greve por causa dos atrasos nos salários. “Fica aqui o meu apoio ao movimento dos grevistas que pedem apenas o que é de direito, salários em dia.”.

 

 

“Os servidores e estudantes foram tratados com brutalidade. Eles só pedem o que é de direito deles. Os funcionários da UERN estão com salários atrasados há meses. Devemos fazer uma nota de repúdio ao tratamento dado á UERN pelo Governo do Estado. A instituição é de extrema importância para o Rio Grande do Norte e principalmente para Mossoró. ”, declarou Isolda Dantas (PT).

 

 

Sandra Rosado (PSB) reforçou o apoio dos vereadores da Casa Legislativa à UERN. “Não vamos deixar que essa universidade sofra o que estão planejando para ela no futuro. Vamos formar uma rede de apoio.”.

 

 

O vereador Francisco Carlos (PP), que também é professor da UERN, agradeceu o apoio. “A Câmara não tem se furtado a dar apoio à UERN. Quero agradecer como professor e como vereador me uno a todos os colegas.”.

 

 

A presidente da Câmara, vereadora Izabel Montenegro (PMDB), ratificou o apoio da Casa Legislativa. “Tudo que diz respeito à UERN diz respeito a esta Casa. Vamos apoiar sempre essa universidade e lutar cada vez mais pelo seu fortalecimento.”.

 

Zona Rural sedia edição do Câmara Cidadã

 

A Câmara Municipal de Mossoró vai realizar mais uma edição do Projeto Câmara Cidadã, nessa quarta-feira (29), a partir das 8h da manhã, na comunidade Barrinha, zona rural de Mossoró.  Duas escolas vão sediar o evento, a Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio e a Unidade de Educação Infantil Alvorecer.

 

A escolha da comunidade Barrinha foi uma proposição do vereador Didi de Arnor. Durante o projeto serão oferecidos diversos serviços à população, como confecção de fotos 3x4, orientação sobre INSS, vacinação, confecção do cartão SUS, aplicação de flúor, entre outros. As atividades serão realizadas das 8h às 15h.

 

 A presidente da Casa Legislativa, vereador Izabel Montenegro, ressalta que o Câmara Cidadã é desenvolvido para que a população conheça melhor o trabalho dos vereadores e tem ainda caráter social. “Levamos a sessão ordinária para que os moradores da localidade entendam melhor o trabalho do Poder Legislativo. Muitas vezes nós vereadores somos cobrados por ações que não são da nossa competência. Também queremos melhorar de alguma maneira a vida dessas pessoas, com a oferta de vários serviços. É um projeto que traz muitos benefícios à sociedade mossoroense.”, destacou.

Deixe seu comentário

Presidente da Câmara revela que Fundação Ana Lima, da Hapvida, derrubou o Hospital Duarte Filho

28 Nov2017

Por Jbelmont às 18h14

A presidente da Câmara de Mossoró, vereadora Izabel Montenegro (PMDB), protestou, mais uma vez, durante a sessão dessa terça-feira (28), sobre a situação do Hospital Duarte Filho, que foi demolido por uma instituição ligada a Hapvida.

O hospital foi demolido e os vereadores da Casa questionam a destinação do terreno, que deveria servir para a população.

A vereadora declarou que recebeu a informação de que uma fundação chamada Ana Lima, criada em 1972, e que é o braço social da Hapvida, irá assumir o terreno. De acordo com Izabel Montenegro, essa é uma forma de utilizar o terreno de forma errada.

“No artigo 14 do estatuto social do Hospital Duarte Filho diz que, com a extinção da sociedade, o hospital deve passar para outra fundação. Mas que fundação é essa? Andei pesquisando e vi que a fundação faz apenas assistencialismo.”, disse.

O Hospital Duarte Filhom, conforme o estatuto da entidade de 1974 e atualizado em 2007, deveria ser repasada para uma instituição que preste serviços semelhantes, como a APAMIM ou a LIga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

A vereadora pediu intervenção do Ministério Público para reaver o hospital para o povo. “O hospital tem que continuar tendo atendimento filantrópico. Faço um apelo ao Ministério Público. Precisamos abraçar essa causa e impedir que o Hapvida tome o local.”.

Não é de hoje que a Câmara questiona a derrubada as escondidas do Hospital Duarte Filho. O vereador João Gentil cobrou, inclusive do MInistério Público Estadual, interferência para que o caso seja esclarecido. Segundo ele, o cidadão tem direito de saber o que está acontecendo.

O advogado Jefferson Freire também entou no debate, tendo ingressado com petição no Ministério Público estadual para que o caso seja investigado.

 

Do Mossoró Hoje

Deixe seu comentário

Cheques de qualquer valor serão compensados em até um dia útil

27 Nov2017

Por Jbelmont às 19h47

A compensação de cheques de qualquer valor passará a ser feita em um dia útil, inclusive os de menos de R$ 300, cujo prazo atual é de dois dias úteis. A mudança está prevista na Circular 3.859, divulgada nesta segunda-feira (27) pelo Banco Central (BC), que altera a sistemática de compensação de cheques.

 

Os bancos e a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) terão 180 dias para se adequar à nova sistemática.

 

Segundo o BC, com a redução da quantidade de cheques em circulação e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, a existência de mais de uma faixa de valores para compensação deixou de se necessária. Entre março de 2005 e outubro de 2017, o número de cheques processados mensalmente pela Compe caiu de 170 milhões para 42 milhões.

 

“A unificação da compensação, atualmente segregada por faixas de valores, permitirá ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema, em linha com a agenda BC+ [medidas para tornar o crédito mais barato, aumentar a educação financeira, modernizar a legislação e tornar o sistema financeiro mais eficiente]. As alterações seguem o esforço do BC de aprimorar os vários instrumentos de pagamentos, tornando-os mais seguros e eficientes para o usuário”, informou o banco.

 

Agência Brasil

Deixe seu comentário

Setor de Saúde da Câmara e Associação aos Portadores de Câncer realizam palestra sobre Câncer de Próstata

27 Nov2017

Por Jbelmont às 19h24

O Setor de Saúde da Câmara Municipal de Mossoró, em parceria com a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), promoveu, na manhã dessa segunda-feira (27), uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A palestra foi ministrada pelo médico urologista Renato Fernandes e transmitida ao vivo pela TV Câmara.

 

Catharina Amorim, enfermeira do Setor de Saúde da Câmara, destacou a importância da conscientização dos homens e de acabar com o preconceito sobre o assunto. “Como o doutor Renato Fernandes deixou claro, o câncer de próstata tem uma grande incidência, mas é um câncer curável e de evolução lenta, portanto se faz necessário conscientizar a todos sobre seu diagnóstico precoce para que possamos tratar da melhor forma e evitar tantas mortes que ainda existem. O conhecimento também é a chave para quebrar alguns tabus que os homens têm a respeito do tema.”, destacou.

 

“Esperamos que a palestra do doutor Renato Fernandes sirva de incentivo para aqueles homens que, em virtude do preconceito, ficam relutantes em cuidar da sua saúde. O câncer de próstata tem cura e a detecção precoce salva vidas.”, finalizou Anny Moura, psicóloga da Câmara Municipal.

 

O Setor de Saúde da Câmara realizou, ao longo do ano, outras campanhas para conscientização dos funcionários da Casa Legislativa. As campanhas foram transmitidas pela TV Câmara. “O Setor de Saúde elaborou um projeto intitulado “A hora do Servidor” que tem como objetivo promover ações visando colaborar com a saúde dos servidores. Essas ações são importantes, pois os funcionários acabam sendo multiplicadores da informação, repassando para seus familiares. Realizamos, em 2017, prevenção e combate a hipertensão arterial sistêmica, conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, entre outras campanhas. O Setor de Saúde da Câmara também realiza a prestação de serviços às comunidades por meio da câmara cidadã.”, completou Edna Gomes, assistente social da Câmara.

 

Câmara Municipal realiza campanha para compra de mamógrafo para Liga

 

Por iniciativa Câmara Municipal de Mossoró será realizada campanha solidária para aquisição de um novo mamógrafo para a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). A campanha acontece em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Norte (ANOREG/RN) e será lançada no evento “Todos contra o câncer”, nesta terça-feira, às 20h, no Requinte Buffet.

 

A presidente da Casa Legislativa, vereadora Izabel Montenegro, destaca a importância da sociedade se mobilizar em campanhas desse tipo, mostrando solidariedade àqueles que mais necessitam. “O objetivo dessa campanha é ajudar a Liga, mas principalmente reduzir a incidência de mortes por câncer de mama. O diagnóstico precoce ajudará a diminuir as estatísticas. Precisamos nos unir e apoiar esta causa”, destacou.

 

Quem quiser colaborar poderá fazer doações de qualquer quantia para contas na Caixa Econômica Federal (Agência 0560, Operação 003 e Conta Corrente 90.000-9) ou no Banco do Brasil (Agência 4687-6 e Conta Corrente 12345-5). Essas contas são administradas pela Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Deixe seu comentário

Polícia Civil divulga foto de homem suspeito de matar ex-mulher a tiros na Grande Natal

27 Nov2017

Por Jbelmont às 18h00

Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou nesta segunda-feira (27) fotos de Laudir Gomes do Nascimento, de 45 anos, suspeito de matar sua ex-esposa. Estefany Micaeli Souza de Carvalho, de 19, foi assassinada a tiros na noite deste domingo (26) em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal.

 

Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Laudir matou Estefany por estar inconformado com o fim da relação. Ele é procurado desde então.

 

Qualquer informação sobre a localização de Laudir pode ser repassada à DHPP pelos números 181 ou (84) 3232-1195. A Polícia Civil garante que o denunciante será mantido no absoluto anonimato.

 

Titular da DHPP, o delegado Marcos Vinícius contou que Estefany terminou o relacionamento com Laudir há aproximadamente 15 dias e, a partir desta decisão, ele começou a fazer ameaças. “Nós descobrimos que ele avisou para a vítima que se a mesma não voltasse para ele, o mesmo mataria o pai dela.

 

Na tarde do domingo, Laudir foi até São Gonçalo do Amarante e encontrou o pai de Estefany na rua. Naquele momento, ele fez ameaças e mostrou duas armas de fogo, um revólver e uma pistola. No período da noite, ele retornou à cidade e conseguiu localizar Estefany, que estava conversando com um familiar. Ele a retirou da conversa e efetuou três tiros contra a mesma, na região do tórax e da face”, relatou o delegado.

 

Feminicídio

 

Segundo o Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no estado – entre 1º de janeiro e 26 de novembro deste ano, 145 mulheres foram mortas em todo o estado. Destes, pelo menos 36 foram de feminicídio, que é o crime de ódio baseado no gênero.

 

G-1 RN

Deixe seu comentário

No RN, policiais civis aposentados vão à Secretaria de Segurança cobrar salários atrasados

27 Nov2017

Por Jbelmont às 11h22


Protesto reuniu dezenas de policiais civis aposentados na Secretaria de Segurança (Foto: Sinpol/Divulgação)

 

Policiais civis aposentados do Rio Grande do Norte foram à Secretaria de Segurança Pública na manhã desta segunda-feira (27) cobrar do governo do estado o pagamento do salário de outubro, que ainda está atrasado.

 

A categoria espera ser recebida pela secretária Sheila Freitas ainda nesta segunda. Os aposentados reclamam do tratamento diferenciado que receberam do governo, que pagou a folha de outubro de todos os servidores ativos da segurança pública.

 

"Há previsão de uma reunião às 14h com a secretária, na qual vamos cobrar que o governo coloque em dia os salários dos aposentados. Esperamos que ela faça uma intermediação também junto à Secretaria de Planejamento e ao Gabinete Civil para garantir esse pagamento", disse Nilton Arruda, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN).

 

Deixe seu comentário

Bandidos se entregam a polícia após fazerem refém em assalto a posto de gasolina em Nova Parnamirim

27 Nov2017

Por Jbelmont às 09h32

Dois bandidos fizeram uma mulher de refém, a polícia está no local.

Bandidos liberam mulher e se entregam a polícia.

 

Um assalto com refém está em andamento na manhã desta segunda-feira(27), em um posto de combustíveis, em Nova Parnamirim, município de Parnamirim, na Grande Natal.

Tentativa de assalto com refém na manhã desta segunda em posto de combustíveis na Grande Natal termina com dois presos


Deixe seu comentário

Banco é alvo de criminosos pela terceira vez em São Gonçalo do Amarante

27 Nov2017

Por Jbelmont às 09h04

 

Uma agência do Banco do Nordeste localizada no município de São Gonçalo do Amarante, Grande Natal, foi invadida por criminosos pela terceira vez apenas este ano, na madrugada desta segunda-feira, 27.

Por volta das 4 horas da manhã, os suspeitos conseguiram entrar no banco e levaram três armas de fogo que eram escondidas dentro do cofre da vigilância do local. Durante a ação criminosa, ninguém fazia a segurança da agência, que estava vazia.

A mesma agência já sofreu dois ataques, onde, em ambas, criminosos tentaram explodir caixas eletrônicos. Porém, nos dois casos, os bandidos foram embora sem levar nada, já que os terminais estavam sem dinheiro.

A Polícia foi acionada e fez buscas pelo local, contudo, ninguém foi detido.

 

Agora RN

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Brasileiro Série A

26 Nov2017

Por Jbelmont às 18h04

No jogo da taça, campeão Corinthians fica no empate com o Atlético-MG em Itaquera

RESUMÃO

 

  • DESTAQUEFESTA CORINTIANA, DECEPÇÃO DO GALO

    Campeão brasileiro já há dez dias, o Corinthians só pôde levantar a taça neste domingo, em Itaquera. E a festa não foi completa. Com bela atuação de Otero (um gol e uma assistência), o Atlético-MG saiu na frente, levou a virada, chegou ao empate e teve chance claríssima para virar, com Fred. O empate em 2 a 2, porém, acabou sendo o resultado mais justo e deixou o Galo em situação delicada na sua briga para chegar à sexta Libertadores consecutiva.

  •  

37ª Rodada

Fluminense-RJ 1x2 Sport-PE
Corinthians-SP 2x2 Atlético-MG
Cruzeiro-MG 0x1 Vasco da Gama-RJ
Coritiba-PR 1x2 São Paulo-SP
Grêmio-RS 1x1 Atlético-GO
Ponte Preta-SP 2x3 Vitória-BA
Avaí-SC 1x0 Atlético-PR
Flamengo-RJ  1x2 Santos-SP
Bahia-BA  0x1 Chapecoense-SC
Palmeiras-SP  2x0 Botafogo-RJ 

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG
ÚNICO   

 

1 Corinthians-SP 72 37 21 21
2 Palmeiras-SP 63 37 19 19
3 Grêmio-RS 62 37 18 20
4 Santos-SP 62 37 17 10
5 Cruzeiro-MG 56 37 15 8
6 Flamengo-RJ 53 37 14 10
7 Vasco da Gama-RJ 53 37 14 -8
8 Botafogo-RJ 52 36 14 5
9 Chapecoense-SC 51 37 14 -3
10 Atlético-MG 51 37 13 2
11 Bahia-BA 49 37 13 2
12 São Paulo-SP 49 37 13 -1
13 Atlético-PR 48 37 13 -1
14 Fluminense-RJ 46 37 11 -3
15 Vitória-BA 43 37 11 -7
16 Coritiba-PR 43 37 11 -8
17 Sport-PE 42 37 11 -13
18 Avaí-SC 42 37 10 -19
19 Ponte Preta-SP 39 37 10 -14
20 Atlético-GO 35 37 9 -18

Deixe seu comentário

Estudantes de Areia Branca conquistam medalha de bronze na Olimpíada de Matemática

26 Nov2017

Por Jbelmont às 12h24

Quatro estudantes do município de Areia Branca tiveram destaque na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2017, realizada anualmente com alunos de todo o país. Os melhores colocados e que obtiveram a medalha de bronze foram Marcos Vinícius Oliveira da Cruz da Escola Municipal Francisco da Borja (Ponta do Mel) e Gabriel Rebouças Dantas da Escola Municipal Valdecir Nunes da Silva (Centro), ambos no Nível 1.

 

Outros dois alunos de escolas públicas municipais conquistaram a menção honrosa que é uma posição abaixo da medalha de bronze, João Henrique rodrigues de França da Escola Municipal Professora Geralda Cruz (Centro) e Maria Luiza Miranda de Moura Lucas da Escola Municipal Valdecir Nunes da Silva (Centro), classificados no Nível 2.

 

Os alunos Marcos Vinícius e Gabriel Rebouças vão ser agraciados com bolsas de estudo online do CNPQ, e de acordo com a secretária municipal de Educação, Fátima Luz, a prefeita municipal Iraneide Rebouças já autorizou a premiação dos dois estudantes medalhistas com tablets, além de kits escolares para os quatro alunos.

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2017, as escolas privadas de todo o Brasil também foram convidadas a participar.

Deixe seu comentário

Casal é morto durante assalto em Bom Jesus Rio Grande do Norte

26 Nov2017

Por Jbelmont às 11h20


João Everson Costa da Silva e Maria Eloíse Augustina da Silva foram mortos durante uma assalto na cidade de Boa Saúde (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Um casal foi morto durante um assalto na zona rural do município de Boa Saúde, no interior do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (26), próximo ao Sítio Nova Cruz.

 

De acordo com a Polícia Militar, João Everson Costa da Silva, de 23 anos, e a companheira dele, Maria Eloísa Augustino da Silva, de 21, foram encontrados mortos na estrada que dá acesso ao sítio, por onde seguiam de moto. Eles teriam sido abordados por assaltantes, que tomaram o veículo e mataram os dois.

 

A polícia ainda não tem pistas sobre onde estão os criminosos.

 

G-1 RN

Deixe seu comentário

Em defesa da Previdência, centrais convocam greve nacional para dezembro

26 Nov2017

Por Jbelmont às 09h05

Contra a proposta de “reforma” da Previdência Social proposta pela gestão Temer e que pode ir à votação na primeira semana de dezembro, as centrais sindicais (CTB, CUT, Nova Central, Força Sindical, CSB, UGT, Intersindical, CSP-Conlutas e CGTB) orientam suas bases a se mobilizarem e construir uma greve nacional para o dia 5 de dezembro.

 

A agenda de ação foi apr​ovada na reunião desta sexta-feira (24), na sede da Forção Sindical, com a presença das centrais sindicais, confederações, federações e sindicatos estratégicos para a construção da greve.

 

“Precisamos de uma resposta contundente contra essa emenda cosmética que Temer apresentou e que sepulta nossa Previdência Social. Sem pudor, o governo ilude, através de uma campanha publicitária sórdida e que mente descaradamente para o nosso povo”, disse o presidente da CTB, Adilson Araujo, logo após a reunião das centrais.

 

Ele alertou sobre a nova estratégia da gestão Temer, que para aprovar uma perversa proposta, fatia a retirada dos direitos. “Temer mente e segue retirando direitos consagrados do nosso povo. Essa reforma não tem outro objetivo senão privatizar o maior sistema de distribuição de renda do país e condenar nosso povo a um futuro de fome e miséria”, acrescentou Adilson.

 

Jornal do Brasil

Deixe seu comentário

Bolsa Família já custou R$ 21,6 bilhões só este ano

26 Nov2017

Por Jbelmont às 08h59

O programa Bolsa Família custou ao País só este ano, até o fim de outubro, R$21,6 bilhões. O maior valor ainda é transferido para a Bahia: R$2,88 bilhões são distribuídos entre 6 milhões de beneficiados. São Paulo é 2º que mais recebe, R$ 2,08 bilhões. O governo Temer já lançou o “Progredir”, porta de saída, mas não tem pressa: o Bolsa Família é, afinal, “o maior programa de compra de votos do mundo”, conforme já o definiu o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

 

Diário do Poder – Cláudio Humberto

Deixe seu comentário

Enade será aplicado neste domingo para mais de 530 mil estudantes do ensino superior

26 Nov2017

Por Jbelmont às 08h56

Neste domingo (26), 537.407 estudantes do ensino superior vão fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Eles estão matriculados em 12.815 cursos (veja a lista abaixo), de 2.072 instituições de ensino superior.

 

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30. Por causa do horário de verão, e dos diferentes fusos em vigor no Brasil, há quatro variações de horário. Participantes de estados com fuso diferente ao de Brasília devem adequar o horário local ao oficial.

 

A prova do Enade é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área. As duas partes têm questões discursivas e de múltipla escolha.

 

O componente de formação geral tem 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já o componente específico de cada área ou curso superior de tecnologia avaliado tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

 

O Enade avalia o desempenho dos alunos no ensino superior e é obrigatório. A cada três anos, o Ministério da Educação aplica a prova para um determinado grupo de cursos para acompanhar a evolução.
Neste ano, ele será aplicado aos estudantes concluintes para os seguintes cursos:

 

Bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia, Sistema de Informação.

 

Bacharel ou licenciatura nas áreas de: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química.


Licenciatura nas áreas de: Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, Pedagogia.


Tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores, Gestão da Tecnologia da Informação.

 

G1

Deixe seu comentário

RN tem 17 cidades em colapso de abastecimento por causa da seca; Santana do Matos entrou na lista

26 Nov2017

Por Jbelmont às 08h43

Com Açude da Pedra seco, município da região Central potiguar não conta com água da Caern a partir desta sexta-feira (24).

O município de Santana do Matos, na região Central potiguar, entrou em situação de colapso no abastecimento de água nesta sexta-feira (24), segundo informou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O abastecimento está suspenso no município, que será atendido a partir de agora pelas defesas civis do estado e do município. Ao todo, 17 cidades potiguares estão nessa situação.

 

De acordo com a Caern, o motivo do colapso em Santana é o baixo volume do Açude da Pedra, de onde é captada a água que chega aos moradores do município. O "faturamento" da cidade - a cobrança pelo abastecimento - será suspenso enquanto perdurar a situação.

 

Além das cidades em colapso, o estado tem 76 municípios em escala de rodízio da água. A última a entrar na lista de colapso tinha sido Jardim do Seridó, na região Seridó potiguar, no dia 31 de outubro passado. A cidade de 12.500 habitantes teve o sistema de abastecimento desligado, por não ser mais viável captar água no Açude Zangarelhos, sistema alternativo que vinha abastecendo a cidade.

 

Antes, Jardim do Seridó recebia água da barragem Passagem das Traíras, que secou.

 

Os municípios em colapso

 

Na região Oeste: Almino Afonso, Francisco Dantas, João Dias, José da Penha, Luiz Gomes, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel e Tenente Ananias.

Seridó: Acari, Bodó, Cruzeta, Currais Novos e Jardim do Seridó

Central: Santana do Matos.

 

G-1 RN

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 1.991: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 65 mi

25 Nov2017

Por Jbelmont às 20h39

 

A Caixa Econômica Federal realizou neste sábado (25) o concurso 1.991 da Mega-Sena.

As dezenas sorteadas foram: 19 - 20 - 28 - 34 - 36 - 44.

Ninguém acertou as 6 dezenas, e o prêmio acumulou em R$ 65 milhões. O sorteio foi às 20h (horário de Brasília) em Italva (RJ).

A Quina teve 80 acertadores, e cada um ganhou R$ 48.195,29. Outras 6.152 pessoas ganharam na Quadra, e vão levar R$ 895,32.

Deixe seu comentário

NOTA DE ESCLARECIMENTO - GOVERNO DO RN

25 Nov2017

Por Jbelmont às 19h51

A respeito de informações que circulam nas mídias sociais e na imprensa sobre o atraso nos salários dos servidores, o Governo do RN faz os seguintes esclarecimentos:

 

1. Não procede a afirmação de que os servidores estão “há 60 dias sem salários”. A folha de pagamento que está parcialmente em aberto é a de outubro. Portanto, se o salário deveria ter sido pago no último dia do mês de outubro, hoje são contados 25 dias de atraso. Não há qualquer categoria de servidores públicos estaduais com 60 dias de atraso, e é preciso deixar claro que, a depender da vontade do Governo, não existiria atraso nenhum;

 

2. Todos os servidores de órgãos da administração indireta que dispõem de recursos próprios (entre eles Detran, CAERN, Potigás) e todos da área de segurança pública, sistema prisional e da Educação, já receberam integralmente os salários do mês de outubro, estando, portanto, com os vencimentos em dia. Também receberam seus vencimentos mais de 80% dos servidores da Saúde;

 

3. Os servidores ativos e inativos de todos os demais órgãos e secretarias que ganham até R$ 2 mil receberam seus salários do mês de outubro, estando, portanto, também com os vencimentos em dia;

 

4. Atualmente, estão em atraso os salários dos servidores ativos e inativos que ganham acima de R$ 2 mil e não pertencem às categorias já citadas;

 

5. O Governo do RN sofreu bloqueios de decisões judiciais de mais de R$ 115 milhões em 2017. E, nos últimos dias, foi alvo de decisões que obrigam o repasse do duodécimo em atraso ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público Estadual (MPE). Os recursos serão subtraídos, por ordem da Justiça, da mesma conta de onde saem os recursos para pagamento dos salários dos servidores;

 

6. O Governo aguarda a confirmação de repasses federais para prosseguir, o mais breve possível, com o pagamentos dos servidores referente ao mês de outubro;

 

7. As obras que estão sendo realizadas pelo Governo do RN, notadamente as iniciativas de combate à seca, as obras viárias, as obras de saneamento e reformas em prédios públicos NÃO SÃO FEITAS com recursos que poderiam ser destinados a pagar salários, mas com recursos federais ou de empréstimos cuja destinação é estabelecida por lei. Portanto, esses recursos não podem ser utilizados para o pagamento de salários. Se isso fosse possível, já teria sido feito, pois o pagamento da verba alimentar dos servidores é prioridade absoluta.

 

GOVERNO DO RN

25 de novembro de 2017

Deixe seu comentário

Dois jovens são retirados de casa e mortos a tiros na madrugada de hoje em Guamaré.

25 Nov2017

Por Jbelmont às 19h27

Marcos Michael da Silva Pontes e Rone Gleyson Marques da Silva foram encontrados mortos numa estrada carroçável.

 

 

Dois jovens foram retirados de casa no conjunto Salinas da Cruz, em Guamaré na madrugada de hoje, 25 de novembro e encontrados mortos com tiros de escopeta na cabeça, numa estrada carroçável, próximo ao Distrito Industrial da cidade.

 

Segundo informações, os criminosos chegaram à residência por volta de 04 horas da madrugada, se passando por policiais e logo que raptaram as vitimas saíram gritando o nome da facção criminosa, “PCC”.

Pela manhã, os corpos de Marcos Michael da Silva Pontes de 29 anos de idade e Rone Gleyson Marques da Silva, de 25, foram encontrados numa estrada carroçável, com as cabeças estouradas pelos disparos. Rone estava com as mãos amarradas para trás com cabo de carregador de celular.

 

Segundo a policia, as vitimas são naturais de Natal e estavam passando uma temporada na casa de familiares. O crime pode estar relacionado à briga de facções criminosas.

 

Também em Guamaré:

Empresário é morto a tiros na cidade de

 

Guamaré

 


Francisco Antônio Santos de Queiroz, de 45 anos de idade, foi morto com dois disparos pelas costas. 

 

O crime aconteceu no inicio da tarde de hoje, 25 de novembro, no conjunto Salinas da Cruz, em Guamaré, no Rio Grande do Norte.

 

O empresário do ramo de material de construção, Francisco Antônio Santos de Queiroz, de 45 anos de idade, foi morto com dois disparos pelas costas. Segundo informações, ele estava saindo de seu estabelecimento e teria sido surpreendido por um elemento, que depois de matar o empresário, tentou fugir com sua motocicleta, abandonando num local próximo.

 

O crime intriga a policia local, pois segundo informações, o empresário não tinha envolvimento com ilícitos e nem problemas com a justiça. A policia não acredita em crime de latrocínio, pois nada foi levado da vitima.

 

Segundo informações, “Salinas da Cruz” é um conjunto construído recentemente, pela prefeitura, mas que abriga muitos traficantes e membros de facções criminosas da região e até foragidos da justiça de outras cidades.

 

A policia não descarta a possibilidade da vitima ter se envolvido em algum tipo de confusão com o criminoso, que segundo informações, é um traficante conhecido no bairro.

 

Do Câmera

Deixe seu comentário

Aposentados e pensionistas começam a receber segunda parcela do 13º salário

25 Nov2017

Por Jbelmont às 16h11

Da Agência Brasil*

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber hoje (24) a segunda parcela do décimo terceiro salário. Os primeiros a receber são os que ganham até um salário mínimo. A primeira parcela foi depositada entre os meses de agosto e setembro.

 

O depósito da gratificação será feito junto com a folha de pagamento mensal do INSS, que começa a ser depositada também nesta sexta-feira e segue até o dia 7 de dezembro.

 

Mais de 29,7 milhões de beneficiários receberão a segunda parte do abono anual, que representa uma entrada extra de recursos na economia de pelo menos R$ 20,4 bilhões nos meses de novembro e dezembro. O pagamento dessa segunda parte do abono virá com o desconto do Imposto de Renda.

 

Por lei, não têm direito ao décimo terceiro os segurados - 4, 6 milhões - que recebem benefícios assistenciais (Loas).



*Com informações do Ministério da Previdência Social

Deixe seu comentário

Flanelinha é morto a tiros no Alto São Manoel e casal é baleado no Bairro Aeroporto

25 Nov2017

Por Jbelmont às 15h51

Noite de Sexta Feira

Um casal de namorados, foram balados durante um atentado a tiros, por volta das 22h30min dentro de uma casa, onde também funciona um espetinho, nas proximidades do sinal que dar acesso ao Macarrão.

Alana Kelly Duarte da Silva de 22 anos de idade, foi atingida com um tiro na região do tórax e morreu quando era socorrida por populares para o Hospital Tarcísio Maia.

O namorado dela, Talysson Diniz de Moraes Fernandes, 21 anos foi ferido com vários tiros de pistola e socorrido pelo Samu para o HRTM em estado grave.

Madrugada deste sábado

O crime aconteceu por volta de 00h20min desta madrugada de sábado 25 de novembro de 2017,nas proximidade de LE Pneus, na Rua Filgueira Filho, região do Pirrichil, no Alto São Manoel.

A vítima um Flanelinha identificado como, Ricardo Pereira da Silva de 33 anos de idade, foi assassinado em via pública com vários tiros de pistola calibre 380.

Segundo informações da policia,a vítima estava indo pra casa, quando foi abordada por indivíduos ocupando um carro branco que efetuaram os disparos.

Deixe seu comentário

PM cumpre reintegração de posse e retira servidores que ocupavam secretaria no RN

25 Nov2017

Por Jbelmont às 14h02

 PM cumpre mandado e retira servidores em greve de ocupação da Secretaria de Planejamento do RN (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

A Polícia Militar usou bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e spray de pimenta para retirar, no final da tarde desta sexta-feira (24), os servidores em greve que ocupavam a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan). O prédio estava ocupado desde a quarta (22) em protesto contra o atraso salarial.

 

Policiais do Batalhão de Choque da PM agiram em cumprimento a um mandado de reintegração de posse solicitado pelo Governo do Estado e concedido pela Justiça.

 

A PM chegou ao local e informou aos manifestantes sobre a reintegração de posse. Os servidores da Saúde e também da Universidade Estadual do RN (UERN) resistiram e decidiram permanecer na sede da Seplan. Os policiais, então, usaram bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e spray de pimenta para retirar os manifestantes.

 

Um grupo de servidores está acampado no Centro Administrativo do Estado desde o mês passado. O Estado vem atrasando o pagamento dos salários há 22 meses. Quem ganha acima de R$ 2 mil ainda não recebeu a folha de outubro

 

G-1 RN

Deixe seu comentário

Duas mulheres são mortas em terreno baldio na Zona Oeste de Natal; mulher também é assassinada em Mossoró

25 Nov2017

Por Jbelmont às 13h58

D

 

uas mulheres, aparentemente menores de idade, foram encontradas mortas na manhã deste sábado (25) em um terreno baldio no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Militar, os corpos apresentam cortes profundos. Ainda não há pistas dos assassinos ou motivação para o duplo homicídio. Em Mossoró, na região Oeste do estado, uma jovem de 19 anos também foi assassinada.

 

Em contato com o G1, o oficial de operações do 9º Batalhão da PM informou que em Natal, o terreno onde as jovens foram achadas mortas fica na Av. Bom Pastor, por trás de uma loja automotiva que vende molas a amortecedores. No local, vizinhos disseram que não ouviram nem viram nada de estranho durante a noite ou madrugada.

 

Tortura

 

Ainda de acordo com a PM, há sinais de tortura. Uma delas teve partes dos dedos de uma das mãos arrancados e uma orelha foi decepada, além de um corte extenso no pescoço. A outra tem perfurações profundas na barriga e no rosto.

 

Os policiais disserem que ninguém reconheceu os corpos. Acham que as jovens foram atraídas ao local para consumir drogas e que, provavelmente, pela crueldade, foram mortas por terem envolvimento com alguma facção criminosa rival.

 

O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Mossoró

 

Já em Mossoró, o crime aconteceu no bairro Aeroporto. Foi dentro de uma casa onde funciona uma lanchonete. Alana Kelly Duarte da Silv, de 19 anos, morava com a mãe. Ela foi assassinada no quarto. Amigos e familiares ficaram abalados.

 

De acordo com a polícia, a mãe de Alana estava na calçada de casa com alguns vizinhos quando dois homens chegaram armados e ordenaram que todos baixassem a cabeça e entrassem. Os criminosos procuravam pelo namorado da jovem. Ele e Alana estavam no quarto.

 

Baleada na barriga, Alana ainda foi socorrida, mas não resistiu ao ferimento e morreu antes de chegar ao hospital. Já o namorado, identificado apenas como Talysson, levou um tiro no braço e outro no rosto. O estado de saúde dele não foi divulgado.

 

G-1RN

Deixe seu comentário

Garotinho será transferido para Bangu 8 onde ficará isolado e será monitorado 24h

24 Nov2017

Por Jbelmont às 22h11

 

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) determinou nesta sexta-feira a transferência do ex-governador Anthony Garotinho da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. A determinação foi confirmada em nota enviada à imprensa por volta das 19h. Em Bangu 8, Garotinho ficará isolado em uma cela monitorada por uma câmera 24 horas por dia. A transferência foi feita como punição por não ter provado as supostas agressões que disse ter sofrido na madrugada.

 

De acordo com a Seap, Garotinho estava sozinho em uma galeria composta por nove celas todas vazias, em Benfica. E as imagens das câmeras de segurança da unidade não registraram a presença de qualquer pessoa ou estranhos que pudessem comprovar a agressão relatada pelo ex-governador.

 

A decisão aconteceu mesmo após a Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Rio negar o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) para que o ex-governador fosse transferido do presídio em Benfica. Segundo o MPRJ, a permanência dele no mesmo presídio em que estão detentos da Lava-Jato apresentaria riscos à integridade física do político.

 

Mais cedo, o juiz Ralph Manhães, da 98ª Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes, se manifestou a favor da transferência do ex-governador para um presídio de segurança máxima, incluindo a possibilidade de que ele vá para uma penitenciária federal.

 

Mais cedo, Garotinho foi levado à 21ª DP (Bonsucesso) para prestar depoimento. À polícia, ele contou que um homem entrou na cela dele de madrugada e bateu nele com um porrete, além de fazer ameaças com uma arma. Segundo o ex-governador, a agressão teria sido causada em retaliação das denúncias feitas por ele sobre irregularidades em órgãos dos estado, inclusive a Seap.

 

Na prisão, Garotinho chegou a ser atendido pelo ex-secretário de Saúde Sérgio Côrtes, aliado do ex-governador Sérgio Cabral. Côrtes está preso sob a acusação de receber propina e trabalha na enfermaria da prisão em Benfica, para onde estão sendo levados os presos da Lava-Jato no Rio.

 

Segundo o delegado responsável pelo caso, Wellington Vieira, Garotinho poderá ser indiciado por falsa comunicação de crime, caso seja comprovado que ele não foi agredido em sua cela. O crime prevê de um a seis meses de detenção ou multa.

 

De acordo com o delegado, Garotinho chegou a ser advertido sobre o risco de ser indiciado se sua versão não fosse verdadeira. Ainda assim, ele manteve o seu relato sobre a agressão.

 

— Se ele não estiver falando a verdade, poder ser indiciado. Mas o caso ainda está sendo apurado. Vamos verificar a versão apresentada — esclareceu o delegado.

 

G-1

Deixe seu comentário

Justiça manda que servidores estaduais em greve com salários atrasados desocupem a Secretaria de Planejamento

24 Nov2017

Por Jbelmont às 11h29

Os servidores que ocuparam a Secretaria Estadual de Planejamento, em greve, e protestando contra o atraso de salários, terão que deixar o local em até duas horas.

A decisão é da Justiça. Segundo o juiz Bruno Lacerda, é legítima a busca pela regularização dos salários, porém é ilegal a ocupação de um prédio público, impedindo seu funcionamento normal.

Deixe seu comentário