.

Ministério da Defesa cancela tradicionais desfiles de 7 de Setembro em razão da pandemia

07 Ago2020

Por Jbelmont às 18h49


Cautela em razão da pandemia

“Todavia, como é de amplo conhecimento, o País, como considerável parte do mundo, enfrenta a pandemia do ‘COVID-19’, não sendo recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação”, escreveu.

O ministro destaca ainda que “as condições atuais indicam que tal recomendação deva ainda vigorar durante o mês de setembro, abrangendo, assim, o período de celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil”.

“Em consequência e de acordo com as coordenações realizadas com a Presidência da República, determino aos Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que orientem suas respectivas Forças para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao supracitado evento como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas”, escreveu Azevedo e Silva.

Comemoração alternativa

Mais cedo, ao chegar ao seu gabinete, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse que os desfiles deste ano “provavelmente” seriam cancelados.

“Provavelmente ele vai ser cancelado. Não é pelo desfile em si, mas pela participação popular, aí gera aglomeração, está fora dos parâmetros da nossa linha de combate à pandemia”, disse Mourão a jornalistas.

O vice-presidente disse que a possibilidade de realização de uma comemoração alternativa “está na mão da Defesa”. “O ministro deve despachar isso com o presidente, mas não passou por mim esse assunto.”

CNN Brasil

Deixe seu comentário

CORONAVÍRUS: Ocupação de leitos está em 57% no RN

07 Ago2020

Por Jbelmont às 12h46

Foto: Reprodução

Deborah Secco voltou a falar sobre como era o sexo no início do relacionamento com Hugo Moura —hoje seu marido e pai de sua filha, Maria Flor. Durante participação no “OtaLab” no UOL desta quinta-feira (6), a atriz explicou a declaração de que eles transavam em média dez vezes por dia.

“Na verdade, eu nunca contei se foram dez. O que estava querendo dizer é que no início da relação a gente só fazia sexo, não tinha outro tipo de relacionamento. A gente só via e fazia sexo, a gente nem comia nem dormia. E aí quis dizer que, com o passar dos anos, a relação vai ganhando uma nova roupagem. A gente passa a fazer outras coisas além de sexo”, disse.

UOL

 

Deixe seu comentário

CORONAVIRUS: Casos confirmados são 54.713 e óbitos 1.963, sendo 01 morte nas últimas 24 horas no RN

07 Ago2020

Por Jbelmont às 12h43

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira, 7. Os casos confirmados são 54.713, além de 17.937 suspeitos.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, foram registrados no total 1.963, dos quais um nas últimas 24 horas, há ainda 193 mortes em investigação e 492 foram descartadas para o coronavírus. A taxa de transmissibilidade continua abaixo de 1, em 0,98.

Deixe seu comentário

Deborah Secco comenta sobre sexo 10 vezes por dia, ‘Não comia nem dormia’

07 Ago2020

Por Jbelmont às 12h13

Foto: Reprodução

Deborah Secco voltou a falar sobre como era o sexo no início do relacionamento com Hugo Moura —hoje seu marido e pai de sua filha, Maria Flor. Durante participação no “OtaLab” no UOL desta quinta-feira (6), a atriz explicou a declaração de que eles transavam em média dez vezes por dia.

“Na verdade, eu nunca contei se foram dez. O que estava querendo dizer é que no início da relação a gente só fazia sexo, não tinha outro tipo de relacionamento. A gente só via e fazia sexo, a gente nem comia nem dormia. E aí quis dizer que, com o passar dos anos, a relação vai ganhando uma nova roupagem. A gente passa a fazer outras coisas além de sexo”, disse.

UOL

viabg

Deixe seu comentário

Ministro da Saúde diz que o país enfrenta uma segunda fase da pandemia e tratamento precoce pode mudar “curva de óbito”

07 Ago2020

Por Jbelmont às 08h24

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (6) que os estados estão mais preparados para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Ele participou da live semanal do presidente Jair Bolsonaro, transmitida pelas redes sociais.

“A gente não tem uma solução imediata para o aumento [de casos], mas para o tratamento dos doentes, sim. Eu posso afiançar que o Sul do país está seguindo claramente essas posições que eu coloquei aqui quanto ao tratamento”, disse, em referência à mudança na diretriz do Ministério da Saúde, anunciadas no início de julho.

Na ocasião, a pasta alterou o protocolo médico para pessoas que sentirem sintomas leves da doença, passando a solicitar que tais pacientes passem a procurar um médico. Antes, a diretriz indicava a busca por ajuda profissional apenas em caso de sintomas mais graves.

“O que pode mudar a curva de óbito é você aplicar o aprendizado o mais rápido possível. E o aprendizado que nós mudamos foi: procure um médico imediatamente. O médico, de forma soberana, fará seu diagnóstico e vai prescrever os seus medicamentos. Se você piorar, deverá ir para uma estrutura de suporte ambulatório, não necessariamente será intubado. Para que você cumpra o ciclo viral sem a necessidade de respiradores”, disse o ministro.

Segunda fase

O ministro disse, durante a live, que o país enfrenta uma segunda fase da pandemia do novo coronavírus, que agora atinge com mais força os estados do centro-sul do país.

“São duas etapas bem distintas. O Norte e o Nordeste do país foram impactados no começo do ano, de março até junho, e agora o impacto do centro-sul: Sudeste, Sul e Centro-Oeste, em alguns casos, em que nós vamos ter o recrudescimento, o aumento dos casos, e com isso necessidade de tratamento maior nesses estados, por causa do inverno. Tem a ver com o inverno no Sul, que aumenta os casos”, disse.

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado ontem (5), mostra um aumento da média diária de infecções, principalmente nos estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), cuja média diária de novos casos e óbitos pela doença cresceu 11%. Na Região Sudeste, o número de novos casos permaneceu estável na última semana, enquanto o de óbitos chegou a cair. No caso do Centro-Oeste, a média diária de óbitos subiu 8%.

O mesmo balanço também mostrou que houve uma redução de 7% na média nacional do número de novos óbitos na comparação com os dados da semana anterior. A 31ª semana epidemiológica (última semana de julho) teve 7.114 mortes e a semana anterior teve 7.677. Foi a primeira vez desde o final de junho que o número semanal de óbitos caiu no país.

Vacina

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a produção e aquisição da vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford [].

Se a vacina for considerada eficaz, o governo brasileiro vai obter 100 milhões de doses e poderá iniciar uma campanha nacional de imunização no início de 2021.

AGÊNCIA BRASIL

Deixe seu comentário

Caixa abre 17 agências no RN neste sábado para pagamento do auxílio emergencial e saque do FGTS

07 Ago2020

Por Jbelmont às 08h15

 

A Caixa Econômica Federal (CEF) abre 17 agências no Rio Grande do Norte neste sábado (8) para atendimento de beneficiários do Auxílio Emergencial e dos saques emergenciais do FGTS. Em todo o país, 770 agências estarão abertas. Confira abaixo a lista de agências que abrem no RN.

De acordo com a Caixa, pessoas nascidas de janeiro a abril poderão realizar o saque em espécie do Auxílio Emergencial. Já os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro poderão sacar o FGTS Emergencial, conforme calendário criado para evitar aglomerações em agências e unidades lotéricas.

O banco estará aberto das 8h às 12h. A Caixa afirmou que todas as pessoas que chegarem dentro deste horário serão atendidas, não é preciso fazer fila antes da hora de abertura.

Confira as agências que abrem no RN neste sábado (8):
Açu – Centro - Rua Dr Fernando Bustamant Num 289
Caicó - Centro - Avenida Dr. Carlindo De Souza Dantas Num 503
Ceará-Mirim - Centro - Rua General Joao Varela Num 781
Currais Novos - Centro - Rua Joao Pessoa Num 137
Goianinha - Estacao - Luiz Belarmino Da Costa Num 1939
João Câmara – Centro - Rua Vereador Jose Severiano Da Camara Num 105
Macaíba - Taveres De Lira - Avenida Jundiai Num 97-A
Mossoró - Centro - Rua Coronel Gurgel Num 406
Natal - Candelária - Rua Eletricista Elias Ferreira Num 01 Loja 8
Natal - Cidade Alta - Rua Joao Pessoa Num 208
Natal - Potengi - Avenida Doutor Joao Medeiros Filho Num 1720
Natal - Ribeira - Avenida Camara Cascudo Num 344
Parnamirim - Centro - Avenida Brigadeiro Everaldo Breves 316
Pau Dos Ferros - Centro - Praca Da Matriz Num 15
Santa Cruz - Centro - Rua Manoel Cicero De Lima Num
São Gonçalo Do Amarante - Jardim Lola - Avenida Bacharel Tomaz Landim Num 1639
São José De Mipibu - Centro - Rua Prefeito Inacio Henrique Num 11

Deixe seu comentário

Mais um médico potiguar morre vítima da Covid-19

07 Ago2020

Por Jbelmont às 08h07

Faleceu nesta quinta-feira o médico psiquiatra Clodovil Cavalcante. É mais um profissional da saúde vitimado pela covid-19.

Ele tinha 52 anos.

A Prefeitura de Mossoró emitiu nota de pesar.

Nota de pesar

A Prefeitura de Mossoró comunica o falecimento do médico Clodovil Cavalcante, ocorrido hoje, 06.

Com grande dedicação e amor ao próximo, Clodovil exerceu a medicina, atuando na UPA do Belo Horizonte e Hospital Tarcísio Maia. Clodovil era um servidor dedicado e foi reconhecido pelo trabalho árduo em prol da saúde pública.

Com atendimento gratuito e aos sábados, prestou relevantes serviços no projeto Família em Foco, sendo destaque nas condutas de saúde e cuidados preventivos.

O Município presta o reconhecimento a um grande batalhador em meio à uma pandemia que tem afetado tantos profissionais da saúde e mudado a rotina de toda a população.

Que Deus possa confortar os seus familiares e amigos nesse momento de tanta dor.

 

Do blog: RN registra 14° óbito de profissional médico por Covid-19

Clodovil atuava na UPA do bairro Belo Horizonte, HRTM e Hospital São Camilo.
Era solteiro e não deixa filhos.

Descanse em paz. 

Deixe seu comentário

Brasil registra 2.047.660 recuperados do coronavírus

06 Ago2020

Por Jbelmont às 21h42

Foto: reprodução

O Brasil registrou nesta quinta-feira (6) mais 27.023 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 2.047.660 de recuperados da Covid-19.

O número de pessoas curadas no Brasil é superior ao dobro da quantidade de casos ativos (741.180), que são pacientes que estão em acompanhamento médico.

O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (70,3%).

Via BG

Deixe seu comentário

Coronavírus: Brasil registra 1.237 óbitos e 53 mil casos nas últimas 24h, total de mortes chega a 98 mil e infectados são 2,9 milhões

06 Ago2020

Por Jbelmont às 21h40

Foto: reprodução

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (6):

– Registro de 1.237 óbitos nas últimas 24h, totalizando 98.493 mortes;

– Foram 53.139 novos casos de coronavírus registrados, no total 2.912.212 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 2.047.660, com o registro de mais 27.023 pacientes curados. Outros 766.059 pacientes estão em acompanhamento.

Deixe seu comentário

Sesap divulga edital para contratação de 20 profissionais da saúde

06 Ago2020

Por Jbelmont às 12h26

Foto: ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte publicou edital para contratação temporária de 20 profissionais para atuar como apoiador técnico na articulação da atenção básica e vigilância em saúde do estado. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do site https://selecao.saude.rn.gov.br/selecao/, no período das 00h da sexta-feira (7) até às 23h59 da segunda-feira (10), do mês de agosto. O processo seletivo foi publicado na edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE).

O edital contempla profissionais do nível superior com bacharelado em saúde coletiva ou formação na área da saúde, com pós-graduação em saúde pública/saúde coletiva. Os profissionais devem cumprir carga horária semanal de 40h, com remuneração definida de acordo com a região de atuação. As 20 vagas foram distribuídas pelas 8 regiões de saúde do RN, da seguinte forma: São José de Mipibu (3); Mossoró (2); João Câmara (3); Caicó (2); Santa Cruz (2); Pau dos Ferros (3); Natal (3) e Assú (2). A publicação contempla, também, cadastro de reserva com 60 selecionados.

O processo acontecerá em duas etapas, sendo a primeira a eliminatória, realizada por meio de uma análise documental e carta de intenção a serem apresentadas no ato da inscrição. E a classificatória, com prova de títulos, análise de experiência profissional e entrevista. O candidato só poderá concorrer em até uma vaga, independente da região de saúde e precisam ter, no mínimo, 6 meses de experiência na área de atuação da vaga ofertada.

Após a homologação do resultado final, que será publicado no DOE do dia 23 de agosto, às convocações e contratações por parte da Sesap também serão publicadas do Diário Oficial e poderão ser acessadas no endereço eletrônico: http://www.diariooficial.rn.gov.br/. A Sesap destaca que convocação dos candidatos ocorrerá de acordo com a necessidade do serviço em decorrência do enfrentamento ao Covid-19.

Deixe seu comentário

CORONAVÍRUS: RN tem 54.106 casos confirmados e 1.954 óbitos, sendo 03 nas últimas 24 horas

06 Ago2020

Por Jbelmont às 12h25

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira, 6. Os casos confirmados são 54.106, além de 17.276 suspeitos.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, foram registrados no total 1.954, dos quais três nas últimas 24 horas, há ainda 193 mortes em investigação e 492 foram descartadas para o coronavírus.

Deixe seu comentário

Após 103 dias internado, homem de 56 anos supera Covid-19 e recebe alta em Natal

06 Ago2020

Por Jbelmont às 08h58

José Nelson Ferreira esteve entubado durante 60 dias no Hospital Municipal de Natal (HMN). Equipe médica da unidade e família comemoram alta.



José Nelson Ferreira recebe alta após ficar 103 dias internado em hospital de Natal — Foto: Joana Lima


Um homem de 56 anos se recuperou da Covid-19 e recebeu alta após ficar 103 dias internado em Natal. José Nelson Ferreira chegou a ficar 90 dias em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Natal (HMN).

Portador de rim único, José Nelson Ferreira chegou no dia 24 de abril ao Hospital Giselda Trigueiro, que na época era a porta de entrada de pacientes com o novo coronavírus. Foi encaminhado para o Hospital Municipal de Natal e lá permaneceu até a tarde desta quarta-feira (5). De acordo com a prefeitura, ele foi o quinto paciente com Covid-19 a dar entrada na unidade e se tornou o com maior tempo de internação.

"Tivemos mais de 180 pacientes enquanto ele esteve internado aqui. Aprendemos como tratar Covid-19 com ele. Todas as complicações que um paciente pode ter, ele teve: diálise, pneumonia, lesão por pressão... Nunca atendi por tanto tempo um paciente numa UTI. Ele lutou muito e hoje volta pra casa. É um paciente que nos surpreendeu, que quis muito viver", comentou Ana Patrícia Tertuliano, Coordenadora da UTI do Hospital Municipal.

No período de internação, esteve entubado durante 60 dias e há 13 dias apresentou melhora no quadro. Foi transferido para a enfermaria até receber alta. Na saída do hospital, vários profissionais fizeram questão de aplaudir José Nelson.

"Todos os dias a gente recebia notícias no fim da tarde, por telefone. A expectativa era grande, assim como nossa fé. Hoje ele volta pra casa", comemora Ana Helena, filha de José Nelson.

Deixe seu comentário

RN chega a 53.490 casos confirmados e 1.933 mortes por Covid-19

06 Ago2020

Por Jbelmont às 08h55


Boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública aponta sete óbitos a mais em relação ao dia anterior.

O Rio Grande do Norte tem 53.490 casos confirmados de Covid-19 e 1.933 mortes pela doença, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública nesta quarta-feira (5). Foram sete óbitos a mais em relação aos dados do dia anterior.

Há ainda 16.622 casos suspeitos (o boletim anterior apontava 63.235) e 85.197 descartados. O número de pacientes recuperados subiu para 28.243. Outros 196 óbitos estão sob investigação.

De acordo com a Sesap, "os casos suspeitos que não tiveram fechamento por critério laboratorial ou clínico epidemiológico foram considerados inconclusivos". Com isso, houve aumento do número de casos inconclusivos de 4.767 para 50.481.

Até terça-feira (4), eram 52.566 casos confirmados e 1.926 mortes por Covid-19.

O RN tem atualmente 387 pessoas internados por causa da Covid-19, sendo 261 na rede pública e 126 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 61,89% na rede pública e de 39,2% na rede privada.

A Sesap informou ainda que 146.451 testes de coronavírus foram realizados no estado desde o início da pandemia, sendo 66.091 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 80.360 sorológicos.

Números do coronavírus no RN
53.490 casos confirmados
1.933 mortes
28.243 confirmados recuperados
16.622 casos suspeitos
85.197 casos descartados
50.841 casos inconclusivos

Deixe seu comentário

Lampião - Era Besta Não Luiz Gonzaga Gonzaga

06 Ago2020

Por Jbelmont às 08h30

Lampião - Era Besta Não
Luiz Gonzaga Gonzaga
 
Lampião, Lampião
Foi cabra valente
Era de enganchar
Do princípio ao fim
Vou mostrar que Lampião
Não era tão valente assim } bis
 
Lampião era valente
Valente como ele só
Mas levou uma carreira
Dois cabras de Mossoró
O pique tão danado
Que lascou o mocotó
 
Lampião quando pegava
Macaco, não tinha dó
Quando o cabra trastejava
Ele dava no gogó
Porém Maria Bonita
O enrolava no gogó
 
Lampião de Vila Bela
Baixa Verde e Pajeú
Nunca se esqueceu da velha
Serra de Tacaratu
Nunca foi contar farofa
Pras bandas de Novo Exu
 
Lampião tava dançando
Xaxado em Nazaré
Quando chegou Mane Neto
Cabroeira deu no pé
Se esconderam no serrote
Em Bom Nome, São José
 
JB
Deixe seu comentário

Desembargador volta a sair sem máscara e ironiza guardas: 'Poluem a praia'

06 Ago2020

Por Jbelmont às 07h25

G1 conversou com moradora que fez o registro e questionou o desembargador, que alegou não se lembrar se havia ido à praia em Santos, no litoral paulista.

Fotos mostram desembargador sem máscara em praia de Santos, SP — Foto: G1 Santos 


O desembargador Eduardo Siqueira, flagrado em vídeo humilhando um guarda civil municipal (GCM) após ser abordado por não usar máscara em Santos, no litoral de São Paulo, foi flagrado novamente desrespeitando o decreto. As imagens que mostram o magistrado sem máscara em uma praia da cidade foram obtidas pelo G1 nesta quinta-feira (6). Ao ser questionado, Siqueira não negou que estava no local e debochou dos guardas, alegando que 'não dá bola' e que eles 'poluem a praia'.

O registro foi feito na manhã desta quarta-feira (5), segundo a moradora, que prefere não se identificar. Ela relata que o desembargador estava caminhando pela faixa de areia, com a máscara no pescoço, enquanto falava ao celular, do Canal 4 até o Canal 5. A cena durou cerca de 20 minutos. "Passou a Rua General Rondon, avistou uma viatura da GCM, deu meia volta e colocou a máscara", descreve.

A moradora ainda relata que outras pessoas que passavam observaram o desembargador, que teve o vídeo amplamente divulgado, gerando uma repercussão negativa por conta da conduta com os guardas municipais. O comportamento rendeu até a abertura de uma investigação.

Desembargador foi flagrado sem máscara novamente em praia de Santos, SP — Foto: G1 Santos

O G1 procurou o desembargador para obter um posicionamento. Por áudio, ele disse que a moradora deveria fazer uma acusação por escrito, autenticada, para que seja verificado se é ele. Ele não confirma que estava na praia, mas não negou ao ser questionado "Eu não me lembro. Provavelmente não era eu", disse o magistrado.

Siqueira também afirmou que estava trabalhando no dia citado, a partir das 13h30, apesar de a foto ter sido feita na manhã de quarta, segundo a moradora. No áudio enviado ao G1, ele ainda debocha dos guardas municipais.

"Uma coisa que eu ignoro são essas viaturas da guarda, esses meninos para cima e para baixo. Não dou a menor bola para eles, é um desprazer ver eles estragando, destruindo, poluindo a praia", disse o desembargador.

"Uma coisa que eu ignoro são essas viaturas da guarda, esses meninos para cima e para baixo. Não dou a menor bola para eles, é um desprazer ver eles estragando, destruindo, poluindo a praia", disse o desembargador.

Continuar lendo clique AQUI

G1

Deixe seu comentário

Blog do Noblat: Não dá para continuar muito porque, por mês, custa R$ 50 bi.

06 Ago2020

Por Jbelmont às 07h20

"Não dá para continuar muito porque, por mês, custa R$ 50 bi. A economia tem que funcionar. E alguns governadores teimam ainda em manter tudo fechado". (Jair Bolsonaro, sobre o pagamento aos brasileiros mais pobres do auxílio emergencial por conta da pandemia do coronavírus)

Deixe seu comentário

MEGA-SENA ACUMULOU CONFIRA SUA APOSTA

05 Ago2020

Por Jbelmont às 21h09

Acumulou!
Sorteio realizado Espaço Loterias Caixa em SÃO PAULO, SP

Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 3 milhões, teve as seguintes dezenas sorteadas: 09-21-30-41-42-43. 

A quantidade de ganhadores da Mega-Sena e o rateio podem ser conferidos aqui.

Premiação
Sena - 6 números acertados
Não houve acertador

Quina - 5 números acertados
28 apostas ganhadoras, R$ 56.321,66

Quadra - 4 números acertados
1649 apostas ganhadoras, R$ 1.366,20

Deixe seu comentário

Coronavírus: Brasil registra 1.437 óbitos e 57 mil casos nas últimas 24h, total de mortes chega a 97 mil e infectados são 2,8 milhões

05 Ago2020

Por Jbelmont às 19h24

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (5):

– Registro de 1.437 óbitos nas últimas 24h, totalizando 97.256 mortes;

– Foram 57.152 novos casos de coronavírus registrados, no total 2.859.073 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 2.020.637. Foram registrados 49.870 pacientes curados nas últimas 24h. Outros 741.180 pacientes estão em acompanhamento.

Deixe seu comentário

CORONAVÍRUS: RN registra 52.890 casos e 1.932 óbitos, sendo 06 nas últimas 24 horas

05 Ago2020

Por Jbelmont às 12h44


A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (4). Os casos confirmados chegam a 52.890 e são 63.521 suspeitos

O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 1.932, sendo seis nas últimas 24 horas, além de 219 mortes em investigação.

Os casos suspeitos somam 63.521, descartados (82.814).

VIA BG

Deixe seu comentário

CORONAVÍRUS: Ocupação de leitos de UTI está em 59% no RN

05 Ago2020

Por Jbelmont às 12h38

A Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (5). Na ocasião, foi informada a taxa de ocupação geral de leitos, que registra neste momento 59% no Estado.

A Sesap também informou que 416 pessoas estão internadas em hospitais públicos, privados ou filantrópicos, entre suspeitos, confirmados, pacientes em enfermaria ou críticos, que neste último caso, somam (207 críticos e 209 clínicos).

Deixe seu comentário

A Prefeitura de Mossoró emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do radialista. Veja:

05 Ago2020

Por Jbelmont às 12h21

A Prefeitura de Mossoró manifesta profundo pesar pelo falecimento do radialista Ruy Maurício, importante nome da comunicação da nossa cidade e do Rio Grande do Norte.

Ruy Maurício foi reconhecido pelo trabalho em prol da categoria quando exerceu a função de presidente do Sindicato dos Radialistas de Mossoró e Região.

Ruy fez história na radiofonia local, com importantes passagens pelos principais veículos de Mossoró.

Que Deus dê o conforto necessário aos seus familiares e amigos nesse momento.

Do Blog as condolências aos amigos e familiares do comunicador Ruy Maurício, descance em paz amigo.

 

MOSSORÓ PNEUS DARLAN

Deixe seu comentário

Pesquisadores da Paraíba desenvolvem máscara que mata o coronavírus

05 Ago2020

Por Jbelmont às 12h11

Pesquisadores do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio), da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolveram uma máscara cirúrgica biodegradável, com material capaz de reter o vírus da covid-19 (SARS-CoV-2) e matá-lo. A máscara é descartável mas tem durabilidade segura de até 24 horas seguidas de uso.

O projeto “Proteção no Combate à Covid-19: Inovação no desenvolvimento de Máscara Cirúrgica” foi uma das 18 propostas selecionadas no edital lançado por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, no início da crise de saúde causada pela epidemia do coronavírus na Paraíba. Foi uma iniciativa emergencial do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de apoiar a pesquisa científica e encontrar soluções para o problema. Os recursos totais para os projetos são exclusivamente do governo estadual e ganharam um aporte da Assembleia Legislativa da Paraíba. Somam R$ 2 milhões.

 

 



Foto: Divulgação

Na experiência desenvolvida no Certbio foi aplicado um elemento chamado quitosana no material da máscara, um biomaterial que atua como bactericida, fungicida e agora os pesquisadores comprovaram que é um virucida. O custo final desse elemento em cada unidade não passa de R$ 0,10. Está escrito corretamente: dez centavos.

A quitosana é obtida de exoesqueletos (esqueleto externo) de crustáceos, insetos ou fungos. A matéria prima usada pelo Certbio é o camarão, facilmente encontrado na costa nordestina; além disso, a Paraíba tem a maior usina de beneficiamento de camarão do Nordeste. É um elemento com potencial para o desenvolvimento econômico da a região.

Ao contrário de outros materiais comumente usados em máscaras cirúrgicas, a quitosana é biodegradável. “Ao invés de ‘brigarmos’ com a natureza, estamos nos aliando à ela e oferecendo defesa à sociedade a partir da própria natureza”, afirma o coordenador da pesquisa, professor Dr. Marcus Vinícius Lia Fook.

“Nos últimos 4 meses nós produzimos mais quitosana aqui no laboratório do que em dez anos! O ambiente ficou imunizado. Como somos da área da saúde, a equipe desse projeto, com sete integrantes, trabalha no laboratório nesses quatro meses de isolamento social sem que nenhum de nós tenha sido infectado até o momento. Nós somos o exemplo do que estamos dizendo: a quitosana tem propriedade virucida”, garante Marcus Vinícius.

O cientista deixa claro que a quitosana não trata a covid-19. Ela auxilia porque não permite que o vírus passe por ela. É um bloqueio químico. A máscara, por si só, é um bloqueio físico. Com a quitosana, ganha um reforço químico.

Sem a quitosana, o vírus bate na barreira física e retorna vivo para o ambiente. Se ele encontrar onde se fixar e tiver condições de sobreviver ali, poderá infectar alguém desavisado. Com a quitosana é diferente. Se o vírus passar perto da quitosana ele será atraído a ela e não encontrará condições de sobreviver. Morre. É exterminado. Em resumo: a quitosana tem a capacidade de capturar o vírus e não dá a ele ambiente propício para permanecer ativo.

O único ambiente de beneficiamento de casca de camarão para a produção de quitosana “grau médico” – que tem uso médico, com condições de pureza e controle de fabricação – é em Campina Grande, no Certbio. E a maior planta para produzir quitosana sem ser grau médico é no Ceará.

Além das máscaras, o Certbio desenvolveu também uma quitosana em gel que, diferente do álcool em gel, também é virucida. Higieniza as mãos com uma ação mais prolongada sem os aspectos negativos do álcool em gel, que resseca as mãos. Pelo contrário, ele não só protege como rejuvenesce as mãos. Do ponto de vista da pesquisa, o produto está pronto e em breve deverá ser distribuído para os hospitais da Paraíba.

A população terá acesso a essa tecnologia indiretamente. Segundo Marcus Vinícius, uma empresa da Paraíba está interessada em aplicar essa tecnologia em leitos hospitalares, nas roupas de cama, nos utensílios e aparelhos, o que dará uma proteção adicional. Da mesma forma, a empresa está interessada na produção das máscaras para distribuição hospitalar, não só na Paraíba, mas em outros estados.

Governo da Paraíba

Deixe seu comentário

LUTO NA RADIOFONIA MOSSOROENSE: MORRE RUY MAURÍCIO

05 Ago2020

Por Jbelmont às 09h03


FOTO DE RUY MAURÍCIO AO LADO DO SEU AMIGO JBELMONT

 

O Relembrando Mossoró acaba de receber a triste notícia do falecimento do radialista RUY MAURÍCIO, nossos sentimentos aos amigos e familiares.

Francisco Mauricio da Cunha, mais conhecido como Ruy Mauricio, nasceu no município de Angicos-RN, no dia 18 de janeiro de 1957; filho de Manoel Mauricio Filho e Luiza Mauricio da Costa. Era casada com Marlene Dantas Fernandes e desse enlace nasceu os filhos: Zilka Alves Bezerra Cunha, Zaira Alves Bezerra Cunha e Ana Luiza Ferreira Mauricio da Cunha.

Ele era um verdadeiro andarilho da radiofonia nordestina. Seus primeiros trabalhos foram como locutor de portas de Loja e carros de som; entrou para o rádio em 1974, através de testes para ser noticiarista, na Rádio Poti, em Natal-RN. Depois passou pelas seguintes emissoras: Rádio Correios, João Pessoa-PB; Rádio Borborema, Campina Grande-PB; Rádio Progresso, Souza-PB; Rádios Difusora e Alto Piranhas, Cajazeiras-PB; Rádio A Voz do Sertão, Serra Talhada; Rádio Libertadora, Caruaru-PE; Rádio Capibaribe, Recife-PE; Rádio Vale do Cariri, Juazeiro do Norte-CE; Rádio Cultura, Várzea Alegre; Rádio Subaé, Feira de Santana-BA; Rádio Princesa do Vale, Assu-RN.

Chegou ao município de Mossoró em 1985, onde passou a trabalhar na Rádio Libertadora; depois passou pela Rádio Rural e Rádio Difusora. Ele já apresentou todos os tipos de programas no rádio, o que mais durou ou que está durando era “Nelson Canta pra Você”, que é apresentado todos os domingos pela Rádio Difusora de Mossoró, ele ainda foi o presidente do Sindicato dos Radialistas de Mossoró e região.

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +