.

Governadora do RN participa de ato simbólico de entrega de vacinas nesta segunda em SP

18 Jan2021

Por Jbelmont às 08h22

A governadora Fátima Bezerra (PT), vai participar de um ato simbólico de entrega das vacinas, na segunda-feira 18, em São Paulo, para começar a campanha de vacinação no Rio Grande do Norte. A chefe do Executivo estadual divulgou o convite, feito pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello, nas redes sociais. Na tarde deste domingo, o ministério informou que a vacinação em todo o país deve começar na quarta-feira 20.

Minutos depois do convite, a governadora postou uma foto ao lado da secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira, a caminho de São Paulo com a legenda “Partiu, SP!”.

“O Rio Grande do Norte está com tudo pronto para iniciar o processo de vacinação e esperamos que isso aconteça ainda em janeiro. Para tanto, é preciso que a vacina chegue. Nessa primeira etapa iremos vacinas 825 mil pessoas e já temos os insumos necessários para essa primeira fase”, disse a governadora em entrevista coletiva na semana passada.

AGORA RN

Deixe seu comentário

Governo do RN recebe 12 pacientes com covid-19 do Amazonas

18 Jan2021

Por Jbelmont às 08h17

O Estado do Rio Grande do Norte recebeu, na madrugada desta segunda-feira (18), 12 pacientes transferidos do Amazonas, a pedido da secretaria de saúde daquele estado. O avião pousou às 2h50 na Base Aérea de Natal (Bant), em Parnamirim. A operação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), contou com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez o transporte dos enfermos e da equipe médica, das forças de segurança estaduais e federais, da Samu Natal e RN e também da STTU (Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana). O secretário Cipriano Maia (Sesap) estava presente na chegada do voo e deu as boas-vindas oficialmente aos amazonenses.

“Trata-se de uma operação humanista, de amor ao próximo, de grande relevância para a saúde pública na defesa da vida dos amazonenses, que aqui chegam e que são bem acolhidos para serem atendidos”, declarou. Inicialmente seriam 10 pacientes, mas a secretaria do Amazonas solicitou mais duas vagas à rede estadual hospitalar do RN. Os dois enfermos adicionais foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e 10 estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que integra a rede de instituições coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e está recebendo pacientes do Amazonas em diversos estados brasileiros.

“Tudo está preparado para que os pacientes recebam o tratamento da melhor forma possível. Aqui no Rio Grande do Norte, teremos todo apoio tanto da equipe do HUOL como do Giselda e da Sesap para garantir informações aos familiares e o devido apoio à distância com a secretaria de saúde do Amazonas”, afirmou Cipriano. Segundo ele, o RN não corre risco de sofrer com a falta de oxigênio, fato garantido pela empresa que fornece o insumo ao estado.

“Tivemos uma decisão precavida, lá no início da pandemia, de instalarmos tanque de oxigênio em toda rede hospitalar do estado. Só tem um hospital que não tem e já estamos providenciando a instalação. Portanto, não temos risco imediato a não ser que haja problema de grande proporção”, explicou. Mas, mesmo com disponibilidade de leitos e com a chegada da vacina, ele faz um alerta para a população manter os cuidados de prevenção, como uso da máscara, álcool 70º e distanciamento social.

 

BG

Deixe seu comentário

Com 518 óbitos por Covid-19 em 24h, Brasil chega a quase 210 mil

17 Jan2021

Por Jbelmont às 21h15

País contabilizou total de 209.868 óbitos e 8.483.105 casos de Covid-19.
Por G1

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste domingo (17).

O país registrou 518 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 209.868 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 961. A variação foi de +36% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.483.105 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 26.400 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 54.040 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +53% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de crescimento também nos diagnósticos.

Domingo histórico: Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford
Domingo histórico: Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford

Onze estados estão com alta nas mortes: MG, RJ, SP, GO, AM, RO, TO, AL, PE, PI e SE.

O estado de Roraima não divulgou boletim até às 20h deste domingo.

Brasil, 17 de janeiro
Total de mortes: 209.868
Registro de mortes em 24 horas: 518
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 961 (variação em 14 dias: +36%)
Total de casos confirmados: 8.483.105
Registro de casos confirmados em 24 horas: 26.400
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 54.040 por dia (variação em 14 dias: +53%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 209.509 mortes e 8.460.244 casos confirmados.)

Estados
Subindo (11 estados): MG, RJ, SP, GO, AM, RO, TO, AL, PE, PI e SE.
Em estabilidade (12 estados + DF): PR, RS, SC, ES, DF, MT, AP, PA, BA, CE, MA, PB e RN.
Em queda (2 estados): MS e AC
Não atualizou (1 estado): RR
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Deixe seu comentário

Hospital Giselda Trigueiro receberá 5 pacientes de Manaus

17 Jan2021

Por Jbelmont às 19h13

Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi

O Estado do Amazonas solicitou, nesta tarde (17), o acolhimento de mais cinco pacientes provenientes de Manaus (AM). Eles serão transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro. Além deles, outros dez pacientes irão para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Desta forma, o RN agora receberá ao todo 15 pacientes transferidos da capital do Amazonas.

A previsão é que eles cheguem na noite deste domingo (17). A transferência teve início às 17h e foi possível através da parceria do Ministério da Saúde, Forças Armadas e Governo do Amazonas com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte.

Ao governo do estado coube o apoio logístico de ambulâncias, reposição de oxigênio da aeronave para o seu retorno, além de hospedagem dos profissionais e insumos e medicamentos ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), além da garantia dos cinco leitos no Hospital Giselda Trigueiro.

Na manhã deste sábado (16), a equipe técnica da Sesap reuniu-se com o núcleo de dirigentes da Sesap, direção do HUOL e representante do Ministério da Saúde para alinhar as estratégias que garantirão a melhor forma de recepção e acolhimento.

Deixe seu comentário

Dez pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus devem chegar ao RN neste domingo O Rio Grande

17 Jan2021

Por Jbelmont às 19h09

O Rio Grande do Norte deve receber os 10 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus neste domingo 17, segundo informou o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). O voo deve chegar à Base Aérea de Parnamirim por volta das 23h30. A transferência ocorre após caos na rede estadual de saúde do Amazonas, que registra hospitais lotados e sem oxigênio para tratar as pessoas contaminadas com o coronavírus. Todo o trâmite é conduzido pelo governo federal.

De acordo com o governo estadual, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) entrará com apoio logístico de ambulâncias e reposição de oxigênio da aeronave, além de hospedagem dos profissionais e insumos e medicamentos ao HUOL para garantir o atendimento aos dez pacientes.

Os detalhes do plano foram alinhados em uma reunião no sábado 16 com representantes do núcleo dirigente da Sesap, direção do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e Ministério da Saúde.

Por meio de nota, o Huol esclareceu ainda que o Laboratório de Virologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está em articulação com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para sequenciar amostras do vírus nos pacientes amazonenses com o objetivo de identificar possível nova variação do Sars-CoV-2. Representantes do hospital universitário promovem uma entrevista coletiva na segunda-feira 18 para detalhar a ação de socorro ao Amazonas.

“Ressalta-se também que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem”, destacou o Governo do RN em comunicado a imprensa.

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19: média móvel de mortes cresceu 183% em uma semana.

Agora RN

Deixe seu comentário

Área técnica da Anvisa recomenda aprovar Coronavac e vacina de Oxford

17 Jan2021

Por Jbelmont às 13h16

A Gerência Geral de Medicamentos da Anvisa recomenda a aprovação da Coronavac, vacina desenvolvida pela Sinovac e pelo Instituto Butantan e também da vacina de Oxford/Astrazeneca.

Essa foi a recomendação de uma das três áreas técnicas da Anvisa. Mais duas áreas ainda devem apresentar seus pareceres: a Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Insumos Farmacêuticos e a Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.

A reunião que decidirá sobre a aprovação ou não das vacinas para uso emergencial segue em andamento. Cinco diretores da Anvisa participam da reunião. Para aprovação, são necessários ao menos três votos a favor do uso emergencial.



Com informações de FolhaPress

Deixe seu comentário

Morre em Natal Haroldo Bezerra, ex-conselheiro do Tribunal de Contas e ex-secretário de Estado

17 Jan2021

Por Jbelmont às 13h00

Foto: reprodução

Faleceu neste domingo (17), aos 84 anos, Haroldo de Sá Bezerra, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-secretário da Fazenda no primeiro mandato de José Agripino. Haroldo teve complicações em decorrência de uma pneumonia.

Haroldo deixa três filhos, Elza, Tonico e Haroldinho, aos quais deixamos um abraço especial e em Dona Selma também.

Nascido em Ceará-Mirim, formado em Agronomia pela escola Superior de Agronomia, em Recife e Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuou no Ministério da Agricultura e na direção do Banco do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – BDRN, em 1971 e BANDERN, nos anos de 1972 a 1974. Exerceu a presidência da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do RN – CIDA, de 1974 a 1978.

Foi Secretário de Estado da Agricultura, no final do governo de Tarcísio Maia, e secretário de estado da Fazenda, entre 1983 e 1986. Em 1987 o governador Radir Pereira fez sua nomeação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas.

O RN perde mais uma das suas grandes figuras.

Mais informações em instantes

Deixe seu comentário

RN registra 801 novos casos de coronavírus; 03 óbitos nas últimas 24 horas, e 01 após exame laboratorial de data anterior

17 Jan2021

Por Jbelmont às 12h57

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (17). Foram mais 801 casos confirmados, totalizando 130.350. No sábado (16) eram 129.549 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.177 no total. Foram 3 (três) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, (Mossoró, Caicó e Baraúnas). Óbitos em investigação são 528.

A Sesap também registrou 1 (um) óbito ocorrido em dia ou semana anterior, após a confirmação de exame laboratorial. Até sábado (16), eram contabilizados 3.173 mortos. 

Casos suspeitos somam 69.173 e descartados são 296.294. Recuperados são 91.645.

 

BG

Deixe seu comentário

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN neste domingo é de 62,3%; pacientes internados são 285

17 Jan2021

Por Jbelmont às 12h54

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 62,3%, registrada no fim da manhã deste domingo (17). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 285.

Até o momento desta publicação são 90 leitos críticos (UTI) disponíveis e 149 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 136 disponíveis e 153 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Seridó apresenta 71,4% dos leitos críticos ocupados, a região Metropolitana de Natal tem 60,5% e a Região Oeste 61,3%.

Deixe seu comentário

Aras pede que governador do AM e prefeitura de Manaus sejam investigados

17 Jan2021

Por Jbelmont às 08h53

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu neste sábado (16) abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apurar se o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e a prefeitura de Manaus foram omissos na adoção de medidas para enfrentamento da pandemia de Covid-19, principalmente no fornecimento de oxigênio.

O estado passa por uma crise sanitária sem precedentes, com pacientes morrendo asfixiados e famílias buscando tanques de oxigênio para salvar seus parentes.

Aras também solicitou informações ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o cumprimento das medidas que são de competência da pasta.

O governo do Amazonas e a prefeitura de Manaus não comentaram a ação de Aras até a publicação desta reportagem.

CNN Brasil

via bg

Deixe seu comentário

Brasil registra 7.388.784 pessoas recuperadas da Covid-19

17 Jan2021

Por Jbelmont às 08h44

Foto: Carol Castro/Imed

O Brasil registrou neste sábado (16) mais 27.405 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 7.388.784 pessoas curadas da doença.

O número de pessoas curadas já representa 87,3% do total de casos acumulados.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil é nove vezes superior ao número de casos ativos (856.979), que são os pacientes em acompanhamento médico.

No mundo, estima-se que pelo menos 67,7 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram, de acordo com o site Wolrdometers.

 

Darlan Comments
Deixe seu comentário

Noruega tem ao menos 13 idosos mortos após receberem vacina da Pfizer

17 Jan2021

Por Jbelmont às 08h39

A Agência Norueguesa de Medicamentos informou, nesta sexta-feira, 15, que ao menos 13 idosos morreram após receberem a vacina da Pfizer e da BioNTech contra a Covid-19 — a única disponível no país. Neste momento, a agência ainda avalia outros 16 casos de idosos mortos que podem estar relacionados ao imunizante.

Segundo uma nota oficial da agência norueguesa, “os relatórios sugerem que reações adversas comuns às vacinas de mRNA, como febre e náusea, podem ter contribuído para um desfecho fatal em alguns pacientes frágeis”. A declaração é atribuída a Sigurd Hortemo, médico-chefe da Agência Norueguesa de Medicamentos.

A nota ainda afirma que “os grandes estudos sobre Comirnaty (BioNTec / Pfizer) não incluíram pacientes com doença instável ou aguda — e incluíram poucos participantes com mais de 85 anos de idade. Na Noruega, estamos agora vacinando idosos e pessoas em lares de idosos com doenças subjacentes graves, portanto, é esperado que ocorram mortes próximo ao momento da vacinação. Na Noruega, uma média de 400 pessoas morrem a cada semana em lares de idosos e instituições de longa permanência”.

O Radar Econômico entrou em contato com a Pfizer, mas ainda não obteve retorno sobre os questionamentos.

VEJA

Deixe seu comentário

Prefeito Allyson Bezerra assina contrato milionário com posto de combustível sem licitação

16 Jan2021

Por Jbelmont às 23h20

Em 'calamidade financeira', decretada pelo próprio Allyson Bezerra, Prefeitura de Mossoró firma contrato de R$ 2.052 milhões com o Posto Coelho, que está em funcionamento há apenas 60 dias. O contrato com dispensa de licitação está publicado no JOM

Blog do César Santos

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) contratou mais de R$ 2 milhões em combustíveis (gasolina, diesel comum e diesel S10), sem licitação. O contrato, com o “Termo Autorizativo de Dispensa” número 1/2021, está publicado no Jornal Oficial do Município (JOM), edição de 15 de janeiro de 2021.

A empresa contratada é o Posto Coelho Ltda, com CNPJ 29.607.886/0001-18, localizado na BR-110, saída para Upanema, bairro Alto do Sumaré.

Trata-se de um posto novo, fundado em 2 de fevereiro de 2018, mas quem entrou em funcionamento há apenas dois meses, e que tem como sócios administradores Luelson Luiz da Costa Fernandes e Luiz Fernandes Neto.

O contrato milionário chama a atenção para o fato de o município estar sob “calamidade financeira”, decretada no primeiro dia útil da gestão de Allyson (2 de janeiro de 2021). Daí, pergunta-se:

1 - se há uma situação de calamidade financeira, qual o sentido fazer um contrato de valor tão alto?

2 - a calamidade financeira foi decretada para sustentar – legalmente – a dispensa de licitação?

Nesta semana, em entrevista ao jornalista Bruno Barreto (VEJA AQUI), o procurador-geral do município, advogado Raul Santos, afirmou que o decreto do prefeito “proíbe dispensa de licitação”. Só que não, já que Allyson contratou os mais de R$ 2 milhões ao Posto Coelho sem licitação.

O valor do contrato com o Posto Coelho é maior do que o contrato que o município tinha com o posto Petrobras até dezembro de 2020. Veja:

- Com o Posto Coelho, com dispensa de licitação (contrato emergencial de 180 dias/seis meses, conforme a lei), a Prefeitura vai pagar R$ 2.052.180,00 (Dois milhões, cinquenta e dois mil, cento e oitenta reais).

- Com a Petrobras, o município de Mossoró pagou por contrato de 365 dias/12 meses, com licitação, R$ 3.218.950,00 (Três milhões, duzentos e dezoito mil, novecentos e cinquenta reais).

Esse contrato milionário assinado por Allyson deve ser observador pelo Ministério Público de Contas, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que abriu o Procedimento Instauratório Prévio (PIP) para investigar o decreto de calamidade financeira. O trabalho está sob responsabilidade da procuradora de contas Luciana Ribeiro Campos (VEJA AQUI).

Além disso, o contrato milionário, com a escolha de um posto sem concorrência de preço, já que não houve licitação, exige do prefeito Allyson Bezerra uma explicação, no mínimo, convincente, em nome da transparência que ele prega.

O prefeito Allyson se manifestou sobre a notícia, através de sua Assessoria de Comunica.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

"Sobre o Termo Autorizativo de Dispensa de Licitação 01/2021, para aquisição de combustível para atendimento da necessidade da frota de veículos oficiais, a Prefeitura Municipal de Mossoró informa:

1 – O Município estava à beira do colapso administrativo por falta de combustível para serviços essenciais, como ambulâncias. Com a Petrobras Distribuidora de Combustível, a dívida é superior a R$ 700 mil.

2 – Não existia contrato para aquisição de combustíveis, e a licitação que estava em andamento, com essa finalidade, apresentava valores superiores ao praticado no mercado.

3 – Tal situação levou a atual gestão a realizar um contrato emergencial, com base no valor de mercado e abaixo da licitação anterior, tendo em vista a falta de combustível para manter serviços essenciais.

4 – A dispensa de licitação é transitória. A nova licitação para contratação de combustível já está em andamento, na sua fase interna. Será nos moldes de gerenciamento de combustível, através de cartão magnético. Tal tecnologia é mais transparente e dispõe de maior controle de custos.

5 – Portanto, a medida emergencial garante manutenção de serviços, enquanto se realiza licitação para contratação de combustível, assegurando fornecimento desse insumo essencial, a preço justo.

Prefeitura Municipal de Mossoró
Secretaria Municipal de Administração
Secretaria de Comunicação Social
Mossoró, sábado, 16 de janeiro de 2021."

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.335: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 17 milhões

16 Jan2021

Por Jbelmont às 21h38

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.335 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (16) em São Paulo. Com isso, o prêmio para o próximo sorteio, que será realizado na quarta (20), será de R$ 17 milhões.

Veja as dezenas: 09 - 18 - 23 - 42 - 47 - 49

A Quina teve 91 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 26.442,64.
A Quadra teve 5.286 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 650,31.

Deixe seu comentário

Brasil registra 1.059 mortes por Covid-19 em um dia e passa de 209 mil

16 Jan2021

Por Jbelmont às 20h28

Brasil registra 1.059 mortes por Covid-19 em um dia e passa de 209 mil

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste sábado (16).

O país registrou 1.059 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 209.350 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 956. A variação foi de +37% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.456.705 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 62.452 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 54.434 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +52% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de crescimento também nos diagnósticos.

Treze estados estão com alta nas mortes: MG, RJ, SP, GO, MT, AM, RR, TO, AL, PE, PI, RN e SE.

Brasil, 16 de janeiro
Total de mortes: 209.350
Registro de mortes em 24 horas: 1.059
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 956 (variação em 14 dias: +37%)
Total de casos confirmados: 8.456.705
Registro de casos confirmados em 24 horas: 62.452
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 54.434 por dia (variação em 14 dias: +52%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 208.542 mortes e 8.413.413 casos confirmados.)

Estados
Subindo (13 estados): MG, RJ, SP, GO, MT, AM, RR, TO, AL, PE, PI, RN e SE.
Em estabilidade (12 estados + DF): PR, RS, SC, ES, DF, MS, AP, PA, RO, BA, CE, MA e PB.
Em queda (1 estado): AC
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

G1

Deixe seu comentário

Pandemia em Manaus: comparativo entre primeiro e segundo surtos de Covid-19 mostra situação alarmante

16 Jan2021

Por Jbelmont às 20h04

O G1 comparou o auge da pandemia em Manaus em abril e maio do ano passado com a situação atual, que é considerada como um novo surto de Covid-19, e mostra como os indicadores pioraram.

Cemitérios de Manaus em diferentes momentos de alta nas mortes por Covid-19 — Foto: Edmar Barros_AFP; Bruno Kelly/Reuters

Manaus está em colapso com o avanço dos casos de Covid-19: as internações e os enterros bateram recordes, as unidades de saúde ficaram sem oxigênio e pacientes estão sendo enviados para outros estados. Lotados, os cemitérios precisaram instalar câmaras frigoríficas.

A situação é pior do que a registrada no auge da pandemia em abril e maio do ano passado, como mostram os dados levantados pelo G1.

Até esta sexta (15), mais de 226 mil pessoas foram infectadas pela Covid em todo o estado, e mais de 6 mil morreram. O boletim atualizado apontou que mais de 1,7 mil pessoas com Covid estavam hospitalizadas.

CONINUAR LENDO  AQUI

Deixe seu comentário

Prefeito do Recife, João Campos, e deputada Tabata Amaral anunciam que estão com Covid-19

16 Jan2021

Por Jbelmont às 19h56

Gestor da capital pernambucana publicou um vídeo, neste sábado (16), nas redes sociais. Namorada dele, a parlamentar também postou informações na internet.
Por G1 PE



Prefeito João Campos e a namorada dele, a deputada Tabata Amaral (PDT-SP), anunciaram que estão com o novo coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo


O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a deputada federal Tabata Amaral (PDT), namorada dele, tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. O anúncio foi feito pelas redes sociais, neste sábado (16). O chefe do Executivo municipal afirmou que está sem sintomas e que se isolou, em casa, depois do diagnóstico.

No Instagram, o filho do ex-governador Eduardo Campos disse que, desde o início da pandemia, se submeteu a exames periódicos de coronavírus. O Recife tem o maior número de mortos e casos confirmados, em Pernambuco: são 54.521 confirmações e 2.798 óbitos.

Diversas autoridades de Pernambuco já tiveram a doença, como o governador Paulo Câmara (PSB), a vice-governadora Luciana Santos (PC do B), o ex-secretário de Saúde do Recife Jailson Correia e o secretário de Saúde do estado, André Longo.

"Ao longo da pandemia, eu fiz vários exames para testar o coronavírus. Todos deram negativo, nunca apresentei sintomas ao longo desse período inteiro. Ontem eu fiz mais um, deu negativo, e a contraprova, de hoje, deu positivo. Então, eu testei positivo para coronavírus, estou sem sintomas, estou bem, estou isolado em casa e vou seguir assim pelos próximos dias, seguindo as recomendações médicas", disse João Campos (veja vídeo acima).

Também pelas redes sociais, Tabata Amaral disse, na sexta-feira (15), que havia tido confirmação para a doença. Ela está em São Paulo, onde mora.

"Desde o início da pandemia, realizo testes periódicos de diagnóstico da Covid-19. O resultado do último exame que fiz acabou de dar positivo. Estou bem e em casa, respeitando todas as recomendações médicas e de isolamento, e também cancelei as próximas agendas presenciais", disse.

Deixe seu comentário

RN registra 1.702 novos casos de coronavírus; 06 óbitos nas últimas 24 horas e outros 18 após exames laboratoriais de dias anteriores

16 Jan2021

Por Jbelmont às 12h50

 Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (16). Foram mais 1.702 casos confirmados, totalizando 129.549. Na sexta-feira (15) eram 127.847 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.173 no total. Foram 6 (seis) óbitos nas últimas 24 horas (Natal (2), Passagem, Ipanguaçu, Serra do Mel e Mossoró), e 18 ocorridos em dias anteriores e registrados após a confirmação de exames laboratoriais. Óbitos em investigação são 527.

Casos suspeitos somam 69.983 e descartados são 293.829. Recuperados são 96.645.

Deixe seu comentário

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN neste sábado é de 65,6%; pacientes internados são 289

16 Jan2021

Por Jbelmont às 12h46

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 65,6%, registrada no início da tarde deste sábado (16). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 289.

Até o momento desta publicação são 83 leitos críticos (UTI) disponíveis e 158 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 150 disponíveis e 131 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Seridó apresenta 77,1% dos leitos críticos ocupados, a região Metropolitana de Natal tem 61,9% e a Região Oeste 66,3%.

bg

Deixe seu comentário

Mais um médico morre de Covid no RN

16 Jan2021

Por Jbelmont às 12h29

Foto: reprodução

O médico caicoense Dr. João Tarcísio de Sena morreu neste sábado (16) em Natal vítima de Covid-19. É mais um profissional da área médica vítima do coronavírus no Rio Grande do Norte.

Dr. João,  77 anos trabalhava na Prefeitura de Caicó, no atendimento básico de saúde e fez parte do quadro de comissionados na gestão do ex-prefeito Batata como membro da junta médica da Secretaria Municipal de Saúde. Ortopedista, também atuou como médico do trabalh

BG

Deixe seu comentário

Preso em liberdade vigiada é morto a tiros no Sumaré em Mossoró

16 Jan2021

Por Jbelmont às 10h00

O crime aconteceu dentro de um pequeno supermercado na Rua Lourival Caetano Ferreira, a rua da Unidade Básica de Saúde do bairro Sumaré em Mossoró. Segundo informações a vítima, Bruno Brounex Mataus Almeida de Souza, acabou de sair da prisão, foi surpreendida por elementos que estavam num carro.

Bruno cumpria pena por tráfico de drogas e segundo informações, faz pouco mais de 30 dias que havia deixado a prisão.

A Polícia Militar faz o isolamento do local do crime, mas ainda não informações sobre os acusados e nem a motivação.

O Câmera

Deixe seu comentário

Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas

16 Jan2021

Por Jbelmont às 08h41

Da Agência Brasil



Em sua edição de hoje (15), o Diário Oficial da União (DOU) publicou o edital do concurso para a Polícia Federal (PF). No total, serão ofertadas 1,5 mil vagas para os cargos de agente, escrivão, papiloscopista e delegado. Os interessados deverão se inscrever no site.

Os salários iniciais variam de R$ 12 mil a R$ 23 mil. As inscrições terão início em 22 de janeiro e terminam no dia 9 de fevereiro.

Os valores da inscrição variam conforme a carreira: R$ 180 para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista e R$ 250,00 para delegado. O pagamento deverá ser efetuado até 3 de março.

Candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição poderão fazê-lo em link específico no site da banca organizadora, no período das inscrições.

Além das 1,5 mil vagas, o certame ainda vai reservar 500 vagas para a formação de cadastro de reserva.

O concurso será composto por provas objetiva e discursiva, além de demais etapas: teste de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e outras.

As provas objetiva e discursiva estão previstas para Da Agência Brasil 


Em sua edição de hoje (15), o Diário Oficial da União (DOU) publicou o edital do concurso para a Polícia Federal (PF). No total, serão ofertadas 1,5 mil vagas para os cargos de agente, escrivão, papiloscopista e delegado. Os interessados deverão se inscrever no site. 

Os salários iniciais variam de R$ 12 mil a R$ 23 mil. As inscrições terão início em 22 de janeiro e terminam no dia 9 de fevereiro. 

Os valores da inscrição variam conforme a carreira: R$ 180 para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista e R$ 250,00 para delegado. O pagamento deverá ser efetuado até 3 de março. 

Candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição poderão fazê-lo em link específico no site da banca organizadora, no período das inscrições. 

Além das 1,5 mil vagas, o certame ainda vai reservar 500 vagas para a formação de cadastro de reserva. 

O concurso será composto por provas objetiva e discursiva, além de demais etapas: teste de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e outras. 

As provas objetiva e discursiv 21 de março de 2021.

Deixe seu comentário

Ministro da Venezuela diz que país mandará dois caminhões com oxigênio a Manaus

16 Jan2021

Por Jbelmont às 08h31

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreazza, disse que seu país enviará dois caminhões com oxigênio para Manaus – o material sairá de Puerto Ordaz, cidade a 1.600 quilômetros ao norte da capital do Amazonas, onde é produzido por uma empresa estatal. Segundo ele, haverá outros envios, já que o governo amazonense mandará cilindros vazios para serem abastecidos na Venezuela.

O ministro, que respondeu com mensagens de áudios a perguntas enviadas pela CNN, afirmou que não foi decidido se o oxigênio será doado ou se haverá algum tipo de compensação. Para ele, neste momento o importante é garantir que o material chegue aos hospitais brasileiros.

Arreazza afirmou que os problemas diplomáticos entre os dois países – o presidente Jair Bolsonaro não reconhece o presidente Nicolás Maduro – atrapalham a negociação e até dificultaram o contato com o governador do Amazonas, Wilson lima, que negocia a entrega do oxigênio com o governador do estado venezuelano de Bolivar, Justo Noguera Pietri.

Ele disse desejar que a colaboração de seu país “sirva de reflexão para as autoridades brasileiras” para que haja relações que permitam a colaboração mútua entre “povos irmãos”.

CNN BRASIL

Deixe seu comentário

Motociclista morre em acidente de trânsito durante a madrugada no Planalto 13 de Maio em Mossoró

16 Jan2021

Por Jbelmont às 08h07

O acidente de trânsito do tipo colisão entre um carro Volkswagen Virtus de cor branca com placas de Patu RN e uma moto Pop de cor vermelha com placa NNP- 4A86, aconteceu por volta das 04h30min deste sábado 16 de janeiro de 2021, na Avenida Sérvulo Marcelino, próximo a uma igreja evangélica, no Planalto 13 de Maio em Mossoró, na região Oeste Potiguar.

Manoel Izael de Oliveira, 39 anos de idade, morador da Rua da Amizade no Conjunto Cidade Jardim, trafegava pela avenida, sentido Liberdade, empurrando sua moto, quando foi atropelado pelo veículo que trafegava no mesmo sentido e morreu na hora.

O impacto foi tão violento, que a vítima teve fraturas expostas pelo corpo. A motocicleta foi arrastada e ficou cerca de 10 metros de distância do corpo. O motorista atropelador evadiu-se do local, mas a placa dianteira do seu carro ficou no local, o que foi fácil a polícia identificar o veículo.

A Polícia Rodoviária Estadual, que esteve no local realizando procedimentos, informou que apesar da moto pertencer a Manoel Izael, a mesma estava com queixa de roubo no sistema. Uma mulher que chegou no local e disse ser esposa da vítima, conversou com a Polícia Civil e explicou que a queixa de roubo, foi registrada pelo próprio marido, isto porque ela havia saído na motocicleta para dar uma volta e como demorou muito a retornar pra casa, ele foi a Polícia Civil e prestou a queixa de roubo.

A equipe do ITEP, acompanhada de policiais civis da Delegacia de Plantão, realizou os procedimentos de perícia no local e depois recolheu o corpo de Manoel Izael de Oliveira, para ser examinado no Instituto Médico Legal. A Polícia Civil, acredita que o motorista atropelador deve se apresentar na DP de Plantão, haja visto que o mesmo já foi identificado, uma vez que a placa do carro ficou no local do acidente.

 

fim da linha

Deixe seu comentário

Brasil ultrapassa 208 mil mortes por Covid, com 1.131 nas últimas 24 horas

15 Jan2021

Por Jbelmont às 20h34

País contabilizou total de 208.291 óbitos e 8.394.253 casos de Covid-19, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Estado do AM registrou recorde de mortes em 24 horas desde outubro.

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta sexta-feira (15).

O país registrou 1.131 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 208.291 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 964. A variação foi de +37% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.394.253 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 68.138 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 54.048 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +51% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de crescimento também nos diagnósticos.

Quinze estados estão com alta nas mortes: PR, MG, RJ, SP, GO, MT, AM, AP, RR, TO, AL, CE, PE, PI e SE.

O Amazonas registrou recorde de mortes em 24 horas desde outubro, com 113 óbitos. Nas duas únicas datas em que esse número foi maior, isso decorreu da reclassificação de óbitos antigos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus. Na época, esse processo de revisões fez somar mais de uma centena de casos aos registros diários de 2 de setembro e 1º de outubro no estado.

Brasil, 15 de janeiro
Total de mortes: 208.291
Registro de mortes em 24 horas: 1.131
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 964 (variação em 14 dias: +37%)
Total de casos confirmados: 8.394.253
Registro de casos confirmados em 24 horas: 68.138
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 54.048 por dia (variação em 14 dias: +51%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 207.183 mortes e 8.328.061 casos confirmados.)

Estados
Subindo (15 estados): PR, MG, RJ, SP, GO, MT, AM, AP, RR, TO, AL, CE, PE, PI e SE
Em estabilidade (10 estados + DF): RS, SC, ES, DF, MS, PA, RO, BA, MA, PB e RN
Em queda (1 estado): AC
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados

G1

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +