.

Pacheco decide rejeitar pedido de impeachment de Bolsonaro contra ministro do STF Alexandre de Moraes

25 Ago2021

Por Jbelmont às 19h08

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), irá anunciar em coletiva que decidiu rejeitar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, protocolado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O Palácio do Planalto apresentou o pedido contra Moraes na sexta-feira (20).

No documento enviado ao Senado, Bolsonaro disse que “não se pode tolerar medidas e decisões excepcionais de um ministro do Supremo Tribunal Federal que, a pretexto de proteger o direito, vem ruindo com os pilares do Estado Democrático de Direito. Ele prometeu a essa Casa e ao povo brasileiro proteger as liberdades individuais, mas vem, na prática, censurando jornalistas e cometendo abusos contra o presidente da República e contra cidadãoes que vem tendo seus bens apreendidos e suas liberdades de expressão e de pensamento tolhidas”.

No sábado (14), Bolsonaro postou em suas redes sociais que entraria com pedidos de impeachment contra os ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. No entanto, interlocutores do presidente disseram à CNN que ele teria suspendido a apresentação do pedido contra Barroso.

A avaliação é a de que o embate com Barroso arrefeceu e o próprio ministro do STF também, na avaliação de assessores presidenciais, recuou.

CNN Brasil

Deixe seu comentário

Fiscalização apreende 4 toneladas de carne de charque imprópria para consumo

25 Ago2021

Por Jbelmont às 19h03

Após receber denúncia anônima, uma equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) realizou operação na manhã desta quarta-feira, 25, e apreendeu 4 toneladas de carne de charque imprópria para consumo. A charquearia fica localizada na zona urbana do município. A ação teve apoio de fiscais do Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Civil.

A equipe do SIM que esteve na fiscalização explicou que o produto foi encontrado “em condições totalmente inadequadas”. A matéria-prima estava em contato direto com o chão, além das prensas estarem totalmente enferrujadas.

“A fiscalização aconteceu após o Serviço de Inspeção Municipal receber uma denúncia da população com relação a uma charquearia clandestina produzindo carne de charque de forma irregular. Encontramos no local muita matéria-prima, que a gente chama a carne utilizada para fazer o charque, e também produtos prontos no local em condições totalmente inadequadas, insalubres. As prensas estavam enferrujadas”, disse um dos veterinários da equipe presente a ação.

O proprietário do estabelecimento estava presente no momento da fiscalização. Por ser reincidente, o dono da charquearia foi conduzido a delegacia. O estabelecimento foi interditado e o material apreendido. Todo o material foi descartado e inutilizado no Aterro Sanitário no início da tarde também desta quarta-feira.

FIM DA LINHA

Deixe seu comentário

Combate à Covid Saúde anuncia início da aplicação da 3ª dose em 15 de setembro

25 Ago2021

Por Jbelmont às 12h17

 

Foto: Thiago Gadelha/SVM

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (25) que a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será oferecida no Brasil. Abaixo, veja o que se sabe:

Data de início: doses devem ser enviadas aos estados a partir de 15 de setembro

Público-alvo: idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos)

Vacinas: preferencialmente Pfizer, mas também poderão ser utilizadas a vacina da AstraZeneca e Janssen

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

Os pacientes “imunossuprimidos” incluem por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetíveis a infecções.

A pasta informou que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.

O ministério também disse que o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca será reduzido a partir de setembro: passará de 12 semanas para 8 semanas.

Estudos de 3ª dose no Brasil

Pfizer: investiga os efeitos, a segurança e o benefício de uma dose de reforço da sua vacina, a Comirnaty. O imunizante extra será aplicado em pessoas que tomaram as duas doses completas há pelo menos seis meses.

AstraZeneca (nova versão): a farmacêutica desenvolveu uma nova versão da vacina que está em uso no país, buscando proteção contra a variante beta. Parte do ensaio clínico prevê que uma dose da nova versão da vacina (AZD2816) seja aplicada em pessoas que receberam as duas doses da versão atual da AstraZeneca (AZD1222).

AstraZeneca (usada no país): avalia a segurança, a eficácia e a imunogenicidade de uma terceira dose da versão original da vacina da AstraZeneca (AZD1222) em participantes do estudo inicial que já haviam recebido as duas doses do imunizante, com um intervalo de quatro semanas entre as aplicações.

CoronaVac: o grupo será dividido em quatro: 25% vão receber como terceira dose a vacina da Pfizer, 25% da AstraZeneca, 25% da Janssen e 25% da CoronaVac. O objetivo é saber se a terceira dose vai aumentar o número de anticorpos. Os pesquisadores também vão avaliar a segurança dessa terceira dose, possíveis reações, como febre e dor, já que serão testadas vacinas diferentes em cada grupo.

Nos últimos dias, a Anvisa também solicitou mais informações sobre as doses de reforço aos fabricantes das vacinas da Pfizer e AstraZeneca. Uma reunião com a Janssen também está prevista para esta semana. “O objetivo é antecipar informações para avaliar o cenário em torno da necessidade ou não de doses adicionais das vacinas contra Covid-19 em uso no Brasil”, explicou a agência.

Outros países

Países como Israel e Chile já começaram a aplicar a dose de reforço. Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram que a terceira dose será dada a partir de setembro.

Israel oferece terceiras doses da vacina da Pfizer a pessoas com mais de 60 anos e a outros grupos vulneráveis. Até agora, mais de um milhão de israelenses receberam o reforço, em meio a uma alta de casos de Covid-19 no país.

Os países que aprovaram terceira dose de vacina

No Chile, pessoas com 55 anos ou mais que tomaram a CoronaVac antes de 31 de março irão receber uma nova dose da AstraZeneca. Pacientes imunodeprimidos receberão uma dose extra da Pfizer.

Também na América do Sul, o Uruguai começou a oferecer terceiras doses para aqueles que receberam a CoronaVac. A dose de reforço será da Pfizer, administrada ao menos 90 dias depois da segunda dose da vacina inicial.

O governo dos Estados Unidos afirmou que tem planos para ministrar uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 no país a partir do dia 20 de setembro. A dose de reforço será inicialmente dada aos profissionais da saúde, aos moradores de asilos geriátricos e pessoas mais velhas (esses foram os primeiros grupos que receberam as vacinas no fim de 2020 e começo de 2021).

G1

Deixe seu comentário

RN registra 01 morte por Covid em São José de Mipibu nas últimas 24 horas; novos casos são 183

25 Ago2021

Por Jbelmont às 11h55

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (25). São 364.406 casos totalizados. Na terça-feira (24) eram contabilizados 364.223, ou seja, 183 novos casos em comparação com o dia anterior.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.255 no total, sendo 01 registrado nas últimas 24 horas, em São José do Mipibu. Na terça-feira (24) eram 7.250 mortes.

A Sesap registrou outras 04 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.333.

Recuperados são 256.642. Casos suspeitos somam 170.730 e descartados são 711.511. Em acompanhamento, são 100.509.

Deixe seu comentário

LUTO: Faleceu o ex-deputado e ex-conselheiro do TCE, Antônio Câmara

25 Ago2021

Por Jbelmont às 09h07

O RN perdeu no início da manha de hoje, uma das figuras públicas mais respeitadas e queridas desse estado.

Faleceu o ex-deputado federal e estadual e ex-conselheiro do estado do RN, Antônio Câmara.

“Toinho”, inclusive foi deputado constituinte e também era advogado e tratava um câncer agressivo.

Homem gentil, habilidoso e fazedor de amizades.

Fica no abraço a todos os familiares e nossos sentimentos.

Deixe seu comentário

OPERAÇÃO LECTUS: Contratação de leitos para o Hospital João Machado teria sido esquema de corrupção com lavagem de dinheiro

25 Ago2021

Por Jbelmont às 09h03

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou nesta manhã (25/08), a Operação Lectus, destinada a apurar fraudes em dispensas de licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.

Cerca de 50 policiais federais, além de auditores da Controladoria Geral da União estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal/RN, Mossoró /RN, João Pessoa/PB e Bayeux/PB, além de duas medidas cautelares de afastamento do cargo público, ordens expedidas pela 14ª Vara Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Norte.

A operação decorre de inquérito policial instaurado em setembro de 2020, com base em auditoria da CGU, que identificou direcionamento da contratação de empresa para fornecimento de leitos de UTI para o Hospital Cel. Pedro Germano, ausência de capacidade técnica e operacional da empresa contratada e indícios de desvios.

Com a investigação policial, que também contou com a participação da Receita Federal, restou demonstrada a existência de uma associação criminosa que direcionou duas contratações de leitos de UTI, no Hospital Cel. Pedro Germano e no Hospital João Machado, tendo por objetivo o desvio de recursos públicos federais destinados ao tratamento da Covid-19 que foram repassados ao estado do Rio Grande do Norte.

Com essa finalidade, seja direcionando os termos de referência das dispensas, seja pressionando indevidamente pelo pagamento em favor da contratada – a despeito do não cumprimento dos termos pactuados e da prestação de serviço deficiente que chegou a colocar em risco a vida de pacientes internados, parte do grupo atuou infiltrada na própria Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, razão pela qual a Justiça Federal determinou o afastamento de duas pessoas de seus cargos na SESAP/RN.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por fraudes nas duas dispensas de licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro e, se condenados, poderão cumprir penas superiores a 10 anos de reclusão.

Sobre o nome da operação, trata-se de referência ao objeto da investigação, leito (lectus em latim) de hospital.

BG

Deixe seu comentário

Novo mandato de Aras na PGR é aprovado por 55 votos a 10 no senado

24 Ago2021

Por Jbelmont às 21h19

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (24), a recondução de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República por 55 votos a 10 e uma abstenção. Com a aprovação, Aras ficará à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) até 2023.

Mais cedo, ainda nesta terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado havia aprovado, por 21 votos a 6, a recondução de Aras ao cargo. Antes da votação, Aras foi submetido a uma sabatina que teve aproximadamente 6 horas de duração.

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Aras está no cargo desde setembro de 2019. Em julho, o chefe do Executivo afirmou que o reconduziria ao cargo e encaminhou o pedido ao Senado.

CNN Brasil

 

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 894 óbitos e 30 mil novos casos nas últimas 24h

24 Ago2021

Por Jbelmont às 18h59

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta terça-feira (24):

– O país registrou 894 óbitos nas últimas 24h, totalizando 575.742 mortes;

– Foram 30.872 novos casos de coronavírus registrados, no total 20.614.866.

O Ministério da Saúde calcula que mais de 19.530.843 pessoas já se recuperaram da covid-19, outras 508.281 estão em acompanhamento.

A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 735, e a média móvel de novos casos é de 28.383, ambas com tendência de queda.

Estados
Em alta (apenas 1 estado): SE
Em estabilidade (7 estados e o DF): PA, RJ, DF, AC, PR, RS, SC, AL
Em queda (18 estados): ES, RN, SP, MT, MA, TO, MG, MS, PI, PB, BA, GO, PE, CE, RR, AP, RO, AM

 

Deixe seu comentário

Variante delta é identificada no Rio Grande do Norte

24 Ago2021

Por Jbelmont às 14h48

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificou a variante delta do novo coronavírus em duas amostras coletadas no dia 8 de agosto em Natal, no Rio Grande do Norte. O resultado final do sequenciamento foi finalizado na última segunda-feira, 23, quando foi possível confirmar a presença dessa variante no Estado. De acordo com a diretora do IMT, Selma Jerônimo, a identificação de variantes é frequente, em virtude da fácil mutação do RNA do vírus, motivo pelo qual as pessoas devem manter os cuidados na prevenção e tomar a vacina contra a covid-19. “A diminuição da presença do vírus entre as pessoas é via de controlar o surgimento de novas variantes”, afirma.

A variante delta do novo coronavírus atualmente é a prevalente nos Estados Unidos e no Reino Unido. No Brasil, já foi encontrada em outros estados, entre eles Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. A identificação da variante foi realizada por meio do sequenciamento das amostras coletadas, trabalho desenvolvido pelo IMT/UFRN com recursos de projeto de pesquisa e colaboração do laboratório Getúlio Sales Diagnósticos. Atualmente, a unidade sequenciou e está analisando 64 genomas do SARS-CoV-2 provenientes de amostras do Rio Grande do Norte.

A análise é feita por pesquisadores e pós-graduandos do IMT, que atuam desde o início da pandemia no combate à covid-19. A UFRN já realizou 160 mil testes PCR, sendo 148 mil pelo IMT e 12 mil pela Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa), além de 13 mil testes sorológicos. O IMT também realiza um estudo de soroprevalência em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), para avaliar a quantidade de pessoas com resposta de defesa ao vírus, entre vacinadas e as que tiveram infecção natural pela covid-19.

“No estudo inicial, observamos que 72% dos participantes da pesquisa têm anticorpos contra o SARS-CoV-2. Esses resultados mostram a necessidade de vigilância contínua para minimizar os riscos de contaminação, a partir da colaboração de todos os cidadãos na luta contra o vírus”, alerta Selma Jerônimo.

Grande Ponto

Deixe seu comentário

Graças a Deus: RN não registra morte por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 153

24 Ago2021

Por Jbelmont às 14h29

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (24). São 364.223 casos totalizados. Na segunda-feira (23) eram contabilizados 364.070, ou seja, 153 novos casos em comparação com o dia anterior.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.250 no total, sendo nenhum(zero) registrado nas últimas 24 horas. Na segunda-feira (23) eram 7.248 mortes.

A Sesap registrou 02 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.360.

Recuperados são 256.642. Casos suspeitos somam 170.478 e descartados são 710.478. Em acompanhamento, são 107.581

Deixe seu comentário

Primeira noite de Lula em Natal teve ginga com tapioca, bode assado e mais

24 Ago2021

Por Jbelmont às 11h30

 

Lula e Fátima abonaram a ficha de filiação da prefeita de Jandaíra, Marina Marinho que trocou o MDB pelo PT / foto: Elisa Elsie

O Saiba Mais – Agência de Reportagem destaca que o ex-presidente Lula passou muito bem a primeira noite em Natal. Após receber os primeiros cumprimentos ainda no aeroporto, o líder do Partido dos Trabalhadores foi saudado com um jantar na casa do senador da República Jean Paul Prates. A recepção seguiu até por volta das 23h30. Antes do cardápio político, o ex-presidente se rendeu à gastronomia potiguar. De entrada, como prometera publicamente a governadora Fátima Bezerra, Lula comeu ginga com tapioca e fez elogios ao prato. O jantar ainda contou com buffet, que incluiu bode assado, camarão ao molho branco e outras iguarias do mar.

O ex-presidente desembarcou no Rio Grande do Norte vindo do Ceará. Ele esteve em Pernambuco, Piauí e ainda vai para a Bahia. Na viagem, Lula tem tomado pé das conjunturas locais e ajudado os estados a articular alianças de olho nas eleições de 2022.

Reportagem completa aqui no Saiba Mais.

Deixe seu comentário

Fábio, Allyson e Kelps conversaram sobre Mossoró

24 Ago2021

Por Jbelmont às 11h14

Foto: Divulgação

O ministro Fábio Faria, o prefeito Allyson Bezerra e o deputado Kelps conversaram nesta segunda-feira, em Natal, sobre ações que o Ministério das Comunicações pode fazer para melhorar a vida de Mossoró.

O ministro das comunicações comunicou que até novembro a TIM vai instalar uma antena de internet na Maisa, uma das maiores comunidades rurais de Mossoró e que ainda não dispõe desse serviço com qualidade.

Além das demandas sobre Mossoró, Fábio, Allyson e Kelps também falaram de política, abordando as perspectivas do partido Solidariedade e a candidatura de Fábio Faria ao Senado em 2022.

 

bg

Deixe seu comentário

Em Natal, Lula discute política, cultura, saúde e desenvolvimento regional; confira agenda

24 Ago2021

Por Jbelmont às 07h14

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Natal para agendas com a governadora petista Fátima Bezerra e encontros políticos para debater a conjuntura nacional. Até esta quarta-feira (25), Lula se reúne com movimentos culturais, sociais e políticos e participa de encontro do Consórcio de Governadores do Nordeste.

Para evitar aglomerações, a assessoria de imprensa informou que não estão sendo realizados eventos de grande público na agenda do ex-presidente pelo Nordeste e nem todas as agendas poderão ser abertas à imprensa, devido à capacidade de público.

Na manhã de terça (24), o ex-presidente tem encontro com a governadora e secretários no palácio de governo, em agenda fechada à imprensa. Às 10h, ele visita obras do Museu da Rampa, importante equipamento turístico da capital potiguar. Fotógrafos e cinegrafistas terão acesso ao local com credenciamento junto ao governo estadual ao PT. O credenciamento pode ser feito pelo e-mail [email protected]

Inaugurado em 2018, o Museu da Rampa destaca a história da aviação e da participação do Rio Grande Norte na Segunda Guerra Mundial. Natal foi a primeira base militar dos Estados Unidos na América do Sul, com pouso de hidroaviões norte-americanos que cruzavam o Atlântico. Foi nesse local que o presidente Getúlio Vargas recebeu o americano Franklin Roosevelt, em 1943, para tratativas relacionadas à participação brasileira na guerra. À tarde, a partir das 16h30, Lula tem encontro com movimentos sociais e culturais. Ele também se reúne com a equipe do filme Sideral, que concorreu em Cannes.

Veja a agenda de Lula no RN

Terça-feira, 24

8h: Encontro com a governadora e secretários de governo (restrito)

10h: Visita a obra do Museu da Rampa (com acesso a fotógrafos e cinegrafistas credenciados)

A partir das 14h: Encontros com governadora e lideranças políticas (restrito)

A partir das 16h30: Encontro com a equipe do filme Sideral e reunião com os movimentos sociais e culturais (aberto à imprensa credenciada), no Hotel Holiday Inn.

Quarta-feira, 25

A partir das 9h: Entrevista coletiva à imprensa e reunião com o Consórcio do Nordeste, no Hotel Holiday Inn.

bg

Deixe seu comentário

RN tem a 9ª gasolina mais cara do Brasil

23 Ago2021

Por Jbelmont às 21h50

Batendo recordes inflacionários a cada semana, o preço da gasolina segue em indomável disparada no Brasil. Contudo, a depender do estado em que o consumidor mora, os valores praticados podem ter variações significativas.

O Rio de Janeiro tem o preço médio mais alto do País, com o litro vendido a R$ 6,48. Apenas três centavos abaixo, surge o Acre (R$ 6,45). O pódio é completado pelo Distrito Federal, onde a gasolina é comercializada por R$ 6,35, na média.

Os dados constam na mais recente pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), realizada entre os dias 15 e 21 de agosto. Entre os estados nordestinos, o Piauí é o recordista de inflação, com o preço médio de R$ 6,30; seguido do Rio Grande do Norte, cujos postos vendem o litro a R$ 6,10. No sentindo oposto, o estado com a gasolina mais barata é o Amapá. Na média, os amapaenses pagam R$ 5,14 pelo litro.


Na nova e indigesta realidade dos combustíveis, esta cotação pode ser considerada baixa, embora ainda soe estranho atribuir bons adjetivos à gasolina mesmo acima da casa dos R$ 5. O Ceará ocupa a 18º posição no raking nacional, portanto, está entre as 10 mais baratas do País, com o valor médio de R$ 5,93 por litro.

Ranking: preço médio da gasolina nos estados Rio de Janeiro: R$ 6,48 Acre: R$ 6,45 Distrito Federal: R$ 6,35 Piauí: R$ 6,30 Goiás: R$ 6,27 Minas Gerais: R$ 6,18 Tocantins: R$ 6,15 Rio Grande do Sul: R$ 6,14 Rio Grande do Norte: R$ 6,10 Sergipe: R$ 6,09 Rondônia: R$ 6,06 Bahia: R$ 6,06 Alagoas: R$ 6,04 Espírito Santo: R$ 6,04 Pará: R$ 6,03 Mato Grosso do Sul: R$ 5,95 Mato Grosso: R$ 5,94 Ceará: R$ 5,93 Pernambuco: R$ 5,90 Maranhão: R$ 5,90 Amazonas: R$ 5,79 Paraíba: R$ 5,79 Santa Catarina: R$ 5,74 Paraná: R$ 5,73 Roraima: R$ 5,63 São Paulo: R$ 5,62 Amapá: R$ 5,14 Preço máximo:

os 5 mais altos do Brasil Tocantins: R$ 7,36 Rio Grande do Sul: R$ 7,18 Acre: R$ 7,13 Rio de Janeiro: R$ 7,05 Minas Gerais: R$ 6,75 O preço máximo considera o valor mais elevado encontrado pela ANP. Este valor pode ter sido registrado em um posto isoladamente ou em vários.


Agora RN

Deixe seu comentário

Governadores pedem reunião com Bolsonaro para diminuir tensão entre poderes

23 Ago2021

Por Jbelmont às 21h37

Gestores se reuniram após pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Representantes dos estados também preparam carta para os chefes dos poderes.


Representantes de 24 estados e do Distrito Federal se reuniram nesta segunda-feira (23) e decidiram solicitar uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro na tentativa de diminuir a tensão entre poderes, informou o coordenador do fórum de governadores e governador do Piauí, Wellington Dias.

A reunião do Fórum Nacional de Governadores acontece três dias após o presidente Jair Bolsonaro pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta sexta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga a incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.

Os gestores também informaram que preparam uma carta para os chefes dos Poderes, como da Câmara dos Deputados, do Senado e do STF, para que possam ser marcados encontros com o objetivo de diminuir a instabilidade política, além de avançar em pautas de interesse dos estados.

Após a reunião, Wellington Dias afirmou que os governadores defenderam uma posição única na defesa da democracia, do respeito à Constituição e à lei. Com isso, segundo Dias, a ideia é evitar que os investidores deixem o país.

"O objetivo é demonstrar a importância de o Brasil ter um ambiente de paz, um ambiente de serenidade, um ambiente em que possamos garantir nessa forma de valorização da democracia, da Constituição, da lei, mas, principalmente, criar um ambiente de confiança, que permita a atração de investimentos, a geração de emprego e renda", disse Dias.

G1

Deixe seu comentário

“As vacinas são seguras e não prejudicam as crianças, o que mata são as doenças infectocontagiosas”, afirma o infectologista Dr. Kleber Luz

23 Ago2021

Por Jbelmont às 21h35

Foto: reprodução/InterTV

O BG entrou em contato com o Dr. Kleber Luz, um dos principais infectologistas do Rio Grande do Norte, que inclusive conduz algumas pesquisas relacionadas às vacinas contra a Covid-19 em crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos em Natal.

Ele comentou sobre a polêmica em torno do tema levantado pela Dra. Roberta Lacerda de que as vacinas reduziriam em 30 anos a expectativa de vida e que “uma parte morrerá”.

VEJA MAIS: “Uma parte morrerá”, diz Roberta Lacerda sobre crianças vacinadas contra a Covid; médica ainda fala em perda de 30 anos na expectativa de vida

Dr. Kleber Luz disse que “as vacinas não induzem câncer, não induzem doenças autoimunes e não prejudicam a saúde das crianças. Muito pelo contrário, o que mata são as doenças infecto contagiosas”. O médico disse ainda que as crianças podem se contaminar com o coronavírus e desenvolverem uma forma grave se tiverem uma doença de base ou evoluírem para uma síndrome inflamatória sistêmica o que também é grave.

Ele ressaltou que “as vacinas são seguras, as vacinas protegem. E as crianças, adultos e idosos devem ser vacinados. Esta é a recomendação de todas as intituições de Saúde, OMS, OPAS e Ministério da Saúde”.

Ainda de acordo com o Dr. Kleber Luz, historicamente, as vacinas representam uma das principais ações para a melhoria da saúde da população, para o controle da mortalidade infantil e para o aumento da expectativa média de vida, junto com o aleitamento materno e o saneamento básico. “São estes os três pilares que melhoraram a vida de toda população mundial de uma forma geral”, disse.

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 321 óbitos e 13 mil novos casos nas últimas 24h

23 Ago2021

Por Jbelmont às 19h21

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (23):

– O país registrou 321 óbitos nas últimas 24h, totalizando 574.848 mortes;

– Foram 13.103 novos casos de coronavírus registrados, no total 20.583.994.

O Ministério da Saúde calcula que mais de 19.479.947 pessoas já se recuperaram da covid-19, outras 529.199 estão em acompanhamento.

A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 765, e a média móvel de novos casos é de 29.346, ambas com tendência de queda.

 

Estados
Em alta (apenas 1 estado): AC
Em estabilidade (8 estados e o DF): RJ, SE, PA, DF, SC, RS, SP, GO, TO
Em queda (16 estados): MA, MT, AL, MS, PB, PR, MG, ES, RO, BA, PE, AP, PI, AM, RN, RR
Não divulgou (1 estado): CE

 

Deixe seu comentário

Governadores vão propor reunião com Bolsonaro e chefes dos poderes

23 Ago2021

Por Jbelmont às 19h04

O presidente Jair Bolsonaro, após reunião com governadores e os chefes dos outros Poderes da República, em março de 2021 Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em reunião nesta segunda para discutir a conjuntura do país, os governadores das 24 unidades da federação acabam de firmar um acordo político.

O ponto principal é convidar o presidente Jair Bolsonaro para uma reunião com os mandatários dos estados, com a presença dos presidentes da Câmara, Senado e STF.

O grupo também selou o compromisso de manter as polícias nos trilhos da legalidade, firmou o ‘Pacto pela Vida’ contra o coronavírus e a favor das vacinas e se comprometeu à criação do Consórcio Brasil Verde, para atuação nas questões ambientais.

Veja

Deixe seu comentário

RN registra 02 mortes por Covid uma em Natal e outra em Mossoró nas últimas 24 horas; novos casos são 12

23 Ago2021

Por Jbelmont às 14h52

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (23). São 364.070 casos totalizados. No domingo (22) eram contabilizados 364.058, ou seja, 99 novos casos em comparação com o dia anterior.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.248 no total, 02 óbitos ocorridos nas últimas 24 horas, em Natal(01) e Mossoró(01). No domingo (22) eram 7.243 mortes. A Sesap ainda registrou outras 03 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.359.

Recuperados são 256.642. Casos suspeitos somam 169.991 e descartados são 709.641. Em acompanhamento, são 100.180.

Deixe seu comentário

Saúde COVID: “Infelizmente ele veio para ficar como muitas outros gripes que temos por aí”, diz Bolsonaro, que pretende definir data para desobrigação de máscaras

23 Ago2021

Por Jbelmont às 13h37

Foto: Reprodução/Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse que pode definir nesta 2ª feira (23.ago.2021) uma data para que o governo federal sugira a desobrigação do uso de máscaras para a população. Deu a declaração em entrevista à Rádio Nova Regional, do Vale do Ribeira (SP).

“Essa é nossa ideia. Talvez tenha uma data a partir de hoje para essa recomendação do Ministério da Saúde. Se bem que, você sabem, o Supremo Tribunal Federal simplesmente deu poderes a governadores e prefeitos para ignorarem governo federal”, disse o chefe do Executivo.

Bolsonaro repetiu ainda nesta 2ª feira que quem foi infectado pela covid-19 já está imunizado contra a doença. Especialistas afirma, no entanto, que somente a infecção não é suficiente para assegurar um nível seguro de imunidade. Além disso, o Brasil concentrava em julho 25% dos casos confirmados de reinfecção no mundo.

“Quem contraiu o vírus, obviamente, está imunizada também — como é o meu caso. [O governo trabalho para] tornar facultativo, orientar que o uso da máscara não precisa ser mais obrigatório”, disse o presidente, sem apresentar evidências científicas.

O chefe do Executivo afirmou que o coronavírus “veio para ficar” e se comporta como muitas outras gripes.

“O que eu vejo, desde o começo falei, talvez seja o único chefe de Estado do mundo todo que disse que temos que conviver com o vírus. Infelizmente ele veio para ficar como muitas outros gripes que temos por aí”.

Com Poder 360

Deixe seu comentário

Esporte CLÁSSICO-REI: ABC faz 3 a 1 no América e segue líder do Grupo 3 da Série D

22 Ago2021

Por Jbelmont às 20h00

Fotos: Flávio Rezende

O ABC venceu o América por 3 a 1 na tarde deste domingo (22) no Frasqueirão e manteve a liderança do Grupo 3 da Série D, abrindo 4 pontos de vantagem sobre o alvirrubro que segue na segunda colocação.

O resultado quebrou uma sequência invicta do América que durava oito jogos. A última derrota americana havia sido em junho, para o próprio ABC, na Arena das Dunas.


Foto: Flávio Rezende

O Mais Querido saiu na frente. Gustavo Henrique invadiu a área americana e tocou na saída do goleiro para fazer 1 a 0 aos sete minutos. O empate americano veio logo em seguida, após cruzamento, Esquerdinha subiu sozinho para igualar o placar aos 11 minutos. Aos 40 minutos, de cabeça, Gustavo Henrique marcou o segundo dele e do Mais Querido.

Aos 14 minutos da segunda etapa veio o terceiro gol abecedista, Claudinho completou cruzamento de Wallyson, balançou a rede americana, dando números finais à partida.

As equipes potiguares voltam a campo pela Série D no próximo sábado (28). O América recebe o Campinense na Arena das Dunas, às 15h. O ABC encara o Sousa, na Paraíba, às 16h.


Deixe seu comentário

Saúde COVID: Brasil registra 318 óbitos e 14 mil novos casos nas últimas 24h

22 Ago2021

Por Jbelmont às 19h48

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (22):

– O país registrou 318 óbitos nas últimas 24h, totalizando 574.527 mortes;

– Foram 14.404 novos casos de coronavírus registrados, no total 20.570.891.

O Ministério da Saúde calcula que mais de 19.448.816 pessoas já se recuperaram da covid-19, outras 547.548 estão em acompanhamento.

A média de óbitos dos últimos sete dias está em 781. A média de novos casos nos últimos sete dias é de 29.542, em níveis próximos aos registrados em novembro do ano passado.

Deixe seu comentário

“3ª dose é para ontem”, diz infectologista da Fiocruz sobre vacinação de idosos

22 Ago2021

Por Jbelmont às 15h46

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O médico infectologista Julio Croda, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), afirmou que a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid em idosos já deveria estar acontecendo. Segundo ele, com a circulação da variante delta impacta essa faixa etária e é necessário mudar a estratégia e aplicar o reforço.

“A questão da idade é para ontem, porque já estamos vendo um aumento de hospitalizações em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, com a chegada da delta, principalmente nessa faixa etária”, afirmou Croda à Folha de S.Paulo, em entrevista publicada neste domingo (22.ago.2021).

O infectologista afirma que é necessário observar também as pessoas imunossuprimidas para verificar se há impacto da nova cepa nelas também.

Os brasileiros de 60 anos ou mais voltaram a ser maioria entre os mortos por covid. As internações de idosos em UTI também reverteram tendência de queda nos últimos 6 meses, e subiram para 42,1% em julho.

“Então talvez os estados que já avançaram na vacinação nos adultos acima de 18 anos, já aplicaram D1 [1ª dose] em todos acima de 18 anos, poderiam sim iniciar um esquema de reforço nos mais velhos, começando com as pessoas que completaram seu esquema vacinal há mais de 6 meses, sem nenhum impacto na campanha de vacinação dos jovens e adolescentes”, diz Croda.

Croda afirma ainda que a campanha de imunização no Brasil precisa focar nas milhões de pessoas que poderiam, mas não tomaram a 2ª dose. “É importante entender por que 7 milhões de pessoas ainda não foram tomar a segunda dose, principalmente os idosos, e buscar essas pessoas antes de avançar nos adolescentes, por exemplo.”

O infectologista afirma que a vacinação dos adolescentes é necessária para diminuir a transmissão e o risco para profissionais que trabalham com esse público. Mas diz também que “não tem sentido” priorizar os mais jovens e não pensar no reforço para os mais velhos com o número de internações crescendo.

O infectologista afirmou ainda que, com a circulação da delta – que é mais transmissível – a flexibilização das restrições e a volta de eventos não deveriam ocorrer. Como mostrou o Poder360, das 27 unidades federativas, 7 já liberaram ou decidiram que autorizarão a volta de torcedores aos estádios de futebol durante a pandemia

“O problema é quando a flexibilização se baseia em uma conta de pessoas com D1, o que no contexto da delta muda totalmente. É preciso uma cobertura de D2 [2ª dose] muito maior, principalmente nos grupos mais vulneráveis, uma vez que somente isso irá garantir a proteção para as formas graves da doença.”

Poder 360

Deixe seu comentário

Lula chega a Natal amanhã (23) à tarde e vai embora na quarta-feira pela manhã

22 Ago2021

Por Jbelmont às 15h41

 Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O ex-presidente Lula chega nesta segunda-feira (23) a Natal. A agenda oficial não foi divulgada, segundo o PT, para evitar aglomerações. É a primeira visita de Lula ao RN após os 580 dias de prisão em Curitiba. Ele fica na capital potiguar até a manhã de quarta-feira (25).

Segundo a Agência Saiba Mais apurou, ele deve chegar ao RN nesta segunda-feira e segue para um jantar na casa do senador Jean Paul Prates (PT). Devem participar a governadora Fátima Bezerra(PT), o vice-governador Antenor Roberto (PC do B) e a senadora Zenaide Maia (PROS).

Na terça-feira (24), o ex-presidente será recebido pela governadora Fátima Bezerra no Centro Administrativo e, às 11h, deve conceder uma entrevista coletiva em local ainda não confirmado. O almoço será com empresários. À tarde, Lula segue para encontro com integrantes de movimentos sociais e artistas.

O RN é o quinto estado da viagem que Lula iniciou pela região Nordeste no dia 15 de agosto. Ele já esteve em Pernambuco, Piauí, Maranhão e, hoje (22), está no Ceará. Do RN, Lula segue para a Bahia. Em todas as visitas, teve agenda política com representantes de partidos, especialmente PSB, PDT e MDB. A agenda política prevê encontro com os líderes do PSB/RN (deputado federal Rafael Motta), e do MDB (ex-senador Garibaldi Alves Filho e o deputado Walter Alves).

Com informações da Agência Saiba Mais

Deixe seu comentário

Juíza de Brasília rejeita denúncia contra Lula e todos envolvidos no caso do sítio de Atibaia devido à parcialidade de Moro 22/08/2021 11h48

22 Ago2021

Por Jbelmont às 15h24

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

A juíza Pollyanna Kelly Alves, substituta da 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília, rejeitou a denúncia contra Lula e todos os acusados no sítio de Atibaia. Na decisão, publicada neste sábado, a magistrada argumentou que, devido à declaração da parcialidade de Sergio Moro, todos os atos decisórios proferidos por ele são considerados nulos

A decisão praticamente enterra a investigação do sítio, já que o caso volta à estaca zero. A juíza negou o pedido do procurador da República Frederico Paiva para que fosse reiniciada a ação penal contra o ex-presidente.

Além de rejeitar a denúncia, Pollyanna Kelly Alves extinguiu a punibilidade de Lula e dos demais envolvidos. Entre os condenados no caso estão o petista, o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, e da Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Eles chegaram a ser condenados na segunda instância, mas a condenação caiu após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, anular, em março, todas as condenações da 13a Vara Federal de Curitiba. Com isso, o caso sítio e outros fora enviados para a Justiça de Brasília.

“Não cabe ao Poder Judiciário atuar como investigador nem como acusador. O magistrado é o fiador do devido processo legal e o garantidor da ampla defesa e do contraditório”, diz a magistrada.

Em junho, Moro foi considerado parcial pela suprema corte e, com base nisso, a juíza Pollyanna Kelly Alves rejeitou a denúncia, apontando que as provas colhidas se tornaram nulas. Moro atuou em toda instrução do processo, mas a sentença foi proferida pela juíza substituta da 13a vara Gabriela Hardt.

Bela Megale – O Globo

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +