A inauguração da Zeiss Vision Center movimenta o RioMar Recife

10 Abr2019

Por Jbelmont às 16h28

 

O abre da Zeiss Vision Center movimentou o RioMar Recife nesta terça-feira (26). Empreendimento de Thiago e Augusto Teixeira, a ótica reúne novas tecnologias e soluções ópticas da marca alemã. A nova loja que conta com lentes da marca Zeiss, aposta em produtos de alta performance, espaço interativo e atendimento personalizado ao perfil de visão de cada cliente.

Nomes da sociedade e formadores de opinião circularam pelo evento, entre eles: Sávio Cardoso, Marina Ávila, Sarita Martins, Katy Abreu, Rapha Torres, Gio Zirpoli, Leandro Sioli, Igor Villares e Adolfo Teixeira. Além do presidente da Zeiss na América Latina, David Ferran e Marcelo Frias, diretor de marketing da marca, que desembarcaram no Recife exclusivamente para a festa.

O coquetel foi assinado pela Chef Danielle Johnnei e a música contou com curadoria do Dj Sardinha e Giselle Z Dias. Com design futurista e funcional, a loja foi projetada pelo arquiteto alemão Labor Weltenbau. A ZEISS já licenciou mais de 20 unidades em todo o Brasil em 2018 e tem novas inaugurações previstas para 2019.

Do Blog: SUCESSO A FAMÍLIA OCULUM.

Deixe seu comentário

POTIGUAR X AMÉRICA NA DECISÃO DO 2º TURNO DO CAMPEONATO DO RN

10 Abr2019

Por Jbelmont às 00h11


VALENDO VAGAS PARA A GRANDE FINAL CONTRA O ABC FC E COPA DO BRASI

Redação

Após sete rodadas intensas na fase de pontos corridos, Potiguar de Mossoró e América se credenciaram para disputar, nesta quarta-feira, 10, a partir das 20h30, a final do 2º turno do Campeonato Estadual de 2019. O jogo está agendado para o estádio Nogueirão, em Mossoró, e vale vaga na decisão geral do torneio, contra o ABC. Por ter sido 1º lugar, o Time Macho jogará pelo empate. Ao América, somente a vitória interessa.

Para este jogo, o treinador do Potiguar, Emanoel Sacramento, vai colocar em campo o que tem de melhor no elenco. A final é contra uma das poucas equipes conseguiu bater o seu selecionado no torneio (no 2º turno, o América venceu por 3 a 2 no próprio Nogueirão). Jefinho, artilheiro do Estadual e do Brasil inteiro com 13 gols, é a principal aposta dos mandantes, que apesar de jogarem pelo empate, já avisaram que querem vencer.

Do lado do América, o treinador Moacir Júnior tem trabalhado fortemente para recuperar o nível máximo de confiança da equipe, que foi derrotada na última rodada da fase de pontos corridos pelo desesperado ASSU e acabou perdendo a vantagem de jogar em casa na decisão. O único desfalque será o meia Adenilson, suspenso. O volante Leandro Melo e o meia Hiltinho, que não jogaram contra o ASSU, estarão de volta.

AGORARN

Deixe seu comentário

Greve dos professores continua, anuncia direção do Sindiserpum

10 Abr2019

Por Jbelmont às 00h07

Assembleia dos professores realizada nesta terça-feira, 9


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) anunciou, nesta terça-feira (9), que a greve dos professores continua, mesmo depois de a Prefeitura ter comunicado o corte de ponto dos grevistas.

Os professores estão em greve há mais de um mês. Eles pedem reajuste salarial de 4,17%. A Prefeitura já concedeu reajuste de 3,75%.

A diretoria do Sindiserpum também anunciou que vai provocar o Ministério Público Eleitoral (MPRN) para realizar uma audiência conjunta de negociação para discutir a pauta de reivindicação.

A assessoria jurídica do Sindiserpum afirma que a Prefeitura não pode cortar o ponto dos professores, considerando que a medida “é ilegal”.

DeFato

Deixe seu comentário

Ministro diz que Governo quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha

09 Abr2019

Por Jbelmont às 20h19

 

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (9) que o governo pretende reduzir pela metade o preço do gás de cozinha no país em dois anos. De acordo com o ministro, para conseguir essa redução, é preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição. 


“Daqui a dois anos, o botijão de gás vai chegar na metade do preço na casa do trabalhador brasileiro. Vamos quebrar esses monopólios e vamos baixar o preço do gás e do petróleo com a competição”, disse Guedes.

Ao participar da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, Guedes disse que o monopólio da Petrobras no refino do gás torna o preço do produto mais caro no Brasil. O ministro afirmou ainda que a solução para a falta de recursos vem do petróleo, especificamente da exploração da camada do pré-sal.

Guedes defendeu junto aos prefeitos a aprovação da reforma da Previdência, ressaltando que a reforma vai liberar recursos para os entes municipais. “Todos já sabemos que a reforma da Previdência é importante também para municípios e estados”, afirmou.

O ministro disse ainda que o governo trabalha para unificar ainda este ano até cinco tributos e que se a mudança for efetivada a arrecadação será compartilhada com estados e municípios.

“Vamos baixar, simplificar, reduzir impostos para o Brasil crescer. É a reforma tributária. Primeiro, vamos pegar três, quatro, cinco impostos e fundir em um só. Vai chamar Imposto Único Federal”, disse Guedes que não detalhou quais seriam os impostos unificados.

O ministro também disse que vai trabalhar para que a maior parte da arrecadação dos recursos arrecadados no país fique com os municípios. “Hoje, 65% é da União, 35% de estados e municípios. No futuro, 70% tem que ser de estados e municípios. Mas não é daqui a vinte anos, é pra agora”, disse.

Previdência
Pouco antes da participação do ministro no evento, a Secretaria Especial de Previdência do Ministério da Fazenda distribuiu uma cartilha pedindo o apoio dos prefeitos à reforma da Previdência. De acordo com a cartilha, a aprovação da reforma resultará em melhora geral do ambiente econômico do país, com geração de empregos e aumento na arrecadação.

Após a palestra do ministro, o secretário Especial da Previdência, Rogério Marinho, fez uma apresentação aos prefeitos é afirmou que aprovação da reforma é uma pauta que não é apenas do governo, mas de interesse do país.

“Essa é uma oportunidade de entendermos de que forma a economia do Brasil vai se comportar nos próximos anos. O ministro Paulo Guedes precisa muito do apoio dos prefeitos aqui presentes. Qualquer medida impactante, seja o novo pacto federativo, reforma tributária ou atração de investidores internos e externos, passa pelo alicerce, a espinha dorsal que é o reequilíbrio das contas públicas, e isso só ocorrerá com a aprovação do novo regime previdenciário”, disse Marinho.

Agência Brasil.

Deixe seu comentário

Sobe para 10 o número de vítimas do temporal no Rio

09 Abr2019

Por Jbelmont às 19h54


Neta e avó saíram de um shopping na Zona Sul durante o temporal desta segunda-feira (8) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

Com a morte de um homem, com idade entre 30 e 35 anos, no Jardim Maravilha, em Guaratiba, na zona oeste do Rio, sobe para 10 o número de mortos em consequência do temporal que atinge o Rio há mais de 24 horas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima foi encontrado perto de uma ponte na Avenida Barão de Cocais esquina de São José dos Campos.

Segundo a corporação, o homem morreu afogado. O bairro de Guaratiba foi muito atingido pelo temporal e continua praticamente ilhado. O município permanece em estágio de crise desde às 20h55 de ontem (8).

Um dos casos de morte que mais chocou a todos foi o da avó e da neta que tinham participado de uma festa no Shopping RioSul, em Botafogo. Quando saíram da festa depois das 22h, ficaram no ponto de táxi do shopping para se deslocar para Copacabana.

A fila estava com diversas pessoas a espera de táxi, mas como Lúcia Neves, de 63 anos estava com a neta, Julia Neves, de 6, as pessoas da fila deram prioridade para que elas passassem na frente.

O motorista Marcelo Tavares Marcelino optou seguir pela Ladeira do Leme para cortar caminho. No trajeto, um bloco de pedras e terra deslizou atingindo vários carros. O táxi ficou soterrado e só foi localizado hoje depois de várias horas de procura.

Os pais de Julia estão passando férias na Califórnia e foram avisados por parentes da tragédia.

Os outros mortos são:

– Guilherme Fontes, de 30 anos, na Gávea, encontrado afogado debaixo de um carro.

– As irmãs Doralice do Nascimento e Gerlaine do Nascimento, de 55 e 53 anos, morreram após um deslizamento atingir a casa delas no Morro da Babilônia, no Leme

– Gilson Cesar Cerqueira dos Santos, localizado soterrado no alto da comunidade.

– Leandro Ramos Pereira, de 40 anos, tentava salvar móveis dentro de casa, quando acabou eletrocutado

– Reginaldo Exidro da Silva, encontrado morto na localidade de Antares, em Santa Cruz, no final da tarde

O Corpo de Bombeiros trabalha com embarcações para retirar as pessoas de dentro das casas. A corporação reforça que está mobilizado no atendimento à população. Os militares estão empenhados em diversas ocorrências, como quedas de árvores e salvamentos provocados por inundações, desabamentos e deslizamentos. O trabalho continuará até o estágio de normalidade. A Secretaria de Defesa Civil está em alerta e segue monitoramento as condições meteorológicas e apoiando as ações municipais.

Os bombeiros registraram mais de 2 mil ocorrências nas últimas 24 horas em todo o Estado, quando a média diária é de 1,2 mil chamados.

A concessionária de energia Light informou que cerca de 15 mil clientes estão sem energia devido à tempestade ocorrida ontem. Às 23hs de ontem (8), a Light registrava 80 mil clientes interrompidos.

Do total de clientes interrompidos no momento, a Light informa que cerca de 7 mil clientes estão concentrados na Estrada dos Bandeirantes e na Taquara, em Jacarepaguá, na zona oeste, devido à queda de árvore sobre a rede de alta tensão, e na Estrada do Itanhangá, devido a um deslizamento de terra.

Os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepaguá são os mais impactados no momento e, por conta de queda de galhos e árvores sobre a rede, há problemas de acesso das equipes e maior tempo para restabelecimento da energia.

O Sistema Alerta Rio informa que na noite de hoje a chuva começa a perder intensidade gradualmente passando de moderada a fraca. Já amanhã (10), a previsão é de chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia, devido à entrada de umidade do oceano.



Carro que a vovó e a netinha viajavam ficou assim

G1

Deixe seu comentário

Catador morre após ser soterrado em estação de transbordo de lixo em Natal

09 Abr2019

Por Jbelmont às 19h18

Eliabe Gonçalves da Silva tinha 19 anos e chegou a ser levado para a UPA de Cidade da Esperança, mas não resistiu. Urbana vai se pronunciar nesta quarta-feira (10).

Eliabe Gonçaves da Silva 19 anos morreu soterrado em lixão em Natal — Foto: Arquivo pessoal 


O catador de lixo Eliabe Gonçalves da Silva, de 19 anos, morreu no final da manhã desta terça-feira (9) na estação de transbordo de resíduos sólidos localizado no bairro de Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal. Eliabe ficou soterrado após ser atingido por duas camadas de lixo jogadas por uma máquina no local, segundo relatos dos amigos catadores e da família.

O fato aconteceu por volta das 11h30. A cunhada dele, Emili Ângela, contou que o jovem ia almoçar em casa, mas decidiu voltar e seguir no trabalho. Nesse momento, ele estava num ponto alto da estação e uma máquina fez o movimento para o despejo de mais resíduos. Eliabe e outros catadores gritaram e alguns chegaram a bater na máquina para alertar sobre a presença do jovem, que correu e caiu numa das barreiras de lixo.

Logo após a queda, os outros catadores contaram que a máquina despejou os resíduos em cima de Eliabe - e repetiu o processo por uma segunda vez. "O lixo fechou a barreira e ele ficou com a metade da cabeça pra fora. Os amigos foram ajudá-lo, mas a outra máquina empurrou o lixo. Todo mundo pediu pra parar, mas ele não parou", contou um dos catadores que estavam no local e que não quis se identificar. "Eu vi só quando a máquina o enterrou e jogou o lixo. Ficou só a cabeça dele aparecendo. Quando ele pediu ajuda, a máquina pegou e jogou o lixo por cima de novo", relatou outro catador.

A cunhada contou que os amigos que trabalhavam no local o encontraram com vida, mas com aparência mais roxa e algumas feridas no corpo e na cabeça - a máquina chegou a cavar para ajudar a achá-lo. Os catadores o levaram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Cidade da Esperança. Emili relata que Eliabe estava consciente ainda no trajeto e pedia para não morrer. Assim que chegou à UPA, no entanto, ele não resistiu.


G1RN

Deixe seu comentário

Policial Militar é assassinado a tiros em Natal capital do RN. Suspeito é preso em escritório de advocacia

09 Abr2019

Por Jbelmont às 12h41

Um sargento da Polícia Militar foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (9) no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. O crime, segundo a assessoria de comunicação da PM, aconteceu dentro da casa dos pais do policial. Gilmar Ferreira Barbosa tinha 52 anos e era lotado no 1º Batalhão da PM. A arma dele foi levada. Um suspeito foi preso dentro de um escritório de advocacia. 


Ainda segundo a PM, o crime aconteceu na Rua Ferreiro Velho, na frente do Cemitério Público Bom Pastor I. Dois homens abordaram o policial, que estava saindo do imóvel em um carro, e o forçaram a voltar para dentro da residência. Na varanda, já entrando na sala, tiros foram disparados na cabeça do PM, que morreu na hora. Os pais do sargento, que são idosos, estavam em casa.

ImagemSuspeito foi preso em flagrante 

A PM informou que o carro em que o sargento Gilmar estava pertence ao cunhado dele, e que foi levado pelos assassinos, mas logo depois foi encontrado abandonado perto da ponte de Igapó.

Em diligências, a PM confirmou que um homem, usando tornozeleira eletrônica, foi preso suspeito de participação no crime. Pelo monitoramento, ele foi encontrado dentro de um escritório de advocacia perto do Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul.

O sargento Gilmar Barbosa morava em Extremoz, na Grande Natal, e tinha três filhos. A família contou que ele estava reformando uma residência que fica perto da casa dos pais, para onde deveria se mudar em breve. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

G1RN

Deixe seu comentário

Jovem de 22 anos é executado com tiros na cabeça em frente de casa no Bairro Alto da Conceição.

09 Abr2019

Por Jbelmont às 09h37

Homicídio 45 em Mossoró:

O jovem Antônio Gustavo Soares, de 22 anos de idade, era natural de Taboleiro Grande RN, foi executado com três tiros na cabeça, em frente a sua residência. Testemunhas relataram para a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência e isolou o corpo, a vítima, tinha saíde de casa, para comprar pão e quando retornava que chegou na calçada de casa, foi surpreendida por dois homens em duas motos, que chegaram e atiraram várias vcerzes em sua direção.

Antônio Gustavo, não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu na hora. Os criminosos fugiram após matarem a vítima e até o momento não foram identificados. Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia recebeu informações de que Antônio Augusto não tinha antecedentres criminais. O mesmo trabalhava como assador de pastel no Mercado do Alto da Conceição.


Fim da Linha

Deixe seu comentário

Fiscalizações fecham 18 academias irregulares em três meses no RN

09 Abr2019

Por Jbelmont às 07h53


Academia interditada após fiscalização do Conselho Regional de Educação Física no RN — Foto: Divulgação 

 

Conselho Regional de Educação Física autorizou seis estabelecimentos a retomarem atividades, após regularização. Outros 12 seguem fechados.


O Conselho Regional de Educação Física fechou 18 academias durante fiscalizações feitas pela equipe da entidade no primeiro trimestre de 2019, no Rio Grande do Norte. Seis estabelecimentos foram autorizados a voltar às atividades, depois que regularizaram suas situações. As outras doze academias foram fechadas definitivamente e não podem receber alunos, de acordo com o órgão.

De janeiro a março, os fiscais passaram por mais de 360 locais onde são oferecidos serviços de atividade física ou desportiva, como academias, escolas, clubes e condomínios, em 45 cidades potiguares. Desse total, 109 academias de ginástica tinham algum tipo de irregularidade, como a falta de profissionais de Educação Física, débitos ou estrutura inadequada. Ela representam 30% do total de estabelecimentos fiscalizados.

Para funcionar de forma regular, a academia e qualquer lugar que ofereça o serviço de atividade física, precisa ser devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física, ter autorização de órgãos reguladores como Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros e apresentar o quadro de profissionais de Educação Física habilitados para exercer a função de prescrição e acompanhamento dos exercícios.

Entre janeiro e março, o Conselho apurou 51 denúncias de irregularidades em academias ou no exercício do trabalho de Profissional de Educação Física.

G1RN

Deixe seu comentário

Vaticano concede grau de venerável a Frei Damião

08 Abr2019

Por Jbelmont às 23h19

FOTO: DIVULGAÇÃO  Papa reconhece virtudes heroicas do religioso e processo de canonização avança 



Vaticano atribuiu a Frei Damião o grau de "venerável"

FOTO: DIVULGAÇÃO
A Arquidiocese de Olinda e Recife e a Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, da Congregação dos Capuchinhos, começaram a semana com a graça de uma notícia importante: o papa Francisco autorizou promulgar, nesta segunda-feira (8), o decreto pelo qual reconhece as virtudes heroicas do Frei Damião de Bozzano e de outros servos de Deus.

A decisão ocorreu em audiência com o Reverendíssimo Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no último dia 6 de abril de 2019, no Vaticano. A partir de agora, Frei Damião ganha o título de Venerável, com o povo de Deus aguardando o dia em que seja declarado beato e, depois, santo.

O processo de canonização, no entanto, é demorado e inclui cuidadosa documentação. No Recife, o capuchinho frei Jociel Gomes é o responsável pelo encaminhamento dos documentos e relatórios referente à causa junto ao Vaticano. Após nove anos de trabalho reunindo e organizando dados, testemunhos e documentos, frei Jociel Gomes da Silva enviou a documentação do processo para o Vaticano em 28 de junho de 2012 com a autorização e as bênçãos do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Somente agora, quase sete anos depois, chegam as boas novas sobre o Venerável Frei Damião de Bozzano.

"O povo já proclama Frei Damião santo por tudo que ele viveu nas missões e no dia a dia da população pobre do Nordeste, mas a Igreja mantém a salutar cautela dos estudos da vida e das obras, antes e depois de sua morte, para declará-lo santo", explicou dom Fernando. "Continuemos rogando a Deus para que nos dê a graça de alcançar a canonização de Frei Damião", comentou.

A notícia do decreto alegrou o clero e os fiéis do Nordeste. Em mensagem enviada a dom Fernando Saburido, o bispo de Nazaré da Mata, dom Francisco Lucena, expressou seu contentamento com o andamento do processo de beatificação e canonização de Frei Damião. "Viva o nosso Apóstolo Missionário do Nordeste. Viva o nosso Regional NE2. Viva a Província N. Sra. da Penha do Nordeste do Brasil. Frei Damião praticou as virtudes heroicas e viveu com fidelidade na graça de Deus. É o nosso Venerável Frei Damião. Dia de muita alegria!", escreveu.

Caminho

Para declarar uma pessoa santa, deve-se percorrer um caminho cuidadoso e, por vezes, demorado. O bispo local inicia a causa com a Congregação do Vaticano para as Causas dos Santos, com um postulador pesquisando e estudando detalhes da vida e das obras da pessoa a ser declarada santa. Material reunido, encaminha-se para o Vaticano que, ao analisar o compêndio, vai reconhecer suas virtudes heroicas (declarando-o venerável). Até aí, é apenas o reconhecimento da Igreja de que a pessoa teve uma vida especialmente sagrada ou foi martirizada por sua fé. Adiante, tendo o primeiro milagre comprovado, a pessoa é beatificada.

Se o Vaticano reconhecer um segundo milagre, o Papa nomeia-o santo. É a canonização, que atribui ao novo santo um dia de festa (normalmente na data de sua morte, que é quando nasce para a vida no céu), permitindo que igrejas sejam nomeadas em sua honra.

Missão

Frei Damião nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898, tendo recebido o nome de Pio Gianotti. Era o segundo dos cinco filhos do casal de camponeses Felice e Maria Giannotti, de sólida formação católica.

Ainda aos 10 anos, após ser crismado, começou a expressar os primeiros sinais de vocação e, aos 13 anos, ingressou no Seminário Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em 17 de março de 1911.

Aos 17 anos, em julho de 1915, emitiu os primeiros votos e recebeu o nome de Frei Damião de Bozzano. Entretanto, precisou interromper os seus estudos de Filosofia após ser convocado, em setembro de 1918, para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial.

Retornou ao Convento ao fim da Guerra e emitiu sua profissão perpétua. Em 1920, foi estudar Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Frei Damião foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, na igreja do antigo Colégio São Lourenço de Bríndisi, em Roma. E, em 1931, foi enviado ao Brasil, onde chegou em 17 de junho, tendo se estabelecido no Convento Nossa Senhora da Penha, em Recife (PE). Após esta chegada, foram 66 anos dedicados às Santas Missões.

As Santas Missões eram vistas como "tempo forte de graça e conversão", que costumavam durar de segunda-feira a domingo. Durante esta semana missionária, o frade proclamava a Palavra de Deus em uma cidade, por isso, afirmava ser apenas um mensageiro de Deus.

As Santas Missões contavam com sermões, catequeses, encontros específicos com homens, mulheres, jovens, crianças, visitava os doentes, os presos. Além disso, dedicava-se ao sacramento da Reconciliação, atendendo confissões por mais de 12 horas por dia, orientando os corações para Cristo.

Com os anos, adquiriu uma deformação na coluna que o deixou encurvado, provocando dificuldades na fala e na respiração. Além disso, durante muito tempo, sofre de erisipela, devido à má circulação sanguínea.

Em 1990, sofreu uma embolia pulmonar, por isso, a partir de então, diminuiu o ritmo das Santas Missões, passando apenas para os finais de semana. Mas, sua saúde se agravou em 1997, ano em que realizou sua última Santa Missão na cidade de Capoeiras (PE), no mês de fevereiro.

Em 12 de maio de 1997, foi internado no Real Hospital Português, na capital pernambucana, onde foi visto realizando aquele que foi chamada "sua última missão", rezou o terço com o povo em uma das salas do hospital.

No dia seguinte, 13 de maio, sofreu um derrame cerebral e foi levado para a UTI, vindo a falecer em 31 de maio de 1997, aos 98 anos. Seu corpo foi enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, em Recife.

Deixe seu comentário

FNF confirma final do 2º turno em Mossoró, e Potiguar cobra até R$ 100 por ingresso

08 Abr2019

Por Jbelmont às 23h14

A Federação Norte-Rio Grandense de Futebol (FNF) baixou resolução no final da manhã desta segunda-feira, 8, e confirmou a final do segundo turno do Campeonato Estadual entre Potiguar e América para o estádio Leonardo Nogueira, em Mossoró, casa do Time Macho. A resolução pôs fim a uma polêmica que perdurava desde a noite do último domingo, 7.

A motivação para a indefinição quanto ao local da finalíssima do segundo turno foi o fato do Nogueirão ter sido interditado, recentemente, para jogos noturnos. Como a final agendada para o próximo dia 10 será às 20h30, não se tinha a confirmação de que o estádio mossoroense pudesse receber a partida. No entanto, novos laudos atestaram as condições do estádio.

Com o aval dos documentos, a FNF confirmou a partida para o Nogueirão, local onde o Potiguar fez boa parte da sua campanha no Estadual e se credenciou a disputar a final da Copa RN. Além de jogar em casa, o fato do time ter terminado em 1º lugar na fase de pontos corridos também dá a vantagem do empate para que a equipe seja campeã.

Ingressos
Tão logo a FNF confirmou a realização da partida no estádio Nogueirão, a diretoria do Potiguar divulgou oficialmente a abertura das vendas dos ingressos para a final e os preços desagradaram boa parte da torcida. Os bilhetes chegam a custar R$ 100, valor considerado “fora da realidade” pelos adeptos.

Para o setor de arquibancadas, a diretoria do Time Macho está vendendo os bilhetes a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada para estudantes/idosos). Já para o setor de cadeiras, os ingressos estão sendo comercializados ao preço de R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada para estudantes/idosos). A torcida do América terá a disposição 10% da carga total de ingressos. Com informações do Agora RN.

Deixe seu comentário

Câmara desarquiva proposta que reduz número de deputados

08 Abr2019

Por Jbelmont às 19h54

 

A Câmara desarquivou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 431) que reduz o número de deputados federais de 513 para 394 (119 a menos) e de senadores de 81 para 54 (corte de 27 cadeiras). A economia pode chegar a R$ 3,4 bilhões por legislatura, aponta o autor, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB).

A proposta foi apresentada no ano passado, mas travou na Comissão de Constituição e Justiça. Apenas com a redução do número de parlamentares federais e, tomando-se como referência os valores das verbas indenizatórias e não indenizatórias pagas pela Câmara, estima-se que o Congresso reduzirá seus gastos em, no mínimo, R$ 1,3 bilhão por legislatura.

Coluna Esplanada

Deixe seu comentário

O MAPA DAS CHUVAS NO RN DE 05/ A 08 /04

08 Abr2019

Por Jbelmont às 15h57

Per.: das 7:00hs de 05/04/2019 as 7:00hs de 08/04/2019 


No. Postos Existentes: 173 No. Postos sem Contato: 74
No. de Postos com Chuva: 71 No. de Postos sem Chuva: 28

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Riacho Da Cruz(Emater) 73,8
Martins(Particular) 73,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 60,2
Jose Da Penha(Emater) 48,4
Francisco Dantas(Emater) 42,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 40,7
Parana(Emater) 40,0
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 39,7
Caraubas(Particular) 32,9
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 31,1
Pendencias(Ana) 29,7
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 28,0
Apodi(Prefeitura) 25,0
Mossoro(Prefeitura) 25,0
Major Sales(Prefeitura) 21,1
Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 20,5
Piloes(Prefeitura) 20,0
Severiano Melo(Prefeitura) 19,0
Messias Targino(Prefeitura) 16,3
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 16,2
Pau Dos Ferros(Particular) 15,0
Apodi(Base Fisica Emparn) 12,5
Venha Ver(Emater) 12,0
Joao Dias(Emater) 11,0
Encanto(Prefeitura) 10,0
Lucrecia(Emater) 9,5
Barauna(Emater) 4,9
Upanema(Prefeitura) 4,6
Janduis(Emater) 3,6
Patu(Particular) 2,4
Areia Branca(Emater) 2,0
Campo Grande(Particular 2) 1,4
Assu(Emater/st. Casa Forte) 1,2
Coronel Joao Pessoa(Emater) 0,3

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR

Sao Joao Do Sabugi(Emater) 62,0
Parelhas(Emater) 45,0
Angicos(Prefeitura) 37,4
Guamare(Lagoa Doce) 20,0
Fernando Pedroza(Emater) 19,4
Florania(Sitio Jucuri) 18,4
Lajes(Olho Dagua Dois Irmaos) 15,7
Equador(Particular) 14,4
Carnauba Dos Dantas(Emater) 8,7
Sao Jose Do Serido(Fz Caatinga Grande) 7,6
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 6,8
Pedro Avelino(Particular) 6,7
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 6,5
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 5,0
Acari(Particular) 4,7
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 4,6
Cerro Cora(Emater) 2,6
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 1,3
Santana Do Matos(Emater) 1,0
Sao Fernando(Emater) 0,5

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Santa Maria(Sind.trab.rurais) 35,0
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 24,0
Monte Das Gameleiras(Emater) 22,5
Jacana(Emater) 19,4
Sitio Novo(Prefeitura) 18,5
Parazinho(Emater - Ex-particular) 17,5
Serrinha(Emater) 16,6
Rui Barbosa(Emater) 13,4
Joao Camara(Centro Saude) 8,0
Boa Saude(Emater) 5,7
Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.) 5,0
Tangara(Emater) 2,3
Monte Alegre(Emater) 2,0

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Pedra Grande(Emater) 16,5
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 2,3
Montanhas(Prefeitura) 2,2
Natal 0,3

Deixe seu comentário

Governo vai pagar no dia 15 salário integral de quem ganha até R$ 5 mil

08 Abr2019

Por Jbelmont às 15h41

Os servidores estaduais que ganham até R$ 5 mil e aqueles que fazem parte dos órgãos da Segurança Pública vão receber o salário integral no próximo dia 15. Na mesma data, quem recebe acima desse valor receberá 30% do pagamento. No final do mês serão pagos os demais 70% e aos servidores dos órgãos com arrecadação própria como Detran, Idema e Caern.

Segundo o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, o Governo só conseguiu chegar ao valor de R$ 5 mil para pagar antecipadamente porque a presidência da Assembleia Legislativa consentiu que parte do duodécimo seja repassado somente no final de abril. A data que é dia 18 passou para 28 neste mês. O duodécimo é o repasse mensal obrigatório de recursos que o Executivo faz aos outros poderes.

Na reunião realizada nesta segunda-feira entre Governo do Estado e entidades representativas dos servidores ficou acertada também a criação de um grupo de trabalho para se analisar as contas do Executivo e chegarem a um possível calendário de pagamento para os próximos meses.

Além do secretário-chefe do Gabinete Civil participaram da reunião os secretários Aldemir Freire (Planejamento) e Carlos Eduardo Xavier (Tributação) e o subsecretário de Administração, Ediran Teixeira.

 

.

Deixe seu comentário

Piloto de motocross morre em acidente durante competição em São Pedro, RN; vídeo mostra queda

08 Abr2019

Por Jbelmont às 12h18

Edjarde Hipólito, de 26 anos, levou uma queda durante uma prova disputada neste domingo (7). Ele ainda foi socorrido, mas morreu na ambulância.

Um piloto de motocross morreu nesse domingo (7) após sofrer um acidente durante uma competição realizada na cidade de São Pedro, distante cerca de 63 quilômetros de Natal. Edjarde Hipólito, de 26 anos, levou uma queda durante um salto, mas não resistiu e morreu na ambulância, a caminho do hospital. Veja registro do portal G1-RN clicando aqui

Deixe seu comentário

Lei Seca autua 54 motoristas por embriaguez ao volante durante o fim de semana em Natal

08 Abr2019

Por Jbelmont às 11h47

Blitzen foram montadas sábado (6) e domingo (7) próximo da Arena das Dunas e na Zona Norte da cidade. Um motorista foi preso.

Uma das barreiras de fiscalização foi montada na Rua Conselheiro Tristão, na Zona Norte da cidade — Foto: PMRN/Divulgação

A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) intensificaram as ações de fiscalização da Operação Lei Seca durante este final de semana em Natal. Em dois pontos de barreiras montados no sábado (6) e no domingo (7), 54 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante. Um deles, acabou preso em flagrante.

As blitzen foram montadas na Av. Prudente de Morais, nas proximidades da Arena das Dunas, e na Rua Conselheiro Tristão, na Zona Norte da cidade.

Segundo a PM, ao todo foram abordados 729 veículos. Além dos autuados, foram registradas ainda outras 32 infrações de trânsito. Por fim, 7 veículos foram rebocados para o pátio do Detran.

“A operação deste final de semana foi feita em um horário atípico (de 15h às 21h), e outras desta tipo passarão a ser realizadas em horários diferenciados para causar uma maior sensação de segurança a todos os condutores e transeuntes”, ressaltou o tenente-coronel Eduardo Franco, assessor de comunicação da PM.

Lei Seca
A Lei Seca é responsável por uma das mais rígidas penalidades previstas pelo Código de Trânsito no Brasil. O valor da multa por dirigir embriagado é de R$2.934,70. Somada à multa, que é de natureza gravíssima, o condutor ainda pode ser penalizado com a perda do direito de dirigir por 1 ano, além da possibilidade de ser preso. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, a multa é dobrada.

Deixe seu comentário

Garota Brunninha sofre parada cardíaca no final da tarde deste domingo, não resiste e falece

07 Abr2019

Por Jbelmont às 21h40


Corpo de menina de 7 anos que morreu após transplante de coração é velado no interior do RN

 

Brunna Silveira Lopes foi transferida do Rio Grande do Norte para Pernambuco, onde realizou o procedimento na quinta-feira (4). O óbito foi confirmado neste domingo (7).

A menina Brunna Silveira Lopes, de 7 anos, está sendo velada na cidade de Serrinha, interior do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (8). Ela morreu na tarde do domingo (7), após fazer um transplante de coração no Recife. O enterro está marcado para as 16h. 


A garota tinha uma cardiopatia grave e saiu do Rio Grande do Norte, onde morava com a família, para se submeter ao procedimento cirúrgico. Por meio de nota, a direção do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), onde ela realizou o transplante, informou que Brunna morreu no fim da tarde. A unidade de saúde disse ainda que “prestou toda a assistência necessária para a criança e para a família dela”.

Brunna foi para o Recife em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde da quarta-feira (3). O transplante ocorreu na madrugada da quinta (4). Na tarde do mesmo dia, a garota passou por uma nova cirurgia para conter um sangramento.

Segundo o médico Madson Vidal, que acompanhou a menina do RN, Brunna nasceu com um problema chamado “transposição das grandes artérias” e passou por uma cirurgia paliativa ainda quando bebê. Há 21 dias, porém, ela precisou passar por um novo procedimento para melhorar a sua oxigenação, porque seu tom de pele estava cada vez mais "roxo". Neste novo procedimento, no entanto, o coração não suportou a circulação.

Brunna, que era paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), sobrevivia por estar ligada a uma máquina de "oxigenação por membrana extracorpórea", conhecida como ECMO. Ela chegou a ser retirada dos tubos, mas não teve resistência para ficar sequer oito horas longe dos aparelhos.

Repercussão
O caso de Brunninha ganhou repercussão nas redes sociais após um desabafo do médico Madson Vidal, que representa a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), atendendo a crianças com cardiopatias.

“Não se deveria fazer contas ou haver 'burocracias' para tentar salvar uma vida. Estamos com uma menina linda com seu coraçaozinho, que não funciona mais, conectado através de tubos a uma máquina (ECMO) para que ela não morra. Ela precisa fazer um transplante de coração para continuar lutando para viver, mas a Central Nacional de Transplantes negou que a equipe de transplante do @hospitalriogrande a listasse para ser transplantada aqui em Natal, porque o credenciamento do hospital não foi finalizado”, dizia o médico.

“Queremos que o poder público se responsabilize pela criança autorizando o transplante em Natal ou ofereça essa possibilidade em outro estado e faça o transporte em UTI aérea. O sangue dela é B- (raro), e a máquina não funciona por tempo indeterminado, e esse tempo perdido pode determinar a impossibilidade do transplante. Vamos lutar para que Brunninha tenha pelo menos a chance de tentar o transplante”, afirmou Madson, que pediu que a menina se torna-se prioridade nacional para transplante.

Deixe seu comentário

Potiguar empata com o Santa Cruz e vai decidir o turno em casa e com vantagem do empate

07 Abr2019

Por Jbelmont às 21h11

Jogadores do Potiguar comemoram o gol contra o Santa Cruz de Natal
Edinaldo Moreno/Da Redação

O Potiguar empatou em 1 a 1 com o Santa Cruz de Natal na tarde deste domingo, 7, pela sétima rodada da Copa Rio Grande do Norte e garantiu o primeiro lugar no segundo turno. O resultado também garante ao time mossoroense o mando de campo e a vantagem de jogar pelo empate contra o América nesta quarta-feira, 10, na decisão da Copa RN. A partida foi realizada no Estádio Frasqueirão, em Natal.

O Alvirrubro abriu o placar aos 9 minutos de jogo. Vinicius Mossoró, que fazia sua primeira partida, recebeu a bola na entrada da área e chutou no canto direito do goleiro do time natalense. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. O empate dos donos da casa veio nos acréscimos da primeira etapa. Aos 46, Jorge Eduardo emendou um belo voleio e deixou tudo igual.

O resultado no Frasqueirão e a derrota do América para o Assu garantiu a liderança do Time Príncipe. A equipe da Capital do Oeste terminou a fase de classificação da Copa RN com 16 pontos, um a mais do que o alvirrubro natalense. Com isso, o Potiguar terá o mando de campo e a vantagem de poder empatar para decidir com o ABC o título do Campeonato Estadual 2019.

No entanto, somente o dia da final está confirmado. Nesta segunda-feira, 8, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN) vai julgar o recurso do Potiguar pelos incidentes na partida com o América. Nela, o TJD/RN interditou o Nogueirão para jogos noturnos e multou a equipe príncipe em R$ 9 mil.

DeFato.com

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Potiguar

07 Abr2019

Por Jbelmont às 16h45

7ª Rodada

Força e Luz 0X3 ABC
Santa Cruz-RN 1x1 Potiguar-M
ASSU 1x0 América-RN
Globo 2x0 Palmeira de Goianinha

 

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG
ÚNICO

1 Potiguar-M 16 7 5 8
2 América-RN 15 7 5 10
3 Globo 14 7 4 5
4 ABC 13 7 4 3
5 ASSU 8 7 2 -2
6 Força e Luz 7 7 2 -8
7 Santa Cruz-RN 4 7 1 -3
8 Palmeira de Goianinha 3 7 1 -13

Deixe seu comentário

Lula completa 1 ano na cadeia à espera de recurso

07 Abr2019

Por Jbelmont às 16h31

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa neste domingo (7) um ano na cadeia, enquanto aguarda pelo julgamento de seu recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a terceira instância do poder Judiciário.

Lula foi preso em 7 de abril de 2018, pouco mais de dois meses depois de ter sido condenado em segundo grau a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) no “caso triplex”.

O ex-presidente é considerado culpado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, ao supostamente ter recebido um apartamento no Guarujá (SP) como propina da empreiteira OAS em troca de favorecimentos em contratos com a Petrobras.

O ex-mandatário da construtora Léo Pinheiro diz que o imóvel pertencia a Lula, mas o petista nega ter sido seu proprietário.

Desde sua prisão, o ex-presidente cumpre pena na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, em uma cela de 15 metros quadrados com banheiro privativo e chuveiro elétrico, isolado dos outros detentos.

O recurso da defesa no STJ já está pronto para ser analisado pela Quinta Turma do tribunal, e o julgamento deve acontecer em breve. Se a sentença do TRF-4 for confirmada, Lula não terá mais como argumentar contra sua prisão após condenação em segunda instância.

Recentemente, os advogados do petista também protocolaram outra ação no STJ, pedindo a anulação do processo. A defesa alega que o julgamento caberia à Justiça Eleitoral, baseando-se em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre esse tema.

Lula ainda acumula uma condenação em primeiro grau a 12 anos e 11 meses de cadeia, também por corrupção e lavagem de dinheiro, mas no caso do sítio em Atibaia (SP) que seria de sua propriedade.

Artigo – Em um artigo publicado neste domingo pela Folha de S.

Paulo, o ex-presidente reitera que está preso “injustamente”, mas ressalta que mantém a “fé em um julgamento justo”.

“O que mais me angustia, no entanto, é o que se passa com o Brasil e o sofrimento do nosso povo. Para me impor um juízo de exceção, romperam os limites da lei e da Constituição, fragilizando a democracia”, escreve.

No texto, o petista reafirma a tese de que sua prisão e o impeachment de Dilma Rousseff foram um “golpe” para tirar o PT do poder. “Era preciso impedir minha candidatura a qualquer custo. A Lava Jato, que foi pano de fundo no golpe do impeachment, atropelou prazos e prerrogativas da defesa para me condenar antes das eleições”, acrescenta.

Lula ainda diz que Jair Bolsonaro foi “o maior beneficiário” dessa “perseguição”. “Por que têm tanto medo de Lula livre, se já alcançaram o objetivo que era impedir minha eleição, se não há nada que sustente essa prisão? Na verdade, o que eles temem é a organização do povo que se identifica com nosso projeto de país. Temem ter de reconhecer as arbitrariedades que cometeram para eleger um presidente incapaz e que nos enche de vergonha”, ressalta.

Ansa

Deixe seu comentário

Maior reservatório do RN registra recuperação e cota de água aumenta mais de 2 metros

07 Abr2019

Por Jbelmont às 11h01

Em pouco mais de um mês, volume da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves saltou de 19,83% para 26,80% de sua capacidade máxima.


O maior reservatório do Rio Grande do Norte, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, dá mostras de que vem se recuperando dos últimos 7 anos de chuvas escassas. De fevereiro até agora, por exemplo, a cota de água subiu mais de 2 metros e o volume armazenado saltou de 19,83% para 26,80% – o que representa 643,2 milhões de metros cúbicos de água. A capacidade máxima da barragem é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Para se ter uma ideia ainda mais clara desta recuperação, basta lembrar que há 1 ano a barragem entrou, pela primeira vez desde sua inauguração (em 1983), no chamado volume morto – nome que se dá à reserva de água mais profunda das represas, que fica abaixo dos canos de captação. À época, no dia 9 de fevereiro de 2018, o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn) chegou a registrar que o reservatório estava com apenas 10,8% do seu volume total, o mais baixo da história.

Melhora
Ainda de acordo com o Igarn, no dia 21 de fevereiro deste ano, a Armando Ribeiro Gonçalves estava com uma cota de 38,61 metros, com um volume de pouco mais de 476 milhões de metros cúbicos de água (19,83% da capacidade). Já neste sábado, dia 6 de abril, a cota estava em 40,95 metros, e um volume de 643,2 milhões de metros cúbicos (26,80%). “No caso, a cota aumentou 2,34 metros, e em volume aumentou 167 milhões de metros cúbicos – um crescimento de 6,97% em pouco mais de um mês”, reforçou.

Com relação à vazão, a barragem estava liberando cerca de 5.500 litros de água por segundo. Porém, em razão das chuvas que vêm alimentando bem o rio Piranhas/Açu, a abertura das comportas foi reduzida para 1.000 litros por segundo, “até para ajudar numa maior acumulação de água dentro do reservatório”, ressaltou o Igarn.


Armando Ribeiro
Maior reservatório do Rio Grande do Norte e o segundo do Nordeste, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves tem suas comportas localizadas na cidade de Itajá, no Vale do Açu, e capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.





Em fevereiro de 2018, a Armando Ribeiro chegou a menos de 11% de sua capacidade - nível mais baixo desde sua construção, em 1983 — Foto: Anderson Barbosa/G1

Seca histórica
Os últimos sete anos foram castigantes no interior do Rio Grande do Norte. Com chuvas abaixo da média histórica, o estado enfrenta a seca mais severa de todos os tempos. As chuvas que caem desde o início do ano até que aliviam o sofrimento do sertanejo, mas os efeitos da estiagem ainda são preocupantes.

Dos 167 municípios potiguares, 148 estão em situação de emergência por causa da escassez de água – o que representa 88% do estado. Na lavoura e pecuária, por exemplo, os prejuízos somaram R$ 2,5 bilhões em 2018, segundo o governo do estado.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), atualmente cinco cidades (João Dias, Paraná, Pilões, São Miguel e Cruzeta) estão em colapso no bastecimento – que é quando a cobrança da conta é suspensa por não haver fornecimento – e outras 92 possuem algum sistema de rodízio.

G1RN

Deixe seu comentário

32% aprovam e 30% desaprovam o governo Bolsonaro, diz Datafolha

07 Abr2019

Por Jbelmont às 10h22

Presidente tem a pior avaliação após os 3 meses do 1º mandato desde 1990: Collor tinha 19% de reprovação no mesmo período, contra 16% de FHC, 10% de Lula e 7% de Dilma.

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (7) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL):

Ótimo/bom: 32%
Regular: 33%
Ruim/péssimo: 30%
Não sabe/não respondeu: 4%
A pesquisa ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

É a pior avaliação para um presidente da República no início de primeiro mandato desde 1990. Fernando Collor (então no PRN) tinha 19% de reprovação após três meses, contra 16% de FHC (PSDB), 10% de Lula (PT) e 7% de Dilma (PT).

A ex-presidente é quem tinha a melhor avaliação: 47% de ótimo/bom em 2011. Lula tinha 43%, contra 39% de FHC e 36% de Collor.

A expectativa com o futuro do governo, após três meses de mandato, é a pior desde 1995: 59% esperam que Bolsonaro faça um governo ótimo ou bom, contra 48% de FHC, 76% de Lula e 77% de Dilma.

Antes da posse, 65% esperavam que Bolsonaro fizesse um governo ótimo ou bom, contra 17% de regular e 12%, ruim ou péssimo. Hoje, os que acreditam em um governo regular são 16% e ruim/péssimo, 23%.

G1

Deixe seu comentário

Bancada federal aumenta valor para terminal da Redinha

07 Abr2019

Por Jbelmont às 08h48

A bancada federal do Rio Grande do Rio Grande do Norte revisou o processo de escolha do contingenciamento de 21,6% em parte das emendas impositivas, imposto pelo Governo Federal. A principal mudança foi no valor para o projeto do terminal turístico da Redinha, na zona Norte de Natal, que passa a ter R$ 8,5 milhões, e não mais R$ 1 milhão como previsto anteriormente. A retificação está em ata de deliberação assinada pela bancada nesta quarta-feira (3). O valor original destinado era de R$ 24,628 milhões.

Em nota distribuída pela assessoria de imprensa do coordenador da bancada, deputado Rafael Motta (PSB), foi informado que “esse valor foi obtido a partir da readequação em 15% das emendas indicadas para as áreas da Saúde e da Educação”. As decisões sobre as demais emendas foram mantidas, inclusive a de não contingenciar 21,6% sobre a emenda da Barragem de Oiticica, que perdeu cerca de R$ 10 milhões (menos de 20% do valor total, R$ 50 milhões), ficando disponível para as obras o montante de R$ 40.937.872.

O contingenciamento em 21,6%, afirma a bancada, não foi aplicado no caso de Oiticica “pois não se pode comprometer o cronograma atual da obra, que está em fase de conclusão”.

Segundo a bancada, o contingenciamento dos recursos foi imposto pelo Governo Federal e não significa corte, tendo acontecido o mesmo em anos anteriores, incluindo a reposição dos valores contingenciados ao longo do ano.

A decisão da bancada, segundo a nota, portanto, não é sobre o que é mais importante, e sim sobre o que é mais urgente. A decisão de não contingenciar recursos previstos para a Segurança Pública também será mantida, já que essa área é a que demanda, com mais urgência, investimentos no Rio Grande do Norte, principalmente em Natal. A bancada reiterou que atuará fortemente junto ao Governo Federal para que haja o cumprimento da legislação e o pagamento integral dos recursos previstos para 2019 para o RN.

Rafael Motta diz que a bancada vai trabalhar agora em favor do descontingenciamento, para que todos os recursos programados para 2019 possam de fato chegar ao RN. Ele acredita que a Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatório o pagamento das emendas parlamentares de bancada vai pôr fim à quebra de expectativas oriunda dos contingenciamentos do Governo Federal.

Deixe seu comentário

Médicos Cubanos permanecem trabalhando em Mossoró como balconistas de farmácias

06 Abr2019

Por Jbelmont às 22h29

Do Passando na Hora

Pelo menos três médicos que ficaram em Mossoró após saída de Cuba do programa foram contratados pelos estabelecimentos. Sem revalidação de diplomas, eles não podem fazer consultas 

Yoanis Infante, médico cubano que ficou no Brasil após saída do Mais Médicos, virou atendente de farmácia em Mossoró, RN — Foto: Cedida

Com 26 anos de experiência como médica, Zuzel Ramos Rodriguez vive uma nova experiência profissional. Fora do programa Mais Médicos desde o final do ano passado, quando o governo federal encerrou a parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), ela conseguiu emprego como balconista de farmácia no bairro Abolição I, em Mossoró.

Ela não é um caso isolado. Sem o processo de revalidação dos diplomas, pelos menos três profissionais cubanos que atuavam na cidade e resolveram ficar no Rio Grande do Norte após a saída de Cuba do programa estão trabalhando em farmácias, ganhando um salário mínimo mensalmente.

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.140: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 40 milhões

06 Abr2019

Por Jbelmont às 21h37

Veja as dezenas sorteadas: 17 - 20 - 26 - 36 - 42 - 54. Quina teve 66 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 46.099,13.

 



Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.140 realizado na noite deste sábado (6) em São Paulo. O prêmio acumulou e pode pagar R$ 40 milhões no próximo sorteio.

Veja as dezenas: 17 - 20 - 26 - 36 - 42 - 54.

A quina teve 66 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 46.099,13. Outras 5.044 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 861,71.


VEJA TAMBÉM 

QUINA CONCURSO 4944 DATA 06/04/2019 ACUMULOU: CONFIRA

03 29 45 61 76 
Próximo Sorteio: 08/04/2019Prêmio Estimado: R$ 1.400.000,00

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +