.

Polícia Civil prende, em João Pessoa, caraubense integrante do “Novo Cangaço”, condenado a mais de cem anos de prisão; na ficha, roubos a agências bancárias no RN e PB

25 Set2020

Por Jbelmont às 13h07

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam, nesta sexta-feira (25), José Jocenildo de Morais Fernandes, mais conhecido como “Nildinho” ou “Farofa”, 38 anos. Em desfavor dele, havia cinco mandados de prisão em aberto, totalizando quase 100 anos de prisão.

Ele, que estava foragido da Justiça Potiguar desde 2016, foi preso no município de João Pessoa, no Estado da Paraíba, onde estava residindo há, aproximadamente, dois anos. José Jocenildo também estava foragido da Justiça Paraibana. A operação contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil da Paraíba (PC/PB).

Segundo as investigações, “Nildinho” é integrante do “Novo Cangaço”, sendo um dos responsáveis por diversos roubos a agências bancárias no Rio Grande do Norte (RN) e na Paraíba (PB), bem como por roubos a carros-fortes. Nas ações criminosas, José Jocenildo é o responsável por explodir os cofres das agências, cumprindo um papel relevante.

Os últimos crimes, comprovados como praticados pela organização criminosa que ele integra, ocorreram no município de São Paulo do Potengi (RN), em setembro de 2018, quando roubaram a quantia de um milhão e meio de reais (R$ 1.500.000,00). Na ocasião, houve confronto com policiais da DEICOR, resultando na morte de um dos suspeitos.

“Nildinho” também é condenado por ter praticado os crimes de homicídio, que vitimaram os irmãos do então prefeito de Campo Grande (RN): Cézar Verás e Vicente Verás; de acordo com as investigações, contratado por Valdetário Carneiro. José Jocenildo foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181 ou Disque DEICOR, no número: (84) 3232-2862 ou, por meio do aplicativo WhatsApp, no número: (84) 98135-6796.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Deixe seu comentário

RN contabiliza 68.330 casos de coronavírus e registra 2.368 mortes; 02 óbitos nas últimas 24 horas

25 Set2020

Por Jbelmont às 13h04

Foto: Reprodução/Facebook

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira(25). Os casos confirmados somam 68.330.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.368 no total, sendo 02 ocorridos de fato nas últimas 24 horas. Em investigação estão 312 mortes.

Casos suspeitos somam 34.358 e descartados 137.778. Recuperados são 39.924.

Deixe seu comentário

Taxa de ocupação de leitos para covid no RN é de 40% nesta sexta

25 Set2020

Por Jbelmont às 13h02

A Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (25). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 40% no Estado.

Agreste e Mato grande continuam não registrando internações por Covid-19, a região do Potengi/Trairi está com 27%, Seridó(31%) Região Metropolitana estão com 36% Oeste com 54% e Alto Oeste com 60%.

Deixe seu comentário

Candidato a prefeito de Antônio Martins está desaparecido

25 Set2020

Por Jbelmont às 10h18

João Venâncio está desaparecido (Foto: redes sociais)


O candidato a prefeito de Antonio Martins João Venâncio (PT) está desaparecido desde ontem. A informação é do site Folha Regional.

Ele saiu de casa rumo a Pau dos Ferros onde iria registrar a candidatura e não deu mais notícias. Ele sequer chegou a cumprir o trâmite necessário para entrar na disputa.

O Blog do Barreto apurou que o carro dele foi encontrado nas margens da BR 405 com os quatro pneus furados e fechado.

A família já fez contatos com hospitais e delegacias.

A Polícia Civil investiga o caso.

Blog do Barreto

Deixe seu comentário

Candidato a vereador é executado enquanto denunciava em live obra irregular

25 Set2020

Por Jbelmont às 08h40

Foto: reprodução/redes sociais

O candidato a vereador Cássio Remis (PSDB-MG) foi assassinado a tiros nesta quinta-feira (24). O crime aconteceu em Patrocínio (MG). No momento do assassinato, o político fazia uma transmissão ao vivo pelo Facebook.

Na transmissão, Remis, ex-presidente da Câmara de Vereadores, denunciava suposta obra irregular de autoria da prefeitura do município mineiro quando uma caminhonete branca estacionou próximo ao candidato.

Antes de cortar a gravação, o candidato anuncia: “Está aqui agora o secretário que veio aqui para me agredir”. Remis então identifica o homem que estava no carro como Jorge Marra, atual secretário municipal de Obras e irmão do prefeito de Patrocínio, Deiró Marra (PSB). Logo a seguir o vídeo é interrompido.

Deixe seu comentário

No 'Conversa', Mandetta diz que alertou Bolsonaro sobre 180 mil mortes se governo não agisse: 'Nunca falei em público, mas para ele eu mostrei'

24 Set2020

Por Jbelmont às 23h16

Ex-ministro da Saúde é o entrevistado do 'Conversa com Bial' de quinta-feira, 24/9



O médico ortopedista, ex-deputado federal e ex-ministro Luiz Henrique Mandetta é o entrevistado do Conversa com Bial de quinta-feira, 24/9. Ele está lançando o livro “Um paciente chamado Brasil: Os bastidores da luta contra o coronavírus”, em que narra como o Ministério da Saúde tentou conter a epidemia da Covid-19 no Brasil durante sua gestão.

No livro e em sua conversa com Pedro Bial, Mandetta recorre ao conceito psiquiátrico das fases do luto para explicar a reação do presidente Jair Bolsonaro na pandemia: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Depois de negar a gravidade da situação, sua próxima reação foi a ira:

“Eu simbolizava a notícia e ele ficou com raiva do ‘carteiro’, ficou com raiva do Ministério da Saúde.”

 



Luiz Henrique Mandetta é o entrevistado do 'Conversa com Bial' de quinta-feira, 24/9 — Foto: Reprodução/TV Globo

Depois, de acordo com o ex-ministro, veio a fase do apelo a alguma chance ou ao sobrenatural: "Ele se apegou àquela cantilena de pessoas que vão ao seu redor e começam a falar o que ele queria escutar". Mandetta explica que trabalho psiquiátrico busca chegar logo à fase da aceitação, em que a pessoa age de forma colaborativa, adere ao tratamento, supera a dor e retoma a vida.

“Eu tentava puxar ele logo para a fase proativa. Eu nunca falei em público que eu trabalhava com 180 mil óbitos se nós não interviéssemos, mas para ele eu mostrei, entreguei por escrito, para que ele pudesse saber a responsabilidade dos caminhos que ele fosse optar. Foi realmente uma reação bem negacionista e bem raivosa.”

A conversa é quinta-feira, depois do Jornal da Globo.

👉Você sabia que o 'Conversa com Bial' tem um podcast? Escute:

Deixe seu comentário

Brasil registra 818 mortes por Covid-19 em 24 horas e se aproxima de 140 mil; 8 estados apresentam alta

24 Set2020

Por Jbelmont às 22h54

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quinta-feira (24).

O país registrou 818 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 139.883 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 693 óbitos, uma variação de -1% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Em casos confirmados, já são 4.659.909 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 32.129 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 28.924 por dia, uma variação de 3% em relação aos casos registrados em 14 dias.

MÉDIA MÓVEL: veja como estão os casos e mortes no seu estado
PANDEMIA NAS CIDADES: consulte casos e mortes em cada município do Brasil
No total, 8 estados apresentaram alta de mortes: MG, RJ, AM, AP, RR, BA, PI e RN.

Brasil, 24 de setembro
Total de mortes: 139.883
Registro de mortes em 24 horas: 818
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 693 por dia (variação em 14 dias: -1%)
Total de casos confirmados: 4.659.909
Registro de casos confirmados em 24 horas: 32.129
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 28.924 por dia (variação em 14 dias: 3%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 139.133 mortes e 4.628.431 casos; e às 13h, com 139.294 mortes e 4.634.468 casos confirmados.)

Estados
Subindo (8 estados): MG, RJ, AM, AP, RR, BA, PI e RN
Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (9 estados): PR, SP, GO, MS, PA, TO, MA, PB e PE
Em queda (9 estados + DF): RS, SC, ES, DF, MT, AC, RO, AL, CE e SE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Deixe seu comentário

CHAPA FORMADA POR IRMÃ CEIÇÃO E NUHARA PEDE REGISTRO NO TRE PARA CONCORRER A ELEIÇÃO DE NOVEMBRO

24 Set2020

Por Jbelmont às 22h33

Irmã Ceição e nuhara é a 6° Candidata a prefeita de Mossoró a apresentar registro no TRE-Coligação

Mossoró para todos.

mM

Irmã Ceição e Nuhara PTB 14 é a 6° Candidata a prefeita de Mossoró a apresentar registro no TRE- Coligação Mossoró para todos

Deixe seu comentário

Assembleia Legislativa aprova reforma da previdência do RN em 1º turno; veja como cada deputado votou

24 Set2020

Por Jbelmont às 13h12

A reforma da previdência do Rio Grande do Norte foi aprovada em 1ª turno pelos deputados estaduais nesta quinta-feira (24). A sessão que aconteceu em formato híbrido – sendo 18 presentes no plenário e outros cinco de forma virtual. Apenas o deputado Nélter Queiroz (MDB) não participou da sessão. Segundo a Assembleia, o parlamentar está em licença médica. Vale destacar, como um projeto de emenda à constituição, precisa ser aprovado por maioria de 15 votos, do total de 24 parlamentares em duas votações. A segunda análise está prevista para a próxima quarta (30) – data final do prazo estipulado pelo governo federal para os estados aprovarem suas reformas.

Com as novas emendas, os servidores ativos que ganham até R$ 3,5 mil continuarão contribuindo com 11% do salário para a previdência – que é a contribuição . Os aposentados que ganham até esse valor também serão isentos de contribuição. Já os servidores que ganham acima de R$ 25 mil terão a contribuição de 18% – quando a proposta inicial era de 16%.

Outras emendas garantem manutenção do abono de permanência aos professores da rede estadual e a redução da idade mínima para aposentadores dos educadores. As professoras, que teriam idade mínima de 55 anos, passaram para 53. Os professores homens, tiveram redução de idade mínima de 60 para 58.

De acordo com o líder do governo na Casa, no George Soares (PL), com a aprovação da reforma estadual, o governo prevê recuperação de R$ 20 milhões, quando o déficit mensal da previdência do estado atualmente é de R$ 140 milhões.

Primeiro os deputados votaram o texto original, com 18 votos “sim”, dois “não” e uma abstenção.

Veja como cada deputado voltou no final desta matéria:

Albert Dickson (Pros) – sim

Allyson Bezerra (SD) – não

Coronel Azevedo (PSC) – sim

Cristiane Dantas (SD) – abstenção

Dr. Bernardo (Avante) – sim

Eudiane Macedo (Republicanos) – sim

Ezequiel Ferreira (PSDB) – sim

Francisco do PT (PT) – sim

Galeno Torquato (PSD) – não votou

George Soares (PL) – sim

Getúlio Rêgo (DEM) – sim

Gustavo Carvalho (PSDB) – sim

Hermano Morais (PSB) – sim

Isolda Dantas (PT) – sim

José Dias (PSDB)- sim

Kelps Lima (SD) – sim

Kleber Rodrigues (PL) – sim

Nélter Queiroz (MDB) – ausente

Raimundo Fernandes (PSDB) – não votou

Sandro Pimentel (Psol) – não

Souza Neto (PSB) – sim

Tomba Farias (PSDB) – sim

Ubaldo Fernandes (PL) – sim

Vivaldo Costa (PSD) – sim

Já as emendas foram votadas em bloco, com 21 votos favoráveis e duas abstenções dos deputados Allyson Bezerra (SD) e de

Sandro Pimentel (Psol).

O prazo inicial para estados e municípios fazerem suas reformas era 31 de julho e foi adiado para o dia 30 de setembro. De acordo com a portaria federal, estados e municípios que não tiverem realizado suas reformas até a data ficarão sem o Certificado de Regularidade Previdenciária e, dessa forma, impedidos de receber recursos voluntários da União.

Com acréscimo do G1

Deixe seu comentário

RN registra taxa de transmissibilidade para covid em 0,92; 128 municípios estão em situação de perigo ou risco

24 Set2020

Por Jbelmont às 13h10

Mesmo com uma taxa de transmissibilidade em 0,92, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta a população para os cuidados que devem ser adotados no combate à pandemia da Covid-19. O uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos são atitudes essenciais para evitar a propagação do vírus no território potiguar.

Atualmente, 128 municípios estão em situação de perigo ou risco, isso significa que a taxa R(t) nessas cidades está acima de 1,03. Quatro regiões de saúde estão com transmissibilidade acima de 1: Seridó, com 1,02 – enquadrando-se numa zona neutra -; o Mato Grande está com 1,31; Trairi/Potengi com 1,15; e a Metropolitana está com 1,07. Os indicadores no Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu são, respectivamente, 1,00, 0,89 e 0,99.

Deixe seu comentário

COVID: RN tem 223 pacientes internados e apresenta taxa de ocupação de leitos nesta quinta em 39%

24 Set2020

Por Jbelmont às 12h58

A Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (24). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 39% no Estado.

Pacientes internados entre críticos e clínicos, em hospitais públicos e privados são 223. Já a fila de regulação tem 1 paciente para leito crítico, 3 para leitos clínicos e 14 aguardando transporte sanitário.

Agreste e Mato grande continuam não registrando internações por Covid-19, a região do Potengi/Trairi está com 18%, Seridó e Região Metropolitana estão com 37% de ocupação cada, Oeste com 48% e Alto Oeste com 55,5%.

Deixe seu comentário

RN contabiliza 68.059 casos de coronavírus e registra 2.366 mortes; 02 óbitos nas últimas 24 horas

24 Set2020

Por Jbelmont às 12h52

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira(24). Os casos confirmados somam 68.059.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.366 no total, sendo 02 ocorridos de fato nas últimas 24 horas. Em investigação estão 312 mortes.

Casos suspeitos somam 33.966 e descartados 136.556.

Deixe seu comentário

Brasil registra 3.992.886 pessoas recuperadas da Covid-19

24 Set2020

Por Jbelmont às 08h40

Foto: Edcarlos Carvalho

O Brasil registrou nesta quarta-feira (23), mais 47.259 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 3.992.886 pessoas curadas da doença.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil já é oito vezes superior ao número de casos ativos (493.022), que são os pacientes em acompanhamento médico.

O registro de pessoas curadas já representa 86,3% do total de casos acumulados.

Deixe seu comentário

Covid-19 no Flamengo: técnico, presidente e mais 3 jogadores também testam positivo; clube tem 16 jogadores infectados

24 Set2020

Por Jbelmont às 08h16

Foto: Rodrigo Buendia/Pool/AFP

O surto de covid-19 no Flamengo segue fazendo vítimas. O técnico Domènec Torrent foi mais um a testar positivo e engrossar a lista de infectados no Flamengo. O presidente Rodolfo Landim foi mais um caso confirmado. A informação foi veiculada pela “ESPN” e confirmada pelo UOL Esporte.

Thuler, Renê e Gabriel Batista também testaram positivo, mas aguardam as contraprovas. Existe a suspeita de que Rodrigo Caio e Everton Ribeiro também estejam infectados.

Ao todo, o Rubro-Negro soma 27 casos confirmados oficialmente de coronavírus, sendo 16 jogadores — Isla, Matheuzinho, Filipe Luís, Diego, Bruno Henrique, Michael, Vitinho, Gabriel Batista, Renê e Thuler — e mais dois de integrantes do departamento, o médico Márcio Tannure e o ex-zagueiro Juan, além de Marcos Braz, Dome e Landim

Com tantos casos, o clube enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo o adiamento da partida contra o Palmeiras, marcada para domingo, pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. O pleito ainda não foi respondido pela entidade.

No documento, a cúpula rubro-negra indica, além de um prejuízo técnico diante do alto número de desfalques, o risco também de novos casos nos próximos dias, uma vez que a delegação esteve junta durante a passagem pelo Equador, onde houve os confrontos com o Independiente del Valle e Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores.

A CBF jamais adiou uma partida e há o entendimento de que há tempo para recuperação e o Fla tem elenco para superar o problema. A entidade não adiou nenhuma partida com circunstâncias similares, mas o Rubro-negro decidiu encarar a empreitada mesmo assim. A delegação fará uma nova bateria de exames na sexta, com os resultados saindo um dia depois. Até que isso ocorra, a chance de mudança de data é mínima.

UOL

Deixe seu comentário

Prefeitura informa pagamento de setembro e 13º de aposentados e pensionistas

23 Set2020

Por Jbelmont às 22h31

A Prefeitura de Mossoró anuncia o calendário de pagamento dos servidores municipais, ativos e inativos. O cronograma inicia no próximo dia 25, com os repasses para aposentados e pensionistas, incluindo antecipação dos 60% restantes do 13° salário de 2020.

Dia 28 serão pagos os servidores da Saúde e Educação. Dia 29 é a vez da Secretaria do Desenvolvimento Social, Segurança, Infraestrutura e Trânsito.

Dia 30 serão pagos os servidores das demais secretarias.

Com isso, os salários seguem antecipados, pagos ainda dentro do mês trabalhado.

Saulo Vale

Deixe seu comentário

Prefeita registra candidatura à reeleição no TRE

23 Set2020

Por Jbelmont às 22h18

A prefeita Rosalba Ciarlini é oficialmente candidata à reeleição. O pedido de registro foi feito no final desta tarde (23) junto ao TRE. Além dela, Jorge do Rosário (PL), que compõe a chapa como candidato à vice, fez o registro.

Vereadores

Para vereador, agora são 215 candidaturas registradas.

Os candidatos que até agora apresentaram documentação na Justiça Eleitoral são do PL, PSC, Solidariedade, MDB, Pros, Cidadania, PSD, PT, PCdoB e Psol.

O prazo para os registros segue até o próximo sábado (26). No domingo (27), tem início a propaganda eleitoral.

Blog de Carol Ribeiro

Deixe seu comentário

Por 69 a 0, Alerj aprova continuidade do impeachment de Witzel e autoriza processo por crime de responsabilidade

23 Set2020

Por Jbelmont às 22h00

Caso agora vai para um Tribunal Misto, formado por desembargadores e deputados que ainda serão escolhidos. Conclusão do processo pode durar meses. Em defesa por videoconferência, governador fez discurso inflamado e se disse injustiçado.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deu nesta quarta-feira (23) mais um passo no processo que pede o impeachment Wilson Witzel (PSC). Os deputados aprovaram, por unanimidade (69 a 0), o projeto que autoriza a abertura de um processo de crime de responsabilidade contra o governador afastado.

Agora, o caso vai para um Tribunal Misto formado por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça, onde será julgado.

Num primeiro momento, o tribunal define se Witzel deve ser afastado do cargo. Depois, se ele cometeu crime de responsabilidade e se deve perder os direitos políticos.

Independentemente da decisão do Tribunal Misto, Witzel já está afastado do cargo por decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

CONTINUAR LENDO AQUI

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.302: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 50 milhões

23 Set2020

Por Jbelmont às 21h03

As dezenas sorteadas: 18 - 22 - 25 - 27 - 43 - 44. Quina teve 126 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 27.380,62.

O sorteio do concurso 2.302 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quarta-feira (23) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

O prêmio previsto era de R$ 43 milhões para quem acertasse as seis dezenas, mas acumulou. Para o sorteio deste sábado (26), o prêmio previsto é de R$ 50 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 18 - 22 - 25 - 27 - 43 - 44.

A quina teve 126 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 27.380,62.
A quadra teve 6.684 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 737,35.

Deixe seu comentário

Brasil registra 906 mortes por Covid-19 em 24 horas e ultrapassa 139 mil

23 Set2020

Por Jbelmont às 20h37

País conta 139.065 óbitos registrados e 4.627.780 diagnósticos de Covid-19, segundo o consórcio dos veículos de imprensa.

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira (23).

O país registrou 906 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 139.065 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 699 óbitos, uma variação de 1% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Em casos confirmados, já são 4.627.780 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 32.445 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 29.442 por dia, uma variação de 6% em relação aos casos registrados em 14 dias.

MÉDIA MÓVEL: veja como estão os casos e mortes no seu estado
PANDEMIA NAS CIDADES: consulte casos e mortes em cada município do Brasil
No total, 5 estados apresentaram alta de mortes: RJ, GO, AM, AP e BA.

GO passou da estabilidade e, agora, apresenta alta nas mortes. O CE e PB estavam com mortes em queda e hoje estão em estabilidade.

Os estados de MA, PE e RN apresentaram alta no dia anterior, mas voltaram à estabilidade de mortes. RO e PI passaram da estabilidade, ontem, para a queda de mortes.

Brasil, 23 de setembro
Total de mortes: 139.065
Registro de mortes em 24 horas: 906
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 699 por dia (variação em 14 dias: 1%)
Total de casos confirmados: 4.627.780
Registro de casos confirmados em 24 horas: 32.445
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 29.442 por dia (variação em 14 dias: 6%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 138.174 mortes e 4.595.960 casos; e às 13h, com 138.410 mortes e 4.602.241 casos confirmados.)

Estados
Subindo (5 estados): RJ, GO, AM, AP e BA
Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (11 estados): PR, RS, MG, SP, PA, TO, CE, MA, PB, PE e RN
Em queda (10 estados + DF): SC, ES, DF, MS, MT, AC, RO, RR, AL, PI e SE
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Deixe seu comentário

RN contabiliza 67.761 casos de coronavírus, sendo 302 novas confirmações de segunda para esta terça; 2.356 mortes e 01 óbito nas últimas 24 horas

23 Set2020

Por Jbelmont às 14h49

Foto: Divulgação/Sesap

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira(23). Os casos confirmados somam 67.761.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.356 no total, sendo 01 ocorrido de fato nas últimas 24 horas. Em investigação estão 312 mortes. Casos suspeitos somam 33.128 e descartados 135.311.

“Essa sensação de que tudo já acabou não pode prevalecer. Temos um declínio de casos e óbitos, mas o vírus ainda está presente. De ontem para hoje tivemos um aumento de 302 casos confirmados para Covid-19 e de mais 671 casos suspeitos em todo o estado, em relação ao boletim anterior. Se ainda temos estes números elevados, significa que ainda existem sintomáticos procurando o sistema de saúde e que a pandemia ainda não acabou”, frisou o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, em mais uma coletiva de imprensa realizada na Escola de Governo, nesta quarta-feira (23).

O secretário reforçou mais uma vez a importância dos cuidados para o momento eleitoral, com campanhas previstas a partir deste final de semana. Devem ser evitadas a distribuição de panfletos, realização de passeatas, comícios e aglomerações; e respeitadas as regras de distanciamento, com uso de máscaras e as corretas medidas de higiene.

“Cuidado, atenção e responsabilidade com a vida é dever de todos nós. Precisamos comemorar a redução dos números, mas ainda manter uma atitude responsável de se auto proteger, usando a máscara, e proteger o outro. Assim evitamos surtos localizados da doença e podemos continuar numa situação em que a vida esteja mais protegida”, finalizou Cipriano.

Deixe seu comentário

COVID: RN tem 222 pacientes internados e registra taxa de ocupação de leitos de 38%

23 Set2020

Por Jbelmont às 14h47

A Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (23). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 38% no Estado.

Pacientes internados entre críticos e clínicos, em hospitais públicos e privados são 222.

Por região de saúde, a ocupação de leitos está em 36% na região Metropolitana, 48% no Oeste, 87,5% no Alto Oeste, 31% na região do Seridó, Trairi/Potengi com 18% e Mato Grande e Agreste sem pacientes internados em leitos de UTI.

Deixe seu comentário

Taxa de transmissibilidade da covid no RN é de 0,76; Agreste, Alto Oeste e Vale do Açu acima de 1

23 Set2020

Por Jbelmont às 14h46

O índice R (T) – que determina o potencial de propagação do vírus – está em 0,76 para o RN como um todo. As regiões Agreste (1,15), Alto Oeste (1,06) e Vale do Açu (1,07) estão com taxa de transmissibilidade acima de 1, o que significa que cada pessoa infectada transmite a doença para pelo menos uma ou mais pessoas.

Os índices de transmissibilidade para as demais regiões são: Oeste (0,95), Mato Grande (0,83), Seridó (0,94), Trairi/Potengi (0,96) e Região Metropolitana (0,86). Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) da UFRN.

Deixe seu comentário

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 60,76% de sua capacidade; veja situação de reservatórios no RN

23 Set2020

Por Jbelmont às 12h17

Foto: ASCOM/IGARN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (22), indica que as reservas hídricas superficiais totais estaduais somam 2.272.999.602 m³, que correspondem a 51,93% da capacidade total do RN, que é de 4.376.444.842 m³. No dia 22 de setembro de 2019, as reservas potiguares eram de 1.203.757.557 m³, o equivalente a 27,50% da sua capacidade total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, acumula 1.441.884.925 m³, que correspondem a 60,76% da sua capacidade total. No mesmo período de setembro de 2019, o manancial represava 675.025.078 m³, equivalentes a 28,45% do seu volume total.

Já o reservatório Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do Estado, acumula 195.612.670 m³, o equivalente a 32,62% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do mês de setembro do ano passado o reservatório represava 133.445.227  m³, o equivalente a 22,25% da sua capacidade total.

A barragem Umari, localizada em Upanema, represa atualmente 247.562.033 m³, correspondentes a 84,55% da sua capacidade total que é de 292.813.650 m³. Em 22 de setembro de 2019, o açude acumulava 102.809.717 m³, o que equivale a 35,11% do seu volume total.

O açude Boqueirão de Angicos, com capacidade para 16.018.308 m³, acumula 6.700.371m³, o  equivalente a 41,83% da sua capacidade total. Já no ano passado, neste mesmo período, o reservatório estava com 8.482.543 m³, o que equivale a 52,96% da sua capacidade.

A barragem de Pau dos Ferros está com 16.977.872 m³, o equivalente a 30,96% da sua capacidade total que é de 54.846.000 m³. O reservatório chegou ao dia 22 de setembro de 2019 com apenas 81.826 m³, equivalentes a 0,15% da sua capacidade.

O reservatório Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, represa 11.843.303 m³, equivalentes a 26,66% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³. O Gargalheiras, no dia 22 de setembro de 2019, estava com 199.441 m³, correspondentes a 0,45% da sua capacidade.

O açude Alecrim, localizado em Santana do Matos, acumula 3.840.000 m³, o que corresponde a 54,86% da sua capacidade total que é 7.000.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 2.790.000 m³, o equivalente a 39,86% do seu volume total.

O açude Itans, localizado em Caicó, acumula 8.594.996 m³, equivalentes 11,33% da sua capacidade total que é de 75.839.349 m³. O reservatório, em setembro do ano passado, estava com 335.642 m³, o equivalente a 0,44% da sua capacidade total.

Os reservatórios que permanecem com volumes em torno dos 90% das suas capacidades são:  Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, com 94,5% e Mendubim, localizado em Assu, com 91,72% do seu volume total.

Além de Umari, os reservatórios que permanecem com volumes em torno dos 80% das suas capacidades são: Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 88,33%; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 84,03%; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 84,12%; Morcego, localizado em Campo Grande, com 81,73%; Encanto, localizado em Encanto, com 88,31% e Beldroega, localizado em Paraú, com 81,03%.

Os que estão com volumes em torno dos 70% são: Rodeador, localizado em Umarizal, com 76,78%; Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas, com 77,94%;Pataxó, localizado em Ipanguaçu, com 79,62% e Dourado, localizado em Currais Novos com 77,33% da sua capacidade.

Em termos gerais, dos 47 reservatórios monitorados, 3 estão com volumes inferiores a 10% das suas capacidades, portanto, considerados dentro do nível de alerta. São eles: Flechas, localizado em José da Penha, com 8,87%; Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 1,84% e Passagem das Traíras, localizado em São José do Seridó, que continua em obras na sua estrutura, com 0,6% do seu volume total. Já os Secos são: Inharé, localizado em Santa Cruz e Trairi, localizado em Tangará.

Situação das lagoas

A Lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, está atualmente com 100% da sua capacidade que é de 11.019.525 m³.

A Lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 9.985.280 m³, percentualmente, 90,16% da sua capacidade total que é de 11.074.800 m³.

A Lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, está com 45.471.704 m³, o que equivale a 53,96% da sua capacidade total de acumulação que é de 84.268.200 m³.

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +