Decreto de posse de arma ‘é para valer para o país inteiro’, diz ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni

15 Jan2019

Por Jbelmont às 17h49


Reprodução: TV Globo

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o decreto de posse de arma assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (1) “é para valer para o país inteiro”. Em entrevista à GloboNews (assista acima), ele explicou que o critério adotado contempla moradores de todos os estados brasileiros.

O ministro se referia ao trecho do documento que trata da validade do decreto para “residentes em áreas urbanas com elevados índices de violência”. O texto cita expressamente “aquelas localizadas em unidades federativas com índices anuais de mais de dez homicídios por cem mil habitantes, no ano de 2016, conforme os dados do Atlas da Violência 2018”.

Na entrevista desta terça, Onyx Lorenzoni afirmou:

“Quando nós estávamos fazendo o estudo, isso de alguma forma vazou. E havia uma preocupação de que algum estado brasileiro – São Paulo principalmente; Santa Catarina é outro estado – pudesse estar abaixo desse critério [de dez homicídios por 100 mil habitantes]. Então, nós tomamos as medidas de fazer o congelamento nos dados de 2016, expressos no Atlas de 2018, exatamente para que nenhum cidadão, conforme foi o desejo expresso pela sociedade brasileira em 2005 [no referendo], querendo exercer o direito, exerce. Quem não quiser exercer o direito, não exerce”.

O ministro disse ainda que “todo e qualquer cidadão e cidadã, em qualquer lugar do país, por conta desse dispositivo [o decreto], tem o direito de ir até uma delegacia de polícia federal, levar os seus documentos, pedir autorização, adquirir a arma e poder ter a respectiva posse”.

Onyx Lorenzoni também falou sobre o seguinte trecho do decreto: “na hipótese de residência habitada também por criança, adolescente ou pessoa com deficiência mental, [quem quiser ter posse de arma deve] apresentar declaração de que a sua residência possui cofre ou local seguro com tranca para armazenamento”.

De acordo com ele, no plano de governo lançado por Bolsonaro no ano passado “a gente dizia que (…) pela primeira vez o cidadão teria, sob qualquer ótica e sob qualquer análise, a verdade com ele”.

“Ou seja, basta uma declaração do cidadão, e esta declaração é tomada como verdade. Isso muda toda a história brasileira. Porque, desde que o Brasil ficou independente e depois virou República, que o cidadão, quando chega diante de qualquer órgão do governo, tem que mostrar certidão, atestado – essa parafernália que inferniza a vida da gente”.

O ministro da Casa Civil declarou que “nós estamos, neste primeiro documento, cumprindo mais um outro compromisso do presidente Bolsonaro, de fazer com que a palavra do cidadão seja tomada pelo órgão público como verdade”.

“Se, eventualmente, essa verdade não acontecer, num incidente que aconteça, que possa ser verificado pelas forças de segurança, evidentemente que ele vai sofrer a punição.”

G1

Deixe seu comentário

Mulher mata o pai com veneno para carrapato em leito de hospital em Natal; acusada diz que queria “evitar mais sofrimento” com doença da vítima

15 Jan2019

Por Jbelmont às 17h32

Crime aconteceu na tarde desta terça-feira (15), no Hospital Giselda Trigueiro, referência de infectologia no Rio Grande do Norte.



Hospital Giselda Trigueiro, na Zona Oeste de Natal, é referência em infectologia — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


Uma mulher matou o próprio pai, aplicando veneno para carrapato na veia dele. O homem estava internado no Hospital Giselda Trigueiro, na Zona Oeste de Natal. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. De acordo com o sargento José Oliveira, do 9º Batalhão da PM, ela alegou que o pai estava muito doente e tomou a decisão de matá-lo para “evitar mais sofrimento”. O homem tinha AIDS e estava internado por complicações da doença.

A mulher foi visitar o pai durante a tarde desta terça-feira (15) na unidade hospitalar, que é referência em infectologia no Rio Grande do Norte. O homem estava internado na UTI. Ainda segundo o sargento José Oliveira, a filha levou uma seringa com o veneno de carrapato e injetou a substância no soro do pai.

O homem morreu em seguida e ela ficou no hospital. Quando os médicos perceberam o que havia acontecido, acionaram a polícia. A mulher foi presa levada para a Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP) para prestar depoimento.

Aos policiais civis, a mulher disse que tomou a decisão de matar o pai para acabar com o sofrimento dele, contudo o homem não a teria pedido que fizesse isso. "Ela disse que sentia o pai sofrendo e, em um ato de desespero, resolveu fazer isso", afirma o delegado Roberto Andrade, que cuida do caso.

A mulher contou em depoimento que comprou o produto em uma loja de rações e depois foi comprar a seringa. "Ela disse que, no momento em que foi comprar a seringa, ainda pensou em desistir. Mas tomou coragem e foi até o hospital", complementa o delegado.

Quando entrou na UTI, a mulher aproveitou que estava a sós com o pai, com a cortina que separa os leitos fechada, para aplicar o veneno de carrapato no soro. "Os médicos notaram um cheiro da substância, que não era comum ao ambiente. Depois viram a coloração do recipiente do soro mudar e encontraram a seringa no lixo. Logo depois acionaram a polícia", afirma o delegado Roberto Andrade.


A mulher informou que já teve depressão e que até hoje toma remédios em decorrência da doença. O delegado Roberto Andrade diz que ela vai responder na Justiça por homicídio qualificado.

G1RN

Deixe seu comentário

Futebol Potiguar de Luto, morre aos 72 anos de idade o Ex Jogador Maranhão

15 Jan2019

Por Jbelmont às 17h27

Morreu na tarde desta terça-feira (15), no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, o ex-jogador Maranhão, 72 anos, devido complicações da diabetes, doença que enfrentava havia alguns anos.


Em 2017, o ex-jogador de Potiguar e ABC teve uma perna amputada devido a doença. Agora teve uma complicação e precisou passar por uma nova cirurgia. Aguardava lugar na UTI do hospital, mas não resistiu e veio a óbito nesta tarde.


O comunicado do falecimento de Maranhão foi feito nas redes sociais pelo próprio filho, Marcell, que também foi jogador do Potiguar: “Gente, a informação que eu como filho vou dar agora é bastante ruim para todos. Infelizmente, meu pai Maranhão não resistiu” anunciou.


Local e horário de velório e sepultamento ainda não foram informados pela família.


Fábio Oliveira/F9.net.br

Deixe seu comentário

Emparn registra chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte

15 Jan2019

Por Jbelmont às 11h56

Confira as chuvas neste final de semana que passou

 

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR  
Carnaubais(Emater)                                       54,2
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu)                       31,0
Barauna(Emater)                                          22,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular)                       20,0
Severiano Melo(Prefeitura)                               19,5
Serra Do Mel(Prefeitura)                                 18,0
Rafael Godeiro(Emater)                                   17,5
Assu(Emater/st. Casa Forte)                              17,3
Rodolfo Fernandes(Prefeitura)                            16,5
Itau(Particular)                                         16,0
Janduis(Emater)                                          10,0
Messias Targino(Prefeitura)                               9,8
Riacho Da Cruz(Emater)                                    9,2
Alto Do Rodrigues(Emater)                                 7,8
Itaja(Emater)                                             5,9
Encanto(Prefeitura)                                       5,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic))                       5,0
Dr. Severiano(Emater)                                     4,7
Gov. Dix-sept Rosado(Particular)                          4,5
Francisco Dantas(Emater)                                  3,0
Pau Dos Ferros(Particular)                                2,0
Apodi(Base Fisica Emparn)                                 1,7
Venha Ver(Emater)                                         1,0
MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 15,0 Santana Do Serido(Emater) 9,0 Florania(Sitio Jucuri) 5,2 Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 1,8 Caicara Do Rio Dos Ventos(Particular) 1,2
MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR Joao Camara(Centro Saude) 11,8
MESORREGIAO LESTE POTIGUAR Extremoz(Emater) 15,5 Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 13,8 Ceara Mirim 9,0 Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 2,5 Natal
Deixe seu comentário

Polícia Civil prende suspeito por homicídio de PM em Mossoró

15 Jan2019

Por Jbelmont às 11h23

Crime aconteceu em março de 2018

Uma equipe de agentes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) com apoio de policiais da Força Nacional deu cumprimento, na tarde dessa segunda-feira (14) em Mossoró, a um mandado de busca e apreensão contra Dewene dos Santos, conhecido como “Caraúbas”, 18 anos. Os agentes realizavam buscas no bairro Ouro Negro, em Mossoró, quando localizaram Dewene, que tentou fugir da Polícia, mas foi capturado em seguida.

De acordo com as investigações, ele é suspeito pelo homicídio do policial militar da reserva Luis Valdécio Faustino, no dia 23 de março de 2018, no bairro Aeroporto, em Mossoró. Na ocasião, dois homens perseguiram o PM pelas ruas da cidade e o acertaram com cinco tiros. Na época do crime, Dewene era menor de idade e foi conduzido ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente, local de onde estava foragido há vários meses. 

De Polícia

Deixe seu comentário

Homem é preso por aliciar sexualmente menina de 13 anos em Natal

15 Jan2019

Por Jbelmont às 10h40

Homem é preso por aliciar sexualmente menina de 13 anos em Natal

Homem é preso por aliciar sexualmente menina de 13 anos em Natal

Adolescente de 13 mostrou mensagens de aliciador de 27 anos à mãe — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Um homem de 27 anos foi preso em flagrante aliciando uma adolescente de 13 anos em um shopping da Zona Sul de Natal, nesta segunda-feira (14). Um policial foi chamado por familiares, que monitoraram o suspeito.

Os contatos do homem com a menina começaram por uma rede social. Como não conseguiu resposta dela, ele conseguiu o telefone da adolescente começou a trocar mensagens com ela por um aplicativo.

Após tentar seduzir a adolescente, a moça chamou a mãe e mostrou a conversa. A família percebeu que o homem queria marcar um encontro íntimo e inclusive ter relações sexuais com a adolescente. A mãe da vítima se passou por ela e marcou o encontro em um shopping.


Suspeito de aliciar sexualmente crianças e adolescentes, homem trocava mensagens pelo whatsapp — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi 


A adolescente foi ao shopping e era monitorada pelo padrastro, que também chamou um PM disfarçado. O soldado Ildo Ferreira, que trabalha na Operação da Lei Seca estava de folga, no mesmo local e realizou a prisão em flagrante.

O policial afirmou que o homem levou a menina para uma lateral do shopping, que fica mais escura à noite. "Ela foi andando em direção à parada de ônibus. Ele veio por trás e passou a mão no ombro dela. Ai nós conseguimos detê-lo", disse. "Era conversa pesada, pornografia pura", classificou o policial, que teve acesso à troca de mensagens.


A prisão deu alívio à família da moça. A adolescente contou que o homem mentiu a idade, para parececer mais novo, e disse que sabia que ele era pedófilo, após conversas com a mãe.

O suspeito disse à polícia que joga o nome de meninas nas redes sociais e clica nas fotos de crianças e adolescentes. Após conseguir o telefone das menores, ele entra em contato através do aplicativo Whatsapp.

A Polícia Civil pede que se há alguma vítima, criança ou adolesente que foi aliciada de forma parecida, procure uma delegacia junto com os pais, para tentar reconhecer o suspeito preso.

G1RN

Deixe seu comentário

Ceará convoca 1,2 mil militares da reserva para reforçar combate à onda de violência

14 Jan2019

Por Jbelmont às 22h27

Convocação ocorre após Assembleia aprovar lei que permite chamar policiais militares já aposentados. Ceará vive onda de violência coordenada por facções criminosas.

Reforço na Polícia Rodoviária

VER MAIS CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Secretaria de Segurança do RN anuncia investimentos de quase R$ 80 milhões

14 Jan2019

Por Jbelmont às 22h16

Dinheiro está empenhado e Sesed diz que vai investir em diferentes setores e órgãos que fazem parte da segurança pública.


Novas viaturas serão compradas com os recursos do Governo Federal — Foto: ALRN/Divulgação


Nos próximos meses o Rio Grande do Norte receberá uma série de investimentos na Segurança Pública, através de um convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A informação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). De acordo com a pasta, será um total de R$ 79.973.763,73 milhões destinados para diversos setores e órgãos que fazem parte da segurança pública.

“O dinheiro já está empenhado e será depositado assim que fomos assinando os contratos. Os processos de licitação também já foram iniciados”, afirma o secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

Para modernização dos sistemas utilizados no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), setor responsável pelo recebimento e monitoramento de ocorrências, foi destinado R$ 1.928.105,28 milhão. Já para Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) e o Centro de Inteligência da Sesed, o aporte foi, respectivamente, de R$ 5.092.927,38 milhões e R$ 2.877.717,48 milhões. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) vai comprar um novo helicóptero e mais duas viaturas, somando R$ 21.777.286,93 milhões.

O restante dos recursos foi assim destinado:
Polícia Militar

Valor: R$ 29.977.330,89 milhões
Investimentos: 2 mil coletes balísticos; 179 viaturas; 1.306 armas; 80 escudos balísticos, entre outros equipamentos.
Poícia Civil

Valor: R$ 12.209.780,77 milhões
Investimentos: 90 armas; 87 viaturas; 10 escudos balísticos; mais investimentos em tecnologia
Corpo de Bombeiros Militar

Valor: R$ 6.110.615,00 milhões
Investimentos: 16 viaturas


G1RN

Deixe seu comentário

Acidente fatal Agricultor morre atingido por um raio na zona rural de Carnaubais

14 Jan2019

Por Jbelmont às 22h08

Raimundo Soares de Moura "Raimundão" de 57 anos de idade foi atingido por um raio no final da tarde de hoje, 14 de janeiro de 2019 e morreu no local, ocorrência registrada num Assentamento de reforma na comunidade de Nova Descoberta no município de Carnaubais, no Rio Grande do Norte.

Segundo informações, o raio que atingiu Raimundão matou também um cavalo que ele utilizava como meio de transporte no momento.

No momento chovia muito na região e segundo informações o acesso ao local é muito difícil, até para o policia e equipe do Instituto Tecnico-Cientitico de Pericia, Itep, de Mossoró que foi ao local para exames e remoção do corpo.

Por ano, no Brasil, cerca de 300 pessoas são atingidas por raios e dessas, 100 morrem. E a maioria das mortes causadas por raios, segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, seria evitável, como explica o coordenador do grupo de Eletricidade Atmosférica, Osmar Pinto. “As estatísticas mostram que de cada 5 pessoas que morrem no Brasil atingidas por raios, quatro mortes poderiam ter sido evitadas se houvesse mais informação. Apenas uma é uma fatalidade, uma situação que realmente teria sido muito difícil de evitar”

O raio vem sempre acompanhado do relâmpago (emissão intensa de radiação eletromagnética, a qual possui componentes na faixa visível do espectro), e do trovão (som estrondoso), além de outros fenômenos associados. Embora as descargas intranuvem e internuvens sejam mais frequentes, descargas nuvem-solo são de maior interesse prático para os seres humanos. A maior parte dos raios ocorre na zona tropical do planeta e principalmente sobre as terras emersas, associados a fenômenos convectivos dos quais, quando é intensa a atividade elétrica, resultam as trovoadas.


Do Câmera

Deixe seu comentário

8º Homicídio em Mossoró 2019: Cabo da PM é baleado no Santo Antônio e morre no Hospital Tarcísio Maia

14 Jan2019

Por Jbelmont às 11h53

A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na noite deste domingo, 13 de janeiro de 2019, por volta das 23h20min, mais um homicídio. O cabo PM aposentado, Cícero Melo Germiniano, 55 anos foi alvejado com cerca de três tiros e morreu ao dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia.

De acordo com informações repassadas pela polícia militar, o cabo estava em uma Pizzraria, na Rua Nicássia Costa de Araújo, proximo a escola Inalda Cabral no bairro Santo Antônio, quando presenciou uma tentativa de assalto contra um casal que chegava no local para comprar pizza.

Os criminosos teriam gritado para o casal que estava de moto, "perdeu, perdeu", mas o condutor da moto conseguiu fugir em alta velocidade. O PM da reserva remunerada ao perceber a ação criminosa, reagiu em defesa do casal atirando contra os assaltantes que revidaram e trocaram tiros com o policial. O cabo acabou sendo atingido com cerca de três tiros. A Polícia Militar chegou rápido e conseguiu recuperar a pistola do cabo, que ficou no local onde ocorreram os disparos.

Após balearem o praça, os criminosos fugiram, mas segundo a polícia um deles foi reconhecido e sua identificação já está com a PM. Após ser baleado o cabo Germiniano foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro e depois transaferido pelo Samu para o Hospital Tarcísio Maia, mas não resistiu.

Policiais do GTO e da Força Tática realizaram diligências na região mas não conseguiram localizar os criminosos. Com este crime, Mossoró passa a contabilizar 8 assassinatos neste ano de 2019. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios (DHM).

 

Do Fim da Linha

Deixe seu comentário

Quatro mortos e um gravemente ferido durante ataque a tiros em praça pública na cidade de João Dias no Oeste Potiguar

13 Jan2019

Por Jbelmont às 23h04

 

Ao menos quatro pessoas morreram e uma outra ficou gravemente ferida, durante um ataque a tiros, ocorrido na noite deste domingo 13 de janeiro de 2018 na cidade de João Dias na região Oesate do Rio Grande do Norte. Segundo as primeiras informações, dois dos quatro homens mortos eram inocentes e estavam próximo aos alvos durante o atentado.

O ataque criminoso ocorreu em praça pública, por ocasião dos festejos de São Senastião, padroeiro do município, localizado na fronteira do RN com o estado da Paraíba. De acordo com informações preliminares entre as vítimas estão três pessoas identificadas apenas, como Vanarte, Demir, Airton (Alexandria) Tandeiro (Pilões) e uma quinta pessoa que ainda não foi identificada.

As informações chegadas até o momento são de no local morreram dois e outros três foram socorridos para a Unidade Básica de Saúde da cidade, porem dois não resistiram. O terceiro baleado deverá ser transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Não há informação sobre o seu estado de saúde.

A Polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação do ataque e desconhece até o momento que seria o alvo dos atiradores. A Unidade Regional do ITEP de Pau dos Ferros foi acionada para os procedimentos de perícia e remoção dos corpos.

A qualquer momento mais informações sobre o caso.

Vi no Fim da Linha

Deixe seu comentário

Placar e Classificação do Campeonato Potiguar - Copa Cidade de Natal.

13 Jan2019

Por Jbelmont às 19h45

Copa Cidade de Natal.


2ª Rodada 


Palmeira de Goianinha 2x1 ABC
Globo 0x0 ASSU
América 1x1 Potiguar-M
Força e Luz 1x1 Santa Cruz

CLASSIFICAÇÃO PG JG VI SG


1 Potiguar-M 4 2 1 2
2 América 4 2 1 1
3 ABC 3 2 1 0
4 Palmeira de Goianinha 3 2 1 -1
5 Força e Luz 2 2 0 0
6 ASSU 2 2 0 0
7 Santa Cruz 1 2 0 -1
8 Globo 1 2 0 -1

Deixe seu comentário

Voo com Cesare Battisti sai da Bolívia em direção a Roma

13 Jan2019

Por Jbelmont às 19h41

O voo que leva Cesare Battisti de volta para a Itália saiu de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, por volta de 17h30 do horário local (19h30 em Brasília).

A informação foi divulgada pelo premiê italiano, Giuseppe Conte, nas redes sociais. “Está feito: o avião para Roma acaba de decolar de Santa Cruz.”

O avião deve pousar às 13h30 (10h30 em Brasília) no Aeroporo de Ciampino, em Roma, desta segunda-feira (14). O plano de resgate e transporte é coordenado pelo serviço secreto italiano, Aise.

oragido desde dezembro, Battisti foi preso na tarde do último sábado (12) em público, após agentes bolivianos verificarem que ele não tinha documentos legais para a entrada no país. O ministro do Interior da Bolívia, Carlos Romero, afirmou que Battisti foi expulso por ingresso ilegal no país.

Condenado à prisão perpétua na Itália, Battisti foi sentenciado pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, um braço das Brigadas Vermelhas. Ele se diz inocente. Para as autoridades brasileiras, ele é considerado terrorista.

 

Estadão

Deixe seu comentário

12º dia de ataques no CE: Criminosos usam explosivo em ponte e incendeiam carros

13 Jan2019

Por Jbelmont às 11h08

Estado sofre sequência de ações criminosas após anúncio de medidas para tornar mais rigorosa fiscalização nos presídios. Neste sábado, Assembleia Legislativa aprovou pacote de medida contra onda de violência.

Membros de facções criminosas voltaram a cometer ataques no Ceará na madrugada deste domingo (13).

Uma ponte na BR-116, que passa sobre o Rio Choró, no município de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi atacada com explosivos e o local foi interditado. Ainda não há informação sobre a dimensão do dano, segundo a PRF. No interior e na capital, veículos foram incendiados. Não há informações de feridos. Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso por estes crimes.

Este já é o 12º dia desta onda de violência, que começou em 2 de janeiro após o governo anunciar medidas para tornar mais rigorosa a fiscalização nos presídios.

No sábado, eles derrubaram uma torre de transmissão de energia elétrica, após detonarem bombas, e explodiram uma concessionária de veículos.

Reação
Deputados estaduais aprovaram um pacote de medidas no sábado (12) com o objetivo de combater a onda de crimes. Uma dessas medidas é a a Lei da Recompensa, que paga em dinheiro quem denunciar autores de ataques (leia mais abaixo).

Também no sábado, a polícia apreendeu cinco toneladas de explosivos no Bairro Jangurussu, na periferia de Fortaleza.

A Força Nacional está no Ceará para auxiliar nas ações de combate ao crime.

Nos 12 dias de crimes foram 199 ações violentas em 44 municípios; 347 suspeitos foram presos, segundo a Secretaria da Segurança do Ceará.



O Ministério da Justiça confirmou também a transferência de 35 chefes de facção que ordenavam os ataques. Eles serão levados a presídios federais.

Trecho da BR-116 na Grande Fortaleza onde explosivos foram detonados durante a madrugada deste domingo, 13 — Foto: Rafaela Duarte/G1



Explosivos em ponte
A ponte sobre o Rio Choró, na cidade de Chorozinho, foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desde domingo, após explosivos serem detonados na parte inferior da estrutura.

Motoristas que trafegam entre as cidades de Fortaleza e Chorozinho devem alterar o trajeto e fazer a rota pela cidade de Horizonte.

Explosivos foram detonados na estrutura da ponte sobre o Rio Choró, na Grande Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal

Explosão causou tremor
Pessoas que moram próximo ao local, na entrada da cidade, relataram um “tremor” com o impacto da detonação.

“Estremeceu até a janela daqui de casa, parecia um tremor de terra. Foi um estrondo muito grande”, afirmou um morador da região, que não quer se identificar. A casa dele ficou com rachaduras nas paredes após a explosão.


Veículo é incendiado em Umirim, no interior do Ceará, em ataque coordenado por facções criminosas. — Foto: Arquivo pessoal Veículo é incendiado em Umirim, no interior do Ceará, em ataque coordenado por facções criminosas. — Foto: Arquivo pessoal
Veículo é incendiado em Umirim, no interior do Ceará, em ataque coordenado por facções criminosas. — Foto: Arquivo pessoal


Medidas da Assembleia contra os ataques


Deputados estaduais do Ceará votam em sessão extraordinário pacote de medidas para tentar conter violência — Foto: Kilvia Muniz/SVM

Na noite de sábado (12), em sessão extraordinária durante o recesso parlamentar, os deputados estaduais aprovaram um pacote de medidas na tentativa de fortalecer o combate às facções criminosas.

Estiveram presentes 36 dos 46 deputados estaduais do Ceará. O governador Camilo Santana prometeu assinar o pacote neste domingo e publicar em edição extra do Diário Oficial do Estado.

As medidas aprovadas por aclamação na Assembleia são:

Lei da Recompensa, que paga em dinheiro quem denunciar autores de ataques ou fornecer informações que possam prevenir crimes;
Retirada das tomadas em celas de presídios, para evitar que criminosos possam usar carregadores de celular;
Aumento de 48 para 84 o máximo de horas extras que policiais civis, militares e bombeiros podem fazer por mês;
Convocação de policiais da reserva para aumentar o efetivo nas ruas;
Criação de um banco de informações sobre veículos destruídos na onda de ataques;
Restrição da presença de pessoas no entorno dos presídios, com objetivo de evitar fugas;
Criação do Fundo de Segurança Pública, que terá reserva para investir na prevenção de crimes e pagar beneficiados da Lei da Recompensa;
Regularização do comando de tropas de policiais militares cedidas por outros estados (o que na prática já está acontecendo com agentes cedidos pelos governos de Bahia, Piauí, Santa Catarina e Pernambuco).

G1CE

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.114: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 25 milhões

12 Jan2019

Por Jbelmont às 20h39

 

Veja as dezenas sorteadas: 17 - 25 - 30 - 35 - 42 - 57. Quina teve 70 apostas vencedoras, cada uma vai levar R$ 34.091,54.


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.114 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (12) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou novamente.

Veja as dezenas sorteadas: 17 - 25 - 30 - 35 - 42 - 57.

A quina teve 70 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 34.091,54. Outras 4.376 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 779,05.

O próximo sorteio será na terça-feira (15). O prêmio é estimado em R$ 25 milhões.


VEJA TAMBÉM: A QUINA ACUMULA E VAI R$ 2.200.000,00 NO PRÓXIMO SORTEIO. VEJA RESULTADO CONCURSO 4874 DATA 12/01/2019   26 44 51 61 74

 

Deixe seu comentário

Ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Queiroz aparece dançando em vídeo no hospital

12 Jan2019

Por Jbelmont às 20h28

Um vídeo gravado por uma filha de Fabrício de Queiroz em que o ex-assessor do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) dança no hospital Albert Einstein enquanto toma soro viralizou nas redes sociais, na manhã deste sábado, 12 O Grupo Estado confirmou a autenticidade do vídeo com pessoas próximas a Queiroz. Não há informação sobre a data exata da filmagem.

Na gravação, o ex-assessor – que, segundo o Coaf, fez movimentações bancárias atípicas – aparece dançando, em meio a gargalhadas, quando a filha diz: “Agora é vídeo, pai! Pega teu amigo, pega teu amigo!”. Ele rodopia em seguida, fazendo um sinal de positivo com as mãos.

Pessoas próximas a Queiroz avaliaram o vídeo como um desastre. O advogado de Queiroz, Paulo Klein, afirmou que só se pronunciará sobre o vídeo depois de falar com o ex-assessor. Procurado, Queiroz ainda não respondeu.

Ele faltou duas vezes a depoimentos marcados no Ministério Público alegando motivos de saúde. Antes de Paulo Klein assumir a sua defesa no caso, Queiroz havia faltado a outros dos depoimentos também, alegando que não havia tido acesso aos autos da investigação.

As filhas de Nathalia e Evelyn Melo de Queiroz, assim como o pai, ex-assessoras de Flávio Bolsonaro citadas no relatório, também faltaram a suas oitivas. Elas alegaram ao MP que precisavam ficar com o pai doente, que passou por uma cirurgia em São Paulo nesta semana.

Ao MP, a defesa da família afirmou que “todas se mudaram temporariamente para cidade de São Paulo, onde devem permanecer por tempo indeterminado e até o final do tratamento médico e quimioterápico necessários, uma vez que, como é cediço, seu estado de saúde demandará total apoio familiar”.

Na terça-feira, 8, Queiroz disse ao jornal O Estado de S. Paulo que “estava muito a fim de esclarecer tudo isso”, “mas não contava com essa doença”. “Nunca imaginei que tinha câncer”, disse. Ele afirmou que dará as explicações apenas ao MP “por respeito” ao órgão, mas não informou a data. Queiroz também afirmou que está sendo tratado como “o pior bandido do mundo”. Ele culpou a exposição do caso Coaf pelos problemas de saúde detectados recentemente.

“Após a exposição de minha família e minha, como eu fosse o pior bandido do mundo, fiquei muito mal de saúde e comecei a evacuar sangue. Fui até ao psiquiatra, pois vomitava muito e não conseguia dormir”, justificou.

O documento do Coaf apontou que Queiroz movimentou R$ 1,2 milhão entre janeiro de 2016 e de 2017 e recebeu depósitos de assessores de Flávio Bolsonaro.

Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Empresário Henrique Lopes é assassinado em comunidade no município de Jucurutu

12 Jan2019

Por Jbelmont às 20h09

Registrado um crime de grande repercussão para a cidade de Caicó, o empresário Henrique Lopes foi assassinado nesta manhã na Comunidade Barra de Santana, município de Jucurutu. Informações ainda preliminares apontam que o empresário foi vítima de emboscada. Ele passava por sobre um "mata burros" quando foi alvejado a tiros, supostamente por desconhecidos.

A informação foi confirmada ao blog Jair Sampaio pela Polícia Militar de Jucurutu, que no momento está se deslocamento para o local de crime, assim como o Itep de Caicó e Polícia Civil.

Henrique de Barra, como era bastante conhecido na cidade de Caicó, era agropecuarista e proprietário de posto de combustíveis na região. A motivação do crime é desconhecida no meio policial.

Do Câmera

Deixe seu comentário

Polícia apreende toneladas de explosivos que seriam usados em ataques no Ceará

12 Jan2019

Por Jbelmont às 19h57

Ceará vive onda de ataque com mais de 190 ações criminosas. Em alguns casos, bandidos usaram explosivos em pontes, viadutos, concessionárias e prédio públicos e privados.
Por Al



Polícia apreende toneladas de material explosivo que seria usado em ataques no Ceará — Foto: Polícia Civil/Divulgação


A Polícia Civil do Ceará apreendeu neste sábado (12) toneladas de explosivos que seriam utilizados em ataques criminosos no estado. Seis suspeitos, que segundo os investigadores seriam membros de uma facção criminosa com atuação em todo o Brasil, foram capturados no local onde o material foi achado, no Bairro Jangurussu, na periferia de Fortaleza.

Segundo a Polícia Civil, policiais cumpriam na manhã deste sábado mandados de prisão contra suspeitos de homicídio e de ataques ao patrimônio público. No bairro, a equipe de segurança obteve informações de que o bando escondia o material explosivo, obtido em um roubo em 21 de dezembro do ano passado.

O que se sabe e o que falta saber sobre os crimes
Veja a cronologia da sequência de ataques no Ceará
A estimativa inicial é de que o depósito dos criminosos contém cerca de cinco toneladas de material utilizado para fazer dinamites, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública. O material estava contido em embalagens com o símbolo de "explosivo" e o alerta de "perigo" em três idiomas. Um caminhão do Exército recolheu a carga.



Carga de material explosivo foi retirada do local em um caminhão do Exército — Foto: Melquíades Júnior/SVM


Os policiais apreenderam também munição e um carregador de pistola.

Ainda conforme policiais civis, parte da carga já havia sido utilizada nos ataques que ocorrem há 11 dias no Ceará. Em alguns dos crimes, bandidos usaram explosivos em pontes, viadutos, delegacias, numa torre de telefonia e em uma torre de distribuição de energia elétrica.

Sequência de ataques
A onda de violência no estado chegou ao 11º dia seguido com 194 ataques confirmados em 43 municípios. Desde o início da sequência de crimes, 35 membros de facções criminosas foram transferidos para presídios federais, de acordo com o Ministério da Justiça.

Membros de facções rivais se uniram contra o governo após o secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, anunciar mais rigor na fiscalização dos presídios.

Bando preso com explosivo é ligado à facção criminosa com atuação em todo o país, diz polícia — Foto: Melquíades Júnior/SVM

Mauro Albuqurque, ao assumir o cargo criado em 1º de janeiro deste ano, prometeu acabar com a entrada de celulares nas prisões e com a divisão de presos segundo a facção à qual pertencem. Os ataques são uma tentativa de fazer com que o estado recue.

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (11) que "não há recuo".

Ações do estado contra a violência



Esquadrão localizou material explosivo na estação do VLT do Bairro Parangaba, em Fortaleza — Foto: José Leomar/SVM

Camilo Santana também destacou que vai apresentar um projeto de lei que beneficia pessoas que denunciarem autores de ataques violentos no estado. O projeto será votado neste sábado, em uma sessão extraordinária, durante o recesso parlamentar.

A Lei da Recompensa prevê pagamento em dinheiro por informações repassadas pela população à polícia e que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de bandidos envolvidos nas ações.

O governador anunciou também um pacote de medidas contra os ataques, que incluem a convocação de policiais da reserva e a autorização de pagamento de hora extra além do que é permitido atualmente. Para efetivar as mudanças, é preciso de aprovação na Assembleia Legislativa, onde o governador tem ampla maioria do apoio.

Entenda o que está acontecendo no Ceará
O governo criou a secretaria de Administração Penitenciária e iniciou uma série de ações para combater o crime dentro dos presídios.
O novo secretário, Mauro Albuquerque, coordenou a apreensão de celulares, drogas e armas em celas. Também disse que não reconhecia facções e que o estado iria parar de dividir presos conforme a filiação a grupos criminosos.
Criminosos começaram a atacar ônibus e prédios públicos e privados. As ações começaram na Região Metropolitana e se espalharam pelo interior ao longo da semana.
O governo pediu apoio da Força Nacional. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o envio de tropas; 406 agentes da Força Nacional reforçam a segurança no estado.
A população de Fortaleza e da Região Metropolitana sofre com interrupções no transporte público, com a falta de coleta de lixo e com o fechamento do comércio.
Onda de violência afastou turistas e fez a ocupação hoteleira no estado cair.
Ceará sofre com onda de ataques coordenados por chefes de facções criminosas — Foto: Arte G1

Deixe seu comentário

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

12 Jan2019

Por Jbelmont às 08h52

O concurso 2.114 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 12 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (12) em São Paulo (SP).

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Deixe seu comentário

Criminosos destroem torre de transmissão e atacam concessionária no 11º dia de onda de violência

12 Jan2019

Por Jbelmont às 08h37

Estado vive onda de ataques desde 2 de janeiro. Governo anunciou projeto de lei que vai recompensar quem denunciar autores das ações.
Por Lena Sena e Rafaela Duarte, G1 CE



Torre de transmissão foi atacada na madrugada de sábado (12) — Foto: Halisson Ferreira/SVM


Criminosos derrubaram uma torre de transmissão de energia e explodiram uma bomba em uma concessionária de veículos no 11º dia seguido da onda de violência no Ceará. A ação contra a torre ocorreu na madrugada deste sábado (12), em Maracanaú, na Grande Fortaleza. Já o ataque à concessionária foi registrado nesta manhã, na capital.

A onda de violência no estado chegou ao 11º dia seguido com 194 ataques confirmados em 43 municípios. O Ministério da Justiça confirmou que, desde o início da sequência de crimes, 35 membros de facções criminosas foram transferidos para presídios federais.

De acordo com a Polícia Militar, nesta madrugada, parte da base de uma torre de transmissão no município de Maracanaú foi explodida e o equipamento caiu. Fios de energia ficaram espalhados na via próxima ao local, que está isolado por equipes policiais. Policiais contam com apoio de um helicóptero na busca dos suspeitos e para prevenir novos ataques.

Por conta do ataque, foram registrados relatos de queda e oscilação de energia em bairros de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana como Cascavel, Eusébio, Maranguape, Itaitinga e Maracanaú.

A Enel Distribuição Ceará, contudo, informou, por meio de nota, que o ataque à torre de transmissão de 500KV pertencente à empresa de transmissão Sistema de Transmissão Nordeste (STN), em Maracanaú, não causou interrupção no fornecimento de energia para clientes da distribuidora. Equipes da Enel Distribuição Ceará e do Sistema de Transmissão Nordeste estão no local inspecionando a torre.

Em Fortaleza, criminosos provocaram uma explosão em uma concessionária na manhã deste sábado. Segundo informações da polícia, o ataque aconteceu por volta das 5h e atingiu parte da estrutura do estabelecimento, além de veículos que estavam no local. Não há registro de feridos. Os suspeitos fugiram e estão sendo procurados.



Criminosos atacam concessionária de veículos na Avenida Washington Soares em Fortaleza. — Foto: Rafaela Duarte/TV Diário

Ações do estado contra a violência
A Secretaria da Segurança Pública do Ceará comunicou que 319 suspeitos de envolvimento nos crimes foram detidos. Os atentados começaram após o anúncio de medidas do governo para tornar mais rígida a fiscalização nos presídios cearenses.

O Governo do Estado promete acabar com a entrada de celulares nos presídios e com a divisão de facções dentro das unidades prisionais. O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que “não há recuo”.

Camilo Santana também destacou que vai apresentar um projeto de lei que beneficia pessoas que denunciarem autores de ataques violentos no estado. O projeto será votado neste sábado (12), em uma sessão extraordinária, durante o recesso parlamentar.

A Lei da Recompensa prevê pagamento em dinheiro por informações repassadas pela população à polícia e que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de bandidos envolvidos nas ações.

Desde o dia 2 de janeiro, foram registradas 194 ações criminosas em 43 municípios — Foto: Arte G1

Entenda o que está acontecendo no Ceará
O governo criou a secretaria de Administração Penitenciária e iniciou uma série de ações para combater o crime dentro dos presídios.
O novo secretário, Mauro Albuquerque, coordenou a apreensão de celulares, drogas e armas em celas. Também disse que não reconhecia facções e que o estado iria parar de dividir presos conforme a filiação a grupos criminosos.
Criminosos começaram a atacar ônibus e prédios públicos e privados. As ações começaram na Região Metropolitana e se espalharam pelo interior ao longo da semana.
O governo pediu apoio da Força Nacional. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o envio de tropas; 406 agentes da Força Nacional reforçam a segurança no estado.
A população de Fortaleza e da Região Metropolitana sofre com interrupções frequentes no transporte público, com a falta de coleta de lixo e com o fechamento do comércio.
Onda de violência afastou turistas e fez a ocupação hoteleira no estado cair de 85% para 65%.

Deixe seu comentário

Mais 15 presos do Ceará são transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró

11 Jan2019

Por Jbelmont às 10h27

Vinte detentos já haviam sido transferidos para o estado potiguar na quarta-feira (9).

Presídio Federal de Mossoró recebeu 35 presos do Ceará nos últimos dois dias — Foto: Célio Duarte


O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) confirmou a transferência de mais 15 presos do Ceará para a Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar, durante a madrugada desta sexta-feira (11). A operação foi finalizada por volta das 6h.

Na quarta-feira (9), outros 20 detentos já haviam sido transferidos para a unidade federal no Rio Grande do Norte. A partir de Mossoró, os presos serão distribuídos entre as outras quatro unidades prisionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A transferência contou com operação conjunta do Depen com a Polícia Rodoviária Federal e o governo do Ceará. A ação também envolveu a atuação do Ministério da Justiça, do Ministério Público, da Justiça do Ceará e da Justiça Federal de Mossoró.

Ataques
A transferência de presos ocorre durante uma crise de segurança pública no Ceará. Uma série de ataques criminosos contra ônibus, bancos, prefeituras, comércios e prédios públicos que atinge estado completou uma semana. Desde quarta-feira (2), o G1 contabilizou mais de 180 ataques em 41 dos 184 municípios cearenses. Para tentar conter a onda de violência em Fortaleza e no interior, o estado recebeu o reforço de tropas da Força Nacional e de policiais da Bahia.

 

G1RN

Deixe seu comentário

Criminosos detonam explosivos em viaduto e queimam ambulância no 10º dia de ataques no Ceará

11 Jan2019

Por Jbelmont às 10h25

Série de ataques tem 188 ações criminosas em 43 cidades cearenses desde 2 de janeiro. Ministério da Justiça confirmou que 35 presos do Ceará foram transferidos para presídios federais.

 

Para garantir a segurança de passageiros, ônibus circulam em Fortaleza com o apoio de militares armados (Arquivo/José Cruz/Agência Brasil)
 
 
Deixe seu comentário

UM ACERTADOR LEVA O PRÊMIO DA QUINA

10 Jan2019

Por Jbelmont às 20h18

 

QUINA CONCURSO 4872 DATA 10/01/2019 SAI PARA UM SORTUDO
CONFIRA SUA APOSTA  19 36 49 65 67

Deixe seu comentário

Preso é encontrado morto com sinais de violência na Mario Negocio em Mossoró. 7º homicídio do ano

10 Jan2019

Por Jbelmont às 20h05

Thiago Stuart Maia Chaves Sizenando de 35 anos de idade foi encontrado morto no centro de triagem da Penitencia Agrícola Mario Negocio em Mossoró, na manhã de hoje, 10 de janeiro de 2019.

Segundo informações, Thiago estava cumprindo pena em regime semiaberto, monitorado por tornozeleira eletrônica e voltou a ser preso no ultima dia 04, na cidade de Apodi, após ser flagrado com um tablete de maconha e um celular roubado da esposa de um delegado aqui em Mossoró.

Na manhã de hoje a equipe de plantão no Instituto Tecnico-Cientitico de Pericia, Itep, foi acionada para os procedimentos de pericia em local de morte violenta, na Penitenciaria.

Segundo informações, o corpo de Thiago apresentava lesões compatíveis com luta corporal e/ou espancamento, lesões de arrastos nas pernas, além de lesões no pescoço, na cabeça e um trauma profundo no pescoço.

O Câmera tentou colher informações, mas nem as equipes de pericia nem da Medicina Legal quiseram se pronunciar sobre a qualificação das lesões. A equipe de Medicina Legal do Itep solicitou exames complementares, que deverão ser realizados no laboratório do órgão em Natal.

Quanto a origem das lesões ficará a cargo dos investigadores da Delegacia de Homicídios de Mossoró.

A família de Thiago Stuart, acredita que ele tenha sido assassinado. Segundo um familiar ouvido pelo Câmera, mesmo sob efeito de drogas ninguém bate com a cabeça aponto de quebrar o pescoço, mas aguarda o resultado das investigações.

A direção da Penitenciaria não atendeu a imprensa, mas segundo informações, ontem a tarde o preso passou mal e foi atendido no setor de enfermaria do órgão e colocado de volta no setor de triagem. Ainda segundo informações, não confirmadas pela direção, durante a madrugada foram ouvidos gritos do local.

Do Câmera

Deixe seu comentário

Ações Governo detalha medidas para “receitas extras” e pagar salários atrasados

10 Jan2019

Por Jbelmont às 09h39

 

Executivo planeja a “quitação do passivo dos salários atrasados, em ordem cronológica”. Outro ponto diz respeito a dívida dos empréstimos consignados

Durante reunião, governadora Fátima Bezerra e representantes dos sindicatos trataram a respeito do pleito dos servidores
Redação

Dentro do documento assinado pelo Governo do Estado e as entidades sindicais, o Executivo também tratou a respeito de medidas para “obtenção de receitas extras” que terão como finalidade a “quitação do passivo dos salários atrasados, em ordem cronológica”.

Para isso, o Governo planeja: antecipação dos royalties de petróleo até dezembro de 2019; antecipação dos royalties de 2020, 2021 e 2022; venda da folha de servidores; e resgate dos fundos de compensação de variação salarial.

O passivo em questão diz respeito ao “saldo do 13º de 2017; salário de novembro de 2018; 13º de 2018 e dezembro de 2018”. Ainda no texto, o Governo argumenta que “é uma dívida do Estado para o conjunto dos servidores”.

Em outro ponto, o Executivo informa que “já iniciou as tratativas com os bancos sobre a dívida dos empréstimos consignados com vistas a recuperar o crédito bancário dos servidores”.

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +