Professores do Estado rejeitam proposta do governo e cogitam greve

21 Fev2020

Por Jbelmont às 09h57

Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino disseram não à proposta do Governo para pagar o Piso Salarial de 2020. A deliberação ocorreu em assembleia na tarde desta quarta-feira (19), no Winston Churchill, que apesar da chuva recebeu muitos profissionais do magistério.

Apresentada ao SINTE/RN em audiência nessa terça (18), a proposta do Executivo para quitar a correção, que neste ano é no índice de 12,84%, prevê um parcelamento do pagamento do Piso em três vezes da seguinte forma: 4,28 % em maio de 2020, 4,28% em janeiro de 2021 e 4,28% em abril do ano que vem. O Governo não fala em retroativo.

A proposta foi prontamente rechaçada. Uma nova assembleia foi agendada para 28 de fevereiro, já com indicativo de greve. Até lá se espera que o Estado apresente uma nova proposta. Do contrário, o movimento grevista poderá ser iniciado em 04 de março, momento em que a categoria vai se encontrar em nova assembleia.

Portal Grande Ponto

Deixe seu comentário

‘Não tenho habilitação para dirigir retroescavadeira’, ironiza Bolsonaro

21 Fev2020

Por Jbelmont às 09h54

Em sua live na noite dessa quinta-feira(20), Jair Bolsonaro criticou indiretamente Cid Gomes, baleado ao investir com uma retroescavadeira contra um quartel tomado por PMs amotinados em Sobral, no Ceará.

Em um trecho da transmissão, da qual participou Onyx Lorenzoni, o presidente perguntou ao novo ministro da Cidadania:

“Aquele cara lá –não fala o nome dele, não– que subiu no trator e foi empurrar o portão lá com crianças, com mulheres, ele agiu corretamente ou não?’“Evidente que não, né, presidente? Aí é uma irresponsabilidade, um desequilíbrio, um ato que colocou em risco a vida de muitas e muitas pessoas”, respondeu Onyx.

Mais tarde, Bolsonaro disse que deve passar o Carnaval no Guarujá e que, embora fique em lugares reservados, sempre procura “dar uma fugidinha”.

“Na penúltima vez, eu dei uma fugida de moto lá pela cidade. A imprensa foi logo atrás para saber se eu tinha habilitação ou não”, ironizou o presidente.

“Olha: eu não tenho habilitação para dirigir retroescavadeira, isso eu posso garantir para vocês. Mas motocicleta, eu tenho”, acrescentou.

O Antagonista

Deixe seu comentário

Iza abre carnaval 2020 em Natal com show no Largo do Atheneu e lembra da infância na capital potiguar

21 Fev2020

Por Jbelmont às 09h46

Iza abriu o carnaval de Natal 2020 com show no Largo do Atheneu — Foto: Rogério Vital/Prefeitura de Natal



A cantora Iza abriu o carnaval de Natal de 2020 com um show no Largo do Atheneu, na Zona Leste da cidade, na noite desta quinta-feira (21). Milhares de pessoas se reuniram no Polo Petrópolis para a apresentação carioca, que lembrou no palco da infância na capital potiguar.




Multidão compareceu ao Largo do Atheneu para o show de Iza na abertura do carnaval 2020 em Natal — Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal 


No show, Iza cantou músicas suas e também sucessos de bandas nacionais, como o Skank. A noite marcou a abertura do carnaval, com o tradicional Baile de Máscara do Atheneu. Também subiram ao palco a pernambucana Lia de Itamaracá e a potiguar Jaina Elne.

Lia de Itamacá também foi uma das atrações da abertura do carnaval 2020 em Natal — Foto: Rogério Vital/Prefeitura de Natal

Iza morou em Natal até o início da adolescência e, durante sua apresentação, lembrou desse tempo e dos colegas que estudaram com ela e estavam lá, assistindo ao show. “Aqui eu tive a melhor infância. Estudei no Salesiano, ali estão alguns dos meus colegas. Estou muito feliz no meu primeiro show em Natal”, disse.

G1RN

Telefone de contato - 98733-6303 é também wastsApp - Falar com o Josailton Belmont

Deixe seu comentário

Bancos ficarão fechados durante o carnaval; reabertura é na quarta-feira de Cinzas

21 Fev2020

Por Jbelmont às 09h41

Contas de consumo e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, segundo a Febraban.

As agências bancárias ficarão fechadas durante o carnaval, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Não haverá atendimento na segunda (24) nem na terça-feira (25). Quem precisar de atendimento presencial só vai encontrar portas abertas a partir das 12h da quarta-feira de Cinzas.

Carnaval é feriado? Tire dúvidas
As exceções serão as agências que normalmente fecham antes das 15h: para garantir um mínimo de três horas de funcionamento na quarta, elas abrirão mais cedo neste dia.

A Febraban lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Nos dias em que não houver expediente bancário, a entidade orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Deixe seu comentário

Inmet emite novo alerta de chuva intensa com 'perigo potencial' em todos os municípios do RN

20 Fev2020

Por Jbelmont às 21h13

Chuvas terão entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 por dia. Ventos devem atingir até 60 km/h.

 

Chuva Natal — Foto: Inmet emite novo alerta de chuva intensa com 'perigo potencial' em todos os municípios do RN


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas, com perigo potencial, em todos os municípios do Rio Grande do Norte. O Inmet já havia feito um primeiro alerta nesta quarta-feira (19), que agora foi renovado. O novo aviso é válido das 10h25 desta quinta (20) até as 10h da sexta (22).

De acordo com o Instituto, as chuvas terão entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, os ventos serão intensos, atingindo de 40 a 60 km/h.

Em caso de rajadas de vento, o Instituto Nacional de Meteorologia orientou que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra recomendação é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Média de chuva de fevereiro é superada em Natal
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a média de chuva esperada para o mês de fevereiro inteiro em Natal já foi superada até esta quinta-feira (20). O esperado era de 100 a 110 milímetros e já foram contabilizados 121 milímetros.

O meteorologista Gilmar Bistrot afirma que a intensidade das chuvas deve diminuir nos próximos dias. Segundo ele, deve chover até a segunda-feira (24) na capital potiguar, porém não com o mesmo volume que tem sido registrado nos últimos dias.

 

G1 RN

Deixe seu comentário

Iza abre carnaval de Natal com Baile de Máscaras nesta quinta-feira (20)

20 Fev2020

Por Jbelmont às 16h39

Abertura dos festejos do Rei Momo na capital potiguar terá também apresentações de Lia de Itamaracá, Carlos Zens e Jaina Elne.
Por G1 RN

Iza sensualiza no Festival de Verão 2020, em Salvador — Foto: André Carvalho/Ag Haack


A cantora Iza vai comandar o tradicional Baile de Máscaras, que abre o Carnaval de Natal nesta quinta-feira (20), no largo do colégio Atheneu em Petrópolis. O show da cantora carioca está marcado para às 22h30, mas a festa começa antes com shows de Lia de Itamaracá, Carlos Zens e Jaina Elne. Os festejos do Rei Momo na capital potiguar estão marcados para iniciar às 17h com um cortejo.

Confira a programação completa de shows do carnaval em Natal
Confira programação de blocos do carnaval 2020 em Natal
Iza é uma das principais cantoras do cenário pop brasileiro dos últimos anos, ela tem se destacado e emplacado sucesso como "Pesadão", "Dona de Mim", "Brisa" e "Meu Talismã". Em outras entrevistas e nas redes sociais, a cantora já contou que morou durante alguns anos em Natal na infância. Em 2020, ela retorna como uma das principais expoentes da nova geração de cantoras no Brasil.

Além de Petrópolis, outros seis polos foram montados em diferentes pontos da cidade: Ribeira, Ponta Negra, Petrópolis, Redinha, Rocas, Centro Histórico e Zona Oeste. Alceu Valença, Toni Garrido, Margareth Menezes, Roberta Sá, Duda Beat, Zezé Motta e Cavaleiros do Forró também estão na programação do carnaval natalense.

 

Telefone de contato - 98733-6303 é também wastsApp - Falar com o Josailton Belmont

Deixe seu comentário

VÍDEO: antes de ser baleado, Cid Gomes levou soco na cara

20 Fev2020

Por Jbelmont às 16h31

Imagens que circulam hoje pelas redes sociais mostram que Cid Gomes, baleado nessa quarta-feira(19) depois de partir, com uma retroescavadeira, para cima de policiais amotinados em um batalhão de Sobral (CE), foi agredido com um soco no rosto. Assista aqui em texto na íntegra.
O Antagonista

Deixe seu comentário

Otimismo dos brasileiros volta ao patamar do primeiro mandato de Dilma

20 Fev2020

Por Jbelmont às 16h29

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos antecipada pelo Valor Econômico, os brasileiros estão tão otimistas hoje em relação ao futuro quanto estavam em janeiro de 2013, no início do terceiro ano do primeiro mandato de Dilma Rousseff.

De acordo com o levantamento, o Brasil é o quarto país mais otimista do mundo: 46% dos entrevistados dizem acreditar que o país está no rumo certo (acima da média global, de 39%).

Por outro lado, a maioria dos brasileiros (54%) acredita que o país caminha no rumo errado (a média mundial é de 61%).

Durante o primeiro governo de Dilma, o índice dos otimistas com os rumos do país chegou a 59% em janeiro de 2012 e caiu para 47% em janeiro de 2013. Após os protestos de junho daquele ano, a taxa despencou para 20%, batendo nos 9% em 2014.

A parcela dos brasileiros otimistas com o país se manteve abaixo dos 20% até as eleições de 2018, com a vitória de Jair Bolsonaro. Desde então, o percentual vem subindo, tendo alcançado 50% em janeiro de 2019.

A pesquisa, intitulada “O que preocupa o mundo”, ouviu 19,5 mil pessoas em 28 países (mil no Brasil), entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 3 de janeiro deste ano. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

O Antagonista

Deixe seu comentário

Governo Fátima propõe parcelar reajuste do piso dos professores; Categoria ameaça greve

20 Fev2020

Por Jbelmont às 13h04


Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino disseram não à proposta do Governo da professora Fátima Bezerra (PT) para pagar o Piso Salarial de 2020.

A deliberação ocorreu em assembleia na tarde dessa quarta-feira (19), no Winston Churchill, que apesar da chuva recebeu muitos profissionais do magistério.

Apresentada ao SINTE/RN em audiência na terça (18), a proposta do Governo do PT para quitar a correção, que neste ano é no índice de 12,84%, prevê um parcelamento do pagamento do Piso em três vezes da seguinte forma: 4,28 % em maio de 2020, 4,28% em janeiro de 2021 e 4,28% em abril do ano que vem. O Governo não fala em retroativo.

A proposta foi prontamente rechaçada. Uma nova assembleia foi agendada para 28 de fevereiro, já com indicativo de greve.

O novo piso nacional dos professores foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 16 de janeiro.

 

Heitor Gregorio

Deixe seu comentário

Boletim das chuvas de ontem para hoje

20 Fev2020

Por Jbelmont às 12h44

Per.: das 7:00hs de 19/02/2020 as 7:00hs de 20/02/2020

No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 89
No. de Postos com Chuva: 43 No. de Postos sem Chuva: 42

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Campo Grande(Particular 2) 44,2
Felipe Guerra(Prefeitura) 43,0
Campo Grande(Particular) 41,8
Areia Branca(Emater) 41,6
Apodi(Prefeitura) 32,0
Serra Do Mel(Prefeitura) 26,3
Porto Do Mangue(Prefeitura) 25,7
Janduis(Emater) 23,0
Grossos 22,7
Sao Rafael(Particular Ii) 22,5
Barauna(Emater) 22,3
Sao Rafael(Emater) 20,0
Ipanguacu(Emater) 10,8
Caraubas(Particular) 9,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 9,0
Itaja(Emater) 8,0
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 5,2
Parau(Prefeitura) 4,3
Upanema(Prefeitura) 3,5

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Santana Do Matos(Emater) 44,1
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 30,0
Jardim De Angicos(Emater) 27,0
Caico(Acude Itans) 24,2
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 19,0
Sao Fernando(Emater) 14,1
Lajes(Olho Dagua Dois Irmaos) 9,4
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 8,0
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 3,3
Lajes(Prefeitura) 2,2
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 2,1
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 2,0
Macau(Posto Nosso Barco) 1,7
Pedro Avelino(Particular) 1,6
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 1,5
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 1,2

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 9,0
Monte Alegre(Emater) 2,0
Joao Camara(Centro Saude) 1,2

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Natal 121,1
Extremoz(Emater) 68,1
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 37,2
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 24,8
Macaiba(Piripiri) 9,5

 

Deixe seu comentário

Professor de jiu-jitsu é assassinado a tiros por dupla em moto no Oeste do RN

20 Fev2020

Por Jbelmont às 09h36

Alcemir Guimarães de Souza, de 39 anos, que também trabalhava como segurança sofreu disparos no peito e na cabeça. Crime foi registrado na cidade de Mossoró.



Professor de jiu-jitsu tinha 39 anos — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Um segurança e instrutor de artes marciais foi assassinado a tiros em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Alcemir Guimarães de Souza, também conhecido como Júnior Bispo, sofreu cerca de quatro disparos no peito e na cabeça. O crime, que tem características de execução, aconteceu na noite de quarta-feira (19), no bairro Abolição IV.

A vítima também era professor de jiu-jitsu e foi justamente quando retornava de uma das aulas em uma academia da região, que ele foi abordado pelo atiradores. Segundo a PM, uma dupla chegou em uma moto e começou a conversar com a vítima, em seguida o homem que estava na garupa abriu fogo contra o segurança, que tinha 39 anos. Os dois criminosos conseguiram fugir.

Nenhum suspeito foi localizado até o momento. A Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM) irá assumir as investigações do caso. Homicídio 21º do ano em Mossoró.

Deixe seu comentário

ABC empata com América 2x2 e fatura título do primeiro turno do Campeonato Potiguar

19 Fev2020

Por Jbelmont às 22h49

América esteve duas vezes à frente do placar. Os gols da partida foram marcados por Lelê e Tiago Orobó, pelo América, e por Jailson e Paulo Sérgio, pelo ABC

O ABC é o campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O título alvinegro foi conquistado na noite desta quarta-feira (19), no estádio Frasqueirão, após um empate com o América pelo placar de 2 a 2. Por ter tido melhor campanha até agora na competição, a equipe alvinegra tinha, segundo o regulamento, a vantagem do empate.

O América esteve duas vezes à frente do placar. Os gols da partida foram marcados por Lelê e Tiago Orobó, pelo América, e por Jailson e Paulo Sérgio, pelo ABC.

Com o título do primeiro turno, o ABC conquista a Copa Cidade do Natal e uma vaga na final geral do Campeonato Potiguar, além de uma vaga na Pré-Copa do Nordeste 2020.

O público total da final foi de 4.484 pessoas. A renda foi de apenas R$ 85 mil.

A próxima partida do ABC é contra o Náutico e acontecerá na quinta-feira (27) no Estádio Eládio de Barros Carvalho, no Recife, pela Copa do Nordeste. Já o América enfrenta o Sport Recife no sábado (22) na Arena das Dunas, também pelo Nordestão.

 

Agora RN

Deixe seu comentário

Deputados aprovam piso salarial para servidor público estadual

19 Fev2020

Por Jbelmont às 22h43

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (19), à unanimidade dos dezesseis deputados presentes em Plenário, o projeto de lei complementar de iniciativa do Governo do Estado que assegura piso salarial ao servidor público estadual, ativo e inativo, e respectivos pensionistas, da administração pública direta, indireta e fundacional, por meio da compatibilização de salário-base, vencimento básico e subsídio mensal no âmbito do Poder Executivo.

“Trata-se de um importante projeto que corrige o salário do servidor público do Rio Grande do Norte e, por essa relevância, apresento parecer pela admissibilidade integral da matéria”, disse o deputado Francisco do PT ao relatar em favor do projeto de lei complementar durante a votação em plenário.

O projeto estabelece que nenhum salário-base, vencimento básico ou subsídio mensal será inferior a R$ 1.045,00 (mil e quarenta e cinco reais), valor do salário mínimo nacional. De acordo com o Executivo Estadual, a proposição vai ao encontro do entendimento sedimentado pelo Tribunal de Contas (TCE) no Acórdão TC nº 124/2018, que exige a edição de lei específica para o cumprimento da Constituição da República no que tange ao pagamento de vencimentos do funcionalismo público.

Com a aprovação na Casa Legislativa, a lei segue agora para sanção por parte da governadora Fátima Bezerra (PT) e, após publicação em Diário Oficial, terá efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2020, devendo passar por revisão anual a partir de 2021.

Assessoria de Comunicação/ Assembléia Legislativa RN

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.235: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 190 milhões

19 Fev2020

Por Jbelmont às 20h58

Veja as dezenas sorteadas: 14 -18 - 30 - 35 - 55 - 57. A quina teve 133 acertadores; cada um receberá R$ 69.161,57.
Por G1




Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.235 da Mega-Sena, nesta quarta-feira (19), em São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 14 -18 - 30 - 35 - 55 - 57.

A quina teve 133 acertadores; cada um receberá R$ 69.161,57. A quadra teve 11.895 ganhadores; cada um levará R$ 1.104,72.

O próximo concurso será no sábado (22). O prêmio é estimado em R$ 190 milhões.

Deixe seu comentário

Senador Cid Gomes tenta entrar em batalhão da polícia com retroescavadeira e é baleado

19 Fev2020

Por Jbelmont às 20h44

Policiais estavam em um batalhão por conta de um "motim" para reivindicar aumento de salário em Sobral (CE). Ciro Gomes, irmão de Cid, diz que senador não corre risco de morrer. Inicialmente, a assessoria de Cid disse que ele havia sido atingido por bala de borracha.



Cid Gomes é baleado em "motim" de policiais em Sobral (CE) — Foto: Reprodução

O senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado na tarde desta quarta-feira (19) em um "motim" no qual um grupo de policiais reivindicava aumento salarial em Sobral (CE). Cid pilotava uma retroescavadeira e tentava furar um bloqueio feito por policiais no Batalhão da Polícia Militar do município.

O Hospital do Coração informou que o estado de saúde de Cid é estável e que não há risco de morte. O senador licenciado está em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta. Um boletim médico divulgado nesta quarta-feira, às 19h40, afirma que ele está "lúcido e respirando sem auxílio de aparelhos" e tem "boa evolução clínica".

Segundo a assessoria da instituição, as duas balas atingiram a clavícula: uma bala saiu e a outra bateu na clavícula e ficou alojada no pulmão (e foi removida do órgão pela equipe da Santa Casa de Sobral). Cid já foi submetido a uma tomografia na Santa Casa de Sobral, que não constatou danos graves em nenhum órgão vital.

O ex-governador Ciro Gomes, irmão de Cid, disse em uma rede social que o senador licenciado "não corre risco de morte", foi atingido por "dois tiros de arma de fogo" e que os disparos "não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo".

Senador licenciado Cid Gomes foi baleado ao tentar furar bloqueio de manifestantes em Sobral, no Ceará — Foto: Reprodução/Globo

Inicialmente, a assessoria do senador licenciado Cid Gomes disse que ele havia sido atingido por uma bala de borracha. Depois, a assessoria informou que o tiro foi, na verdade, disparado por uma arma de fogo.

Cid Gomes organizava um protesto contra um grupo de policiais que tenta impedir o trabalho da Polícia Militar. Nesta quarta-feira, policiais esvaziaram pneus de carros da polícia para impedir que o trabalho dos agentes de segurança atuem na ruas.

Alguns vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que Cid Gomes tenta furar o bloqueio com a retroescavadeira e, logo depois, uma pessoa faz os disparos em direção ao senador licenciado, que também quebram os vidros do veículo.

Outras imagens registradas no local também mostram o senador licenciado consciente e com a blusa manchada de sangue após a confusão.

CONTINUAR LENDO AQUI

Deixe seu comentário

PT, PSOL e Rede protocolam no Conselho de Ética pedido de cassação de Flávio Bolsonaro “por ligação com a milícia e rachadinhas”

19 Fev2020

Por Jbelmont às 17h40

Foto: Reprodução/Twitter

O pedido de cassação do senador Flávio Bolsonaro, anunciado mais cedo pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), foi apresentado há pouco no Conselho de Ética do Senado.

A representação foi protocolada por deputados e senadores de PT, PSOL e Rede.

Eles foram ao gabinete do presidente do Conselho de Ética da Casa, senador Jayme Campos (DEM-MT), e entregaram formalmente o pedido.

Os parlamentares acusam Flávio de envolvimento com milícias e de ter feito “rachadinha”.

O Antagonista

Deixe seu comentário

Petrobras aumenta preço da gasolina em 3% a partir desta quinta

19 Fev2020

Por Jbelmont às 17h01

Alteração no preço vem na esteira da alta do petróleo no mercado internacional

RIO — A Petrobras vai aumentar os preços da gasolina em 3%, em média, a partir desta quinta-feira. É o primeiro reajuste para cima deste ano. Até o momento, a companhia tinha feito quatro reduções de preços. O aumento será, em média, de R$ 0,0512 por litro em suas refinarias e bases.

O preço do diesel continua inalterado.

Ansa:Após suspensão temporária de demissões pelo TRT-PR, Petrobras reitera que trabalhadores serão desligados

De acordo com a política de preços da estatal, a definação do preço dos combustíveis segue a flutuação do mercado internacional.

Atualmente, o barril de petróleo do tipo Brent é negociado a US$ 58,51. Em janeiro deste ano, a cotação da commodity na Bolsa de Londres era de US$ 66,25.

Greve:Decisões da Justiça sobre greve dos petroleiros dividem especialistas

A queda na cotação do petróleo está relacionada com os temores sobre uma demanda menor da China pela commodity diante da emergência global de coronavírus.

No ano, o petróleo acumula perdas de 11,49%. Porém, na última semana, registrou variação positiva de 5,23%.

Deixe seu comentário

Câmara Municipal de Mossoró reprova contas de Silveira e torna ex-prefeito inelegível

19 Fev2020

Por Jbelmont às 16h44

A Câmara Municipal de Mossoró rejeitou as contas do último ano (2016) da gestão do ex-prefeito Silveira Júnior (sem partido). E, pela primeira vez na história, leva um ex-prefeito à inelegibilidade. Com a reprovação das contas, Silveira torna-se inelegível por cinco anos. Foram nove votos pela reprovação das contas, quatro pela aprovação, cinco abstenções e três ausências.

A relatora das contas, vereadora Aline Couto (Avante), leu o seu voto pela reprovação, seguindo recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). O relatório da Corte mostra que o ex-prefeito sequer apresentou a prestação de contas, muito menos respondeu aos questionamentos feitos pelo Tribunal.

Oito vereadores seguiram o voto da relatora: a presidente Izabel Montenegro (MDB), Alex Moacir (MDB), Didi de Arnor (PRB), Emílio Ferreira (PSD), Izabel Montenegro (MDB), Manoel Bezerra (PRTB), Ozaniel Mesquita (PL), Petras Vinícius (DEM) e Sandra Rosado (PSDB).

Quatro vereadores discordaram do relatório e votaram pela aprovação das contas: Flávio Tácito (PC do B), Zé Peixeiro (PTC), Rondinelli Carlos (PMN) e João Gentil (REDE).

Outros cinco vereadores optaram pela abstenção: Genilson Alves (PTN), Gilberto Diógenes (PT), Maria das Malhas (PSD), Raério Cabeça (sem partido) e Alex do Frango (PMB).

E três vereadores se ausentaram da sessão: Francisco Carlos (PP), Ricardo de Dodoca (Pros) e Tony Cabelos (PSD).

 

DeFato

Deixe seu comentário

Previsão de pancadas de chuvas em todas as regiões do RN entre esta quarta e sexta

19 Fev2020

Por Jbelmont às 12h20

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) confirma a atuação da Zona de Convergência Intertropical entre esta quarta(19) e sexta(21), que leva ao cenário de pancadas de chuvas em todas as regiões do estado. Na capital, previsão é de mínima de 24º e máxima de 29º.

Emparn

 

Deixe seu comentário

Boletim das chuvas de ontem para hoje

19 Fev2020

Por Jbelmont às 12h18

Per.: das 7:00hs de 18/02/2020 as 7:00hs de 19/02/2020

No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 64
No. de Postos com Chuva: 65 No. de Postos sem Chuva: 45

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Ipanguacu(Emater) 48,0
Upanema(Prefeitura) 34,4
Assu(Emater/st. Casa Forte) 25,0
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 24,3
Antonio Martins(Emater) 20,0
Sao Rafael(Particular Ii) 17,0
Joao Dias(Emater) 15,0
Campo Grande(Particular 2) 14,5
Felipe Guerra(Prefeitura) 14,0
Rafael Godeiro(Emater) 12,8
Caraubas(Particular) 12,5
Sao Rafael(Emater) 11,4
Francisco Dantas(Emater) 11,0
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 8,5
Janduis(Emater) 8,0
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 8,0
Apodi(Base Fisica Emparn) 7,5
Campo Grande(Particular) 7,1
Apodi(Prefeitura) 7,0
Portalegre(Particular) 6,6
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 5,0
Severiano Melo(Prefeitura) 4,3
Riacho Da Cruz(Emater) 3,5
Pau Dos Ferros(Particular) 3,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 3,0
Agua Nova(Prefeitura) 2,5
Piloes(Prefeitura) 2,5
Mossoro(Prefeitura) 2,2
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 2,2
Martins(Particular) 2,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 2,0
Vicosa(Prefeitura) 2,0
Barauna(Emater) 1,7
Lucrecia(Emater) 1,7
Assu(Particular) 1,3

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 15,5
Santana Do Matos(Emater) 15,3
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 10,0
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 10,0
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 5,0
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 3,2
Macau(Posto Nosso Barco) 2,4
Caico(Acude Itans) 2,1
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 1,5
Parelhas(Emater) 1,4
Sao Fernando(Emater) 0,8
Cerro Cora(Emater) 0,7

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Ielmo Marinho(Prefeitura) 59,0
Santo Antonio(Emater) 25,6
Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.) 11,0
Rui Barbosa(Emater) 8,0
Jacana(Emater) 7,0
Monte Alegre(Emater) 7,0
Vera Cruz(Emater) 6,0
Boa Saude(Emater) 4,2
Nova Cruz(Emater) 2,0
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 1,0

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Espirito Santo(Prefeitura) 48,2
Canguaretama(Emater/barra De Cunhau) 12,1
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 11,0
Goianinha(Emater) 5,1
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 3,9
Ceara Mirim 3,0
Natal 1,1
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 1,0

Deixe seu comentário

Em um ano, percentual de presos provisórios cai e superlotação aumenta no RN

19 Fev2020

Por Jbelmont às 10h34

Detidos sem julgamento representam um terço dos mais de 8 mil encarcerados no estado. Déficit é de 4,3 mil vagas.

Em um ano, o percentual de presos provisórios - aqueles que ocupam vagas no sistema prisional mesmo sem passar por julgamento - caiu no Rio Grande do Norte. Enquanto eles representavam 34,3% dos encarcerados no estado em 2019, passaram a ser 33,8%. Por outro lado, a superlotação aumentou, principalmente por causa da redução do número de vagas nas cadeias.

Os dados são de um levantamento exclusivo feito pelo G1 com os 26 estados do país e o Distrito Federal, dentro do Monitor da Violência.

O número de vagas no sistema penitenciário estadual foi reduzido de 5.762 para 4.431, enquanto o número de presos se manteve praticamente o mesmo entre os dois anos. Com isso, o estado ficou na contramão do país, que registrou queda da superlotação junto com a redução de presos provisórios, após ter mais vagas criadas que novos presos.

 

CONTINUAR LENDO CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

Fechamento do Hospital Ruy Pereira vai aumentar superlotação de outros hospitais do Estado

19 Fev2020

Por Jbelmont às 10h21

Ontem (18), o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, informou que já está transferindo pacientes do Hospital Ruy Pereira para fechar até o final de março a unidade hospitalar.

Disse que os leitos serão transferidos para outros hospitais e que a população não vai ter prejuízo.

Mas hoje, por exemplo, o cenário é de guerra nos Hospitais Walfredo Gurgel e João Machado, inclusive, foi pauta de pronunciamento do deputado Getúlio Rêgo, que denunciou gente morrendo em casa sem atendimento médico.

Aí cabe a pergunta: a Saúde do RN suporta menos um hospital?

Uma resposta: os superlotados hospitais vão piorar.

 

Heitor Gregório

Deixe seu comentário

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 170 milhões

19 Fev2020

Por Jbelmont às 08h59

Foto: © Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Acumulada há 14 concursos, a Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (19) prêmio estimado em R$ 170 milhões.

O sorteio das seis dezenas do concurso 2.235 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

O sorteio é aberto ao público, que pode acompanhar também pelo Facebook e canal Caixa no Youtube.

De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, poderia render aproximadamente R$ 440 mil por mês.

“O concurso 2.235 tem premiação maior por ter final 5. Concursos da Mega-Sena com final 0 e 5 têm premiações mais atrativas, porque parte da arrecadação de outros concursos é reservada a eles”.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Agência Brasil

Deixe seu comentário

Morre em Currais Novos o comunicador e empresário R Alves

19 Fev2020

Por Jbelmont às 08h56

Morreu na noite desta terça-feira (18), o comunicador e empresário Raimundo Alves, na cidade de Currais Novos, no Seridó. Raimundo sofria de problemas renais e fazia hemodiálise.

Antes radialista, Raimundo Alves, ou “R. Alves”, como era conhecido, mantinha mensalmente um jornal impresso.

A informação da morte foi confirmada pelo seu filho Henrry, por meio de suas redes sociais.

Deixe seu comentário

Reservatórios monitorados no RN estão com 21,53% da capacidade total; veja situação dos principais

18 Fev2020

Por Jbelmont às 20h42

FOTO: ASCOM/IGARN/Barragem Armando Ribeiro Gonçalves/ Imagem Ilustrativa

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte monitora, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica estadual. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais divulgado nesta terça-feira (18) indica que mesmo com as recentes chuvas os principais mananciais do Estado não receberam recarga expressiva. Apesar disso, as reservas hídricas superficiais totais continuam superiores ao apresentado mesmo período de 2019.

Em relação ao relatório apresentado no último dia 10 de fevereiro, o açude Itans, localizado em Caicó, que apresentava apenas 0,05% da sua capacidade, se apresenta como seco. Em 2019, neste mesmo período o manancial possuía 1,66% de sua capacidade.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, atualmente está com 521.088.765 m³, correspondentes a 21,96%. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 476.585.733 m³, percentualmente, 19,86% da sua capacidade total.

Segundo maior reservatório do Estado, a Barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente 108.467.001 m³, o que corresponde a 18,09% do seu volume total. Em 2019, o manancial estava com 132.484.526 m³, percentualmente, 22,09% da sua capacidade total.

O açude Umari, localizado em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, atualmente acumula 81.973.503 m³, percentualmente, 28% da sua capacidade total. Já no mesmo período do ano passado o reservatório estava com 98.297.416 m³, correspondentes a 33,57% do seu volume máximo.

As reservas hídricas superficiais totais do Estado atualmente são 942.298.261 m³, percentualmente, 21,53% da capacidade total de acumulo das bacias potiguares, que é de 4.376.444.842 m³. No mesmo período do ano passado o volume total das reservas hídricas monitoradas era de 932.099.976 m³, percentualmente, 21,29% da capacidade total.

 

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 12 permanecem com menos de 10% das suas capacidades, considerados em nível de alerta, percentualmente, 25% dos mananciais monitorados. Já os secos são 7, o correspondente a 14,89% dos reservatórios. No mesmo período do ano passado os mananciais em nível de alerta eram 9, percentualmente, 19,14% dos açudes monitorados. Os secos eram 8, percentualmente, 17% dos mananciais monitorados.

 

Os reservatórios com níveis inferiores a 10% são: Bonito II, localizado em São Miguel; Jesus, Maria, José, em Tenente Ananias; Lucrécia, localizado no município de Lucrécia; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Zangalheiras, em Jardim do Seridó; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Esguicho, em Ouro Branco; Cruzeta, localizado na cidade de Cruzeta; Dourado, em Currais Novos; Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz e Flechas, localizado em José da Penha.

 

Já os secos são: Santana, localizado em Rafael Fernandes; Pau dos Ferros, localizado em Pau dos Ferros; Pilões, localizado no município de Pilões; Inharé, em Santa Cruz; Trairi, em Tangará, Japi II, em São José do Campestre e Itans, localizado em Caicó.

via bg

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +