.

RN tem 43 pacientes com Covid-19 na fila por UTI

17 Maio2021

Por Jbelmont às 12h37

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

O Rio Grande do Norte registrou no fim da manhã desta segunda-feira (17) sessenta e um (61) pacientes com Covid-19 com perfil de leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. O levantamento foi feito às 12h10.

Diante do número de leitos disponíveis (18), o número de pacientes em espera até a publicação desse post, com a devida subtração de números, registra 43 pessoas na fila por leitos críticos. A maioria dos pacientes em espera da Grande Natal.

 

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 95,3%

17 Maio2021

Por Jbelmont às 12h35

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 95,3%, registrada no fim da manhã desta segunda-feira (17). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 630.

Até o momento desta publicação são 18 leitos críticos (UTI) disponíveis e 367 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 147 disponíveis e 263 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 94,2% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 98,1% e a Região Seridó tem 95%.

Deixe seu comentário

Paciente é executado dentro de ambulância após sofrer tentativa de homicídio no interior do RN

17 Maio2021

Por Jbelmont às 09h48

Um paciente de 40 anos foi assassinado dentro de uma ambulância, na manhã deste domingo (16), em Areia Branca, no Oeste potiguar. Segundo a PM, o homem já tinha sido baleado e sobrevivido a um atentado, mas os criminosos aproveitaram o momento em que ele era transferido para outro hospital para executá-lo.

Antônio José Juvita de Medeiros, de 40 anos, havia sido baleado próximo à casa dele, por volta das 8h30, mas sobreviveu foi socorrido ao Hospital Sarah Kubitschek, no município.

De acordo com o comandante do 12º Batalhão da PM, major Emerson Mendes, uma viatura da polícia foi ao local do crime e realizou buscas por suspeitos, mas ninguém foi preso.

Ainda de acordo com a PM, a vítima precisou ser transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas no momento em que estava saindo da unidade e foi colocado dentro da ambulância, os criminosos se aproximaram e atiraram contra ele.

“Segundo informações que obtivemos no local, os desafetos ficaram observando e quando foi colocado dentro da ambulância eles se aproximaram e já atiraram. A ambulância nem chegou a se deslocar", disse o comandante.

Nenhum suspeito foi preso. Segundo a PM, Antônio era ex-presidiário e a suspeita é de que a morte tenha relação com o envolvimento anterior dele como o tráfico de drogas.

g1rn

Deixe seu comentário

RN contabiliza 8 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 3 dentro do dia; novos casos são 1.233

16 Maio2021

Por Jbelmont às 13h31

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (16). Foram mais 1.233 casos confirmados, totalizando 250.550. Até sábado (15) eram 249.317 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.813 no total, sendo 03 mortes registradas nas últimas 24h: Rio do Fogo (01), Nísia Floresta (01) e Mossoró (01).

A Sesap ainda registrou outros 05 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.189. No sábado (15) o número total de mortes era 5.805.

Casos suspeitos somam 83.004 e descartados 492.260. Recuperados são 150.649.

Deixe seu comentário

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre aos 41 anos, vítima de câncer

16 Maio2021

Por Jbelmont às 10h20

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), morreu às 8h20 deste domingo (16) aos 41 anos, em São Paulo, informou a prefeitura, em nota. Desde 2019, ele lutava contra um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado. Ele deixa o filho Tomás, de 15 anos.

Covas estava internado no Hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital paulista, desde 2 de maio, quando se licenciou da prefeitura. Na sexta-feira (14), ele teve uma piora no quadro de saúde e a equipe médica informou que seu quadro havia se tornado irreversível.

Nas últimas horas de vida, o prefeito recebeu sedativos e analgésicos para não sentir dores.

Familiares e amigos de Covas permaneceram no hospital desde que os médicos informaram que seu quadro de saúde era irreversível.

Na noite de sexta (14), um padre chegou a fazer a unção dos enfermos, um sacramento católico. Durante a noite de sábado (15), representantes de diversas religiões participaram do ato ecumênico na porta do hospital, que durou 30 minutos e terminou com a oração Pai Nosso.

Ainda não há informações sobre o enterro.

Deixe seu comentário

Morre a atriz Eva Wilma, aos 87 anos

16 Maio2021

Por Jbelmont às 07h34

Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, a atriz Eva Wilma morreu neste sábado, aos 87 anos. Ela estava internada no hospital Albert Einstein desde abril tratando um câncer de ovário. A atriz havia sido internada em janeiro deste ano com pneumonia.


Não fosse pela proibição dos pais, Eva Wilma teria iniciado sua carreira no “Holiday on Ice”, o espetáculo de patinação artística que excursionava sem parar pelo mundo afora. Aos 14 anos de idade, ela já era bailarina clássica, e sua desenvoltura a mantinha firme mesmo sobre uma superfície de gelo.

Mas a estreia como atriz não demorou. Em 1952, aos 19, começou no teatro com “Uma Mulher e Três Palhaços” ao lado de seu futuro marido, o ator John Herbert, morto há dez anos. No ano seguinte, fez seu primeiro filme, a comédia “Uma Pulga na Balança”, dirigida pelo italiano Luciano Salce.

Foi em 1953 que também apareceu na televisão pela primeira vez, no seriado “Namorados de São Paulo”, em que contracenava com Mario Sergio. John Herbert logo substituiu o ator original, e o programa teve seu título alterado para “Alô, Doçura”. Com ele, Eva Wilma entrou para a história da nossa TV.

Concebido por Cassiano Gabus Mendes como uma resposta brasileira à série americana “I Love Lucy”, “Alô, Doçura” foi exibido pela Tupi até 1964. Não havia personagens fixos, mas Eva Wilma e John Herbert —com quem a atriz se casou em 1955— sempre interpretavam um casal que enfrentava alguma rusga conjugal. Com episódios de apenas 15 minutos de duração, o programa marcou época, e foi um precursor do que hoje chamamos de sitcom.​

Nas décadas de 1950 e 1960, Eva Wilma também participou de alguns episódios do “Grande Teatro Tupi” e de várias montagens do Teatro de Arena. Seu filme mais importante do período foi “São Paulo S.A.”, de Luís Sérgio Person, lançado em 1965. Mas, em 1969, um teste em Hollywood quase mudou o rumo de sua carreira.

A atriz estava almoçando no restaurante dos estúdios da Universal, em Los Angeles, quando um agente a abordou. Alfred Hitchcock estava procurando por uma atriz latina para interpretar uma cubana no que seria um de seus últimos longas, “Topázio”. Eva Wilma topou na hora, e fez três testes para o cineasta britânico. Acabou preterida pela alemã Karin Dior.

“O meu consolo é que ‘Topázio’ não foi um dos bons filmes do Hitchcock. Eu assisti e dizia para mim mesma ‘esse papel não era para mim’”, disse ela em entrevista ao programa Conversa com Bial, em agosto do ano passado. “Mas era para me conformar mesmo, pois eu queria ter feito.”

De volta ao Brasil, Eva Wilma viu a segunda etapa de sua carreira televisiva deslanchar. Durante pouco mais de dez anos, ela foi a maior estrela das telenovelas da Tupi.

Mesmo diante do crescimento irresistível da Globo, a mais antiga emissora do país emplacou vários folhetins de sucesso naquele período. Quase todos eram escritos por Ivani Ribeiro e protagonizados por Eva Wilma, como “A Viagem”, “A Barba Azul” ou “Mulheres de Areia”. Nesta última, a atriz teve seu papel mais icônico —ou papéis, as gêmeas Ruth e Raquel, uma boa e a outra, má. Foi também na Tupi que ela conheceu seu segundo marido, o ator Carlos Zara, morto em 2002.

A derrocada do canal, em 1980, fez com que ela finalmente se transferisse para a Globo. Já madura, Eva Wilma escapou de interpretar mocinhas na nova casa. Em compensação, ganhou inúmeros personagens marcantes, como as aristocráticas vilãs Francisca Moura Imperial, de “Transas e Caretas”, em 1984, e Maria Altiva Pedreira de Mendonca Albuquerque, de “A Indomada”, em 1997, ou a doutora Marta Correia Lopes, do seriado “Mulher”, de 1998.

Em paralelo, jamais se afastou dos palcos, participando de espetáculos tão diversos como “Antígona”, em 1976, “Esperando Godot”, em 1977, “Pato com Laranja”, em 1980, e “Querida Mamãe”, de 1994 a 1996.

Em 1999, apareceu, ao lado de Eunice Muñoz —tida como a maior atriz de Portugal— em “Madame”, um papel escrito originalmente para Fernanda Montenegro. A peça imaginava o encontro entre duas personagens emblemáticas das literaturas de seus respectivos países, a brasileira Capitu, de “Dom Casmurro”, e a portuguesa Maria Eduarda, de “Os Maias”.

Nos últimos tempos, Eva Wilma se fez rara na TV. Em sua última novela completa, “Verdades Secretas”, de 2015, teve um papel relativamente pequeno, porém marcante. Era Fábia, uma grã-fina arruinada, entregue ao alcoolismo. Desde então, participou de alguns capítulos de “O Tempo Não Para”, em 2018 e 2019, e de um episódio da minissérie “Os Experientes”, de 2019. Há pouco, foi vista na reprise de “Fina Estampa”, novela produzida há dez anos.

Depois de uma internação em março de 2016, ainda voltaria ao palco três vezes. Em agosto daquele mesmo ano, estrelou, ao lado de Nicette Bruno, “O Que Terá Acontecido a Baby Jane” —a primeira direção de uma peça não musical assinada por Charles Möeller e Claudio Botelho. Eva Wilma encarnava a personagem-título, imortalizada no cinema por Bette Davis. Em 2018, participou de uma remontagem de “Quarta-Feira, Sem Falta, Lá em Casa”, de Mário Brasini, junto com Suely Franco e sob a direção de Alexandre Reinecke.

No mesmo ano, estreou o show “Casos e Canções”, em que revisitava sua longa carreira acompanhada ao violão pelo filho John Herbert Júnior e pelo pianista e cantor William Paiva. Em abril do ano passado, no começo da pandemia, apresentou este espetáculo numa live, transmitida online. Foi seu último trabalho.

Filha de um alemão católico e de uma argentina judia de ascendência russa, Eva Wilma Riefle Buckup Zarattini morreu na mesma cidade onde nasceu. Deixa os filhos Vivien e John Herbert Junior, de seu primeiro casamento, e os netos Miguel, Mateus, Gabriela, Francisco e Vitorio. Além, é claro, de um legado imenso –o de uma das mais belas e talentosas atrizes brasileiras de todos os tempos.

FOLHAPRESS

Deixe seu comentário

Mega-Sena, concurso 2.372: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 40 milhões

15 Maio2021

Por Jbelmont às 23h00

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.372 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou. A estimativa de prêmio do sorteio de quarta-feira (19) é de R$ 40 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 03 – 19 – 25 – 44 – 46 – 57.

A Quina teve 128 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 28.213,14.
A Quadra teve 7.636 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ R$ 675,61.

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 2.087 óbitos e 67 mil novos casos nas últimas 24h

15 Maio2021

Por Jbelmont às 19h12

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (15):

– O país registrou 2.087 óbitos nas últimas 24h, totalizando 434.715 mortes;

– Foram 67.009 novos casos de coronavírus registrados, no total 15.586.534 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 14.062.396, com o registro de mais pacientes curados. Outros 1.089.423 pacientes estão em acompanhamento.

Estados
Em estabilidade (5 estados): RO, BA, PB, RN e SE
Em queda (21 estados e o DF): PR, RS, SC, ES, MG, RJ, SP, DF, GO, MS, MT, AC, AM, AP, PA, RR, TO, AL, CE, MA, PE, e PI

Deixe seu comentário

RN contabiliza 20 óbitos por covid nas últimas 24h, sendo 12 dentro do dia; novos casos são 1.805

15 Maio2021

Por Jbelmont às 16h37

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (15). Foram mais 1.805 casos confirmados, totalizando 249.317. Até sexta-feira (14) eram 247.512 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.805 no total, sendo 12 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (04), Grossos (01), Tenente Ananias (01), Apodi (01), Santa Cruz (01), Caicó (01), Parazinho (01), Itajá (01) e Japi (01).

A Sesap ainda registrou outros 08 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.187. Na sexta-feira (14) o número total de mortes era 5.785.

Casos suspeitos somam 83.539 e descartados 490.149. Recuperados são 150.649.

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 95,3%

15 Maio2021

Por Jbelmont às 16h35

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 95,3%, registrada na tarde deste sábado (15). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 635.

Até o momento desta publicação são 18 leitos críticos (UTI) disponíveis e 369 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 145 disponíveis e 266 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 92,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99,1% e a Região Seridó tem 100%.

Deixe seu comentário

RN tem 38 pacientes com Covid-19 na fila por UTI

15 Maio2021

Por Jbelmont às 16h30

O Rio Grande do Norte registrou na tarde deste sábado (15) cinquenta e seis (56) pacientes com Covid-19 com perfil de leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. O levantamento foi feito às 15h10.

Diante do número de leitos disponíveis (18), o número de pacientes em espera até a publicação desse post, com a devida subtração de números, registra 38 pessoas na fila por leitos críticos. A maioria dos pacientes em espera da Grande Natal.

Deixe seu comentário

DEM decide expulsar Rodrigo Maia da sigla, diz deputado filiado ao partido

15 Maio2021

Por Jbelmont às 12h38

Foto: Maryanna Oliveira/Agência Câmara

Após as fortes críticas do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), ao presidente nacional do DEM, ACM Neto, a sigla deliberou pela expulsão de Maia do partido. A informação é do deputado Arthur Maia (DEM-BA), que em publicação no Twitter afirma ainda que Rodrigo Maia deve perder o mandato.

“O DEM deliberou pela expulsão de Rodrigo Maia. Depois que perdeu todo o apoio dentre os deputados, não havia mais clima para ele no partido”, afirmou Arthur. “Mesmo sendo expulso, Rodrigo Maia deverá perder o mandato, pois é óbvio que a agressão gratuita e grosseira contra o presidente do partido configura uma desfiliação indireta”, declarou.

Na publicação, Arthur insulta o ex-correligionário chamando-o de “Nhonho” – referindo-se ao personagem da série mexicana “Chaves” – e afirma que o ex-presidente da Câmara virou “figura odiada pelos brasileiros”.

Deixe seu comentário

Rodrigo Maia chama ACM Neto de ‘malandro baiano’ e pede desfiliação do DEM

15 Maio2021

Por Jbelmont às 12h33

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ) decidiu nesta sexta-feira, 14, formalizar o pedido de saída do DEM. No mesmo dia, Maia usou as redes sociais para fazer fortes críticas ao presidente do DEM, ACM Neto. “Malandro baiano”, “Esse baixinho não tem caráter” e “Bolsonaro presidente e ACM Neto vice-presidente. Não sobrou nada além disso” foram alguns dos ataques postados pelo deputado.

Os comentários de Maia foram enviados ao perfil no Instagram do DEM, no qual ACM Neto havia feito diversas críticas ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por tirar o vice-governador Rodrigo Garcia do DEM e filiá-lo ao PSDB.

No pedido de desfiliação do DEM, encaminhado ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, Maia alegou “grave discriminação política pessoal” e disse ter sido “traído” pelo partido na eleição do seu sucessor à presidência da Câmara. Maia sustenta, ainda, ter sofrido “execrações públicas” por parte de ACM Neto, ex-prefeito de Salvador.

“A saída de Rodrigo Maia tem a ver com aquele processo de eleição na Câmara, que foi já por demais discutido”, disse ACM Neto ao Estadão.

Maia está há 23 anos no DEM – desde o tempo do antigo PFL – e está agora em negociações para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. Ao TSE, o ex-presidente da Câmara sustentou que houve “substancial mudança do programa partidário do DEM”, à sua revelia, na medida em que o partido saiu de uma postura de independência em relação ao governo federal para “alinhar-se e a apoiar o presidente Jair Messias Bolsonaro e o seu candidato à Presidência da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL)”.

Na campanha para sua sucessão, Maia teve aval do partido para apoiar o candidato Baleia Rossi (MDB-SP) em uma costura política capitaneada por ele que envolveu partidos de centro de direita e a oposição. Às vésperas das eleições de fevereiro, no entanto, parte da bancada do DEM declarou apoio a Lira e ACM Neto acabou liberando os correligionários.

No documento, a defesa de Maia destaca a carreira política do parlamentar, no sexto mandato como deputado, todos pelo atual partido e no antigo nome da agremiação (PFL). Entre as citações estão, em 2017 e em 2019, as eleições para presidente da Câmara, “sempre pelo Democratas”. A defesa também menciona o período de 2019 a 2020, marcado “por uma postura (pessoal e partidária) de independência e de diálogo crítico em relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro”.

A defesa de Maia aponta, ainda, as pautas, “sobretudo as de costume”, defendidas por Bolsonaro criticadas pelo ex-presidente da Câmara ao longo do primeiro biênio de mandato presidencial. “Por outro lado, é inegável que Rodrigo Maia (e o DEM) sempre se mostrou favorável à agenda de reformas econômicas defendida por Jair Bolsonaro e pelo Ministro da Economia Paulo Guedes”, pondera.

Maia cita também sempre ter refutado a hipótese de instaurar “por mero revanchismo” processo de impeachment contra Bolsonaro “apesar da enorme pressão da opinião pública – e de vários parlamentares – para isso”. Argumentou, ainda, que as linhas política e ideológica do DEM estão muito longe de estar alinhadas às do governo Bolsonaro, “com as (várias) pautas de extrema-direita defendidas por ele, por seus Ministros e apoiadores”, além da condução do governo na pandemia.

Após apontar uma série de fatos determinantes para o seu afastamento do partido, o ex-presidente da Câmara informou Barroso, por meio de sua defesa, que “conforme bem expôs o Exmo. Min. Sérgio Banhos (do TSE) recentemente, a fidelidade partidária é construída de forma bilateral, mediante o respeito recíproco entre o filiado e a agremiação”. “Esse respeito recíproco deixou de existir por parte de DEM para com o requerente”, conclui a defesa de Maia.

ESTADÃO

Deixe seu comentário

Governadora do RN anuncia pagamento de parte do 13º salário de 2018 neste sábado (15)

15 Maio2021

Por Jbelmont às 08h06

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou que vai começar a pagar o 13º salário atrasado de 2018, neste sábado (15) e na próxima sexta-feira (21) . A gestora já havia comunicado que iria começar a efetuar o pagamento neste mês de maio, mas a data ainda era desconhecida.

De acordo com a Fátima Bezerra, serão pagos neste sábado (15) os servidores da segurança pública que recebem até R$ 4,5 mil. Os trabalhadores da segurança que ganham acima desse valor, vão receber uma parcela de R$ 2 mil.

Os demais funcionários públicos receberão na próxima sexta-feira (21). Nesse dia, todos os servidores que recebem até R$ 4,5 mil vão ser pagos e quem ganha acima desse valor receberá uma parcela de R$ 2 mil.

"O pagamento será integral para quem recebe até R$ 4.500 e os demais receberão R$ 2.000 linearmente", explicou a governadora em uma postagem na rede social.
Segundo a governadora, são 40.677 servidores que irão receber os valores atrasados num total de R$ 108,5 milhões pagos.

Entre os atrasados da gestão anterior, o salário de dezembro de 2018 ainda não tem previsão para ser pago.

Pagamentos
Sábado (15 de maio)

Integral do 13º de 2018 dos agentes de segurança que recebem até R$4,5 mil
R$ 2 mil do 13º de 2018 dos agentes de segurança que recebem acima de R$ 4,5 mil

Sexta-feira (21 de maio)

Integral do 13º de 2018 dos demais servidores até R$4,5 mil
R$ 2 mil do 13º de 2018 dos demais servidores que recebem acima de R$ 4,5 mil
RIO GRANDE DO NORTE

Deixe seu comentário

Bruno Covas piora, é sedado e quadro é irreversível, diz boletim médico

14 Maio2021

Por Jbelmont às 22h16

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), piorou na tarde de hoje, foi sedado pelos médicos e seu quadro de saúde se tornou irreversível. A informação foi divulgada pelo hospital Sírio Libanês, onde o prefeito está internado para o tratamento de um câncer.

“O prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica”, diz trecho do boletim.

Covas descobriu a doença em outubro de 2019 ao ser internado para tratar de uma infecção de pele. Ele passou por oito ciclos de quimioterapia ao longo de quatro meses — em cada sessão eram 30 horas recebendo a medicação.

O tumor chegou a diminuir em 2020, mas outros reapareceram em novos pontos do fígado em fevereiro deste ano. Em abril, foram identificados também nos ossos.

Em maio, Covas então decidiu se licenciar do cargo de prefeito de São Paulo por 30 dias para se dedicar ao tratamento. O pedido de afastamento foi sugerido pela própria equipe médica que o acompanhava, porque, segundo apurou o UOL, o tratamento iria se intensificar com sessões de quimioterapia e imunoterapia de duração de dois dias.

“Tenho seguido à risca as orientações da equipe médica e venho trabalhando em regime de teletrabalho […] mas agora, diante dos novos focos da doença, meu corpo está exigindo que eu dedique mais tempo ao tratamento”, afirmou Covas, em comunicado, ao anunciar a licença do cargo.

Leia o boletim na íntegra

O Prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica.

Neste momento, encontra-se no quarto acompanhado de seus familiares.

Ele está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, Dr. Artur Katz, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Prof. Dr. Raul Cutait e pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.

UOL

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 2.211 óbitos e 85 mil novos casos nas últimas 24h

14 Maio2021

Por Jbelmont às 18h46

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (14):

– O país registrou 2.211 óbitos nas últimas 24h, totalizando 432.628 mortes;

– Foram 85.536 novos casos de coronavírus registrados, no total 15.519.525 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 14.028.355, com o registro de mais pacientes curados. Outros 1.058.542 pacientes estão em acompanhamento.

Estados
Em estabilidade (7 estados): SE, RO, BA, PB, RN, PI, RJ
Em queda (19 estados e o DF): MT, GO, RS, AL, SP, ES, MA, MG, DF, AP, PE, SC, AM, CE, MS, PR, RR, PA, TO, AC

Deixe seu comentário

Bolsonaro diz que Lula ‘só ganha na fraude’ e chama Renan Calheiros de ‘crápula’

14 Maio2021

Por Jbelmont às 18h41

Foto: Julio Nascimento/Presidência

Ao fim de uma semana em que uma pesquisa do Datafolha mostrou vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022 e que a CPI da Covid indicar uma demora do governo federal em comprar vacinas, o presidente Jair Bolsonaro atacou nesta sexta-feira Lula e o relator da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Bolsonaro chamou Lula de “bandido” e disse que ele “só ganha na fraude”, ao mesmo tempo em que chamou Renan de “crápula” e criticou os trabalhos da CPI.

— Um bandido foi posto em liberdade, foi tornado elegível. No meu entender, para ser presidente. Na fraude. Ele só ganha na fraude o ano que vem — disse o presidente, durante evento de entrega de títulos de propriedade em Terenos (MS).

Bolsonaro fez referência à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou as duas condenações que Lula havia sofrido, o que devolveu a elegibilidade ao ex-presidente. Uma pesquisa do Datafolha, divulgada na quarta-feira, indicou que Lula lidera as intenções de voto para 2022 e venceria Bolsonaro no segundo turno por 55% a 32%.

O presidente voltou a defender o voto impresso e disse que, caso o Congresso aprove a proposta, “outros Poderes” terão que respeitar, em referência ao STF, que já considerou inconstitucional proposta semelhante.

— E eu tenho falado, se o Congresso Nacional votar e promulgar uma PEC do voto impresso, teremos voto impresso no ano que vem. Eleições dali para frente, só com o voto impresso. Eu respeito as decisões do Parlamento brasileiro. Os outros Poderes também têm que respeitar.

No mesmo discurso, Bolsonaro também criticou a composição e o escopo da CPI da Covid, destinada principalmente a investigar omissões do governo na pandemia. Sem mencionar o nome de Renan Calheiros, o presidente lembrou declaração em que o relator disse que o objetivo principal da comissão não é investigar falta de recursos.

— Faz uma CPI com aquela composição que puxa vida, para não falar puxa outra coisa, para apurar omissões no governo federal. Mas na hora de convocar governadores, ela é contra. E o crápula ainda diz: “essa CPI não é para investigar desvios de recursos”.

Nesta semana, o ex-presidente da Pfizer no Brasil Carlos Murillo e o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten prestaram depoimento e relataram a demora do Brasil em responder as ofertas de vacinas feitas pela farmacêutica.

O Globo

Deixe seu comentário

Reservatórios da região oeste do RN atingem bons níveis de acumulação de água; veja situação por outras regiões

14 Maio2021

Por Jbelmont às 18h29

FOTO: IGARN

As chuvas que estão ocorrendo, principalmente na região oeste do RN, continuam trazendo águas para os reservatórios situados na bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró. Barragens como Santa Cruz do Apodi e Pau dos Ferros, já acumulam seus melhores volumes dos últimos anos. Outros reservatórios de cidades como Umarizal e José da Penha já estão próximos de atingir os 100% das suas capacidades. Cinco mananciais situados na bacia já sangraram.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula, nesta sexta-feira (14), 246.904.320 m³, correspondentes a 41,17% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Este já é o melhor nível de armazenamento do reservatório desde o ano de 2015. No último relatório divulgado pelo Igarn, na segunda-feira (10), o manancial estava com 236.819.860 m³, equivalentes a 39,49% do seu volume total.

Já a barragem de Pau dos Ferros acumula, atualmente, 26.379.710 m³, percentualmente, 48,1% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. Esse é o melhor nível do manancial desde de 2012. No dia 10 de maio, o reservatório estava com 23.911.694 m³, equivalentes a 43,60% do seu volume total.

Também situado em Pau dos Ferros, o açude 25 de Março, que possui capacidade para 4.722.000 m³, acumula 4.136.280 m³, correspondentes a 87,59% da sua capacidade. Este é o açude mais antigo da cidade.

O açude Flechas, localizado em José da Penha, acumula 8.902.475 m³, percentualmente, 99,47% da sua capacidade total, que é de 8.949.675 m³. No início da semana ele estava com 8.383.275 m³, correspondentes a 93,67% da sua capacidade. A última vez que o manancial chegou a sangrar foi em 2009.

O açude Rodeador, localizado em Umarizal, acumula 19.822.963 m³, equivalentes a 92,61% da sua capacidade, que é de 21.403.850 m³. No último relatório, ele estava com 18.572.691 m³, correspondentes a 86,77% da sua capacidade. Desde 2011, que o manancial não chega a sangrar.

O reservatório Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, acumula 8.166.667 m³, equivalentes a 81,67% da sua capacidade total, que é de 10 milhões de metros cúbicos. Na última segunda-feira, o manancial estava com 7.750.000 m³, percentualmente, 77,50% do seu volume total.

O açude Beldroega, localizado em Paraú, acumula, nesta sexta-feira, 6.944.146 m³, correspondentes a 86,18% da sua capacidade total, que é de 8.057.520 m³. Na última segunda-feira, o manancial estava com 6.251.698 m³, equivalentes a 77,59% do seu volume total.

O açude Malhada Vermelha acumula 2.544.023 m³, correspondentes a 33,75% da sua capacidade total, que é de 7.537.478 m³. No início da semana o reservatório estava com 2.331.188 m³, equivalentes a 30,93% do seu volume total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, continua ganhando volume, acumula 1.418.859.313 m³, equivalentes a 59,79% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No dia 10 de maio, o manancial estava com 1.382.289.222 m³, correspondentes a 58,25% do seu volume total.

A bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró acumula, atualmente, 604.598.553 m³, percentualmente, 54,11% do total, que os 20 reservatórios, monitorados pelo Igarn, na bacia conseguem acumular juntos, que é 1.117.376.237 m³.

Já a bacia hidrográfica do rio Piranhas / Açu acumula 1.562.488.459 m³, correspondentes a 53,30% da capacidade dos 18 reservatórios, monitorados pelo Igarn, que compõem a bacia, juntos, que é de 2.931.455.590 m³.

As reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.214.642.681 m³, equivalentes a 50,60% da capacidade que os 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, conseguem acumular juntos, que é de 4.376,444.842 m³.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares.

Situação das Lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, acumula 11.019.525 m³, que correspondem a 100% da sua capacidade.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 42.643.686 m³, percentualmente, 50,6% do seu volume total, que é de 84.268.200 m³.

A lagoa do Boqueirão, que atende a usos diversos, acumula 10.290.346 m³, correspondentes a 92,92% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³.

BG

Deixe seu comentário

Chuva volta a alagar ruas em Natal; veja pontos

14 Maio2021

Por Jbelmont às 08h34

As chuvas que caem em Natal na manhã desta sexta-feira (14) voltaram a causar alagamentos em ruas da capital, segundo registrou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.



O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 51.98 milímetros de chuva em 24 horas, até por volta das 7h30. Em 48 horas, somando com a água que caiu desde a quarta-feira (12), a capital já registra 114.1 mm de chuvas.Até o início da manhã, a Defesa Civil da capital seguia monitorando pontos críticos, mas não havia recebido nenhum chamado.

No bairro Planalto, a água voltou a alagar a avenida Antônio Ferreira de Lemos e ruas adjacentes, como a travessa Engenheiro Marcos Augusto, que já havia apresentado o mesmo problema nesta quinta (13).

Maria de Lourdes Teres, 53 anos, mora no bairro desde 1986. "Sempre foi assim, mas a cada dia está piorando, porque as pessoas vão aterrando as frente das casas, ai vai ficando essa situação", afirmou.

Outra rua alagada foi a Tenente Souza, no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal.



Idosos que aguardavam o início da vacinação com a segunda dose contra Covid-19 na Unidade Básica de Saúde de Nazaré, na Zona Oeste, tiveram que se aglomerar embaixo da marquise da unidade para poder se proteger da chuva.

g1rn

Deixe seu comentário

Abril foi o mês mais letal da Covid para pessoas entre 40 e 49 anos, mostram registros em cartórios

14 Maio2021

Por Jbelmont às 08h23

O mês de abril deste ano foi o mais letal para a população entre 40 e 49 anos desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil. Ao todo, foram 7.611 óbitos em decorrência da Covid-19 —um crescimento de 57% em relação à média de todos os meses anteriores, de março de 2020 a março passado .

A alta é observada tanto em números percentuais quanto absolutos. A faixa etária de pessoas entre 30 e 39 anos, que também aguarda ser contemplada pelo Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, registrou o segundo maior aumento em relação à média dos meses anteriores: foram 56% mais mortes, o correspondente a 3.620 óbitos em abril.

Os dados foram contabilizados pelos Cartórios de Registro Civil do Brasil e consolidados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Segundo a entidade, abril teve um aumento de cerca de 50% no número de óbitos entre pessoas de 30 a 59 em relação à média de todos os meses anteriores desde que começou a epidemia.

Já entre as faixas etárias que foram beneficiadas pelas duas doses da vacina, a tendência é de queda: o número de mortos por Covid-19 caiu 65% na população entre 90 e 99 anos, 52% entre 80 e 89 anos e 8% entre 70 e 79 anos.

FOLHAPRESS

Deixe seu comentário

RN receberá 16.600 doses de CoronaVac nesta sexta-feira

14 Maio2021

Por Jbelmont às 08h21

O Rio Grande do Norte receberá 16.600 doses de CoronaVac nesta sexta-feira (14). O lote será destinado para a aplicação da segunda dose, que estão atrasadas.

A estimativa é que as vacinas cheguem às 10h. Ainda há expectativa que mais doses do imunizante sejam recebidos na próxima semana.

 

bg

Deixe seu comentário

EX PRESIDENTE DA CÂMARA MINICIPAL DE MOSSORÓ É HOSPITALIZADO

13 Maio2021

Por Jbelmont às 21h48

O ex-vereador Júnior Escóssia, segundo informações recebidas pelo nosso plantão jornalístico, está internado na UPA do Belo Horizonte. Aguarda vaga no Hospital Wilson Rosado para ser transferido. 

Por Emerson Linhares

Deixe seu comentário

COVID: Brasil registra 2.383 óbitos e 74 mil novos casos nas últimas 24h; Total de mortes chega a 430 mil

13 Maio2021

Por Jbelmont às 19h07

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (13):

– O país registrou 2.383 óbitos nas últimas 24h, totalizando 430.417 mortes;

– Foram 74.592 novos casos de coronavírus registrados, no total 15.433.898 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 13.979.329, com o registro de mais 55.112 pacientes curados. Outros 1.024.243 pacientes estão em acompanhamento.

Deixe seu comentário

AGU entra com pedido de habeas corpus no STF para blindar Pazuello na CPI da Covid

13 Maio2021

Por Jbelmont às 19h01

Foto: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL – 15.03.2021

A AGU (Advocacia-Geral da União) apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) habeas corpus preventivo nesta quinta-feira (13), com pedido de medida liminar, em favor do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, por causa do depoimento marcado para a próxima quarta-feira (19), na CPI da Covid, no Senado. O relator do habeas corpus será o ministro do STF Ricardo Lewandowski.

O ex-ministro da Saúde é apontado como o principal alvo da CPI. Na ação, a AGU pede que seja garantido o direito ao silêncio, no sentido de o ex-ministro não produzir provas contra si mesmo e de somente responder às perguntas que se refiram a fatos objetivos, o eximindo da emissão de juízos de valor ou opiniões pessoais.

Além disso, o habeas corpus garante o direito de Pazuello ser acompanhado por advogado e de não sofrer quaisquer ameaças ou constrangimentos físicos ou morais.

“É importante destacar que o habeas corpus busca assegurar direitos que o STF garante a toda pessoa ouvida em CPIs”, afirma a AGU na representação.

Na ação, a AGU alega que tem sido divulgada uma série de declarações de alguns membros da CPI, que configurariam constrangimento ilegal, antecipando um inadequado juízo de valor sobre culpabilidade.

Pazuello havia sido convocado a dar explicações aos senadores em 5 de maio, mas o ex-ministro alegou ter tido contato com duas pessoas com covid-19. Por isso, o depoimento foi adiado para 19 de maio.

Deixe seu comentário

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 91,7%

13 Maio2021

Por Jbelmont às 12h58

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 91,7%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (13). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 655.

Até o momento desta publicação são 33 leitos críticos (UTI) disponíveis e 364 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 113 disponíveis e 291 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 87,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99,1% e a Região Seridó tem 97,5%.

Deixe seu comentário

Perfil do Blogueiro

JBelmont
José J Belmont Natural de São José de Campestre RN Radialista, ex vereador de Mossoró e ex deputado estad…
Leia +