Caso de Moreira ‘certamente’ irá ao Plenário do STF, diz Gilmar Mendes

14 Fev2017

Por Jbelmont às 22h58

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que o caso envolvendo a nomeação de Moreira Franco como ministro da Secretaria Geral da Presidência da República “certamente” ainda será debatido pelo plenário da Corte. Decisão monocrática do ministro Celso de Mello devolveu a Moreira o status de ministro e o foro privilegiado. No ano passado, Gilmar deu uma liminar que impediu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tornar-se ministro de Dilma Rousseff.

 

— Certamente o caso do ministro Celso, do Moreira Franco, irá a plenário. Porque ele é ministro e continua. No caso do presidente Lula, o plenário entendeu que estava prejudicado porque perdera o objeto — afirmou Gilmar.

 

Gilmar Mendes disse que uma discussão em plenário, porém, teria dificuldade de fixar uma regra definitiva para o caso de pessoas investigadas que viram ministro porque haveriam nuances em cada caso.

 

— É difícil ter um entendimento sumular porque as situações têm nuances, tem aspectos que precisam ser distinguidos, de um caso e do outro — afirmou.

 

Ele disse não ter lido ainda a decisão de Celso de Mello.

 

— Não tive tempo de ler. Mas se é do Celso, deve estar certo — disse.

 

Gilmar Mendes concedeu entrevista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gilmar é o presidente da Corte e se reuniu com presidentes dos partidos para debater projeto em tramitação na Câmara que visa tirar poder da Justiça Eleitoral e liberar o funcionamento por tempo indeterminado das comissões provisórias das legendas.

 

O Globo

Deixe seu comentário

Revistas e agressões: fugitivo de Alcaçuz é preso aterrorizando moradores em bairro de João Pessoa

14 Fev2017

Por Jbelmont às 22h44

Um detento ainda não identificado, fugitivo do presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, foi recapturado na manhã desta terça-feira (14) no Vieira Diniz, bairro de João Pessoa. O criminoso estava portando um revólver com nove munições, além de maconham, cocaína e crack.

 

De acordo com quem mora na região, o fugitivo estava “tocando o terror” na área, revistando e agredindo os moradores. O preso está mancando e a polícia acredita que o ferimento tenha sido causado por um tiro enquanto ele fugia da cadeia.  

Deixe seu comentário

Resultado da Quina concurso 4311: Acumulou nesta quarta prêmio vai a 2 milhões

14 Fev2017

Por Jbelmont às 20h25

Números sorteados na Quina 4311:

02 – 09 – 41 – 72 – 73

 

Ninguém acertou e prêmio deverá ir a dois milhões de reais nesta quarta-feira

Deixe seu comentário

Aprovada no Senado, “PEC da Vaquejada” segue para votação na Câmara

14 Fev2017

Por Jbelmont às 18h32

 

O Senado aprovou em dois turnos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016) que permite a realização das vaquejadas e dos rodeios. Durante o encaminhamento da votação da matéria, o senador Garibaldi Filho lembrou que a atividade “é uma das expressões mais genuínas da sociedade nordestina, que envolve, secularmente, uma grande parcela de sua população em torno não apenas do entretenimento, mas da preservação de uma cultura consolidada em suas práticas e valores”.

 

Garibaldi Filho também citou Câmara Cascudo, ao defender a aprovação da chamada “PEC da Vaquejada”. Segundo o historiador potiguar, a vaquejada representa a própria história da economia nordestina, além de ser uma festa tradicional do ciclo do gado, que se expandiu, como prática esportiva rural, para o domínio urbano.

 

“Além disso, a vaquejada aquece a atividade econômica rural, ao garantir emprego e subsistência a milhares de famílias, desde as dos criadores de espécies bovinas e equinas, dos treinadores, dos praticantes e dos fornecedores”, observou o senador Garibaldi Filho.

 

Se a Câmara também aprovar a PEC, será revertida a decisão de outubro de 2016 do Supremo Tribunal Federal (STF) contra as vaquejadas. A medida garantirá 120 mil empregos diretos e 600 mil indiretos, entre eles os de veterinários, juízes, inspetores, locutores, organizadores, seguranças, pessoal de apoio ao gado e de limpeza de instalações.

 

“Segundo a Associação Brasileira de Vaquejada, os eventos movimentaram, em 2014-2015, cerca de 600 milhões de reais Nesse mesmo período, 650 milhões de pessoas circularam pelos parques. Trata-se, pois, de eventos de elevadas proporções econômicas, sociais e recreativas que não podem ser ignoradas”, encerrou Garibaldi Filho

Deixe seu comentário

Agripino comemora PEC da vaquejada

14 Fev2017

Por Jbelmont às 18h27

Agripino comemora aprovação da PEC que legaliza a vaquejada no Brasil

 

 

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), comemorou a aprovação, nesta terça-feira (14), no Senado, da proposta de emenda à Constituição (PEC 50/2016) que legaliza a vaquejada e os rodeios no Brasil. Segundo o parlamentar pelo Rio Grande do Norte, não regulamentar essa matéria é praticar uma “perversidade inominável” não somente contra o Nordeste como contra todo o Brasil. A PEC segue agora para a Câmara dos Deputados.

 

“Essa é uma matéria meritória que trata da tradição cultural, da prática de esporte, da proteção aos animais e da geração de emprego e renda, hoje o maior problema do Brasil. Se acabarmos com a vaquejada, jogaremos pela janela milhares de empregos e isso, sim, será uma perversidade inominável”, destacou Agripino.

 

Aprovada por 53 votos a favor, nove contrários e duas abstenções, a PEC reverte decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em outubro de 2016,  considerou ilegal a prática da vaquejada.

 

O texto aprovado muda o artigo 225 da Constituição Federal e prevê que não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizarem animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro. “Essa é uma matéria pela qual lutei muito pela aprovação porque une não somente o Nordeste como todo o Brasil. Nosso país quer emprego, aprecia o esporte e já toma providências contra os maus tratos aos animais”, acrescentou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.

Deixe seu comentário

Governo do Estado autoriza promoção de 702 militares

14 Fev2017

Por Jbelmont às 18h03

Durante reunião com representantes dos PMs foi debatida ainda uma readequação no pagamento das diárias operacionais.

 

Robison Faria autorizou a promoção de 702 militares e o pagamento retroativo das promoções realizadas nos dois últimos anos.
 

O governador Robinson Faria (PSD) se reuniu, na manhã desta terça-feira (14), com auxiliares da administração estadual e representantes de associações de bombeiros e policiais militares para discutir os benefícios oferecidos pelo governo para a categoria. Reconhecendo o pleito das categorias, o chefe do Executivo Estadual autorizou a promoção de 702 militares e o pagamento retroativo das promoções realizadas nos dois últimos anos. Além disso, foi debatida uma readequação no pagamento das diárias sem, no entanto, alterar o valor global destinado pela administração ao benefício.

 

Durante a reunião, Robinson Faria destacou os investimentos na Segurança Pública do Estado através da promoção de militares. “Há décadas os policiais militares reivindicavam essas promoções e nosso governo, em menos de dois anos, promoveu de forma espontânea cerca de quatro mil praças e 174 oficiais. Além disso, oferecemos um aumento de 26% nos salários para a categoria. Isso só demonstra que estamos trabalhando para melhorar a segurança no Rio Grande do Norte e que esta é uma área prioritária em nosso governo”, detalhou o governador.

 

O comandante geral da Polícia Militar, Coronel André Azevedo, afirmou que em 15 dias a Lei de Organização Básica (LOB) será enviada para Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).  “A lei vai reestruturar toda Polícia Militar em médio prazo. Teremos a reformulação das unidades administrativas e da quantidade de cargos. É uma mudança que vai motivar os policiais”, apontou.

 

Para o secretário de Segurança, Caio Bezerra, o governo tem reconhecido o trabalho dos militares atendendo o pleito histórico dos concursos, das promoções e ainda investimentos na aquisição de equipamentos.  De acordo com a Constituição Estadual o governo deve investir no mínimo 9.5% do valor total da receita, mas aplica 15%. “Há dez anos a PM não tinha concurso. Já publicamos este mês o dos Bombeiros e a expectativa é que façamos para todas as áreas de Segurança”, reforçou.

 

Sobre a realização de concursos, o governador disse que em breve novos certames para as policiais militar, civil e ITEP terão os processos concluídos. Além destes, o governador enfatizou que o concurso do Corpo de Bombeiros com 70 vagas para soldados já foi publicado e autorizou a abertura do concurso para mais de 500 vagas para agentes penitenciários efetivos. “Com este concurso, vamos atender novamente o pedido dos militares e tirar os policiais das guaritas nos presídios. Este concurso vai suprir o déficit de agentes no sistema penitenciário e reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado”, disse Robinson.

 

 Tags: Polícia Militar
Deixe seu comentário

O MAPA DAS CHUVAS NO RN NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

14 Fev2017

Por Jbelmont às 12h16

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR 
Mossoro(Prefeitura) 82,5 Barauna(Emater) 43,7 Pendencias(Emater) 26,7 Campo Grande(Particular 2) 20,0 Felipe Guerra(Prefeitura) 16,5 Pau Dos Ferros(Particular) 14,0 Upanema(Prefeitura) 11,0 Campo Grande(Particular) 10,2 Janduis(Emater) 6,4 Parau(Prefeitura) 2,0 Sao Rafael(Particular Ii) 0,6
MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Cerro Cora(Emater) 13,1 Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 6,1 Florania(Inemet) 3,5 Florania(Sitio Jucuri) 1,4 MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR Santa Maria(Sind.trab.rurais) 15,0 MESORREGIAO LESTE POTIGUAR Maxaranguape(Particular) 1,0 Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 1,0 Espirito Santo(Prefeitura) 0,7


EMPARN
Deixe seu comentário

Tempo de suspensão por 20 pontos na CNH aumentou

14 Fev2017

Por Jbelmont às 08h57

Prazo novo só vale para pontos computados a partir de novembro de 2016, quando houve a mudança na lei, informa Denatran.

 

O tempo mínimo de suspensão para quem atingiu 20 pontos ou mais na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dentro de 1 ano aumentou em novembro de 2016. Foi de 1 mês para 6 meses.

 

A mudança aconteceu na mesma época em que o valor de todas as multas foi “rajustado” e começaram a valer outras alterações no Código Nacional de Trânsito.

 

O prazo máximo de suspensão para quem acumula 20 pontos ou mais continua sendo de 1 ano.

Para quem voltar a atingir essa pontuação dentro de 1 ano, a penalidade mínima passou de 6 para 8 meses. A máxima continua em 2 anos.

 

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), no entanto, para o motorista estar sujeito aos novos prazos, todos os pontos têm de ter sido atribuídos depois de 1º de novembro de 2016, quando a mudança na lei começou a valer.

 

Por isso, levando também em conta que existe um tempo entre o cometimento de uma infração e a suspensão ser efetivada, ainda não há muitos motoristas submetidos ao novo prazo.

 

Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre a suspensão da CNH.

 

1) O prazo de suspensão para quem atinge 20 pontos ou mais na CNH mudou?

2) A mudança já está valendo?

3) Quem define se o motorista ficará suspenso por 6 meses ou mais?

4) Existem casos em que a suspensão é maior?

5) Como fico sabendo quantos pontos tenho?

6) Como descubro se minha CNH foi suspensa?

7) Posso recorrer da suspensão?

8) O que acontece depois que fui suspenso?

9) Qual a punição por dirigir com a CNH suspensa?

10) Qual a diferença entre suspensão e cassação da CNH?

11) Se fui notificado sobre uma multa, quais são os meios legais para não ficar com os pontos?

12) Posso converter multa em advertência?

13) Quem é motorista profissional também é suspenso?

 

                                                           RESPOSTAS

 

1) Sim. Desde 1º de novembro de 2016, o tempo mínimo de suspensão do direito de dirigir para quem atinge 20 pontos na carteira em 1 ano passou de 1 mês para 6 meses. O prazo máximo continua sendo de 1 ano.

Se o motorista voltar a atingir essa pontuação dentro de 1 ano, a penalidade passou a ser de 8 meses a 2 anos; antes eram 6 meses a 2 anos.

Isso está na LEI 13.281, que alterou o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

2) A lei passou a vigorar em 1º de novembro de 2016. Mas, para o motorista estar sujeito aos novos prazos, todos os pontos têm de ter sido atribuídos a partir dessa data, informa o Denatran.

 

3) Segundo o Denatran, “o período de suspensão será definido pela autoridade de trânsito responsável pela aplicação da penalidade”, ou seja, os Detrans.

 

O  tempo varia “de acordo com o tipo e a gravidade das infrações, além de ser levado em conta o histórico do condutor (se é reincidente em suspensão, se teve a CNH cassada, etc.)”.

O tempo de suspensão é informado quando a penalidade é confirmada, após os prazos para defesa do condutor.

 

4) O prazo de suspensão para quem torna a atingir 20 pontos ou mais em 1 ano é maior, de 8 meses a 2 anos.

Além disso, existem infrações em que é prevista a suspensão do direito de dirigir independentemente do número de pontos que o motorista tenha.

Algumas dessas infrações já têm o período de suspensão definido, como dirigir alcoolizado ou recusar teste do bafômetro (1 ano).

Outras, como guiar moto sem capacete ou dirigir em velocidade 50% acima do limite da via, não têm um prazo especificado na lei. Nesse caso, o tempo de suspensão vai variar de 2 a 8 meses.

 

5) Os Detrans costumam disponibilizar a consulta nos sites. Alguns oferecem o serviço de aviso quando o motorista está prestes a atingir 20 pontos. É o caso do Detran-SP: quem se cadastra no site e autoriza o envio de SMS recebe mensagem quando atinge de 12 a 19 pontos.

 

6) O motorista é notificado, via correio, pelo Detran; para isso, é preciso manter os dados atualizados no departamento.

Primeiro, ele é avisado de que foi instaurado o processo de suspensão do direito de dirigir. O condutor tem um prazo para se defender. Se a punição for confirmada, ele será avisado disso e do prazo de suspensão.

Os nomes dos motoristas que correm o risco de ter a CNH suspensa e dos que tiveram a suspensão efetivada também são divulgados no Diário Oficial do Estado.

 

7) Sim. Após receber a notificação da abertura do processo de suspensão, o motorista pode apresentar sua defesa por escrito em 1ª instância, até a data-limite que consta na carta enviada pelo órgão.

 

Segundo Detran-SP, a data-limite sempre dá um prazo de pelo menos 30 dias a partir da entrega da correspondência para o condutor apresentar a defesa.

 

A contagem do prazo de suspensão não começa enquanto não sair o resultado da análise da defesa.

 

Caso o recurso seja indeferido (recusado), o condutor poderá recorrer em 2ª instância ao Cetran (Conselho Estadual de Trânsito). O recurso deve ser feito por escrito e entregue em até 30 dias a partir do resultado da análise do primeiro recurso.

 

Se todos os recursos forem indeferidos, a penalidade de suspensão do direito de dirigir será aplicada.

 

8) É preciso entregar a CNH ao Detran e fazer o curso de reciclagem no Detran ou em um CFC (Centro de Formação de Condutores) credenciado. Alguns Estados, como o de São Paulo, permitem fazer o curso online, em CFCs autorizados. Para saber se há essa possibilidade, consulte o Detran do seu Estado.

 

Após cumprir o prazo de suspensão, o motorista deve entregar o certificado do curso de reciclagem e solicitar a retomada da CNH.

 

9) Quem for pego nessa condição terá a CNH cassada. Além disso, trata-se de infração gravíssima com o valor da multa multiplicado por 3.

 

10) A cassação é uma punição mais severa: o motorista perde o direito de dirigir por 2 anos.

 

Ela acontece se o condutor que estiver cumprindo suspensão for pego dirigindo ou em casos de reincidência, dentro de 1 ano, de determinadas infrações, como dirigir sem a CNH ou com habilitação de categoria diferente, dirigir alcoolizado, etc.

 

Se o motorista tiver a CNH cassada enquanto ainda cumpre suspensão, somente após o término do tempo de suspensão e realização do curso de reciclagem é que a penalidade de cassação começa a ser contada. A partir daí, o motorista pode recorrer da cassação.

 

Após o cumprimento do prazo da penalidade de cassação, o condutor pede autorização ao Detran para iniciar o processo de reabilitação, se quiser voltar a dirigir.

 

É preciso fazer todos os exames como se fosse tirar a habilitação pela 1ª vez (médico, psicológico, prova teórica, prática…), mas, em vez de aulas de autoescola, a pessoa passa por um curso de reciclagem.

 

11) Se o motorista perceber erros ou inconsistências na Notificação de Autuação de Infração de Trânsito ou no Auto de Infração de Trânsito, ele pode fazer uma defesa prévia – ou seja, antes da aplicação da penalidade.

 

Se a defesa não for feita ou não for aceita, ele receberá a multa e poderá entrar com recurso na 1ª instância à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), dentro do prazo estabelecido. Há ainda a possibilidade de recorrer em 2ª instância ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).

 

Caso, no momento do cometimento da infração, outra pessoa estiver ao volante do veículo, o motorista poderá apontar o infrator, preenchendo o formulário que existe no documento de notificação da infração e anexando a cópia da CNH da pessoa indicada, que também deve assinar o formulário.

 

O Detran alerta que esses processos têm a mesma duração se forem feitos pelo motorista junto ao Detran ou por meio de despachantes.

 

12) Sim, em certos casos. O motorista pode fazer isso após ser notificado da infração, dentro do prazo de defesa (30 dias, em média). Mas a advertência só é possível nas seguintes situações:

 

 

– a infração de trânsito deve ter sido de natureza leve ou média (3 ou 4 pontos), como a multa por desrespeitar o rodízio de veículos em São Paulo, por exemplo;

 

– o condutor não pode ter cometido o mesmo tipo de infração nos últimos 12 meses;

– a CNH deverá estar em situação regular (não ter sido cassada ou suspensa).

 

13) Sim, se alcançar os 20 pontos dentro de 1 ano. Porém, desde 2015, quem exerce atividade remunerada em veículo, habilitado na categoria C (ex: caminhão), D (ônibus) ou E (veículo com reboque acoplado), pode optar por participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de 1 ano, atingir 14 pontos. Após a conclusão do curso, a pontuação é eliminada.

O motorista, no entanto, não p

Deixe seu comentário

Marinha encontra mais de 800 itens proibidos na Penitenciária Agrícola de Mossoró

13 Fev2017

Por Jbelmont às 21h19


Fuzileiros navais realizaram na manhã de hoje a segunda revista em presídios do Estado.

 

A Marinha realizou na manhã desta segunda-feira (13) uma vistoria na Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró. A ação foi a segunda ocorrida no Estado, em continuidade da “Operação Varredura”. Na última sexta-feira (10), os militares federais realizaram buscas na Penitenciária Estadual de Parnamirim.



De acordo com a Marinha, durante as buscas realizadas hoje, foram apreendidos 828 itens proibidos dentro da unidade. Entre os objetos, estão quatro aparelhos celulares, 316 armas brancas, 11 chips telefônicos, 44 narcóticos, entre outros.

 

Ainda segundo a Marinha, a vistoria e inspeção da unidade prisional foram realizadas por Fuzileiros Navais especializados, procedentes de outros estados, com experiência nesta atividade, que participaram de ações de varredura por ocasião da Copa do Mundo, Olimpíada, Pacificação de comunidades, e em Missões de Paz.

 

Os militares utilizaram equipamentos de detecção e cães de guerra. Os trabalhos tiveram o apoio dos servidores estaduais de Segurança Pública, como agentes penitenciários e policiais militares.



Confira a lista do material encontrado durante vistoria realizada hoje:

04 celulares;
316 armas brancas;
08 baterias;
11 chips de celulares;
44 suspeitas de narcóticos;
445 outros itens proibidos;
Total de 828 itens apreend

 

 *Assessoria de Comunicação Social

Deixe seu comentário

EMPARN prevê mais chuvas para a semana

13 Fev2017

Por Jbelmont às 18h30

Os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) estão prevendo mais chuvas a partir de quarta-feira e, principalmente, no próximo fim de semana. Para hoje (segunda) e amanhã (terça), as chuvas vão diminuir de intensidade por conta da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

 

O gerente de meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, com base nas imagens do satélite, adianta que há forte tendência de chuvas no sertão do Nordeste, nesta semana, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

Por enquanto, em virtude de uma alta pressão no Atlântico Sul, a ZCIT foi afastada mais para o Norte do País e, por conta disso hoje e amanhã as chuvas serão em menor quantidade. Mesmo assim, as condições de instabilidade sobre o Nordeste vão continuar provocando chuvas em várias regiões do Nordeste, como no último fim de semana.

 

Deixe seu comentário

ASSALTO EM SALAS DE AULA NA UERN

13 Fev2017

Por Jbelmont às 15h38

Homens armados invadiram duas salas da UERN e levaram dinheiro e celulares. Não existe mais limite para a criminalidade. Foi hoje pela manhã em Mossoró. 

 

Informação de Ismael Sousa

Deixe seu comentário

BANDIDOS ARROBAM MAIS UMA AGÊNCIA DOS CORREIOS EM NATAL

13 Fev2017

Por Jbelmont às 11h37

Foi neste domingo pela manhã na Av Rio Branco, em Natal. Os bandidos chegaram redenderam os vigilantes tomaram as armas e levaram os malotes. Até agora nenhuma informação.

Deixe seu comentário

Jovem baleado na Estrada da Raiz morre na UPA do Santo Antônio 29ª morte violenta neste ano

13 Fev2017

Por Jbelmont às 11h32

Airton Magno da Silva Telles, de 19 anos de idade, baleado com cerca de nove disparos de Pistola Ponto 40, no posto de lavagem onde trabalhava, na Rua Pastor Otoniel Marques Guedes, na Estrada da Raiz, não resistiu a gravidade dos Ferimentos e morreu quando estava sendo socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento do Santo Antônio.

 

Segundo informações, dois indivíduos numa motocicleta de cor escura, estão sendo apontados como responsáveis pelo crime, mas ninguém tem informações sobre os acusados.

 

Parentes próximos da vítima, informaram a polícia que Airton, já havia sofrido outra tentativa de homicídio.

 

Agentes da Policia Militar esteve no local colhendo informações que possam ajudar a identificar os atiradores. O corpo foi do necrotério da UPA, para o Instituto Técnico e Cientifico de Pericia, Itep, onde será necropsiado.

 

Do câmera

Deixe seu comentário

Casal morre queimado dentro de casa no Pajuçara

13 Fev2017

Por Jbelmont às 11h15


Iraneide Silva morreu na hora e Andrely Souza ainda chegou a ser socorrido; Crime ocorreu na madrugada deste domingo (12).

 



A polícia investiga a morte misteriosa de um casal ocorrida na madrugada deste domingo (12), no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal. Iraneide Silva dos Santos, de 26 anos e o companheiro dela Andrely Silva de Souza de 25 foram queimados vivos dentro de casa. A mulher morreu na hora e o homem ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.



De acordo com informações repassadas por um vizinho das vítimas, que terá a identidade preservada, a casa foi invadida por criminosos que chegaram já ateando fogo nos dois. "Nós ouvimos muitos gritos e pedido de socorro, em um certo momento tiros foram efetuados e depois Andrely saiu correndo em chamas, enquanto a mulher dele já tava morta carbonizada", informou.



Apesar da afirmação do vizinho sobre a atuação de criminosos ninguém testemunhou os suspeitos agindo. Andrely foi socorrido para o pronto socorro Clovis Sarinho, mas morreu horas depois, Maria Elizabete, mãe de Iraneide disse que a filha era usuária de drogas e já tinha sido presa por porte ilegal de arma.

 

BO

Deixe seu comentário

O MAPA DAS CHUVAS NO RN NESTE FIM DE SEMANA

13 Fev2017

Por Jbelmont às 10h53

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 216,0 Mossoro(Prefeitura) 198,2 Vicosa(Prefeitura) 164,2 Tibau(Prefeitura) 161,8 Campo Grande(Particular 2) 160,6 Campo Grande(Particular) 125,0 Areia Branca(Emater) 123,0 Messias Targino(Prefeitura) 120,0 Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 116,0 Apodi(Base Fisica Emparn) 108,8 Grossos 96,6 Piloes(Prefeitura) 86,2 Porto Do Mangue(Prefeitura) 82,3 Severiano Melo(Prefeitura) 78,5 Major Sales(Prefeitura) 76,7 Sao Rafael(Particular Ii) 68,5 Frutuoso Gomes(Emater) 67,0 Pendencias(Emater) 60,8 Rafael Godeiro(Emater) 59,0 Felipe Guerra(Prefeitura) 53,0 Janduis(Emater) 48,0 Barauna(Emater) 44,0 Parau(Prefeitura) 43,0 Parana(Emater) 41,0 Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 37,0 Marcelino Vieira(Emater) 35,0 Francisco Dantas(Emater) 33,8 Riacho De Santana(Emater) 31,0 Pau Dos Ferros(Particular) 28,0 Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 28,0 Agua Nova(Prefeitura) 27,0 Upanema(Prefeitura) 25,6 Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 24,5 Apodi(Prefeitura) 22,6 Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 22,5 Encanto(Prefeitura) 20,0 Ipanguacu(Emater) 15,7 Dr. Severiano(Emater) 11,0 Venha Ver(Emater) 10,0 Alexandria(Emater) 0,

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Santana Do Matos(Emater) 124,7 Sao Joao Do Sabugi(Emater) 120,0 Acari(Particular) 116,0 Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 107,9 Jardim Do Serido(Emater/passagem) 101,0 Parelhas(Emater) 90,0 Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 62,0 Angicos(Prefeitura) 61,6 Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 55,3 Lajes(Prefeitura) 49,9 Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 49,0 Jardim De Piranhas(Prefeitura) 41,9 Cerro Cora(Emater) 36,2 Carnauba Dos Dantas(Emater) 34,0 Timbauba Dos Batistas(Emater-fz. Timbauba) 30,0 Sao Fernando(Emater) 24,0 Guamare(Lagoa Doce) 21,8 Fernando Pedroza(Emater) 17,9 Florania(Sitio Jucuri) 13,6 Florania(Inemet) 9,6
MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Joao Camara(Centro Saude) 167,0 Parazinho(Emater - Ex-particular) 47,0 Sitio Novo(Prefeitura) 38,0 Boa Saude(Emater) 26,0 Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 11,9 Japi(Particular) 8,0 Barcelona(Particular) 2,8 Rui Barbosa(Emater) 2,2 Santo Antonio(Emater) 2,2
MESORREGIAO LESTE POTIGUAR Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 33,7 Espirito Santo(Prefeitura) 15,7 Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 6,3


Com informações da EMPARN
Deixe seu comentário

Aposentadoria por tempo de contribuição tem alta de 35%

13 Fev2017

Por Jbelmont às 08h43

 

A concessão de aposentadorias por tempo de contribuição –modalidade que será extinta com a aprovação da reforma da Previdência– aumentou 35% em 2016, segundo dados do INSS.

 

Greves de servidores da Previdência em 2015, a entrada em vigor da chamada fórmula 85/95 e a escalada do desemprego ajudam a explicar a alta nas concessões, segundo especialistas.

 

Para efeito de comparação, em 2015, houve alta de apenas 1,6% em relação ao ano anterior. Em 2016, foram concedidas 432 mil novas aposentadorias por tempo de contribuição. Em 2015, foram 320 mil.

 

Para o economista Pedro Nery, consultor do Senado, o desemprego e a falta de perspectiva de voltar ao mercado levaram trabalhadores que já tinham direito de se aposentar a fazer o pedido do benefício, ainda que não tivessem conquistado o tempo de contribuição necessário para receber o valor máximo do INSS.

 

A adoção da fórmula 85/95 a partir de novembro de 2015, diz, também contribuiu.

 

A regra permite ao trabalhador que atingir 85/95 (mulher/homem), com a soma de idade e tempo de contribuição, alcançar um valor maior com a aposentadoria. É uma alternativa mais favorável ao segurado do que o fator previdenciário, mecanismo instituído em 1999 que reduz os benefícios de quem se aposenta precocemente.

 

O fator previdenciário foi criado para desestimular o benefício precoce, mas nunca gerou esse efeito. Por ser uma regra dura, as pessoas preferiam se aposentar mais cedo (em média com 54 anos), mesmo ganhando menos. Nery diz que a 85/95 teve, no entanto, o efeito de uma “contrarreforma” da Previdência com impacto relevante no salto da concessão de aposentadoria por tempo de contribuição.

 

FOLHAPRESS

Deixe seu comentário

Rogério Marinho defende projeto que revoga Estatuto do Desarmamento

12 Fev2017

Por Jbelmont às 22h44

 

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) saiu em defesa do Projeto de Lei 3.722/12, de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça, que revoga o Estatuto do Desarmamento. A posição do parlamentar foi divulgada por meio de um artigo publicado neste final de semana, no Novo Jornal.

 

Segundo o texto, o tucano considera que o estatuto do desarmamento votado em 2003 “demonstrou ser um completo e irreversível fracasso. Desarmou o cidadão honesto e não conseguiu retirar armas de bandidos”. Ainda de acordo com o deputado, os que defendiam desarmar a população tinham a expectativa de que os crimes iriam diminuir. “Aconteceu exatamente o inverso”, completa.

 

Em 2005, 63% dos brasileiros votaram em referendo a favor do comércio de armas. De forma eloquente, a população não aceita a restrição do direito de autodefesa. Como representantes do povo, temos que trabalhar com energia para devolver em plenitude esse direito aos indivíduos.

 

Mas, não basta revogar o Estatuto, é preciso construir políticas consistentes de segurança para o país. Eis algumas providências urgentes: reformar todo sistema prisional, aumentar o rigor nas execuções penais, vigiar as imensas fronteiras nacionais, endurecer as leis, abaixar a maioridade penal, findar com a impunidade (somente 8% dos casos de assassinatos são solucionados) e não tolerar ou passar a mão na cabeça de bandidos.

 

Por fim, não se pode aceitar a tola visão de que arma mata, pois quem mata são as pessoas; armas podem inclusive ajudar a salvar vidas quando estão em mãos corretas.

Deixe seu comentário

Chuvas na Paraíba provocam o transbordamento da Barragem Dinamarca em Serra Negra do Norte

12 Fev2017

Por Jbelmont às 18h54

A barragem Dinamarca, que abastece a cidade de Serra Negra do Norte, que estava seca, encheu e transbordou no início da tarde deste domingo (12), por volta das 13hs. O reservatório tem capacidade para armazenar, 10 milhões de metros cúbicos.

 

O prefeito, Sérgio Fernandes (PSDB), disse em contato com o Blog Sidney Silva, que a cidade estava passando por dificuldades sérias quanto ao abastecimento de água, haja vista o reservatório ter chegado no limite.

 

Nós tínhamos decretado estado de colapso há poucos dias e a partir dessa semana, começava o abastecimento por carro pipa. Mas, a água chegou. A cheia na barragem, resolve a situação de abastecimento da cidade por cerca de 12 meses“, comemorou o gestor.

 

A população está em festa em Serra Negra do Norte, como ocorre sempre que o reservatório transborda.

A causa do transbordamento da Barragem Dinamarca, foram as chuvas registradas no estado da Paraíba no final de semana. Isso provocou a cheia no Rio Espinharas.

 

Em Serra Negra do Norte, choveu, 59 milímetros, mas, na comunidade Entre Serras, zona rural da cidade, o registro pluviométrico foi de 130mm.

 

 

SIDNEY SILVA

Deixe seu comentário

Volume da barragem Armando Ribeiro aumentou

12 Fev2017

Por Jbelmont às 11h21

Depois de vários meses diminuindo o nível d’água, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves voltou a aumentar o volume de acumulação.

Da manhã de sexta-feira (10) para hoje (12), o nível do reservatório aumentou seis centímetros, chegando a cota 36,01 metros. A reserva hídrica passou de 13,61% para 13,73%. Um aumento de volume de apenas 0,12%.

 

 Blog Rabiscos do Samuel Júnior 

Deixe seu comentário

Horário de verão termina no próximo domingo

12 Fev2017

Por Jbelmont às 11h17

O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

Deixe seu comentário

LUAU CASA DAS ONDAS AO SOM DE CHOVE CHUVA NA DESPEDIDA DO VERANEIO DE TIBAU

12 Fev2017

Por Jbelmont às 01h49

Foi um sucesso o Luau na Casa das Ondas de Chrystian de Saboya 

Deixe seu comentário

Chuva deixa parte do Bairro Penedo de Caicó alagado

12 Fev2017

Por Jbelmont às 01h34

A forte chuva que caiu na noite deste sábado (11), em Caicó, deixou parte do Bairro Penedo alagado, nas proximidades da Igreja de Santa Marta de Betânia. 

As fotos são de Anailza Viola. 

 

 

Confira alguns registros de Chuvas na noite deste Sábado 11

 

Registros pluviométricos de várias cidades do Estado. A chuva chegou com intensidade em umas cidades na noite deste sábado (11).

Pau dos ferros  – 12 mm
Luis Gomes – 24 mm
São Miguel  – 25 mm 
Dr Severiano – 10 mm
Fco Dantas – 40 mm
Major Sales –  75 mm
Portalegre –  60 mm
Riacho da Cruz  – 180 mm
Tabuleiro Grande  – 132 mm 
Venha Ver –  62 mm
Viçosa  – 178 mm
Frutuoso Gomes  – 29 mm
João Dias  – 60 mm
Martins  – 80 mm
Em Santana do Matos, choveu, 105 milímetros.

 

Por Heitor Gregório e Robson Pires 

Deixe seu comentário

Três apostadores dividem prêmio do concurso 1902 da Mega-Sena

12 Fev2017

Por Jbelmont às 01h16

 

Três apostadores irão dividir o prêmio do concurso 1902 da Mega-Sena, realizado neste sábado (11/02), em Itabira (MG). Cada um levará para casa R$ 11,8 milhões. Os ganhadores são de Itu (SP), Ipatinga (MG) e Santa Cruz da Conceição (SP).

 

Os números sorteados hoje foram: 2 - 7 - 9 - 18 - 21 - 25.

A estimativa do prêmio para o próximo sorteio, na quarta-feira (15/02), é de R$ 3 milhões.

A quina teve 367 acertadores, que vão receber cada um o prêmio de R$ 8.583,27. Já a quadra teve 13.764 apostas vencedoras. Cada um desses sortudos irá receber R$ 326,94.

Deixe seu comentário

VIOLÊNCIA QUE EXTRAPOLA TODOS OS LIMITES: EM MENOS DE 24HORAS TRÊS SÃO BALEADOS EM MOSSORÓ

11 Fev2017

Por Jbelmont às 13h23


3 - Popular é baleado em tentativa de homicídio no bairro Boa Vista em Mossoró

Segundo informações da PM, Giliard Jackson da Silva Leite de 32 anos, residente no bairro, caminhava em via via pública quando foi surpreendido por homens que chegaram em um veículo ao se aproximarem efetuaram vários disparos de arma de fogo em sua direção.



2 - Jovem sofre atentado a tiros no bairro Quixabeirinha em Mossoró RN

De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar,a vítima identificada como Cesimar Pereira de Lima Filho trafegava em via pública em uma moto, quando foi surpreendida por homens que ocupavam um carro de características não anotadas e ao se aproximarem começaram a atirar contra o jovem.




1 - Homem é baleado ao reagir a assalto no bairro Boa Vista em Mossoró

Um homem de 29 anos de idade, identificado como Lúcio Flávio, foi baleado ao reagir a um assalto na noite desta sexta feira no bairro Boa Vista em Mossoró região Oeste do RN.

Deixe seu comentário

Chuvas que banharam as cidades do Alto Oeste Potiguar nas últimas horas

11 Fev2017

Por Jbelmont às 10h28

Informações que chegam do interior do RN pelas redes sociais informam que choveu no Alto Oeste Potiguar.

 

Riacho da Cruz – 180mm 

Viçosa – 178mm

Umarizal – 130mm

Taboleiro Grande – 120mm

São Miguel – 110mm

Major Sales – 76mm

Martins – 75mm

Lucrécia – 56mm

Em Mossoró a chuva que durou poucos minutos alagou várias ruas da cidade.

 

Deixe seu comentário